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                                             Esta edição da coluna "Propaganda" foi publicada originalmente no jornal Última Hora. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
                                              Forças Armadas também  precisam de marketing 
                                              A propaganda americana, com  sua riqueza de produção e variedade de produtos anunciados, frequentemente surpreende  e impressiona os publicitários brasileiros. Uma das coisas que, por exemplo,  sempre me chamou muito a atenção é como os americanos tratam publicitariamente  as suas Forças Armadas. 
                                                Lá, Exército, Marinha e  Aeronáutica comportam-se em sua comunicação ao público como anunciantes comuns,  da iniciativa privada, ou seja, investindo em criatividade para que a  propaganda possa atender aos seus objetivos de mercado. Que são, entre outros,  conseguir homens e mulheres promissores que queiram se incorporar à vida  militar, fazendo dela uma carreira em lugar de optar por outra qualquer. 
                                                Assim, os comerciais e  anúncios procuram mostrar imagens e situações que efetivamente possam atrair o  interesse dos jovens no momento de decidir o seu futuro. 
                                                Os pontos fortes de vendas  da vida militar são muitos. Há o apelo da farda, da possibilidade de contato  com aventuras e emoções, viagens através do próprio país e do mundo, contato  com equipamentos sofisticados, tecnologia etc. Um anúncio que lembro publicado  em revista de grande circulação, mostrava um piloto na frente de seu caça,  dizendo "Se você gosta de máquinas quentes, veja as nossas". 
                                                Em outro belo trabalho, no  caso um comercial, assinado pelas três armas, os soldados cantavam um jingle  cujo tema era "I'm Proud", ou seja, "eu tenho orgulho" em  ser militar, enquanto eram mostradas diversas cenas, com uma belíssima  fotografia, da parte mais emocionante e atrativa de seus trabalhos nas Forças  Armadas. 
                                                Tudo isto me veio à cabeça  esta semana ao assistir o novo comercial que o Exército brasileiro está  veiculando nos horários gratuitos que o Governo exige que as emissoras  forneçam. Nele, em determinado momento o texto diz que com o tempo, "os  jovens aprendem que marchar direito é preservar os valores que mais se ama na  vida". 
  É muito difícil para mim  acreditar que o maior objetivo da vida militar seja ensinar alguém a  "marchar direito", e muito menos que a marcha seja o aspecto mais  fascinante de nosso Exército e o que mais consiga motivar os jovens deste País. 
                                                As Forças Armadas são  necessárias a qualquer nação, seja ela a mais pacífica. Não há porque,  portanto, as três armas abrirem mão de todos os arsenais disponíveis de  marketing e comunicação para modificar a imagem interna e externa de suas  verdadeiras funções e importância, neste momento democrático em que vive o  Brasil, quando os militares reencontraram o seu caminho e o seu espaço próprio,  deixando como normalmente deve ser a direção política, econômica e social do  país aos poderes civis. 
                                                Assim como a iniciativa  privada, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica só terão a ganhar se souberem  utilizar com inteligência a nossa publicidade. 
                                              
                                                
                                                  Amanhã não será o  aniversário do Rio 
                                                    Muito cuidado, agências de  propaganda e anunciantes que amanhã pretendem publicar anúncios em homenagem ao  Rio de Janeiro. 
                                                      Num serviço de utilidade pública  desta coluna, lembro que o dia 20 de janeiro NÃO É o aniversário desta cidade  maravilhosa! 
                                                      O Rio de Janeiro foi fundado  no dia 1º de março de 1565, quando Estácio de Sá desembarcou com suas tropas  portuguesas na praia que fica entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, para  lutar contra os franceses e os índios que os apoiavam. Esta praia atualmente  fica dentro do Forte de São João, na Urca, onde qualquer pessoa pode ver o  marco do local de fundação. 
                                                      Amanhã, 20 de janeiro, é  simplesmente o dia do padroeiro de nossa cidade, São Sebastião. Aliás, o santo  guerreiro - hoje também muito conhecido por Oxóssi  tornou-se padroeiro do Rio  porque, diz a lenda, exatamente no seu dia, desceu dos céus e lutou bravamente  ajudando os portugueses em sua batalha final pela expulsão dos franceses de  nossa terra, em 20 de janeiro de 1567. 
                                                    Isto é História do Brasil,  daquelas que a gente aprende no primário e nunca mais esquece.  | 
                                                 
                                             
                                              MARKETING MIX 
                                              O Grupemef - Grupo de  Pesquisadores do Mercado Farmacêutico  promoverá no dia 13 de março, em São  Paulo, o 6º Congraçamento do Marketing Farmacêutico para os profissionais do  setor. Maiores informações pelo telefone (011) 531-8103, com as Sras. Jeny e  Rosa. ••• Também em março, de 16 a 20, em São Paulo, a UFF e outras entidades  realizam o seminário "Embalagem/Design Marketing", com diversas  palestras sobre o tema, desde normas técnicas e direito autoral a exigência dos  mercados de exportação. Informações e pedidos de folhetos pelo telefone (011)  251-1677 ramal 36 ou 29. ••• O jornal carioca de classificados grátis Balcão  passou a circular, desde o dia 9, às terças e sextas, antecipando em um dia a  sua distribuição nas bancas. ••• O diretor de arte Zianno Grigoli deixou o  Brasil para ser o diretor de criação da Thompson no Chile. ••• E o redator  Paulo Azeredo (ex-Denison e conhecido freelancer) fez o mesmo indo para  Portugal, afastando-se da atividade publicitária. ••• Os cartazes que o diretor  de arte Francesc Petit, o "P" da DPZ, fez com o tema Futebol para a  Caderneta de Poupança Itaú foi escolhido entre os 150 melhores cartazes do  mundo pela Petit Palais, de Paris. ••• A SGB criou um Conselho de Administração  integrado por Sani Sirotzky, como Presidente, e ainda Arthur Bernstein e Carlos  Alberto "Calé" Parente. E criou uma Diretoria-Executiva Estatutária,  com Calé na presidência e tendo como vices Raimundo Resende (área financeira),  Leonardo de Lima Forte (região Sul), Mozart dos Santos Mello (Rio e Brasília). 
                                              
                                              
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