Esta edição da coluna "Marketing & Publicidade" foi publicada originalmente no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Promoções serão premiadas.
Já estão abertas as inscrições para a maior premiação brasileira das áreas de promoções, merchandising, design e embalagens do Brasil: o Prêmio Colunistas-Promoção. Este ano, o concurso chega a seu 7º aniversário, o que, na opinião de Armando Ferrentini, presidente da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda — entidade promotora do evento —, é uma inequívoca demonstração de sua consolidação no mercado brasileiro.
O Rio de Janeiro é um tradicional e crescente vencedor no Prêmio Colunistas-Promoção, com diversos Grand Prix. No 2º Prêmio, a SGB levou a Campanha Promocional do Ano para o Ponto Frio ótica. No 4º Colunistas-Promoção, a Estrutural ganhou o Evento Promocional do Ano para o Projeto Zico, a Artplan o Fato Promocional do Ano para o Rock in Rio e a Archi o Design do Ano para a Texaco. E no 6º Prêmio, a Souza Cruz foi a Cliente de Promoção do Ano, a Pepsi recebeu o Fato de Promoção do Ano, a VS levou a Campanha Promocional do Ano para "Correio X", da IBM; e a Denison ganhou o Evento Promocional do Ano para "Eu, Leonardo", também da IBM.
Durante esta semana, serão entregues nas agências, empresas de promoções e principais anunciantes de todo o país os kits de inscrição do 7º Colunistas-Promoção, com todo o material necessário para participar. De qualquer forma, para ganhar tempo das agências, a coluna está publicando a seguir a Orientação Geral para Participação no concurso.
Este colunista, agora, espera que este ano, mais uma vez, as empresas cariocas saibam defender com o mesmo brilho e competitividade, a excelente imagem da criatividade que, também em promoções, têm os profissionais e as agências deste nosso mercado.
I - PRAZO DAS INSCRIÇÕES
Todos os trabalhos, com os formulários de inscrição preenchidos e taxas de inscrição devem ser entregues em qualquer das Secretarias da Abracomp impreterivelmente até 26 de setembro de 1988.
II - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÕES
Só poderão concorrer ao VII Prêmio Colunistas-Promoção as Campanhas, Eventos ou Ações, Peças Promocionais, Design e Embalagens criadas e/ou produzidas:
1 - Por empresa ou profissionais sediados no Brasil.
2 - Entre 1º de julho de 1987 e 30 de junho de 1988.
III - COMO FAZER AS INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas por qualquer pessoa física ou jurídica ligada aos trabalhos em questão.
No ato da inscrição, o concorrente deverá apresentar, em qualquer das Secretarias da Abracomp, junto com os trabalhos, os seguintes documentos, preenchidos a máquina e assinados:
1 - Carta de Inscrição.
2 - Formulário de Inscrição.
3 - Uma Ficha Técnica para cada trabalho concorrente.
Observações:
a) Para cada Campanha, Evento ou Série basta preencher uma (1) Ficha Técnica, na qual constarão os nomes de todos os profissionais que participaram do trabalho.
b) Uma mesma peça poderá concorrer em mais de uma categoria (por exemplo, dentro de uma campanha e isoladamente). Neste caso, será feita uma outra Ficha Técnica, e paga uma taxa de inscrição adicional.
c) A Ficha Técnica não deve ser colada no verso do trabalho. E ela será entregue solta, junto com os demais documentos, no ato da inscrição.
d) Para vias adicionais da Ficha Técnica, faça xerocópias da original enviada no kit, ou solicite à Secretaria da Abracomp da sua região.
IV - COMO IDENTIFICAR OS TRABALHOS
Todos os trabalhos inscritos devem ter, em seu verso ou em sua embalagem, uma Etiqueta de Identificação, preenchida a máquina.
Para Etiquetas adicionais, faça xerocópias da que vem incluída no kit de inscrição.
