Atendimento não pode
ser leva-e-traz
Os profissionais de Atendimento não
podem mais agir como garçons, que anotam o pedido do cliente e depois entregam
o prato. O exemplo foi dado pelo publicitário Luiz Lara, presidente da
agência Lew Lara, em palestra realizada na última semana no Rio de
Janeiro, promovida pelo GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento. "Eles devem
aprender a agir como nutricionistas, numa atitude holística, fazendo o
diagnóstico da essência do problema. Só depois é que
se trabalha a construção de conteúdo para o cliente, comunicando
a sua nova identidade", explicou Luiz.
O publicitário aproveitou também para alertar sobre um erro que
os profissionais atualmente cometem: "Ao incorporar o papel de leva-e-traz,
o Atendimento provoca o desprestígio do seu trabalho". Para evitar
esse tipo de problema, ele indicou a necessidade urgente de se aprender a reconhecer
a própria importância, o que ajuda, e muito, na hora do trabalho
em equipe. Para ele, as hierarquias não contribuem para um trabalho eficiente,
uma vez que provocam um abismo entre as diversas áreas da agência,
prejudicando no trabalho final que ele acredita ser o de formulador de conteúdo.
Aliás, essa foi a idéia que Lara mais repetiu durante sua palestra,
ensinando que, como toda marca é construída de dentro para fora,
o Atendimento deve descobrir a essência dela, analisar sua cultura e todas
as formas como ela se comunica com seu consumidor para só depois pensar
na melhor solução para o anunciante. Esta solução,
diz ele, não precisa ser necessariamente propaganda: "Muitas vezes,
uma ação pode surtir melhores efeitos. Colocamos uma personagem
numa novela que era consultora da Natura. Resultado: as revendedoras se reconheceram
no papel, e as consumidoras reconheceram um prestígio no produto, que aparecia
no horário nobre".
Já a segunda palestra do evento realizado pelo GAP foi dedicada ao outro
lado do negócio, o cliente. Marcelo Meyer apresentou o papel do Planejamento
na construção da marca, através do Case atual do Bank Boston.
Foi uma oportunidade para os profissionais conhecerem como o cliente pensa, quais
são as suas preocupações e como ele se organiza para criar
em conjunto com a agência a comunicação com seu consumidor.
Marcelo demonstrou que todas as ações do banco comunicam, desde
as agências até eventos como os concertos realizados na Lagoa, confirmando
o pensamento global apresentado na primeira conversa da noite de quinta-feira
passada: "Eu acredito que a decoração de Natal passa um valor
humano, personificando o banco. No último Natal, eram comum que as babás
em Ipanema fizessem fila para assistir a decoração do banco."
Essa preocupação atual do Bank Boston em se apresentar mais próximo
reflete a mudança pela qual a marca está passando: "Antes,
nós aparecíamos como um banco elitista. Hoje, nós queremos
construir uma imagem de cumplicidade, ainda mantendo a assinatura anterior",
disse Meyer.
Aquarela Filmes consolida
núcleo de entretenimento
A Aquarela Filmes fechou contrato com o Canal Brasil para a realização
das suas chamadas para 2005. O trabalho é resultado da criação
do núcleo de entretenimento da produtora, inaugurado no início
do ano para produzir curtas, longas, programas para a TV e documentários,
paralelamente à atividade da Aquarela na área de comerciais de
televisão. De acordo com Fabrício Cannavezes, produtor executivo
da Aquarela, o objetivo é "apresentar uma programação
de conteúdo para as emissoras, agências e empresas realizadas por
novos profissionais com idéias interessantes".
Desde a criação do núcleo, a produtora finalizou o curta
"São João do Carneirinho", que será veiculado
nacionalmente pela Rede Brasil; está em fase de pré-produção
do longa "Lugar Nenhum"; e foi uma das três vencedoras do pitching
promovido pelo canal GNT com o programa "Mulher Solteira Procura",
que será exibido no próximo semestre. "Juntamos uma galera
nova, com idéias interessantes e comprometidas em gerar conteúdo
para as emissoras, agências e empresas. Estamos invertendo o fluxograma
de produção, oferecendo massa cinzenta aos clientes!", declarou
Cannavezes.
