Esta edição da coluna "Propaganda" foi publicada originalmente no jornal Última Hora.
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Colunistas escolhem os melhores do Rio
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O Anúncio do Ano, da Brasil América para o Grupo CB. |
A J. Walter Thompson-Rio acaba de ser escolhida a Agência do Ano de 1986 no mercado carioca, pelo júri do 6º Prêmio Colunistas-Rio, que se reuniu durante todo o último fim de semana no Hotel Marina Palace, no Leblon.
O Prêmio Colunistas é considerado a maior premiação da propaganda brasileira e, em sua 6ª versão carioca, analisou mais de 1.000 trabalhos criados ou produzidos em 1986 por cerca de 30 agências sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Agora, os trabalhos premiados com Medalha de Ouro seguirão para São Paulo, onde, dias 21 e 22 de março, disputarão com outros trabalhos que conquistaram ouro nas demais regionais da premiação o Prêmio Colunistas Nacional.
O júri, presidido pelo colunista Armando Ferrentini (Caderno Propaganda e Marketing) e composto ainda pelos jornalistas e publicitários Genilson Gonzaga (Jornal do Commércio), José Roberto W. Penteado Filho (coluna Ponderações/revista Propaganda), Lúcia Leme (coluna Propaganda na TV/revista Amiga), Márcia Brito (coluna Janela Publicitária/Monitor Mercantil) e Marcio Ehrlich (coluna Propaganda/ULTIMA HORA), deu o Grande Prêmio de Agência do Ano à Thompson-Rio "pelos investimentos realizados em talentos profissionais, aprimoramento técnico e instalações, que lhe permitiram um excelente desempenho criativo em 1986 e o estabelecimento de bases para seu crescimento no mercado carioca".
O Grande Prêmio de Publicitário do Ano foi concedido a Affonso Vianna, presidente do Grupo Sima, "por sua atividade na presidência da ABRE - Associação Brasileira das Empresas Representantes de Veículos de Comunicação, ajudando a valorizar a imagem do setor, e na direção do Grupo Sima, elevando-o a uma bastante destacada posição entre os representantes de veículos brasileiros". Como profissional de propaganda do ano, foi escolhido Fábio Fernandes, diretor de criação da Artplan. Segundo o júri, ele mereceu o Grande Prêmio por consolidar a agência "como uma das mais ousadas e criativas agências da propaganda carioca e brasileira".
O Anunciante do Ano de 1986 no mercado carioca foi a Mesbla, uma empresa que, nas indicações feitas pelo mercado em uma consulta prévia dos colunistas, obteve também uma votação maciça. A justificativa do júri foi "pela excepcional qualidade de sua produção publicitária, transformando a empresa em padrão para a publicidade brasileira de varejo". Como Veículo do Ano, foi premiada a Rádio Tupi AM. "pelo crescimento de sua participação na audiência e no volume de faturamento do mercado carioca de rádios". A Produtora de Comerciais do Ano do Rio foi a VT Um Produções e a Produtora de Fonogramas do Ano, a Tape Spot.
O Grande Prêmio de Campanha do Ano foi concedido a "CocaCola/Águas de Março", da McCann Erickson para a Coca-Cola. Na criação da campanha, participaram Milton Mastrocessário e o atendimento foi de Renato Lóes e Júlio Castellanos e a aprovação de Jorge Giganti, Marcos Felipe Magalhães e Mauro Multedo.
O Comercial do Ano, no voto dos Colunistas, foi o excelente "Corrida", da Artplan para Malt 90, da Brahma. A produção foi da Hiper Film e a criação de Fábio Fernandes e Paulo Brandão. O atendimento foi de Caio César Valli e a aprovação, de Adilson Miguel e Alberto Cerqueira Lima.
Como Anúncio do Ano, venceu "Adeus às Armas", um belo trabalho da Brasil América para a Rede CB. A criação da peça foi de Douglas C. Bartholomeu, Tânia Marinho e Djalma Graetz, a produção de Fernando Lisboa, o atendimento de Ângela Milet e a aprovação de Venâncio Pereira Velloso.
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Mesbla: Anunciante do Ano e Ouro de Campanha de Moda |
O Fonograma do Ano do 6º Prêmio ColunistasRio foi “Classidiscados", da VS Escala para os Classificados por telefone do Jornal do Brasil. A produção do fonograma foi da Rádio Atividade, a partir de uma criação de Karin Sá Rego e Eduardo Martins. No atendimento da agência, estiveram Hélio Morgado e Paulo Resende, Maria Alice Langoni e Olga Torres.
O Fato do Ano de 1986 foi a utilização da música do grande compositor carioca Tom Jobim na propaganda mundial da Coca-Cola. Foram concedidos ainda cinco Destaques do Ano: à ESPM, pela mudança de sua sede para maiores instalações; ao jornal Balcão, pelo crescimento de sua circulação e pelo aumento de sua periodicidade para duas edições semanais; à ÚLTIMA HORA, pelo lançamento desta coluna "Propaganda"; ao Jornal do Brasil pela criação do caderno Cidade, voltado aos interesses da comunidade carioca, e aos Postos Itaipava, pela luta desenvolvida em defesa dos direitos da Livre Iniciativa.
A agência de propaganda carioca mais premiada neste 6º Colunistas-Rio foi a Artplan, com 1 Grande Prêmio, 7 Medalhas de Ouro e 6 de Prata. Usando o critério de conceder 7 pontos a cada Grande Prêmio conquistado, 5 por cada Medalha de Ouro, 3 por cada de Prata e 2 por cada de Bronze, ainda merecem destaque por sua performance na premiação as agências Contemporânea (53 pontos), J. Walter Thompson (43 pontos), DPZ (39 pontos) e Caio Domingues (35 pontos).
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Medalha de Ouro de Outdoor, da DPZ para a Kaiser. |
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