Peças que concorram a mais de uma categoria, podem ser entregues em apenas uma montagem, sendo afixada no verso ou na embalagem uma Etiqueta de Identificação para cada categoria a que a peça concorrer.
Nas Etiquetas dos trabalhos pertencentes a uma Campanha, escreva o título geral da Campanha, e não o de cada peça.
V - COMO PREPARAR OS TRABALHOS
1 - PEÇAS IMPRESSAS: montadas sobre cartão rígido, em prova ou já impresso, com margem de no mínimo 5 cm. Publicações e similares podem ser colocadas em envelopes colados ao cartão.
2 - PEÇAS TRIDlMENSIONAIS: deve ser apresentada a peça original. No caso de a peça ser de grandes dimensões, será aceita a inscrição através de fotografia, montada segundo o item 1, e devendo o responsável pela inscrição informar as dimensões do trabalho.
3 - COMERCIAIS: em 16mm, com som ótico, fora de carretéis; ou em VT, no sistema Pal - M, em cassete U-Matic. Em ambos o casos, apresente um rolo ou um cassete para cada categoria.
4 - FONOGRAMAS: em cassete, sendo uma fita para cada categoria.
5 - EMBALAGENS: devem ser apresentadas as peças originais. Se quiser, complemente com qualquer texto, desenho ou esquema que contribua para a melhor compreensão e avaliação da embalagem.
6 - PROGRAMAÇÃO VISUAL: os desenhos, artes ou cópia fotográficas devem estar encadernados ou reunidos em uma pasta, e ser acompanhados de demonstração da formação e aplicação dos símbolos visuais e, se possível, de fotografias ou originais das diversas peças ou locais onde tenham sido aplicados.
7 - PAPELARIA: devem ser entregues, no mínimo, três diferentes itens, em peças já impressas, e apresentados de acordo com as instruções do item I.
8 - CAMPANHAS E EVENTOS: além de ter todas as suas peças (impressas, tridimensionais, comerciais, fonogramas etc.) apresentadas conforme instruções dos itens acima, as Campanhas e Eventos devem ser acompanhados de um resumo de seu "Case-History" (problema do cliente, estratégia da promoção, mecânica da promoção, peças utilizadas, resultados etc.).
Obs.: Caso queira, a empresa pode apresentar video-teipe (com a duração máxima de 5 minutos), descrevendo e apresentando as imagens dos eventos.
VI - PREÇOS DAS INSCRIÇOES
1 - CAMPANHAS E EVENTOS: 15 (quinze) OTNs por campanha ou evento.
2 - PROGRAMAÇÃO VISUAL E PAPELARIA: 10 (dez) OTNs por cada conjunto.
3 - SÉRIES DE PEÇAS OU DE EMBALAGENS: 9 (nove) OTNs por série.
Obs.: Séries são conjuntos de até 5 (cinco) peças ou embalagens realizadas para um mesmo produto (ou linha de produtos), e que tenham, OBRIGATORIAMENTE, a mesma identidade visual (mesmo layout, mesma tipologia etc.). As séries concorrem com as peças em embalagens isoladas nas suas respectivas categorias, e devem receber o mesmo número de código das Peças (entre 318 e 352) ou das Embalagens (entre 558 e 569). Se a sua série tiver mais que 5 peças, envie apenas as 5 melhores.
4 - PEÇAS ISOLADAS, DESIGNS (exceto Programação Visual e Papelaria) e EMBALAGENS ISOLADAS: 3 (três) OTNs por trabalho.
VII - OS PRÊMIOS
O Júri poderá conceder as seguintes premiações:
1 - Para cada categoria relacionada no item IX, um Diploma de Ouro mais Diplomas de Prata e de Bronze.
2 - Grandes Prêmios de Campanha Promocional do Ano, Evento Promocional do Ano, Peça Promocional do Ano, Design do Ano e Embalagem do ano, aos melhores trabalhos entre os que tiverem Diplomas de Ouro nos respectivos segmentos.
