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                                             Esta edição da coluna "Marketing & Publicidade" foi publicada originalmente no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Disco lança campanha hoje 
                                                
                                                  |  |  |  A Associação Brasileira de Produtores de Disco - ABPD vai  lançar, em agosto, uma campanha nacional estimada em 1,5 milhão de dólares,  criada pela Giovanni/Módulo Comunicações-Rio, com o objetivo de promover um  aumento considerável na venda de discos em todo o país.A campanha, que tem como slogan "Disco. O presente que  todo mundo gosta", será levada ao ar durante um ano e visa mostrar o disco  como um presente adequado a todas as ocasiões e a qualquer faixa de idade.
 Durante o processo de elaboração da campanha, foram  realizados estudos sobre a atual situação do mercado fonográfico, com base em  diversas pesquisas de mercado. O resultado de todo este esforço foi uma série  de comerciais — seis filmes de 15 segundos cada, cinco dos quais já foram  produzidos.
 A fase inicial da campanha ainda terá 14 mil mensagens  (testemunhais) gravadas pelos mais importantes disc-jóqueis e comunicadores de  rádio do país; anúncios de página dupla para revistas; material de ponto de  venda como cartazes, adesivos e móbile; e uma promoção de vendas envolvendo a  distribuição de dedicatória para que o consumidor envie mensagens carinhosas  junto com o disco, além de um button.
 A campanha da ABPD será aberta com um anúncio de página  dupla na edição de Veja que chega hoje às bancas. Amanhã, será dado início ao  resto da campanha, com a veiculação dos filmes "Madre",  "Maestro", "Casal", "Menina" e  "Roqueiro", com um total de 630 inserções. No Natal, a série será  acrescida de um comercial com Papai Noel.
 A criação da campanha foi de Adilson Xavier, Antônio  Torres, Raul Miranda e Rogério Cavalcante. A direção dos comerciais foi de  Chico Abreia, com produção da Jodaf/Yes- Rio.
 Empresas têm encontro sobre sua comunicação O capítulo carioca da Aberje-Associação Brasileira de  Comunicação Empresarial vai realizar, de 17 a 19 de agosto próximos, no Clube  Comercial do Rio, o seu II Encontro Regional de Comunicação Empresarial, aberto  a associados e não-associados interessados em discutir questões que envolvam a  divulgação de informações de empresas, privadas ou públicas.O Encontro abrirá às 19 horas do dia 17, mas nos dias  seguintes tomará todo o horário da tarde, com palestras e debates. Os maiores  destaques podem ser colocados nas palestras "Assessoria de Imprensa - Técnica  Jornalística usada para divulgar interesses particulares?", que terá como  debatedores Paulo Rehder (Bolsa de Valores) e Ancelmo Góes (Informe JB); e  "Marketing Adjetivado (cultural, expositivo, social). Como medir o  retorno?", cujo debatedor será Álvaro Bastos Pinto, da IBM Brasil. Ambas  acontecerão no último dia.
 Mas o evento também discutirá "A Informação na  Empresa: a escolha e acesso à mídia certa."; "Publicações  Empresariais - Profissionalização X Política Empresarial"; e "Como o  Relações Públicas se articula com as diversas áreas da Comunicação Empresarial?  É difícil alcançar uma convivência harmoniosa?"
 O custo das inscrições para associados é de 6 OTNs,  enquanto que para não associados elas vão a 13 OTNs. Estudantes pagarão 9 OTNs.  Quem quiser maiores informações pode procurar com Sra. Elizabeth, pelo telefone  224-4095.
 MAM vai exibir imagens de computador da Globo As imagens geradas em computador pela GCG - Globo  Computação Gráfica para a TV Globo, estarão em exposição no foyer do Museu de  Arte Moderna do Rio, a partir do dia 15 de setembro, integrando-se às  comemorações dos 40 anos do MAM.A mostra, intitulada "Videographic", será exibida  no Rio pela primeira vez, mas já percorreu de São Paulo a Londres, passando por  Nova York, Paris, Roma e outras praças famosas. Ela contém desde a marca da  Globo até os mais recentes efeitos especiais criados pelo designer Hans Donner  e produzidos pela GCG, sob a direção de José Dias.
 Conhecidas mundialmente por sua sofisticação, as imagens  computadorizadas da TV Globo tiveram início em 1975, quando Hans criou o logo  da empresa, pensando numa imagem tridimensional, sem ter, contudo, uma ideia de  como a executaria. José Dias, responsável pela evolução tecnológica da  computação gráfica da emissora, tornou realidade o sonho de Donner, produzindo  o logotipo em 3 dimensões através do "graphic computer", inaugurando  uma nova era na televisão brasileira. Desde então, Donner e Dias passaram a  trabalhar juntos.
