Esta edição da coluna "Marketing & Publicidade" foi publicada originalmente no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Disco lança campanha hoje
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A Associação Brasileira de Produtores de Disco - ABPD vai lançar, em agosto, uma campanha nacional estimada em 1,5 milhão de dólares, criada pela Giovanni/Módulo Comunicações-Rio, com o objetivo de promover um aumento considerável na venda de discos em todo o país.
A campanha, que tem como slogan "Disco. O presente que todo mundo gosta", será levada ao ar durante um ano e visa mostrar o disco como um presente adequado a todas as ocasiões e a qualquer faixa de idade.
Durante o processo de elaboração da campanha, foram realizados estudos sobre a atual situação do mercado fonográfico, com base em diversas pesquisas de mercado. O resultado de todo este esforço foi uma série de comerciais — seis filmes de 15 segundos cada, cinco dos quais já foram produzidos.
A fase inicial da campanha ainda terá 14 mil mensagens (testemunhais) gravadas pelos mais importantes disc-jóqueis e comunicadores de rádio do país; anúncios de página dupla para revistas; material de ponto de venda como cartazes, adesivos e móbile; e uma promoção de vendas envolvendo a distribuição de dedicatória para que o consumidor envie mensagens carinhosas junto com o disco, além de um button.
A campanha da ABPD será aberta com um anúncio de página dupla na edição de Veja que chega hoje às bancas. Amanhã, será dado início ao resto da campanha, com a veiculação dos filmes "Madre", "Maestro", "Casal", "Menina" e "Roqueiro", com um total de 630 inserções. No Natal, a série será acrescida de um comercial com Papai Noel.
A criação da campanha foi de Adilson Xavier, Antônio Torres, Raul Miranda e Rogério Cavalcante. A direção dos comerciais foi de Chico Abreia, com produção da Jodaf/Yes- Rio.
Empresas têm encontro sobre sua comunicação
O capítulo carioca da Aberje-Associação Brasileira de Comunicação Empresarial vai realizar, de 17 a 19 de agosto próximos, no Clube Comercial do Rio, o seu II Encontro Regional de Comunicação Empresarial, aberto a associados e não-associados interessados em discutir questões que envolvam a divulgação de informações de empresas, privadas ou públicas.
O Encontro abrirá às 19 horas do dia 17, mas nos dias seguintes tomará todo o horário da tarde, com palestras e debates. Os maiores destaques podem ser colocados nas palestras "Assessoria de Imprensa - Técnica Jornalística usada para divulgar interesses particulares?", que terá como debatedores Paulo Rehder (Bolsa de Valores) e Ancelmo Góes (Informe JB); e "Marketing Adjetivado (cultural, expositivo, social). Como medir o retorno?", cujo debatedor será Álvaro Bastos Pinto, da IBM Brasil. Ambas acontecerão no último dia.
Mas o evento também discutirá "A Informação na Empresa: a escolha e acesso à mídia certa."; "Publicações Empresariais - Profissionalização X Política Empresarial"; e "Como o Relações Públicas se articula com as diversas áreas da Comunicação Empresarial? É difícil alcançar uma convivência harmoniosa?"
O custo das inscrições para associados é de 6 OTNs, enquanto que para não associados elas vão a 13 OTNs. Estudantes pagarão 9 OTNs. Quem quiser maiores informações pode procurar com Sra. Elizabeth, pelo telefone 224-4095.
MAM vai exibir imagens de computador da Globo
As imagens geradas em computador pela GCG - Globo Computação Gráfica para a TV Globo, estarão em exposição no foyer do Museu de Arte Moderna do Rio, a partir do dia 15 de setembro, integrando-se às comemorações dos 40 anos do MAM.
A mostra, intitulada "Videographic", será exibida no Rio pela primeira vez, mas já percorreu de São Paulo a Londres, passando por Nova York, Paris, Roma e outras praças famosas. Ela contém desde a marca da Globo até os mais recentes efeitos especiais criados pelo designer Hans Donner e produzidos pela GCG, sob a direção de José Dias.
Conhecidas mundialmente por sua sofisticação, as imagens computadorizadas da TV Globo tiveram início em 1975, quando Hans criou o logo da empresa, pensando numa imagem tridimensional, sem ter, contudo, uma ideia de como a executaria. José Dias, responsável pela evolução tecnológica da computação gráfica da emissora, tornou realidade o sonho de Donner, produzindo o logotipo em 3 dimensões através do "graphic computer", inaugurando uma nova era na televisão brasileira. Desde então, Donner e Dias passaram a trabalhar juntos.
