| 
                                             Esta edição da coluna "Marketing & Publicidade" foi publicada originalmente no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 São 94  os vencedores do Colunistas-Rio 
                                                
                                                  |  |  
                                                  | O Anúncio do Ano de 1987 fez parte da campanha contra a Aids. |  • CAMPANHA DE MERCADO AGROPECUÁRIOOURO: "Homens", da Esquire e Globotec para  Cyanarnid Química do Brasil.
 
 • COMERCIAL DE MERCADO ALIMENTÍCIO
 OURO: "Goma Diferente" (série), da Artplan e  Zohar para Lab.Canone/Tabletes Valda.
 
 • COMERCIAL DE BEBIDAS ALCOÓLICASM
 OURO: "Aeroporto", da Artplan e BlowUp para  Brahma/Malt90
 PRATA: "Todo dia é assim..." (série) da Artplan e  Hiper para Skol.
 BRONZE: "Tio Sam", da Scali, McCabe e Claquete  para Nicholson/Vodca Ikowa.
 
 • CAMPANHA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
 OURO: "Vinhetas Brahma Chopp" da Salles e  Globotec para Brahma/Brahma Chopp.
 
 • COMERCIAL DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
 OURO: "Pó", da Artplan e Cia. de Cinema para  Socan/Café Canaan
 
 • FONOGRAMA DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
 OURO: "Padre", da Artplan e Matrix para  Socan/Café Canaan.
 PRATA: "A família tá cheirando", da Artplan e P.  Som para Socan/Café Canaan.
 
 • CAMPANHA DE BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS
 OURO: "Aguas de Março lI", da McCann Erickson e  Jodaf/V Brasil para Coca-Cola Indústrias.
 
 • COMERCIAL DE BENS, SERVIÇOS E INSUMOS INDUSTRIAIS
 PRATA: "Kendô", da Giovanni e Jodaf/Yes para  Vulcan Material Plástico.
 
 • CAMPANHA DE CIGARROS E TABACO
 OURO: "Sax/Piano/Guitarra", da DPZ para Souza  Cruz/Carlton.
 
 • CAMPANHA COMUNITÁRIA
 OURO: "Aids - Você precisa saber evitar", da VS e  Globotec para Ministério da Saúde.
 
 • COMERCIAL DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO.
 OURO: "George" (série), da J. Walter Thompson e  Tec Cine Rio para Editora Globo/Speak Up.
 PRATA: "Carlton Dance Festival", da DPZ e Espiral  para Souza Cruz/Projeto Carlton.
 PRATA: "Elevador", da J. Walter Thompson e  Momento para Rio Gráfica/Livros.
 
 • FONOGRAMA DE COMUNICAÇAO; CULTURAL E EDUCAÇÃO.
 PRATA: "Os intocáveis", da Contemporânea e choque  da UIP.
 
 • ANÚNCIO DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO.
 OURO: “O jovem que vai resolver...", da Contemporânea  para sind, Estabelecimentos de Ensino.
 
 • OUTDOOR DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCACÃO.
 OURO: "O mundo está na Globo" (série), da  contemporânea para O Globo.
 
 • CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO.
 OURO: "Evolução Cultural", da Cláudio Carvalho e  vídeo tape para Editora Globo
 OURO: "Contagem Regressiva", da MPM e Casablanca  para Souza Cruz/Hollywood Rock.
 PRATA: "Constituintes", da VS Escala e VT Center  para Jornal do Brasil.
 
 • ANÚNCIO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAL DE ESCRITÓRIO
 OURO: "MD 110" (série), da Diler para Matec/MD  110".
 
 • CAMPANHA DE EQUIPAMENTOS E MATERIAL DE ESCRITÓRIO
 PRATA: "Pelé se apaixona novamente", da Caio  Dominguez para cobra computadores.
 BRONZE: "70 anos Bem Renovados", da Zapt para  Casa Nem Mais Um passo.
 
 • COMERCIAL DE MERCADO DE ESPORTE
 PRATA: "Olympique", da Contemporânea e RB  Produções para De Millus/Soutien Esportivo.
 
 • FONOGRAMA DE MERCADO FARMACEUTICO E SAÚDE
 OURO: "Bula". da Artplan e Matrix para Lab.  Canone/tabletes Valda
 PRATA: "Sarney, Ulisses, Brizola" (série), da SGB  e D.C. Vox para Sarsa.
 
 • COMERCIAL DE MERCADO FINANCEIRO, SEGUROS E POUPANÇA.
 OURO: "Ladrão", da Expressão e Eugenio Vídeo para  Sasse.
 