Mídia de rua atrai crianças no Rio
As
esquinas da Zona Sul do Rio de Janeiro foram tomadas nas últimas semanas
por diversos pirulitos exibindo desenhos de crianças segurando pacotes
de biscoitos Trakinas Power. Os personagens exibidos na mídia saíram
do site www.biscoitotrakinas.com.br
para um passeio pela cidade, a procura das crianças que participam do clubinho
virtual do produto, explicou a diretora geral de criação da Giovanni
FCB, Cristina Amorim. Ele conta que as peças de mídia exterior procuram
mostrar aos pequenos consumidores que os personagens que eles conhecem pelo site
saíram pelos bairros para continuar as aventuras vividas na Internet: "A
idéia é comunicar para as crianças: nós saímos
do site e estamos aqui bem perto da sua casa."
Os atuais pirulitos repetem uma experiência de sucesso realizada na primavera
passada pela agência, quando várias flores foram instaladas nas esquinas
do Rio apresentando o odorizador Gleid como um produto natural, incorporado ao
meio-ambiente da cidade.
No entanto, de acordo com Cristina, a repetição da mídia
e da época são coincidências. Na verdade, Cristina garante
que a campanha do Trakinas Power se restringirá a este flight, não
havendo previsão da utilização de outras mídias.
De Paula encerra Comunicação
Carioca
EM PRIMEIRA MÃO - Depois de 5 anos, o projeto do redator Sérgio
de Paula para uma agência de propaganda chegou ao fim, com a desmontagem
do belo escritório que a sua Comunicação Carioca ocupava
na Praia de Botafogo. A agência, que já estava comprometida financeiramente
há cerca de um ano, ainda resistiu bravamente à perda de importantes
clientes como a Cervejaria Heineken e a CERJ-Companhia de Eletricidade do Rio
de Janeiro, atual Ampla, mas foi obrigada a encerrar as atividades por não
mais poder cumprir com seus compromissos trabalhistas.
O fechamento da Carioca, no entanto, não significa o fim da parceria
entre de Paula e o publicitário Paulo Azevedo, que vinha respondendo
pela operação da empresa. Azevedo, que não tinha participação
acionária na Carioca, montou este mês a agência "Brasil.Com",
que absorveu parte da equipe da Carioca, Sérgio de Paula inclusive. A
empresa está funcionando em uma casa na Rua Visconde de Silva, 83, no
bairro de Botafogo, com o telefone (21) 2537-9155. Segunda-feira, já
foram assinados pela Brasil.Com os teasers da campanha da fabricante de pneus
remoldados Pneuback, veiculados na imprensa carioca (reprodução
ao lado) e que tem seu lançamento esta quarta, com uma meia-página
dupla no jornal O Globo. Bem no estilo de Sérgio, os teasers brincam
com os logos dos demais fabricantes de pneus, que se tornarão Pneuback
ao serem remoldados.
Ousadia
A Comunicação Carioca foi fundada por Sérgio de Paula pouco
depois de seu rompimento com a sociedade que mantinha com Marcos Silveira na
agência Doctor. Como sócios, de Paula contava com Silvio Lachtermacher
e Fernando Rocha, que por sua vez haviam deixado a sociedade na Staff CP&F.
Sérgio levava da Doctor clientes como Porcão e Sinaf, enquanto
Silvio e Fernando eram acompanhados de seus clientes da área imobiliária,
como a Construtora São Fernando. Em 2000, a Carioca absorveu a Laxmi,
do publicitário George Ellis, ampliando, com a Gafisa, a sua carteira
de anunciantes de imóveis.
Durante toda a sua existência, a Carioca seguiu o estilo irreverente e
ousado de Sérgio de Paula, conquistando inúmeros prêmios
em todos os concursos de propaganda brasileiros. O próprio de Paula é
um dos mais premiados criadores da história do mercado carioca, somando
medalhas em suas passagens pelas agências Artplan, Young & Rubicam,
V&S e Doctor.
Em 2002, algum tempo depois da notícia da conquista da conta da Heineken,
Silvio Lachtermacher desligou-se da sociedade, sendo acompanhado por alguns
clientes da área imobiliária. De acordo com analistas do mercado,
no entanto, os problemas da Carioca começaram em 2003, quando Sérgio
de Paula decidiu diversificar suas atividades, abrindo o restaurante Butiquim
Carioca a poucos metros da agência. Pessoas ligadas à Comunicação
Carioca reportam que a iniciativa consumiu muito investimento do tempo do publicitário,
com repercussão negativa junto a alguns clientes.
Segundo informações que colhemos, Sérgio de Paula também
se desfez de sua sociedade do Butiquim Carioca.
Shopping Rio Sul abre concorrência
Depois de mais de uma década sendo atendido pela agência Salles
-- antes mesmo de ela ser DMB&B, D'Arcy ou Publicis -- o Shopping Center
Rio Sul decidiu colocar a sua conta publicitária em concorrência.