3 - Grandes Prêmios de Agência de Promoção do Ano, Empresário de Promoção do Ano, Profissional de Promoção do Ano, Cliente de Promoção do Ano e Destaques de Promoção do Ano, às empresas e profissionais que mais tenham se destacado ou contribuído para o desenvolvimento da atividade de Promoções, Merchandising, Embalagem e Design no Brasil, no período abrangido pela premiação.
Obs.: Não há inscrições para os Grandes Prêmios. No entanto, o Júri tomará conhecimento de indicações que chegarem, por escrito e com suas justificativas, às Secretaria da Abracomp.
VIII - LOCAIS DE INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
I - REGIÃO SÃO PAULO (Capital e interior): na Secretaria Central da Abracomp, à Rua General Jardim, 770/l0º andar, conj. 10 - D, com os telefones (011) 231 - 5849 e 231 - 5852, aos cuidados de Sebastião Vitor de Souza.
2 - REGIÕES RIO E CENTRO - LESTE (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais): na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340 grupo 210, no Rio de Janeiro - RJ, com o telefone (021) 552 - 4141, aos cuidados de Márcio Ehrlich.
Obs.: O Pagamento das taxas de inscrição das empresas de ES, GO, MT, MS e MG deve ser feito através de depósito do valor correspondente na conta nº 006957, agência 839 - Praia de Botafogo, do Banco Nacional, sendo a cópia do comprovante de depósito enviada à Dinâmica de Comunicação, juntamente com os trabalhos e documentos de inscrição.
3 - REGIÃO SUL (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul): na Espaço de Comunicação, à Travessa Nestor de Castro, 247/1º andar, conj. 12, em Curitiba - PR, com o telefone (041) 234 - 8223, aos cuidados de Sílvia Dias de Souza.
Obs.: O pagamento das taxas de inscrição das empresas deve ser feito através de depósito do valor correspondente na conta nº 43373/09, agência 0122 - Central - Curitiba, do Banco Bamerindus, sendo a cópia do comprovante de depósito enviada à Espaço de Comunicação, juntamente com os trabalhos e documentos de inscrição.
4 - REGIÕES NORTE E NORDESTE (Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe): no Departamento de Promoções do jornal A Tarde, à Av. Tancredo Neves, 969, salas 601 - 602, em Salvador - BA, com os telefones (071) 231 - 1433 e 231 - 0077 r. 116, aos cuidados de Nelson Varon Cadena.
OBS.: O pagamento das taxas de inscrição das empresas de todos os estados desta Região deve ser feito através de envio do cheque no valor correspondente, juntamente com os trabalhos e documentos de inscrição, ao Departamento de Promoções do jornal A Tarde.
5 - REGIÃO DO DISTRITO FEDERAL: na Casa da Mídia, no SCS Ed. Venâncio 2000, Bloco b - 60, sala 455, em Brasília - DF, com o telefone (061) 226 - 9350, aos cuidados de Fernando Vasconcelos.
IX - CATEGORIAS PARA INSCRIÇÕES
As categorias estão precedidas por seus respectivos códigos numéricos, que devem ser indicados nas Fichas Técnicas e nas Etiquetas de Identificação:
1 - CAMPANHAS:
101. Campanha de Promoção de Vendas com Premium (campanhas de estímulo à compra imediata, tipo "desconto", "ganhe", "grátis", "pague/leve", "troque", etc.)
102. Campanha de Promoção de Vendas sem Premium (as demais campanhas de estímulo à compra imediata, tipo "concurso" etc.).
103. Campanha dirigida a Públicos Internos
104. Campanha dirigida a Públicos Intermediários
105. Campanha de Marketing Direto de Produto de Consumo (inclui os de uso doméstico e hobbies, inclusive com Campanhas de Resposta Direta, Mala Direta etc.)
106. Campanha de Marketing Direto de Produto de Uso Profissional (ferramentas, máquinas, insumos industriais e agrícolas etc.)
