Esta edição da coluna "Propaganda" foi publicada originalmente no jornal Última Hora.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
CB leva porquinhos para atuar com Xuxa
O leitor não se assuste se ano que vem, de repente, o seu filho o surpreender pedindo de aniversário não mais um cachorrinho ou um ursinho de pelúcia, mas um gorducho e fofo porquinho...
É que o Xou da Xuxa ganha, a partir de janeiro, um novo grupo de personagens: a família de porquinhos Bento, Bibo e Ciça, que ultimamente vem estrelando a publicidade institucional do grupo supermercadista CB. Três vezes por semana, a criançada vai ver Xuxa com os porquinhos em um quadro especial, inspirado no que os bonecos americanos Muppets faziam ao receberem convidados "humanos" em seus programas.
Só que a história não para aí. Miguel Christoph, diretor de marketing do Grupo CB, conta que a estratégia da empresa é identificar a família CB a tal ponto junto ao público infantil que permita, ainda em 1987, tê-los materializados em bonecos licenciados a alguma fábrica para venda ao público, ou frequentando outras mídias como as histórias em quadrinhos.
Os investimentos se justificam, garante Christoph. Há muito tempo o CB não conseguia uma receptividade tão excepcional com as crianças e donas-de-casa quanto agora com os porquinhos representando como marionetes. As pesquisas feitas pela Brasil América, agência de propaganda da empresa, surpreenderam a seus próprios criadores.
A coisa vai mais longe, leitor.
O diretor do CB lembra que esta estratégia também terá um retorno muito grande a longo prazo, "pela criação de uma imagem forte de simpatia a toda uma nova geração". E exemplifica, citando a lembrança que o público tem até hoje do elefantinho da Shell.
Pensando bem, por que não? Na moda, o quente é relembrar o passado. E na publicidade estão aí os porquinhos provando que quem já dançou o cháchá-chá pode muito bem hoje estar comendo o doce-doce dos novos tempos.
Giovanni fatura em cima da W/GGK
Uma oportunidade muito bem sacada pela Giovanni, o anúncio publicado nos jornais esta semana para comunicar os bons resultados da agência em 1986.
Aproveitando a matéria publicada no JB sobre a W/GGK, agência de Washington Olivetto - o mais badalado publicitário brasileiro do momento -, o redator Cláudio Ortman e o diretor de arte Carlos Negreiros criaram um bom anúncio comparando a agência de Paulo Giovanni com o do publicitário paulista, desejando, no final, que em 1987 a W/GGK tenha um aumento de faturamento tão grande quanto a Giovanni, e que esta ganhe tantos prêmios quanto o Olivetto.
McCann ajusta sua operação carioca
Flexibilidade não é atributo que os publicitários colocam só nos comerciais de xampus. No próprio negócio da propaganda a flexibilidade é importante. Não é por outra razão que a McCann Erickson decidiu fazer uns ajustes no seu escritório carioca, adaptando-o à perda de seu mais antigo cliente do Rio e um dos mais importantes: a Esso, que estava na agência há 50 anos.
Uma das primeiras agências internacionais a operar no Brasil - deve-se a ela a formação de dezenas de nossos mais destacados publicitários - a McCann teve em 1986 alguns sobressaltos no Rio. Além da perda da Esso, a Reynolds decidiu transferir para o escritório da McCann em São Paulo o atendimento da conta de Camel.
Para não afetar o atendimento aos demais clientes da agência (empresas como Coca-Cola, Gilette, Mcdonalds, L'Oreal e Fininvest, entre outras), a McCann decidiu enxugar a sua operação, desmontando o grupo de profissionais que trabalhava exclusivamente para a Esso. Ao mesmo tempo, porém, Fernando Leite, vice-presidente de criação, pediu demissão para retornar a São Paulo, passando a direção de criação da agência para Milton "Cebola" Mastrocessario. O vice-presidente de operações e gerente da agência, Ronaldo Marques, está em férias e, segundo comenta-se, estaria aproveitando o momento para ver colocado em prática um antigo projeto de sua transferência para a direção de outro escritório da McCann na América Latina, prática normal nas agências multinacionais.
Até a definição da nova estrutura da agência, Renato Loes, vice-presidente de atendimento, estará respondendo pelas operações do escritório, ficando com Willy Kautz, vicepresidente de mídia, também a área administrativa.
GAP cadastra atendimento do Rio
Que o Brasil não é um país lá muito bom de estatísticas, todo mundo sabe. Por exemplo, ninguém tem os dados precisos de quantos profissionais atuam em agências de propaganda no Rio de Janeiro, ou mesmo quantos em cada especialização dentro das agências.
Por isso é que o GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio decidiu fazer um cadastramento dos profissionais de sua área, através de uma correspondência com cupom-resposta que está sendo enviada às principais agências cariocas. O objetivo, diz Vicente de Vicq, vice-presidente do GAP, é avaliar o verdadeiro tamanho do setor e cadastrar os nomes em computador para facilitar um sistema de troca de informações.
Começado há uma semana, o cadastramento já recolheu dados de mais de 200 profissionais de atendimento e planejamento.
Os profissionais que quiserem entrar no cadastramento podem enviar seus dados como nome, cargo, agência em que trabalha, endereço completo de correspondência e telefone para Vicente de Vicq, à Rua Visconde de Pirajá, 4?3/4º andar.
Marketing Mix
Com a ida de Flávio de Andrade para o Chile, onde assumiu a presidência local da Souza Cruz, o seu cargo de vicepresidente regional-Rio passa a ser exercido por João Philippe Borges, da Sul América Seguros, ficando a função de diretor-secretário com John Stephenson, da Souza Cruz. ••• Aliás, são novos associados da ABA, no Rio, a Brahma, a Inega Jeans e a Car Rent System. ••• A CBBA entregou a Jomar Pereira da Silva um troféu Jeca Tatu como homenagem por seu trabalho na agência nos últimos 9 anos. Jomar em janeiro assume a vicepresidência da agência Expressão no Rio. ••• Alda Surerus Campos deixou a editoria da revista Micro Sistemas, transferindo-se para o jornal Data News. Na revista, assume Graça Santos. ••• Correspondências: Rua Visconde Silva, 156 cob. 701 - CEP 22271 - Rio-RJ. ••• Rachel Braga, diretora de arte da CBBA/Propeg, é uma das principais artistas postais brasileiras. É dela, por exemplo, o recente selo em homenagem a Glauber Rocha, lançado no Fest-Rio. Agora, Rachel acaba de saber que em 1987 a ECT estará exibindo os seus trabalhos junto de outros cinco artistas postais numa exposição itinerante através do Brasil.
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