Enquanto o primeiro cria o novo visual dos programas, Dias e sua equipe da GCG estudam como desenvolver suas ideias nos computadores da empresa — que têm capacidade para gerar até 30 milhões de instruções por segundo.
A exposição será exibida simultaneamente em 39 monitores, ao lado de documentários que mostrarão como se produz uma imagem de 3 dimensões. Paralelamente, estarão expostos painéis medindo 1m X 1m como fotos das diversas fases de produção dos trabalhos.
Olivetti faz campanha e ataca a pirataria
A pirataria na comercialização de acessórios de reposição de maquinário, de todos os tipos e portes, sempre representou um grande problema para os seus fabricantes originais. Isto porque a má qualidade destes produtos afeta diretamente o desempenho das máquinas, comprometendo a sua imagem.
Ocupando a posição de maior fabricante de máquina de escrever no País, a Olivetti conhece bem tal situação e decidiu combatê-la, agora, através de uma ampla campanha publicitária, desenvolvida pela Biondi, Vieira & Associados, de São Paulo.
Para estimular o consumo de acessórios genuínos, a agência criou a campanha "Identifique-se com o original". As principais revistas de circulação nacional, jornais e rádios de todo o Brasil compõem a mídia desta nova campanha que se iniciou nesta sexta-feira e vai até o dia 30 de setembro.
Como reforço à campanha, a Olivetti distribuirá aos seus 250 concessionários um kit composto dos reprints dos anúncios de jornais e reproduções dos spots de rádio (em ambos, para o revendedor acrescentar somente a sua assinatura), e mais toda uma série de materiais promocionais, como pasta-catálogo, cartelas com logotipos, displays de balcão, posters, selos e adesivos. Sem falar em uma garrafa de champanhe para o revendedor comemorar o início da campanha.
Segundo o diretor de criação da agência, Nelson Biondi Filho, todo este esforço promocional exigiu da Olivetti um investimento de 350 mil dólares.
Marcyn quer liderar mercado de lingeries
Com o objetivo de atingir, nos próximos anos, uma posição de destaque entre as três primeiras indústrias fabricantes de lingeries no país, Mauro Zaborowsky, diretor comercial da Marcyn Confecções, está anunciando um investimento de 2 milhões de dólares destinados à ampliação da fábrica, do quadro de pessoal e aquisição de novas máquinas em seu parque de 6.000 m², no bairro da Lapa, em São Paulo.
Segundo a empresa, o plano de expansão, que teve início em 1983, já tirou a Marcyn de um modesto 33º lugar no ranking das confecções de lingeries, situando-a, hoje, entre as seis primeiras indústrias do setor. Isso é o que revela o balanço do primeiro semestre deste ano, que registrou um crescimento real em OTNs da ordem de 47% no faturamento, em relação a igual período no ano passado, com um volume de aproximadamente 4 milhões de peças produzidas, nos primeiros 6 meses de 1988.
A Marcyn, com 700 funcionários, atende a três segmentos: lingerie dia, aeróbica e praia, com uma distribuição a nível nacional em 9 mil pontos de vendas.
Itatiaia relança sua promoção com Insetisan
Numa jogada de marketing associativo, a Itatiaia Turismo e a Insetisan, duas empresas que aparentemente nada têm em comum, lançaram em agosto do ano passado uma promoção que convidava seus clientes a acabar com os insetos e passar um fim de semana nas principais cidades turísticas do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, que oferecia descontos de até 30%, foi um sucesso, chegando a aumentar em 25% as vendas das duas empresas.
Diante disto, Francisco Garcia, diretor da Itatiaia, e Sérgio Carvalho, diretor da Insetisan, resolveram colocá-la em prática novamente este ano. Só que, desta vez, para dar um diferencial à campanha, será acrescentada uma outra promoção: o Bônus Turismo-Kolorbancas, que garantirá 20% de desconto na revelação de um filme colorido de qualquer marca. "Desta forma — explica Francisco Garcia — o cliente, além de dedetizar a sua casa sem sofrer o cheiro dos inseticidas, curte momentos de lazer.
Esta campanha, que visa incrementar o turismo interno numa época em que a rede hoteleira está em baixa, entra em vigor a partir de agosto, oferecendo pacotes para cidades como Mauá, Itacuruçá, Engenheiro Passos, etc...
MKT MIX
Nas agências
• A McCann Erickson está de conta nova: passou a ser cliente da agência a Otis, fabricante de elevadores e dona do cartaz histórico "Aqui há Otis".
