Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/JUL/2010
Marcio Ehrlich

 

Pedro Grossi deixa a presidência do JB

EM PRIMEIRA MÃO - O diretor presidente do Jornal do Brasil nos últimos quatro meses, Pedro Grossi, acaba de pedir demissão do cargo, após desentendimento com o principal investidor do veículo, Nelson Tanure.
Ainda não há definição de quem ficará interinamente na função. Entre as alternativas estão o próprio Tanure -- que voltaria ao cargo --, seu irmão Humberto ou o assessor Eduardo Jácome, que vinha cuidando da pesquisa para definir os rumos do jornal.
Grossi enviou o seguinte e-mail aos editores e diretores do Jornal do Brasil, comunicando sua decisão, em protesto à tentativa dos investidores de fecharem a versão impressa no JB para se restringir à uma edição online:

"Prezados,
Em almoço realizado hoje, na presença do Dr. Ronaldo Carvalho e da Dra. Angela Moreira, o Dr. Nelson Tanure informou que publicará na edição de amanhã do Jornal do Brasil (JB) uma notificação assinada pela direção da empresa e dirigida aos leitores na qual explica a transposição do jornal escrito para o tecnológico.
Considerando que isto contraria a razão pela qual fui contratado, solicito, sem perda de meus direitos, que o expediente do jornal e de todas as revistas não conste mais meu nome.
Respeitosamente,
Pedro Grossi Jr."

Leia também:
- Nelson Tanure decide deixar o Jornal do Brasil
- JB pode ficar apenas com versão online.

Planejamento ganha seminário do GAP RJ

Nos dias 12 e 13 de julho, o Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio de Janeiro (GAP RJ) realiza uma nova edição do seu seminário de Planejamento, para revisar, com os profissionais de marketing, comunicação de empresas e agências de comunicação, os conceitos e fundamentos para o desenvolvimento de um bom planejamento.
Segundo Luciana Vasconi, presidente do GAP RJ, a busca pela rentabilidade dos investimentos e resultados mais duradouros na construção de marcas faz com que os profissionais que se relacionam com as agências busquem também mais do que apenas boas idéias criativas. "Para ele é fundamental entender de branding, briefing, pesquisa, enfim como participar de forma mais determinante, em conjunto com sua agência, na realização de um planejamento de comunicação", diz.
As inscrições e informações estão no site do GAP RJ, em www.gaprj.com.br e o evento acontecerá no Centro Empresarial Mourisco, da Praia de Botafogo, 501.

Programa:

12 de julho
18:30h – Credenciamento
19:10h às 20:45h – Planejamento é definir rumos, trilhos e motores da expressão de uma marca, com Marcia Ballariny, diretora da Planning Estratégia de Comunicação e coordenadora do curso Planning for Branding (P4B), da ESPM-RJ. Seu objetivo é levar ao público presente o que está acontecendo hoje no mundo dos negócios e como o planejamento de comunicação se enquadra nisso.
21:05h às 22:30h – Branding, a gestão estratégica da marca, com Ricardo Rodrigues, diretor da Zhuo - Gestão, Inovação e Estratégia de Marca. A ideia é abordar a importância que as marcas adquiriram nos últimos dez anos e os motivos que as tornaram tão relevantes.
13 de julho
19:00h às 20:30h - O briefing criativo, com Bernardo Lorenzo Fernandez, sócio e diretor da Folks Netnográfica e professor da ESPM-RJ e do BootCamp in Rio, da Miami Ad School.
20:50h às 22:30h - Ainda com Bernardo Lorenzo Fernandez, "Elementos para a construção do briefing criativo". O publicitário fará apresentação de cases nos quais esteve envolvido.

Recreio faz campanha institucional pela 11|21

Para reforçar o conceito de que a Recreio, concessionária Volkswagen carioca, vende mais barato que suas concorrentes, a 11|21 está saindo com uma nova campanha totalmente surreal no jornal O Globo, se comparando com personagens improváveis como um sheik árabe, um indiano e um sujeito que vive em 1920, todos também vendedores de carros VW.
As peças deixam claro, porém, que pelo menos no Brasil os Volkswagen mais baratos estão na Recreio.
A criação é de Gustavo Bastos e Savio Halterley, com direção de Gustavo. Quem aprovou foi Eloy Braz, Sergio Rangel e Roberto Faria.

Novela no JB: Presidente demissionário volta

Pedro Grossi
Pedro Grossi: demitido ou demissionário?

