Bacalhau da
Noruega abre concorrência
A conta publicitária do Bacalhau da Noruega está em disputa por
seis agências do Rio de Janeiro. A notícia é da coluna de
Cláudia Penteado, no Jornal do Brasil. De acordo com a jornalista, estão
na briga as agências Agência3, Binder/FC+G, B/W, Casa da Criação,
Giacometti e Staff, que receberam, como briefing, criar uma campanha para a
páscoa de 2007, que será apresentada na segunda quinzena de novembro.
A conta do Bacalhau da Noruega esteve na VS nos últimos anos, até
o encerramento das operações da agência.
N.R.: Apesar de ter sido convidada e recebido o briefing, a Agência3
decidiu não participar da concorrência, "em função
do grande volume de trabalho dos clientes já atendidos e não poder
dar, no momento, atenção que a conta do Bacalhau da Noruega merece",
segundo comunicado.
Rio Ka conquista
conta do JB
O Jornal do Brasil entregou para
a agência carioca Rio Ka a sua conta institucional e de produtos
editoriais, após conversar com outras agências do mercado
carioca.
O veículo ainda está procurando uma segunda agência,
que ficará responsável pela comunicação
dos seus classificados.
Veja o Nhoque
da Fortuna dos cariocas em 360º
O
fotógrafo Ayrton Camargo, um dos craques da fotografia 360º,
apareceu no Estrela do Sul na última sexta-feira para registrar
o Nhoque da Fortuna dos publicitários.
Camargo tem feito este trabalho em eventos e também para o
jornal O Dia. A visão 360º é absolutamente sensacional
e para ver basta ter o QuickTime, da Apple, instalado.
Não deixe de clicar na foto para ver uma parte do que foi o
encontro mensal dos cariocas.
Assim que a imagem carregar, use o seu mouse para arrastar a foto
para o lado que você preferir.
ABP
anuncia jurados do seu Festival
A Associação Brasileira
de Propaganda (ABP) está anunciando a lista dos 47 jurados
da edição 2006 de seu Festival de Publicidade, que acontece
de 5 a 9 de novembro, no Hotel Sofitel Rio, em Copacabana. Maior mercado
brasileiro, São Paulo comparece, na composição
dos júris, com 64%, e o Rio com 34%. O Paraná incluiu
o nome de Renato Cavalher, da OpusMultipla e presidente do Clube de
Criação local, no grupo de Mídia Exterior.
A Janela não conseguiu identificar, na relação,
publicitários de outros países, como chegou a acontecer
em anos anteriores, desde que o Festival anunciou a sua intenção
de se tornar internacional. A iniciativa, louvável -- já
que o Rio merece ter um festival que ultrapasse as fronteiras brasileiras
e o da ABP seria o melhor candidato para isso --, não encontrou
ainda eco suficiente no mercado exterior, que comparece muito timidamente
na inscrição de peças.
Outro aspecto interessante a notar, na composição dos
júris, é a ausência de profissionais de produtoras
na disputa de TV/Cinema, categoria que já contou, por exemplo,
com nomes como o de João Daniel Tikhomiroff por diversas vezes.
No grupo de Rádio, em que a briga de egos é menor, as
produtoras têm 4 representantes entre os 11 convidados.
As inscrições de peças e para delegados já
estão abertas e podem ser feitas pelo site www.abp.com.br
. Abaixo, a lista de jurados por categoria:
TV/Cinema (14 nomes):
Amaury Terçarolli (Carillo Pastore EuroRSCG), Eugênio
Mohallen (Fallon), Fábio Fernandes (F/Nazca S&S), Jader
Rossetto (Fischer América), João Livi (Talent), Luiz
Nogueira (McCann-Erickson), Luiz Sanches (AlmapBBDO), Luiz Vieira
(DPZ), Marco Antonio Versolato (Lew,Lara), Mauro Matos (Contemporânea),
Pedro Feyer (NBS), Ruy Lindenberg (Leo Burnett), Sérgio Valente
(DM9DDB) e Silvio Matos (MatosGrey).
Mídia Impressa (13 nomes):
Aaron Suton (MPM), Álvaro Rodrigues (Agência3), Bob
Gueiros (Binder/FC+G), Cibar Ruiz (TBWA/BR), Cristina Amorim (Giovanni,FCB),
Guga Ketzer (Loducca), José Henrique Borghi (BorghiErh),
Marcos Pedrosa (CGCOM), Matheus Pizão (Ogilvy), Paschoal
Fabra Neto (FabraQuinteiro), Roberto Fernandez (JWT), Rodolfo Sampaio
(Publicis) e Sérgio Lopes (QG).