107. Campanha de Marketing Direto de Serviço (pessoais ou corporativos)
108. Campanha Promocional de Produto Cultural (peça teatral, filme, livro, jornal, programa de tv etc.).
109. Campanha de Merchandising.
110. Campanha de Merchandising em televisão.
2 - EVENTOS:
211. Evento ou Ação Institucional (atividades em que o objetivo imediato não seja a venda, mas a promoção da imagem da empresa ou instituição)
212. Evento ou Ação Promocional de Vendas (feiras, desfiles, mostras etc.)
213. Evento ou Ação dirigida a Públicos Internos
214. Evento ou Ação dirigida a Públicos Intermediários
215. Evento ou Ação Promocional Comunitária (que utilize atividades em benefício da comunidade para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição)
216. Evento ou Ação Promocional Cultural (que utilize atividade cultural para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição)
217. Evento ou Ação Promocional Esportiva (que utilize atividade esportiva para promover produto, serviço ou imagem de empresa ou instituição)
3 - PEÇAS:
318. Anúncio, Peça ou Encarte de Promoção de Vendas
319. Anúncio, Peça ou Encarte de Marketing Direto
320. Comercial de Promoção de Vendas
321. Comercial de Marketing Direto
322. Folheto Promocional de Produto de Consumo (inclui os de uso doméstico. hobbie etc.).
323. Folheto Promocional de Produto de Uso Profissional.
324. Folheto Promocional de Serviço.
325. Cartaz ou Pôster de Produto de Consumo.
326. Cartaz ou Pôster de Produto Cultural.
327. Cartaz ou Pôster de Produto de Uso Profissional.
328. Cartaz ou Pôster de Produto de Serviço.
329. Peça Promocional de Produtos de Consumo.
330. Peça Promocional de Produto Cultural.
331. Peça Promocional de Produto de Uso Profissional.
332. Peça Promocional de Serviços.
333. Material de Ponto de Venda de Produto de Consumo.
334. Material de Ponto de Venda de Produto de Uso Profissional
335. Material de Ponto de Venda de Serviços
336. Display com Produto
337. Display sem Produto
338. Layout ou Decoração de Ponto de Venda (vitrines, stands, pontas de gôndolas etc.)
339. Brinde ou Peça dirigida a Público Internos ou Intermediários.
340. Brinde ou Peça Promocional Cultural (livro, disco, fita ou outro trabalho cultural utilizado para promover produto), serviço ou imagem de empresa ou instituição).
341. Brinde ou Peça Promocional de Agência ou Empresa de Promoção.
342. Brinde ou Peça Promocional relativa as Datas ou Efemérides (Natal, Ano Novo, Páscoa, Reis, Aniversários, casamentos, Dias das Mães etc.).