 Enquanto o primeiro cria o novo visual dos programas, Dias  e sua equipe da GCG estudam como desenvolver suas ideias nos computadores da  empresa — que têm capacidade para gerar até 30 milhões de instruções por  segundo.
 A exposição será exibida simultaneamente em 39 monitores,  ao lado de documentários que mostrarão como se produz uma imagem de 3  dimensões. Paralelamente, estarão expostos painéis medindo 1m X 1m como fotos  das diversas fases de produção dos trabalhos.
 Olivetti faz campanha e ataca a pirataria  A pirataria na comercialização de acessórios de reposição  de maquinário, de todos os tipos e portes, sempre representou um grande  problema para os seus fabricantes originais. Isto porque a má qualidade destes  produtos afeta diretamente o desempenho das máquinas, comprometendo a sua  imagem. Ocupando a posição de maior fabricante de máquina de  escrever no País, a Olivetti conhece bem tal situação e decidiu combatê-la,  agora, através de uma ampla campanha publicitária, desenvolvida pela Biondi,  Vieira & Associados, de São Paulo.
 Para estimular o consumo de acessórios genuínos, a agência  criou a campanha "Identifique-se com o original". As principais  revistas de circulação nacional, jornais e rádios de todo o Brasil compõem a  mídia desta nova campanha que se iniciou nesta sexta-feira e vai até o dia 30  de setembro.
 Como reforço à campanha, a Olivetti distribuirá aos seus  250 concessionários um kit composto dos reprints dos anúncios de jornais e  reproduções dos spots de rádio (em ambos, para o revendedor acrescentar somente  a sua assinatura), e mais toda uma série de materiais promocionais, como  pasta-catálogo, cartelas com logotipos, displays de balcão, posters, selos e  adesivos. Sem falar em uma garrafa de champanhe para o revendedor comemorar o  início da campanha.
 Segundo o diretor de criação da agência, Nelson Biondi  Filho, todo este esforço promocional exigiu da Olivetti um investimento de 350  mil dólares.
 Marcyn quer liderar mercado de lingeries Com o objetivo de atingir, nos próximos anos, uma posição  de destaque entre as três primeiras indústrias fabricantes de lingeries no  país, Mauro Zaborowsky, diretor comercial da Marcyn Confecções, está anunciando  um investimento de 2 milhões de dólares destinados à ampliação da fábrica, do  quadro de pessoal e aquisição de novas máquinas em seu parque de 6.000 m², no  bairro da Lapa, em São Paulo.Segundo a empresa, o plano de expansão, que teve início em  1983, já tirou a Marcyn de um modesto 33º lugar no ranking das confecções de  lingeries, situando-a, hoje, entre as seis primeiras indústrias do setor. Isso  é o que revela o balanço do primeiro semestre deste ano, que registrou um  crescimento real em OTNs da ordem de 47% no faturamento, em relação a igual  período no ano passado, com um volume de aproximadamente 4 milhões de peças  produzidas, nos primeiros 6 meses de 1988.
 A Marcyn, com 700 funcionários, atende a três segmentos:  lingerie dia, aeróbica e praia, com uma distribuição a nível nacional em 9 mil  pontos de vendas.
 Itatiaia relança sua promoção com Insetisan Numa jogada de marketing associativo, a Itatiaia Turismo e  a Insetisan, duas empresas que aparentemente nada têm em comum, lançaram em  agosto do ano passado uma promoção que convidava seus clientes a acabar com os  insetos e passar um fim de semana nas principais cidades turísticas do Estado  do Rio de Janeiro. A iniciativa, que oferecia descontos de até 30%, foi um  sucesso, chegando a aumentar em 25% as vendas das duas empresas.Diante disto, Francisco Garcia, diretor da Itatiaia, e  Sérgio Carvalho, diretor da Insetisan, resolveram colocá-la em prática  novamente este ano. Só que, desta vez, para dar um diferencial à campanha, será  acrescentada uma outra promoção: o Bônus Turismo-Kolorbancas, que garantirá 20%  de desconto na revelação de um filme colorido de qualquer marca. "Desta  forma — explica Francisco Garcia — o cliente, além de dedetizar a sua casa sem  sofrer o cheiro dos inseticidas, curte momentos de lazer.
 Esta campanha, que visa incrementar o turismo interno numa  época em que a rede hoteleira está em baixa, entra em vigor a partir de agosto,  oferecendo pacotes para cidades como Mauá, Itacuruçá, Engenheiro Passos, etc...
 MKT MIX Nas agências • A McCann Erickson está de conta nova: passou a ser  cliente da agência a Otis, fabricante de elevadores e dona do cartaz histórico  "Aqui há Otis".• A Expressão acaba de adotar Búzios como cidade para a  qual vai tentar desenvolver projetos de marketing turístico, dentro da  iniciativa lançada pela TurisRio. A agência, que já tinha a conta da Fundação  Pro-Búzios, é dirigida no Rio por um fanático pela cidade: Jomar Pereira da  Silva.
