Esta edição da coluna "Propaganda" foi publicada originalmente no jornal Última Hora.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Expressão contrata Jomar para crescer
A Expressão Brasileira de Propaganda, agência que pertence à empresa aérea Varig, vai investir pesado em 1987 no Rio para se tornar competitiva no mercado carioca.
O primeiro passo da agência - hoje presidida em São Paulo por Hector Brenner, ex-presidente da Denison - foi contratar para ser o vice-presidente e gerente-geral do seu escritório no Rio o publicitário Jomar Pereira da Silva, que há cerca de 9 anos é presidente da CBBA/Propeg, agência cujo escritório carioca foi montado por ele desde o seu surgimento.
O aspecto mais curioso desta mudança é que Jomar é, há 2 anos, presidente do capítulo Rio da Abap - Associação Brasileira de Agências de Propaganda, que é radicalmente contra as house-agencies, agências que pertencem a empresas anunciantes como a própria Expressão (a despeito de ela ter outros clientes além da Varig). Como a Expressão não poderá se filiar à Abap, Jomar terá que deixar este mês a presidência da associação, passando-a, até abril - quando serão realizadas as novas eleições -, para Henrique Duque Estrada Meyer, diretor da agência Archi, e que atuava como diretor-secretário da Abap-Rio.
Na CBBA/Propeg do Rio, o comando passa para Viviano Caldas, que acumulará a vice-presidência de Atendimento com a direção geral da agência.
Moreira leva Elysio para o governo
Elysio Pires, o principal executor da MPM Propaganda no Rio e, recentemente, coordenador da campanha publicitária de Moreira Franco para as eleições a governador, confirma que vai deixar a agência em 1987 para trabalhar no governo de Moreira.
O publicitário não confirma, porém, qual das secretarias estaria assumindo, preferindo adiantar que apenas sabe que o próximo governador carioca o convidou a continuar trabalhando com ele. O último dia de Elysio Pires na MPM será 30 de janeiro próximo. Até lá, diz, ele estará inclusive ajudando a agência na definição de sua nova estrutura operacional, principalmente levando em conta que as mudanças na alta direção da empresa serão muito grandes, já que também deixou a MPM, para se aposentar como publicitário, Edeson Coelho, seu diretor de atendimento.
Elysio é uma verdadeira máquina de trabalho. Se para a MPM e para o mercado publicitário carioca a sua saída da agência é uma perda significativa, para a população do Rio a notícia é com certeza das melhores.
DNER anula suas duas concorrências
Teve finalmente uma solução a concorrência publicitária do DNER que pretendia lançar em 1987 uma campanha educativa de segurança de trânsito nas estradas brasileiras, aproveitando verba do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento especialmente alocada para este fim. O DNER publicou o Diário Oficial que "por conveniência administrativa", a concorrência ficou anulada, devendo todas as agências participantes retirarem de volta as suas pastas de documentação e propostas.
Aliás, esta semana o DNER também suspendeu uma segunda concorrência publicitária, para a escolha de agências especializadas em publicação de matéria legal, como avisos, editais e balanços. No aviso de suspensão, a mesma justificativa: conveniência administrativa.
Suframa pode ter disputa impugnada
A Suframa Superintendência da Zona Franca de Manaus publicou na última semana, no Diário Oficial da União, um edital convocando as agências publicitárias interessadas em participar de uma concorrência para duas campanhas que o órgão pretende promover em 1987: uma delas de âmbito regional, cobrindo Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e outra nacional, com veiculações previstas para o Amazonas, Pará, Distrito Federal, São Paulo, Rio e Minas. Para a primeira, a verba alocada foi de 3,6 milhões de cruzados, enquanto que para a campanha nacional a verba é de Cz$ 6 milhões.
Só tem um "porém" na história. A concorrência é do tipo especulativa, pois a Suframa pede a apresentação das campanhas com os respectivos custos de criação e produção. Como a legislação que rege a publicidade no Brasil recomenda que não se façam concorrências especulativas, a Fenapro-Federação Nacional das Agências de Propaganda iniciou um processo de impugnação da concorrência, entrando em contato com o pessoal da comunicação social da Suframa e com os chamados "órgãos superiores" para adequar os termos do edital à legislação.
Quem estava pensando em participar é bom abrir o olho para não jogar dinheiro fora.
Marketing Mix
|
Anúncio veiculado ao lado da versão impressa da coluna "Propaganda". |
A SGB conquistou a conta da Techint, montadora industrial de obras como plataformas marítimas e gasodutos. ••• Estes teaseres publicados na imprensa com um charuto formando a palavra "Ele" é a campanha de lançamento que a Contemporânea fez para o filme Howard, o SuperHerói, a nova criação de George Lucas. Tirando o pequeno deslize do ilustrador que colocou um circunflexo no "E", a campanha está bastante interessante. ••• A excelente revista ADMAdministração e Marketing fechou as portas, por falta de suporte publicitário. Para os profissionais de propaganda e marketing isto é uma enorme perda. Acontece que, no Brasil, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos, por exemplo, os principais anunciantes de publicações como estas - outros veículos que queiram se dirigir às agências e empresários -, aqui só querem publicar anúncios como permuta. Resultado: perdemos todos um canal de comunicação. ••• Muito simpáticos os brindes de fim de ano da Elebra e da VT UM. A Elebra está enviando um disco com músicas de carnaval dos anos 30 e a VT UM uma coleção de discos com músicas temas dos grandes filmes de Hollywood. ••• A Cia. Real de Metais, de São Paulo, lançou para o Natal barrinhas de ouro de 10 e 20 gramas que já vêm embaladas para presente. Sofisticação é isso aí. ••• A criação continua sendo o setor que maior peso tem no julgamento de uma agência. A conclusão foi da MASS, empresa paulista de pesquisa que esta fazendo um levantamento da imagem das 100 agências mais respeitadas do País. Ouvidas dezenas de profissionais, a MASS calculou que o peso para a Criação será de 4,80, ficando em segundo lugar o Planejamento, com 4,76; o Atendimento com 4,41 e o Planejamento de Mídia com 4,35. ••• A agência Cláudio Carvalho está em casa nova: Rua da Quitanda, 159/12º andar. Cláudio está ainda comemorando os 60 anos de seu novo cliente Faet, a tradicional indústria carioca de eletrodomésticos que estava há vários anos sem anunciar. Para a Faet, inclusive, a agência criou uma nova programação visual e uma deliciosa série de pranchas de apresentação dos produtos da empresa, com títulos como "Bons ventos o tragam", para o ventilador e "A Laranja Mecânica", para o espremedor. ••• Correspondências para a coluna: Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, Rio - RJ.
|