343. Peça Gráficas relativa a Datas ou Efemérides (igual a cat. 342, para cartões, convites, diplomas, cartastes etc.).
344. Capa de Disco
345. Capa de Livro
346. Capa de Caderno (escolares, de anotações, de cheques, agendas etc.)
347. Broadside
348. Publicação Técnica ou Informativa (catálogos, manuais, programas, cardápios etc.)
349. Publicação Periódica Promocional
350. Publicação Periódica Institucional.
351. Calendário
352. Relatório de Diretoria (Prêmio Guilherme Quandt de Oliveira)
4 - DESIGNS:
453. Programação Visual
454. Papelaria
455. Troféu ou Símbolo Tridimensional
456. Marca ou Logotipo "
457. Assinatura ou Selo
5 - EMBALAGENS:
558. Rótulo
559. Embalagem em Papel, Papelão ou similar
560. Embalagem em Plástico, Sintético ou similar
561. Embalagem em Madeira
562. Embalagem em Metal
563. Embalagem em Vidro
564. Embalagem Promocional
565. Embalagem Multiunitária
566. Embalagem para Promoção de Vendas
567. Embalagem - Display
568. Embalagem ou Papel para Presente
569. Saco ou Sacola
São Paulo, 1º de setembro de 1988
ABRACOMP
Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda
Armando Ferrentini - Presidente
Marcio Ehrlich - Vice - presidente Executivo
Rochedo pesquisa para mudar de cor
Por dois anos consecutivos — 86 e 87 — a Rochedo ouviu 500 donas de casa da cidade de São Paulo, realizou reuniões de grupo e fez levantamentos nos pontos de venda, para saber quais as expectativas em relação a panelas de alumínio. O resultado, agora, é o lançamento nacional dos conjuntos "Colours", uma nova linha de panelas que a empresa está colocando no mercado em três cores inéditas, bordô, azul e grafite, determinadas a partir dos estudos realizados pelo Comitê Brasileiro de Cores, que reúne indústrias de diferentes ramos de atividades para, num trabalho conjunto, planejar lançamentos coordenados de forma a harmonizar as cores e suas tonalidades em tudo aquilo que entra numa casa, desde o automóvel até os objetos de cozinha.
Os levantamentos foram feitos com mulheres de todas as classes sociais — A, B, C e D — e revelaram que 52% delas (1986), e 60% em 87, preferem as panelas que não deixam grudar os alimentos. Quanto ao conceito de como deve ser uma boa panela, 58% apontaram os itens resistência e durabilidade.
O conjunto de seis peças vem com uma frigideira, uma leiteira e quatro caçarolas com tampa. No de oito, são acrescentados uma chaleira e um caldeirão e ambos conjuntos vêm acompanhados por uma esponja especial para limpeza.
Segundo Sérgio Signorini, gerente de marketing da Rochedo, "com este produto e os novos lançamentos programados, a empresa está prevendo um aumento de 30%, nas vendas até o final do ano".
A linha Colours será distribuída para todo o país, inicialmente nos grandes magazines, e deverá ser oferecida ao consumidor por um preço médio de Cz$ 40 mil. Para o lançamento, a Contexto Propaganda, criou uma campanha publicitária que prevê a veiculação de anúncios sequenciais de três e duas páginas e, ainda, anúncio de uma página nas principais revistas dirigidas ao público feminino.
Artex se inspira em Orson Welles para vender lençol
A Artex sempre provou usar a comunicação para divulgar a qualidade de seus produtos. Seu carro-chefe sempre foi toalhas, e através desse produto se projetou no mercado nacional. Em 1974, porém, com a aquisição dos Lençóis Garcia, a Artex passou a se dedicar também ao promissor mercado de cama. Com uma política mercadológica agressiva, entrou em todos os segmentos: bebê, juvenil e adulto.
A nova campanha de lençóis Artex teve início no primeiro semestre, com a veiculação de anúncios de página dupla a 4 cores e outdoors para as linhas adulto e juvenil. Dando continuidade à campanha, entrou no ar no último dia 25, controvertido filme "Briga de amor não dói", onde o clima de emoção e romantismo, presente em todas as peças da campanha, foi levado ao extremo, de fazer corar de recato os filmes de Calvin Klein. A mensagem é dirigida a jovens casais e adultos e visa fortalecer, entre eles, a imagem de marca no segmento lençóis. Produzido nas versões 60" e 30", a veiculação está sendo a nível nacional em todas as emissoras até fins de setembro.
Com esta nova campanha segundo a área de marketing da empresa, a Artex pretende chegar à meta inicial de vendas, mantendo o faturamento de 1988 em cem milhões de dólares.
O roteiro do filme, pouca gente vai lembrar, mas nasceu de uma história verídica: anos 40, o gênio do cinema Orson Welles encontrava-se hospedado num hotel do Rio de Janeiro, quando recebeu um telefonema da sua amada, a atriz mexicana Dolores del Rio, e ligava para contar-lhe que havia se apaixonado por outro homem. Num prosaico ataque de fúria e machismo, Orson Welles simplesmente destruiu o seu quarto, chegando a jogar a cama na piscina do hotel.
