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                                             Esta edição da coluna "Propaganda" foi publicada originalmente no jornal Última Hora.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 CB leva porquinhos para  atuar com Xuxa O leitor não se assuste se  ano que vem, de repente, o seu filho o surpreender pedindo de aniversário não  mais um cachorrinho ou um ursinho de pelúcia, mas um gorducho e fofo  porquinho...É que o Xou da Xuxa ganha, a  partir de janeiro, um novo grupo de personagens: a família de porquinhos Bento,  Bibo e Ciça, que ultimamente vem estrelando a publicidade institucional do  grupo supermercadista CB. Três vezes por semana, a criançada vai ver Xuxa com  os porquinhos em um quadro especial, inspirado no que os bonecos americanos  Muppets faziam ao receberem convidados "humanos" em seus programas.
 Só que a história não para  aí. Miguel Christoph, diretor de marketing do Grupo CB, conta que a estratégia  da empresa é identificar a família CB a tal ponto junto ao público infantil que  permita, ainda em 1987, tê-los materializados em bonecos licenciados a alguma  fábrica para venda ao público, ou frequentando outras mídias como as histórias  em quadrinhos.
 Os investimentos se  justificam, garante Christoph. Há muito tempo o CB não conseguia uma  receptividade tão excepcional com as crianças e donas-de-casa quanto agora com  os porquinhos representando como marionetes. As pesquisas feitas pela Brasil  América, agência de propaganda da empresa, surpreenderam a seus próprios  criadores.
 A coisa vai mais longe,  leitor.
 O diretor do CB lembra que  esta estratégia também terá um retorno muito grande a longo prazo, "pela  criação de uma imagem forte de simpatia a toda uma nova geração". E exemplifica,  citando a lembrança que o público tem até hoje do elefantinho da Shell.
 Pensando bem, por que não?  Na moda, o quente é relembrar o passado. E na publicidade estão aí os  porquinhos provando que quem já dançou o cháchá-chá pode muito bem hoje estar  comendo o doce-doce dos novos tempos.
  Giovanni fatura em cima da  W/GGK
 Uma oportunidade muito bem  sacada pela Giovanni, o anúncio publicado nos jornais esta semana para  comunicar os bons resultados da agência em 1986.Aproveitando a matéria  publicada no JB sobre a W/GGK, agência de Washington Olivetto - o mais badalado  publicitário brasileiro do momento -, o redator Cláudio Ortman e o diretor de  arte Carlos Negreiros criaram um bom anúncio comparando a agência de Paulo  Giovanni com o do publicitário paulista, desejando, no final, que em 1987 a  W/GGK tenha um aumento de faturamento tão grande quanto a Giovanni, e que esta  ganhe tantos prêmios quanto o Olivetto.
 McCann ajusta sua operação  carioca Flexibilidade não é atributo  que os publicitários colocam só nos comerciais de xampus. No próprio negócio da  propaganda a flexibilidade é importante. Não é por outra razão que a McCann  Erickson decidiu fazer uns ajustes no seu escritório carioca, adaptando-o à  perda de seu mais antigo cliente do Rio e um dos mais importantes: a Esso, que  estava na agência há 50 anos.Uma das primeiras agências  internacionais a operar no Brasil - deve-se a ela a formação de dezenas de  nossos mais destacados publicitários - a McCann teve em 1986 alguns  sobressaltos no Rio. Além da perda da Esso, a Reynolds decidiu transferir para  o escritório da McCann em São Paulo o atendimento da conta de Camel.
 Para não afetar o  atendimento aos demais clientes da agência (empresas como Coca-Cola, Gilette,  Mcdonalds, L'Oreal e Fininvest, entre outras), a McCann decidiu enxugar a sua  operação, desmontando o grupo de profissionais que trabalhava exclusivamente  para a Esso. Ao mesmo tempo, porém, Fernando Leite, vice-presidente de criação,  pediu demissão para retornar a São Paulo, passando a direção de criação da  agência para Milton "Cebola" Mastrocessario. O vice-presidente de  operações e gerente da agência, Ronaldo Marques, está em férias e, segundo  comenta-se, estaria aproveitando o momento para ver colocado em prática um  antigo projeto de sua transferência para a direção de outro escritório da  McCann na América Latina, prática normal nas agências multinacionais.
 Até a definição da nova  estrutura da agência, Renato Loes, vice-presidente de atendimento, estará  respondendo pelas operações do escritório, ficando com Willy Kautz,  vicepresidente de mídia, também a área administrativa.
 GAP cadastra atendimento do  Rio Que o Brasil não é um país  lá muito bom de estatísticas, todo mundo sabe. Por exemplo, ninguém tem os  dados precisos de quantos profissionais atuam em agências de propaganda no Rio  de Janeiro, ou mesmo quantos em cada especialização dentro das agências.Por isso é que o GAP-Grupo  de Atendimento e Planejamento do Rio decidiu fazer um cadastramento dos  profissionais de sua área, através de uma correspondência com cupom-resposta  que está sendo enviada às principais agências cariocas. O objetivo, diz Vicente  de Vicq, vice-presidente do GAP, é avaliar o verdadeiro tamanho do setor e  cadastrar os nomes em computador para facilitar um sistema de troca de  informações.
 Começado há uma semana, o  cadastramento já recolheu dados de mais de 200 profissionais de atendimento e  planejamento.
 Os profissionais que  quiserem entrar no cadastramento podem enviar seus dados como nome, cargo,  agência em que trabalha, endereço completo de correspondência e telefone para  Vicente de Vicq, à Rua Visconde de Pirajá, 4?3/4º andar.
 Marketing Mix Com a ida de Flávio de  Andrade para o Chile, onde assumiu a presidência local da Souza Cruz, o seu  cargo de vicepresidente regional-Rio passa a ser exercido por João Philippe  Borges, da Sul América Seguros, ficando a função de diretor-secretário com John  Stephenson, da Souza Cruz. ••• Aliás, são novos associados da ABA, no Rio, a Brahma,  a Inega Jeans e a Car Rent System. ••• A CBBA entregou a Jomar Pereira da Silva  um troféu Jeca Tatu como homenagem por seu trabalho na agência nos últimos 9  anos. Jomar em janeiro assume a vicepresidência da agência Expressão no Rio.  ••• Alda Surerus Campos deixou a editoria da revista Micro Sistemas,  transferindo-se para o jornal Data News. Na revista, assume Graça Santos. •••  Correspondências: Rua Visconde Silva, 156 cob. 701 - CEP 22271 - Rio-RJ. •••  Rachel Braga, diretora de arte da CBBA/Propeg, é uma das principais artistas  postais brasileiras. É dela, por exemplo, o recente selo em homenagem a Glauber  Rocha, lançado no Fest-Rio. Agora, Rachel acaba de saber que em 1987 a ECT  estará exibindo os seus trabalhos junto de outros cinco artistas postais numa  exposição itinerante através do Brasil. |