Mídia Exterior/Mobiliário Urbano (9 nomes)
Edgard Gianesi (Lowe), Eduardo Almeida (Quê), Guga Lemes (Agnelo
Pacheco), Luiz Lobo (Full Jazz), Paulo Castro (Staff), Paulo Pretti
(age), Renato Cavalher (OpusMúltipla), Ricardo Braga (Duda
Propaganda) e Roberto Vilhena (Artplan).
Rádio (11 nomes):
Alan Strozenberg (Z+), Carlos Marin (Colucci), Gustavo Bastos (11/21),
Luiz Carlos Cortabitart (Mr. Vox), Marcos Silveira (Bossa Nova),
Orlei Gonçalves "Passarinho" (Nova Onda), Ricardo
Real (Script), Sergio Campanelli (MCR), Tula Minassian (Play it
Again) e Valmir Leite (SNBB).
LongPlay ainda
estuda abertura no Rio
Lembram que, em Julho,
a Janela informou, em primeira mão, que a agência paulista
LongPlay, do Grupo Y&R, havia conquistado um lançamento da Península,
no Rio? A campanha, do empreendimento Club Residènse, chegou aos jornais
neste 1º de outubro.
Agência do Grupo Young & Rubicam, a LongPlay ainda mantém em
seus planos a abertura de um escritório no Rio de Janeiro, como foi noticiado
na época em que foi fechado o escritório carioca da própria
Young. Segundo Sérgio Prandini, diretor da agência, com o crescimento
dos negócios na área imobiliária, a LongPlay pode passar,
ainda este ano, de um escritório virtual a uma estrutura maior na cidade.
Depois de conquistar a Semeg, a linha Femina da DuLoren e o lançamento
do Club Residènce da RJZ/Cyrela, na Península da Barra, a LongPlay
aumentou recentemente a sua presença no mercado carioca com a entrada
na conta da Telelistas, que deixou a carteira da Bossa Nova.
No comando da presença da LongPlay no Rio de Janeiro está o carioca
Maurício Magalhães, que trabalhou na Artplan, do Rio, e transferiu-se
para São Paulo há alguns anos, trabalhando na Bates. De volta
ao Rio, Maurício chegou a dirigir a Young carioca, no período
em que a agência esteve neste mercado, de dezembro de 2005 a agosto de
2006.
PUC-Rio promove
sua 5ª Semana de Publicidade
A Semana de Publicidade PUC-Rio
está chegando este mês à sua quinta edição,
com um ciclo de palestras, no campus da Universidade, para estudantes
e profissionais interessados nas novidades do mercado.
O evento acontece nos dias 11, 16 e 17 de Outubro, de 9 às
13h, com inscrições gratuitas, mas que devem ser feitas
até 10 de outubro no Departamento de Comunicação
da PUC-Rio.
O objetivo do encontro é colocar o jovem universitário
em contato com a realidade de um mercado em constante transformação.
Nesse sentido, importantes nomes do meio já contribuíram
para o sucesso do evento, como o publicitário Lula Vieira,
e o Presidente da Giovanni, FCB, Adilson Xavier.
O projeto, coordenado pelo professor Carlos Negreiros, é uma
realização do Departamento de Comunicação
da PUC-Rio. Este ano, o Clube de Criação do Rio de Janeiro
(CCRJ) vai doar seis anuários para ser sorteados nas palestras,
e haverá estandes com revistas e livros sobre o mercado publicitário
na entrada do auditório.
PROGRAMAÇÃO
Dia 11 de outubro, quarta-feira.
9 às 11h: Leonardo Vilella - Fotógrafo
Tema: Imagem Publicitária
11 às 13h: Toninho Lima - Diretor de Criação
da McCann Erickson Rio
Tema: Socorro a propaganda me pegou
Dia 16 de outubro, segunda-feira
9 às 11h: Fernando Barcellos - Diretor de Criação
- Giovanni,FCB
Tema: Onde tudo começa
11 às 13h: Sérgio Cardoso - Diretor da Cine
Tema: Por trás das câmeras
Dia 17 de outubro, terça-feira
9 às 11h: Gustavo Tirre - Redator da Artplan
Tema: Adverteinment. Criando de um jeito diferente.