O comercial (criado pela DPZ e dirigido por Ricardo Van Steen) reproduz o fato dentro de um contexto onde as atenções voltam-se para o lençol Artex. Após brigar com a sua mulher ao telefone, o homem quebra o quarto inteiro, enquanto a câmara mostra tudo. Ao final, num gesto compulsivo, apanha o lençol, aproxima-o do rosto, sente o cheiro da sua amada e se emociona.
O clima de emoção proporcionado pela história dispensa locução. Apesar disto, a trilha produzida e criada pela Voz do Brasil reforça o clima dramático e passional próprio de ópera.
MKT MIX
Vasp nunca mais
Uma piada antiga dizia que a sigla da Vasp queria dizer Viação Aérea Sem Pressa. Era notória a quantidade de atrasos nos vôos da empresa. Tanto que, enquanto a sua conta esteve na DPZ, a agência procurou atacar o problema de frente com aquela campanha dos relógios com texto tipo "o avião das 9 sai às 9" etc.
Apesar de tanto esforço de comunicação, a estatal paulista parece não ter percebido que a propaganda não camufla a realidade e é na hora do serviço que o consumidor vai decidir se continua usando o fornecedor ou nunca mais.
Semana passada, tive a oportunidade de passar uns dias em Salvador, com mulher, filhos e vídeo câmera. A ida, pela Varig, foi próxima do perfeito. A volta seria domingo, pela Cruzeiro, o que é a mesma coisa. No sábado, porém, pretendendo antecipar um pouco a volta, telefono para as companhias aéreas e descubro que a Vasp estava com um vôo novo, o VP 193, que deveria sair às 12:15 horas, ou seja, 50 minutos antes que o 301 da Cruzeiro. Para mim era o suficiente.
Uma hora antes chegamos no aeroporto, endossamos as passagens da Cruzeiro para a Vasp e já no balcão desta descobrimos que o vôo estava 15 minutos atrasado. Sairia só às 12:30h. Bem, 15 minutos não é muita coisa. Meio dia e quinze, porém, hora suposta do novo embarque, o pátio do aeroporto estava vazio. Meio dia e meia, idem. Resultado: o avião só conseguiu chegar e decolar para o Rio com 50 minutos de atraso, praticamente junto com o da Cruzeiro do qual havíamos aberto mão.
Não fosse suficiente o castigo, já dentro dele, pedi travesseiros para as crianças. O comissário trouxe apenas um, dizendo que era o último, apesar de o avião estar quase vazio. As bolsas das poltronas não haviam sido limpas antes de nosso embarque naquela escala de Salvador. A mesinha, quando a desci, ainda estava suja da refeição do passageiro anterior. Se nada disso bastasse, foi servido um churrasquinho duro com farofa que só os adultos conseguimos comer, com saudades do filé e do lombinho que a Varig serviu na ida.
Se é assim que a Vasp pretende conquistar uma fatia maior do mercado, é bom ela revisar rapidamente seus conceitos do que é um bom serviço para uma companhia aérea, lembrando que propaganda apenas não basta. Afinal, o preço das passagens é o mesmo para qualquer empresa aérea, e a qualidade do atendimento acaba se tornando o único diferencial palpável para o consumidor.
Considero-me um passageiro de frequência razoável, com pelo menos cinco viagens por ano por via aérea, fora as da ponte Rio-São Paulo. Fazia tempo que não viajava pela Vasp, mas resolvi tentar mais uma vez. Depois desta experiência, porém, vai ser difícil eles me pegarem para uma outra.
NAS AGÊNCIAS
• A Exclam foi a vencedora, sozinha, da concorrência do Mistério da Comunicações. O presidente da Comissão de Licitações justificou por ter ela "apresentado o nível profissional, a qualidade técnica, a satisfatória infra-estrutura de atendimento disponível em Brasília e; sobretudo, pelo fato de se adaptar perfeitamente às exigências do serviço pretendido e larga experiência na área governamental". A Exclam passa a ser a responsável pela veiculação de toda a matéria legal do Ministério.
