Órgão responsável pelas campanhas publicitárias internacionais sobre o Brasil como destino turístico, a Embratur não tem mais agências contratadas.
A Artplan e a McGarryBowen, que estavam sob o regime de contrato emergencial até 18/10/2019, não puderam receber renovações. A informação foi confirmada esta semana pela assessoria do órgão, em resposta a demanda da Janela.
A verba estabelecida na concorrência que se definiu aquelas duas agências, em 2013 (na época, a McGarryBowen ainda se chamava Age Isobar) foi de R$ 90 milhões. Mas informações do mercado são de que, ao longo dos anos, os investimentos vieram caindo.
Como já havíamos registrado, em 2018 a empresa chegou a constituir uma comissão de licitação para preparar a nova licitação, sabendo que a Artplan e a McGarryBowen não poderiam continuar além dos cinco anos previstos por lei. A iniciativa foi suspensa em 2019. Ainda de acordo com a assessoria, atualmente a Embratur “está trabalhando para tal fim”. O órgão, no entanto, ressalva: “contudo ainda não temos uma data”.
Na área de RP, a atual “Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo” até chegou a renovar seus contratos com as agências Ogilvy e FSB. No novo acordo consta, no entanto, que, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, o trabalho das duas deveria focar exclusivamente na divulgação do turismo interno.
(A imagem que ilustra a matéria foi da campanha “Brasil te chama”, criada pela Artplan em 2011)
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