 • Os trabalhos da Caio para o Jockey Club Brasileiro, conta  seu diretor de criação Antônio Batista, só tomarão corpo após o Grande Prêmio  Brasil. Entre as metas do esforço da Caio estará transformar o JCB em um lugar  para os cariocas frequentarem naturalmente a qualquer dia, e não apenas quando  há corridas.
 • Agora só falta o Rio ter o seu Anuário de Criação.  Tirando a hegemonia de 13 anos do Anuário do Clube de Criação de São Paulo, o  Norte-Nordeste está fazendo a sua publicação, assim como o pessoal do Clube de  Criação de Minas. Para pulverizar ainda mais, em São Paulo, mesmo, José  Zaragoza, o Z da DPZ, está liderando um processo para haver um anuário  específico para diretores de arte.
 
| Nos anunciantes • A Tecblu-Tecelagem Blumenau, cuja fábrica, porém, fica em  Natal, no Rio Grande do Norte, está lançando um novo tipo de tecido atoalhado,  cujo fio especial tem a promessa de resistir melhor à lavagem, o que atende ao  desejo do consumidor de manter por mais tempo as características felpudas do  produto. As toalhas da Tecblu estão sendo produzidas em cores lisas, em jogos  do tipo "Dele/Dela", compostos de 2 toalhas de banho, 2 de rosto e um  piso.
  • A Casio, fabricante de produtos eletrônicos, entrou  recentemente no mercado de máquinas fotográficas e já está agitando o setor com  um aparelho, a VS-101, que armazena imagens em disquetes flexíveis especiais de  vídeo, que são magnéticos muito parecidos com os usados em computadores. Com  ele, é possível gravar até 50 imagens num único disquete. Além disso, juntando  as funções de um videocassete com as de um projetor de slides, ligando-se a  câmera a um televisor comum, as imagens gravadas podem ser reproduzidas  imediatamente, avançando-se para frente e para trás. Sem falar que, através de  uma impressora de vídeo em cores, opcional, é possível fazer cópias em papel  das imagens armazenadas no disquete. • Para promover a sua liquidação de inverno — que começou  sexta-feira e vai até 19 de agosto —, o Plaza Shopping de Niterói, montou 20  vitrines na sua Praça Central, onde as ofertas serão trocadas diariamente para  funcionarem como um "guia de compras ao vivo", e justificar o slogan  da liquidação: "As Melhores Ofertas da Praça". O superintendente do  Plaza, Giancarlo Zanolini, informa ainda que para tentar alcançar um  acrescimento de 35% nas vendas do shopping e receber um milhão de pessoas  durante as três semanas da promoção, o Plaza Shopping também vai promover as  compras através de seu cartão de crédito, aprovando na hora as propostas de  quem comprovar renda líquida mínima de Cz$ 40 mil.
 
  • A Maison Forestier, empresa líder no segmento  "premium" de vinhos no Brasil, está lançando o primeiro vinho fino do  país produzidos na região do Vale do Rio São Francisco, resultado de 8 anos de  pesquisas para a aclimatação de parreiras viníferas no local. O novo vinho — Reserve  Chenin Blanc — é branco seco, de corpo pleno, coloração amarelo-palha, sabor  frutado e aroma intenso. A uva Chenin Blanc é originária da região de Touraine,  no centro-oeste da França. |  GENTE • Oswalber Fernandes foi promovido na McCann: passou a ser  diretor da conta de Coca-Cola, empresa, aliás, onde trabalhou no início de sua  brilhante carreira.• Mauro Forjaz, que deixou a Denison, começa esta  segunda-feira na McCann-Rio. Pelo que dá para imaginar, a partir da brecha  deixada pela mudança de Oswalber, Forjaz deverá assumir a direção da conta da  Gillette.
 • Paulo Antônio Magoulas deixou a Brasil América, e começa  já esta segunda-feira no atendimento da Publinews.
 • Álvaro Diago, gerente-geral do Hotel  InterContinental-Rio, foi agraciado com o prêmio "Amigo do Rio",  concedido pela Riotur. Por estar ausente do Rio, Álvaro foi representado pelo  gerente residente do Hotel, Anthony Sawyer, que recebeu o prêmio das mãos de  Saturnino Braga.
 • A planejadora de mídia Marcia Dias Gil (ex-McCann Erickson,  Thompson e Standard) está retornando ao mercado brasileiro, para o departamento  de mídia da Giovanni/Módulo-Rio, após ficar um ano estudando nos Estados  Unidos.
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