• A Expressão acaba de adotar Búzios como cidade para a qual vai tentar desenvolver projetos de marketing turístico, dentro da iniciativa lançada pela TurisRio. A agência, que já tinha a conta da Fundação Pro-Búzios, é dirigida no Rio por um fanático pela cidade: Jomar Pereira da Silva.
• Os trabalhos da Caio para o Jockey Club Brasileiro, conta seu diretor de criação Antônio Batista, só tomarão corpo após o Grande Prêmio Brasil. Entre as metas do esforço da Caio estará transformar o JCB em um lugar para os cariocas frequentarem naturalmente a qualquer dia, e não apenas quando há corridas.
• Agora só falta o Rio ter o seu Anuário de Criação. Tirando a hegemonia de 13 anos do Anuário do Clube de Criação de São Paulo, o Norte-Nordeste está fazendo a sua publicação, assim como o pessoal do Clube de Criação de Minas. Para pulverizar ainda mais, em São Paulo, mesmo, José Zaragoza, o Z da DPZ, está liderando um processo para haver um anuário específico para diretores de arte.
Nos anunciantes
• A Tecblu-Tecelagem Blumenau, cuja fábrica, porém, fica em Natal, no Rio Grande do Norte, está lançando um novo tipo de tecido atoalhado, cujo fio especial tem a promessa de resistir melhor à lavagem, o que atende ao desejo do consumidor de manter por mais tempo as características felpudas do produto. As toalhas da Tecblu estão sendo produzidas em cores lisas, em jogos do tipo "Dele/Dela", compostos de 2 toalhas de banho, 2 de rosto e um piso.
• A Casio, fabricante de produtos eletrônicos, entrou recentemente no mercado de máquinas fotográficas e já está agitando o setor com um aparelho, a VS-101, que armazena imagens em disquetes flexíveis especiais de vídeo, que são magnéticos muito parecidos com os usados em computadores. Com ele, é possível gravar até 50 imagens num único disquete. Além disso, juntando as funções de um videocassete com as de um projetor de slides, ligando-se a câmera a um televisor comum, as imagens gravadas podem ser reproduzidas imediatamente, avançando-se para frente e para trás. Sem falar que, através de uma impressora de vídeo em cores, opcional, é possível fazer cópias em papel das imagens armazenadas no disquete.
• Para promover a sua liquidação de inverno — que começou sexta-feira e vai até 19 de agosto —, o Plaza Shopping de Niterói, montou 20 vitrines na sua Praça Central, onde as ofertas serão trocadas diariamente para funcionarem como um "guia de compras ao vivo", e justificar o slogan da liquidação: "As Melhores Ofertas da Praça". O superintendente do Plaza, Giancarlo Zanolini, informa ainda que para tentar alcançar um acrescimento de 35% nas vendas do shopping e receber um milhão de pessoas durante as três semanas da promoção, o Plaza Shopping também vai promover as compras através de seu cartão de crédito, aprovando na hora as propostas de quem comprovar renda líquida mínima de Cz$ 40 mil.
• A Maison Forestier, empresa líder no segmento "premium" de vinhos no Brasil, está lançando o primeiro vinho fino do país produzidos na região do Vale do Rio São Francisco, resultado de 8 anos de pesquisas para a aclimatação de parreiras viníferas no local. O novo vinho — Reserve Chenin Blanc — é branco seco, de corpo pleno, coloração amarelo-palha, sabor frutado e aroma intenso. A uva Chenin Blanc é originária da região de Touraine, no centro-oeste da França.
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GENTE
• Oswalber Fernandes foi promovido na McCann: passou a ser diretor da conta de Coca-Cola, empresa, aliás, onde trabalhou no início de sua brilhante carreira.
• Mauro Forjaz, que deixou a Denison, começa esta segunda-feira na McCann-Rio. Pelo que dá para imaginar, a partir da brecha deixada pela mudança de Oswalber, Forjaz deverá assumir a direção da conta da Gillette.
• Paulo Antônio Magoulas deixou a Brasil América, e começa já esta segunda-feira no atendimento da Publinews.
• Álvaro Diago, gerente-geral do Hotel InterContinental-Rio, foi agraciado com o prêmio "Amigo do Rio", concedido pela Riotur. Por estar ausente do Rio, Álvaro foi representado pelo gerente residente do Hotel, Anthony Sawyer, que recebeu o prêmio das mãos de Saturnino Braga.
• A planejadora de mídia Marcia Dias Gil (ex-McCann Erickson, Thompson e Standard) está retornando ao mercado brasileiro, para o departamento de mídia da Giovanni/Módulo-Rio, após ficar um ano estudando nos Estados Unidos.
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