• Com a morte de Sepp Baendereck, a Denison-São Paulo (nada a ver com a de mesmo nome no Rio) alterou sua estrutura de direção. Agora, o Conselho Executivo é cuidado por Carlos Ziegelmeyer (presidente), Raul Cruz Lima (vice-presidente de criação), Plínio Pereira (vice de atendimento), Karl Peter Baendereck (vice de controller), Ricardo Otsuka (diretor de mídia), Sílvia Garnieri (diretora de pesquisa) e Gerson Rodrigues (diretor de atendimento). No Conselho Diretor, ficam Nicky Baendereck e Romildo Carregosa.
• A Mental Mark informa que conquistou as contas do Xiclé da Xuxa (na qual concorreu com a Giovanni e a Nova Forma), a da Cisper, a do Jornal do Brasil e nada menos que a da Westinghouse. Tudo isso representa, segundo Andréa Svaiter, um aumento de 40% do faturamento da agência, que este ano deverá chegar a Cz$ 500 milhões. Aliás, lá, Renato Quintanilha, ex-SGB, é o novo coordenador de Mídia.
E NO MAIS
• O Ministério da Cultura só teve 6 agências apresentando documentos para a sua concorrência. Destas, a CBBA-Propeg foi logo eliminada, por problemas nos papéis entregues. Agora, continuam no páreo MPM, DPZ, Salles, VS Escala e Pubblicità.
• Quem minimiza a importância das secretárias e da expedição numa empresa está muito enganado. Erros destes setores podem jogar fora todo o esforço de um trabalho. A competente Know How, de Brasília, é um exemplo. Comemorando 15 anos, seu diretor Wanderley Mattos produziu um interessante portfólio com os melhores trabalhos da agência e, cuidadoso, escreveu a mão longos bilhetes pessoais para cada pessoa — jornalistas, amigos e provavelmente prospects — a quem enviava o material.
Alguma coisa, no entanto, aconteceu depois que os cartões deixaram a mesa do bom Wanderley. Eu recebi um bilhete com um nome de alguém que não tenho a menor ideia quem seja. O meu bilhete foi parar no envelope endereçado à Marcia Brito, do Monitor Mercantil. Que, por sua vez, só recebeu o seu graças a uma gentileza do nosso amigo José Roberto Penteado, da ESPM, já que o dito cujo foi parar no envelope dele. O de José Roberto não sabemos quem recebeu.
CARTA
PROPAGANDA ENGANOSA
"A criação de cavalos é um negócio como outro qualquer. No setor existe, hoje, um investimento comparável à Indústria Brasileira de Tratores. E, como produtor, eu gostaria de registrar meu protesto, contra um comercial que está sendo veiculado na TV.
"Quem já assistiu na televisão o comercial em que um rapaz dirigindo um Gurgel aposta uma corrida, em campo aberto, com outro rapaz a cavalo.
"Os saltos do cavalo sobre obstáculos são acompanhados com saltos do Gurgel que no final da disputa chega em primeiro lugar.
"Este, senhores, é um anúncio enganoso.
"Nem o Grugel X 1.2 nem outro carro qualquer é capaz de fazer o que este comercial insinua. O filme foi falseado para tentar provar o impossível. Porque o Gurgel simplesmente não substituiu o cavalo nas condições de terreno apresentado no comercial.
"Como publicitário e criador de cavalos desafio a Gurgel a repetir esta disputa, na mesma locação, trocando apenas a equipe de cinegrafistas por uma equipe de tele reportagem. Se eu perder, pago a despesa. Se a Gurgel perder, que bote, o resultado no ar sem cortes."
Bjarke Rink, CBBA/Propeg - Recife.
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