11 às 13h: Marcio Ehrlich - Diretor da Dinâmica
Promoções
Tema: "Promoção: a verdadeira criação
sem limites."
Contato: cnegre@vrc.puc-rio.br
Abap-Rio promove
seminário para pequenos empresários
O auditório da Firjan vai
receber pequenos e médios empresários do Rio de Janeiro
no próximo dia 10 de outubro, para uma nova apresentação
do seminário Comunicar e Crescer, ministrado pelo publicitário
Stalimir Vieira para o capítulo carioca da Associação
Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-Rio).
Desta vez, a palestra tem como tema “Atitude e Marketing para
a construção da marca da pequena empresa” e, após
o evento, os participantes poderão acessar via internet a Cartilha
do Projeto, com dicas de planejamento e ações de comunicação.
No ano passado, foram realizados 36 seminários para 10.530
empresários, em todo o país, com distribuição
de cerca de 11.500 cartilhas impressas, fora as solicitadas eletronicamente
ao site www.abap-rio.com.br,
onde também podem ser conseguidas mais informações.
“Procuro resgatar atitudes fundamentais para a construção
de uma marca sólida. Atitudes que a premência do mercado
tem relegado a segundo plano, por conta das chamadas inovações
da tecnologia, das mais recentes propostas de gestão e de um
monte de outras novidades que, na verdade, só funcionam se
nós estivermos com a nossa casa arrumada. Quem quiser uma boa
orientação sobre como proceder para colocar uma marca
em pé e iniciar uma caminhada vitoriosa, está convidado
e deve participar do Comunicar e Crescer”, propõe Vieira.
Pub brincou
com falta de opções nas eleições
Foi
a Pub Comunicação, uma pequena agência que o publicitário
Leonardo Avellar abriu no Rio em 2004, a responsável pela peça
publicitária que chamou a atenção da coluna de
Ancelmo Góes, para o restaurante Toca da Traíra.
A peça foi publicada nos jornais O Dia e O Globo no último
domingo, aproveitando o clima das eleições e a sabida
insatisfação do eleitor com os candidatos disponíveis
às disputas majoritárias. Segundo Avellar, a peça
é ''um tanto áspera, mas não dava para perder
a piada".
Petrobras expõe
14bis na Expo Aero Brasil
A
BR Aviation, empresa do Grupo Petrobras líder no mercado brasileiro
de combustíveis para aviação e uma das patrocinadoras
da Expo Aero Brasil, de 5 a 8 de outubro, na cidade paulista de Araras,
vai expor no evento uma réplica de 10m de envergadura (90%
do tamanho original) do 14bis, avião com que Santos Dumont
realizou o primeiro vôo controlado da história da aviação,
exatamente há 100 anos, em Paris.
Desenvolvida pela Dinâmica Promoções, empresa
carioca de marketing promocional, a réplica do 14bis tem sido
exibida em diversos eventos através do país, inclusive
nos jardins do Palácio da Alvorada, durante a visita do presidente
da França, Jacques Chirac, ao Brasil.
Festival do
Rio vai premiar "product placement"
Antonio Jorge Pinheiro (Mídia
1), Fátima Rendeiro (Quê Comunicação),
Orlando Lopes (Unilever), Flávio Medeiros (pres. do Clube de
Criação do Rio de Janeiro) e André Porto Alegre
(Promocine) serão os jurados do prêmio “Melhor
ação de product placement do cinema brasileiro”,
que acontece durante o Festival do Rio 2006. O prêmio, criado
por Antônio Jorge e pela diretora executiva do Festival, Walkíria
Barbosa, vai escolher o melhor no que tradicionalmente se chama de
merchandising: colocar produtos, serviços ou marcas em filmes.
O resultado será divulgado no dia 5 de outubro, no encerramento do Festival.
Os concorrentes são: Tapete Vermelho (Ação Viola Rozini);
Mulheres do Brasil (Ação Revista Cláudia); Xuxa e o Tesouro
da Cidade Perdida (Ação Nesquick); Trair e Coçar é
só começar (Ação Banco Bradesco) e Se Eu Fosse Você
(Ação O.B./ Nova Schin/ Motorola/ Honda).
Reforços do Mercado
Publicis (Rio - RJ) - Anuncia a contratação de Renan Tommaso,
redator com passagem pela Giovanni FCB, F/Nazca e Script, e a promoção
de Arthur Pires a diretor de arte. (03/10/2006)
|