Os contratos das agências Artplan, Nova/SB e Propeg com a Caixa continuam valendo. Assim como os da Lew’Lara e WMcCann com o Banco do Brasil. As informações foram fornecidas à Janela pelas assessorias de imprensa dos dois bancos, questionadas sobre a afirmação do presidente Jair Bolsonaro, esta quarta-feira, 23/01, em seu Twitter, de que teria zerado os gastos com publicidade dos dois órgãos.
No entanto, nem a Caixa nem o Banco do Brasil puderam informar o quando será investido em comunicação este ano. Após concorrência realizada nos últimos dois anos, a Caixa assinou contrato com suas agências prevendo uma verba anual de R$ 450 milhões, enquanto o Banco do Brasil previa um investimento anual de R$ 500 milhões.
Segundo o site Poder360, o Banco do Brasil estaria com campanha publicitária pronta, focada no mercado de varejo e de crédito, com veiculação prevista de R$ 20 milhões. Mas que teria sido barrada pela Secom, pelo fato de o valor alocado pela mídia para a Rede Globo ser maior que para Record e SBT.
Como a Janela já apontou antes, o formato atual de contrato do setor publicitário com os órgãos de governo — baseado em comissionamento pela veiculação e não em fee — deixam as agências extremamente vulneráveis a estas indefinições políticas. Apesar de as agências serem obrigadas a montar estruturas e contratatar equipe para o atendimento das contas, baseadas no montante esperado de faturamento, os contratos firmados deixam claro que não há qualquer obrigatoriedade de o anunciante investir um centavo sequer. Ou seja, o comprometimento é exclusivo do lado das agências.
Comunicado do Banco do BrasilO Banco do Brasil (BB) informa que os contratos de propaganda que já haviam sido assinados e que estão em vigor serão honrados. Em 2019, nenhum novo contrato foi realizado ou negociado até o momento. Foram feitos apenas investimentos avulsos em campanhas que estão em conformidade com a governança do Banco e da Secom. O BB reafirma que continuará criterioso em todas as suas atividades, inclusive publicidade. |
Comunicado da CaixaA CAIXA está revisando seu orçamento de publicidade para 2019 e o trabalho não foi concluído. Desta forma, não podemos informar, ainda, quanto será gasto em publicidade neste ano. Acrescentamos que nenhum contrato de publicidade foi cancelado. |
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