O nome de Pedro Grossi saiu publicado mais uma vez como presidente do Jornal do Brasil, na edição desta terça-feira, 13 de julho. Não que a redação tivesse esquecido de tirar, após receber a carta de renúncia do empresário na tarde de ontem.
Mas poucas horas depois de comunicar sua saída da presidência, Pedro Grossi voltou atrás e anunciou internamente que continuaria no comando da empresa. Em entrevista ao Janela, Grossi declarou que Nelson Tanure teria cancelado a publicação do comunicado aos leitores sobre a "transposição do jornal escrito para o tecnológico", como o executivo se referiu para explicar o fechamento da versão impressa do JB e a manutenção apenas do site (veja a matéria Pedro Grossi deixa a presidência do Jornal do Brasil). "Eu havia decidido sair porque não entendo nada de internet e estava na presidência para viabilizar a versão impressa", disse Grossi:
- Se o JB ficar só online, não há o que eu fazer lá. Como a decisão foi adiada, eu continuo.
Irritados com a indecisão de Grossi, Ângela Moreira (procuradora do Nelson Tanure) e Humberto Tanure (Diretor de Administração e irmão de Nelson) chegaram a ir pessoalmente à redação e mandaram retirar o nome do presidente do expediente. Ante a insistência de Grossi, ficou definido que na edição de hoje o nome ainda seria publicado, mas durante o dia os acionistas iriam se reunir para definir o futuro do jornal e quem ficará eventualmente no seu comando.
Para Nelson Tanure, ao que parece, a demissão ainda estava valendo. Em sua edição desta terça-feira, por exemplo, O Globo publica uma declaração de Tanure de que demitira Grossi "porque ele era a favor de continuar no papel".

Indefinição

A porta-giratória na sala da presidência gerou um enorme mal-estar e sensação de insegurança na redação do JB, pela indefinição do que acontecerá com os profissionais se a edição impressa for cancelada. E no próprio gabinete de Nelson Tanure, nas Docas, não havia uma informação precisa do que estava acontecendo. O assessor de Tanure, Eduardo Jacome, responsável pelo processo de transição, revelou-se surpreso com a reviravolta:
- Pode até ser que não haja nenhum comunicado tão cedo, portanto qualquer atitude antes de a diretoria dar sua palavra final é prematura, afirmou ao Janela.
De qualquer modo, como o próprio Nelson Tanure nos adiantou, ele não tem mais interesse em investir no setor de mídia. E o prazo para o JB encontrar uma solução seria o final de setembro. Pelos acontecimentos desta semana, não é impossível que a data seja antecipada.

Gente Que Vai e Vem

RedeTV! ( Rio de Janeiro-RJ) – A emissora acaba de anunciar a promoção do Newton Crespo a Diretor Comercial do Rio de Janeiro. Newton foi Diretor de Mídia da Ogilvy e há 3 anos, gerenciava o grupo de atendimento de grandes contas da filial carioca. (15/07/2010)

Nova Onda (São Paulo - SP) - A produtora de som investe no escritório de São Paulo e anuncia Rodolfo Ferrari como produtor. Com vasta experiência no mercado, Rodolfo acumula passagens por produtoras como Tesis, Dr. DD/Raw e A9. Em São Paulo, além de Wanderlei Gonçalves e Orley Passarinho, Ale Pestana é também sócio da produtora. (13/07/2010)

Agência3 (Rio - RJ) - Depois de anunciar na semana passada novos nomes para a Criação, a Agência3, do Grupo 3+, também incrementa a equipe de Mídia. Chegam ao departamento comandado pela diretora Marilena Geada, Brenda Correa (ex-Media Factory e Simples Agência) e Fernanda Sumar (ex- Match.com Latam – ParPerfeito) ambas para a área de SEM - Search Engine Marketing. Para a área de Mídia Digital, o novo integrante é David Coelho (ex-NBS). Completa a equipe a estagiária Julia Esteves, vencedora do Concurso Universitário 2010 promovido pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro. (12/07/2010)

Giovanni+Draftfcb (Rio - RJ) - Erica Campbell retorna para assumir o cargo de diretora de mídia e entre suas responsabilidades estará o planejamento de mídia dos clientes do escritório do Rio de Janeiro. Erica tem 16 anos de mercado e iniciou sua carreira na DPZ. Depois esteve na Giovanni entre 1999 e 2006 e, nos últimos anos, esteve na NBS. Em 2007, recebeu o prêmio Profissional de Mídia pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP). (12/07/2010)

