Não adiantou para a agência gaúcha Brívia ficar em primeiro lugar na fase técnica da concorrência pela conta digital do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), avaliada em R$ 8,1 milhões.
Classificada com 78,5 pontos na fase inicial da disputa, contra os 75,3 da segunda colocada, a In.Pacto, ela acabou perdendo o primeiro lugar porque, no Brasil, pelo que se vê em muitas concorrências de comunicação, qualidade não é o fator mais importante para a administração pública, e sim o preço.
Na abertura das propostas financeiras, a In.Pacto ofereceu um desconto, sobre o valor orçado pelo ministério, de 49%. Como a Brivia definiu seu desconto em 8,9%, a pontuação final inverteu a posição das duas agências, com a In.Pacto sendo considerada a vencedora da conta.
Vale registrar que concorrências de Técnica e Preço, em que os dois itens pontuam e permitem inversões como a que ocorreu no MDR, têm sido muito criticadas para o segmento de comunicação de marketing. Nas licitações que são definidas como do tipo Técnica, o preço até é levado em conta, mas a agência melhor colocada na fase qualitativa recebe a chance de baixar o seu custo para o que outra agência ofereceu de forma mais vantajosa para o contratante. Como resultado, o órgão público se beneficia de conseguir a melhor proposta criativa com o melhor preço.
ATUALIZAÇÃO EM 03/05/2021
O Diário Oficial da União de 03/05/2021 publica a homologação do resultado da concorrência nº 2/2020, adjudicando a In.Pacto Comunicação Corporativa e Digital SS, CNPJ 26.428.219/0001-80 como vencedora, com o percentual de desconto de 49%¨, o que deixou o valor do contrato em R$ 4.370.883,63.
ATUALIZAÇÃO EM 12/05/2021
O MDR comunicou a assinatura do contrato em 10/05/2021. com vigência até 09/05/2022.
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