Avaliada em R$ 4 milhões, a conta sempre foi uma das mais cobiçadas
do mercado carioca, não só pela verba como pela liberdade criativa
dada à agência. Em 1998, por exemplo, o Rio Sul chegou a ser homenageado
como o Anunciante do Ano do Prêmio Colunistas Rio, pela qualidade da sua
comunicação. A despeito da continuidade no bom trabalho da Salles
para o anunciante, mudanças no comando do Grupo Brascan -- controlador
acionário do Rio Sul -- teriam motivado a atual consulta ao mercado publicitário.
A notícia da concorrência está agitando as agências
do Rio de Janeiro, com vários empresários do setor tentando conseguir
entrar na disputa, cujos concorrentes oficiais ainda não foram divulgados,
mas comenta-se que estariam a própria Publicis, mais a MPM, a Giovanni
FCB e a Heads, do Paraná, tida como a favorita. Como nosso correspondente
Fábio Seidl chegou a sugerir discretamente em sua Janela
Internacional, teria havido convite inclusive para agências de São
Paulo. Isto não é de estranhar, já que o mercado paulista
conta hoje com inúmeros criativos cariocas, com os quais o Rio Sul se
acostumou a conquistar prêmios e bons resultados. Marcelo Giannini, por
exemplo, que em seu período de Salles definiu uma estética marcante
para a comunicação do shopping, está hoje em uma das direções
de criação da agência paulista Carillo Pastore.
Espaço Comunicação
cria para cliente paraense
A
agência Espaço de Comunicação é a responsável
pela nova comunicação da Cosipar (Companhia Siderúrgica
do Pará), do grupo Costa Monteiro. De acordo com Antônio Carlos
Bastos, diretor de planejamento e atendimento da Espaço, até o
fim deste ano serão investidos R$ 150.000,00 na reformulação
dos materiais gráficos e do site da siderúrgica. A agência
também realizará uma campanha institucional para 2005 com apelo
de proteção ao meio-ambiente e um concurso de desenho para o material
de fim de ano da empresa entre os filhos dos funcionários da fábrica
do Pará. A Cosipar é grande produtora de ferro-gusa, principal
matéria-prima metálica utilizada em fundições. O
escritório central da siderúrgica é localizado no bairro
de Ipanema no Rio de Janeiro e as unidades produtoras funcionam na cidade de
Marabá, no Pará.
Gaúcho agora vai ser
paulista
EM
PRIMEIRA MÃO - O diretor da produtora de fonogramas Mr.Vox, Luis
Carlos Cortabitart, conhecido no Rio de Janeiro como "Gaúcho",
vai deixar de ser carioca para ser paulista. Ele está se associando a
Orlei "Passarinho" e Wanderlei Gonçalves (foto) para abrir
em São Paulo a produtora Nova Onda, tentando unir o útil ao agradável.
Além de ficar mais próximo dos familiares que tem em São
Paulo, Gaúcho vai passar a dar o apoio comercial que os irmãos
Gonçalves precisam, nesta fase em que a Nova Onda vê crescer a
demanda de trabalhos através dos inúmeros cariocas que hoje atuam
no mercado paulista.
A operação da Nova Onda em São Paulo deve começar
apenas no início de 2005, mas as negociações entre as partes
estão adiantadas. Mesmo com o afastamento de seu principal diretor, a
Mr.Vox não fecha no Rio. Ela continua operando independentemente da Nova
Onda, com a sua atual equipe.
LIDERANÇA
Há cerca de 3 anos a produtora Nova Onda tornou-se a líder do
mercado carioca de produção de fonogramas publicitários.
Nos anos de 2002, 2003 e 2004 ela conquistou o prêmio de Melhor Desempenho
em Produção de Fonogramas do Colunistas Rio, por ter obtido o
maior volume de prêmios entre os trabalhos inscritos pelas agências
cariocas. Em 2002, inclusive, seu diretor Passarinho foi escolhido o Profissional
do Ano daquele concurso.
Aroldo Araujo comemora
40 anos de propaganda
Para
comemorar seus quarenta anos de funcionamento, a Aroldo Araujo Propaganda
aproveitou o presente de aniversário da exibidora Sign e espalhou 55 outdoors
pelo Rio de Janeiro parabenizando o seu dirigente.
O publicitário Aroldo Araujo (foto), fundador da agência,
contou que as comemorações vão durar um ano. A empresa confeccionará
um selo para ser dado como brinde e realizará palestras em faculdades.