Fullpack (Rio - RJ) - A redatora Janaina Linhares (ex-DS One), os designers Wilson Bigarel (ex-Casa&Video) e Alexandre Rocha (ex-Contágio), e os Assistentes de Arte Patrícia Ávila e Renato Brandão (ex-Casa&Video) são reforços no Departamento de Criação. No Planejamento, chega a estagiária Joana Bonelli (ex-Shell). Wilson comanda os projetos de ponto-de-venda, desenvolvendo soluções especiais de design e novos conceitos de loja para os principais clientes da agência. Alexandre Rocha, por sua vez, dedica-se aos projetos da área digital da agência.
No departamento de Mídia também houve novidades, com a contratação do Coordenador de Mídia Raphael Cunha (ex-DPZ e F/Nazca) e do Assistente de Mídia Alexandre Almeida (ex-Córtex). (09/07/2010)

Na Agência3 (Da esq. para a dir.): Lucas Buléd, Álvaro Rodrigues, Daniel Bensusan, Leonardo Pitanga, Ivan Loos e Ricardo Franco.

Agência3 (Rio - RJ) - Chegam à agência os redatores Leonardo Pitanga (ex-Ogilvy FAV-SP, MG Comunicação e Fischer América), Ricardo Franco (ex-Script e Staff), e os diretores de arte Lucas Buléd (ex-141 SoHo Square e DM9DDB) e Ivan Loos (ex-Quê, NBS, Script e Staff). Pitanga fará dupla com Frederico Vegele, enquanto Ricardo e Ivan formam uma nova dupla criativa na Agência3. Já Lucas Buléd é o novo dupla de Sleyman Khodor. Também chega à agência Daniel Bensusan, vencedor do Prêmio O GLOBO Jovens Criativos, como estagiário de redação. (08/07/2010)

WMcCann (São Paulo - SP) - Acaba de anunciar a promoção de Fabio Matiazzi a Diretor Geral de Criação Online, paralelamente a Fernando Penteado, também Diretor Geral de Criação Online.
Matiazzi começou sua carreira em 1994 na área de finalização digital para Televisão, desenvolvendo projetos importantes para a televisão brasileira. Em seguida, trabalhou por 5 anos na agência EURO RSCG 4D. O Diretor de Arte tem 4 anos de WMcCann e participou do desenvolvimento de trabalhos para clientes como TIM, MasterCard, L´Oréal, Microsoft, Nestlé, Wyeth, Leroy Merlin, entre outros, sendo que alguns destes projetos se tornaram grandes cases de sucesso. Dentre estes cases estão: a campanha do “Viajante MasterCard” e a plataforma online de “Não tem preço” para MasterCard, além do portal Nestlé. (08/07/2010)

Diretoria Cinematográfica (Rio - RJ) - A produtora do diretor Libero Saporetti tem novidade no Atendimento. A publicitária Suzane Simões assume a área da produtora carioca. Suzane, que trabalhou com eventos durante dez anos, tem passagens pelas agências, Promoofice, Larrat, Matriz de Eventos e Mill Publicita. Atendeu clientes como Wella, Petrobras, Volkswagem, Ampla, Bradesco, Natura, TIM, Vivo, Shell e Furnas. (06/07/2010)

Artplan (Rio - RJ) - Anuncia cinco novas contratações na área de atendimento. Cristiana Miranda, ex-gerente de comunicação da Oi, entra como diretora de contas da agência e ficará responsável pelos clientes Via, Casa Show, GNT, Hebara — Raspadinha e Rio de Prêmios, Grupo Othon e Dream Factory Sports. Já Flávia Bittencourt deixa a Globo.com após nove anos e chega à Artplan como diretora de contas da Brasilcap, Supermercados Intercontinental e Governo do Rio.
Como executivo de contas entra André Mello, ex-Fernandez Mera Negócios Imobiliários. Flávia Vianna, ex-BBDO Canadá, entra como supervisora de contas. E Priscila Correa, ex-gerente de projetos da produtora online Diz’Ain, atuará como atendimento online. (06/07/2010)

Marcos BassiniToME Group (Rio - RJ) - O músico e redator Marcos Bassini (foto à esquerda) assume a direção de criação da agência. Com 10 anos de carreira, o publicitário tem passagens pela NBS, Artplan e nos últimos 4 anos na Quê Comunicação. Acumula prêmios no Festival Brasileiro de Publicidade (ABP), Prêmio O Globo e Colunistas, além de peças nos anuários do CCSP e CCRJ. Na sua equipe entra o diretor de arte Tadeu Marinho (ex-Giovanni+Draftfcb e Kaktus) também com 10 anos de experiência no mercado. A ToME Group anuncia também a contratação da art buyer Denise Lessa (ex-NBS) e Ana Barros (ex-Script e Coca-Cola) assume o cargo de Executiva de Atendimento. (05/07/2010)