Além disso, Aroldo já sabe que receberá homenagens de outras
empresas do mercado. O Jornal do Comércio, a ABP, a ABAP, a Associação
Comercial do Rio de Janeiro, a Central de Outdoor e a Associação
Brasileira de Relações Públicas estão entre elas.
A Aroldo Araujo se apresenta como uma empresa de comunicação
global integrada ao marketing. O interesse principal, de acordo com o site da
empresa, é guiar os clientes nos mares da comunicação. "Por
essa razão, nosso símbolo é a bússola", explica
Aroldo. Entre os clientes atuais da agência estão a Rolls Royce,
a South Africa Air Ways e a Rede Multi-Market.
Aroldo Araujo tem uma série de iniciativas no meio publicitário.
Ele criou o Dia do Mídia, do Anunciante e do Contato Publicitário.
Também foi o responsável por uma campanha de incentivo à
contratação de estagiários: "Abra a porta. Acredite
no estagiário", que possuía como público-alvo as agências
de publicidade e o mercado de comunicação. Como resultado da iniciativa,
foi convidado para o cargo de Vice-presidente do CIEE-RJ (Centro de Integração
Empresa Escola do Rio de Janeiro). Atualmente, ele é diretor da Associação
Comercial do Rio de Janeiro.
Abap-Rio traz novas Tendências
do Mercado
A pesquisa sobre as Tendências do Mercado Publicitário, realizada
pela InterScience, mais uma vez terá o seu resumo apresentado para as
agências associadas da ABAP-Rio, agora com os resultados de sua 10ª
edição.
O evento acontecerá na manhã do próximo dia 19 de outubro,
terça-feira, no Hotel Sofitel Rio, com cada agência tendo o direito
de inscrever até 4 participantes, sem custos. Assim como na apresentação
realizada em abril de 2003, o diretor da Interscience, Paulo Secches, vai revelar
quais são as principais expectativas e frustrações dos
anunciantes cariocas em relação às agências de publicidade
do Rio, além das mudanças em relação às políticas
de remuneração que vêm acontecendo em todo o Brasil.
As inscrições para a apresentação das Tendências
do Mercado Carioca estão abertas na Abap-Rio, com D.Laura, pelos telefones
(21) 2551-7849 e 2552-0496.
Morre Sani Sirotsky, o "S" da inesquecível
SGB
Faleceu na última quinta-feira, no Rio de Janeiro, aos 76 anos de idade,
o publicitário Sani Rubens Sirotsky, fundador de uma das agências
mais importantes e criativas no Brasil dos anos 70, ocupando durante vários
anos o ranking das 20 maiores agências do país. Pela SGB, da qual
também foi fundador Arthur Bernstein (o "G", de "Guerra",
nunca atuou na empresa), passaram criadores como Alcides Fidalgo, Álvaro
Gabriel, João Galhardo, Toninho Lima, Celso Loducca e Naninho Gouvea,
entre os que a memória permitiu lembrar.
Sani -- irmão caçula do jornalista Nahum Sirotsky -- começou
sua carreira no jornal Última Hora, chegando a ocupar o cargo de Diretor
Superintendente. Depois, investiu em publicidade e fundou a SGB. Atendendo a
clientes como Estrela, Ponto Frio e BNH, entre outros, a SGB teve sedes no Rio
de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.
Sirotsky foi presidente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda
no período de 1973 a 1975. Em 1974, ajudou a fundar no Rio de Janeiro
a ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Reforços
Giovanni,FCB
(Rio-RJ) - Acaba de contratar Viviane Sade (foto à direita). A publicitária
assume o cargo de Supervisora de Contas, atendendo o Globo e Leader. Há
8 anos no mercado, Viviane acumula passagens pela Script, PB Marketing Direto
e DM9. (13/10/2004)
SpeedBall (Rio- RJ) - Mária Cláudia Beiriz
e Raquel Salomão são as novas contratadas na equipe de Atendimento
da produtora musical. Elas irão atender os clientes das agências
e produtoras do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. (08/10/2004)
Young e Rubicam (São Paulo-SP) - Jorge Gomes assume
a conta das Casas Bahia na Young e Rubicam a convite de Manuel Zanzotti. Jorge
foi supervisor de Criação no escritório carioca da DM9DDB,
onde montou a equipe que criava para o Ponto Frio. (06/10/2004)
RIC (Rio-RJ) - Três novos nomes na agência.
Na equipe de criação dirigida por Márcio Medeiros assumem
o diretor de arte Daniel Bradock (ex-Doctor) e o redator Bernardo Corrêa
(ex-Casa da Criação). Já Marcela Peixoto entra como Assistente
de Mídia. (04/10/2004)
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