 • ANÚNCIO DE MERCADO FINANCEIRO, SEGUROS E POUPANÇA.
 OURO: "Pense Ouro..." (série), da McCann Erickson  Para Intergold.
 PRATA: "Bolsa de Valores" (série), da MPM para  Bolsa de Valores do Rio
 PRATA: "Global lnvestiment Bank" (série), da  Standard, Ogilvy para Banco Chase Manhattan.
 
 • CAMPANHA DE MERCADO FINANCEIRO, SEGUROS E POUPANÇA.
 PRATA: "Fundo ao Portador Bozano Simonsen", da  W/GGK para Banco Bozano Simonsen S/A.
 
 • COMERCIAL DE FOTO, CINE E ÓTlCA.
 OURO: "Paparazzi", da Standard, Ogilvy e Tycoon  Para Bausch & Lomb
 
 • ANÚNCIO DE MERCADO DE INFORMATÍCA
 PRATA: "Supermulti", da Giovanni para Medidata  lnformática S/A.
 
 • CAMPANHA DE MERCADO DE INFORMÁTICA
 PRATA: "Ligações" (série), da DPZ para Embratel.
 
 • COMERCIAL INSTlTUCIONAL E CORPORATlVO
 OURO: "Caminhoneiro", da MPM e Cia de Cinema para  Petróleo Ipiranga.
 PRATA: "Questões da nossa terra" (série), da  Esquire e Globotec para Cyanamid Química do Brasil.
 
 • FONOGRAMA INSTlTUCIONAL E CORPORATIVO
 OURO: "A Sua Estrela", da Salles e D.C. Vox para  Texaco do Brasil.
 
 • ANÚNCIO INSTÍTUCIONAL E CORPORATIVO
 OURO: "Pra ver como este país andou...", da J.  Walter Thompson para Distr. Petróleo/Institucional.
 PRATA: "Jorge Amado", da DPZ para Embratur.
 PRATA: "O Veículo Mais Econômico" (série), da  Giovanni para Casa Sendas.
 
 • CAMPANHA INSTÍTUCIONAL E CORPORATIVO
 OURO: "Campanha Institucional Mesbla", da Provarejo  para Mesbla.
 
 • COMERCIAL DE MERCADO DE MODA E VESTUÁRIO
 OURO: "Aliste-se" (série), da Artplan e Zohar  para Inega/Listadinha.
 PRATA: "Homem", da Artplan e Hiper para  Gofra/Calças No.
 BRONZE: "Guerra das Colas" (série), da ARTPLAN e  Oficina para Inega/Inega Cola.
 
 • ANUNCIO DO MERCADO DE MODA E VESTUÁRIO
 OURO: "A Mesbla sempre tem um sapato" (série), da  Provarejo para Mesbla.
 PRATA: "A receita da moda" (série), da Salles  para Ass. Lojistas do Rio Sul.
 
 • OUTODOOR DE MERCADO DE MODA E VESTUÁRIO
 OURO: "Põe Casa José Silva nele que ele...", da  Contemporânea para Casa José Silva/Roupas.
 
 • CAMPANHA DE MERCADO DE MODA E VESTUÁRIO
 OURO: "Queremos Sapasso", da Contemporânea para  Sapasso.
 PRATA: "Infância, vai ser bom, não foi?", da  Provarejo para Mesbla.
 BRONZE: "Vista' e descubra-se", da VS Escala e  Zohar para Tecidos Ferreira Guimarães.
 
 • COMERCIAL DE MÓVEIS, DECORAÇÃO E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS.
 PRATA: "lnvisible Touch", da Giovanni e JBTV para  Casa Gelli.
 
 • ANÚNCIO DE MÓVEIS, DECORAÇÃO E UTENSILIOS DOMESTICOS.
 OURO: "A Samurai foi prá cozinha", da Scali,  McCabe para Samurai Cozinhas.
 PRATA: "Samurai: A etiqueta do armário (série)",  da SGB para Samurai/Armário Priori.
 
 • FONOGRAMA DE PRODUTOS, COMÉRCIO E SERVIÇOS  AUTOMOBILÍSTICOS.
 OURO: "Saudades", da Salles e Opus 212 para  Texaco/Ursa.
 PRATA: "Touring 24 horas", da Touring e Moinho  para Touring Club do Brasil.
 
 • CAMPANHA DE PRODUTOS, COMÉRCIO E SERVIÇOS  AUTOMOBILÍSTICOS.
 OURO: "Esso com você", da J. Walter Thompson para  Esso.
 
 • CAMPANHA DE PRODUTOS DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DO LAR
 OURO: "Campanha Matox", da Esquire para  Shulton/Matox.
 
 • COMERCIAL DE PRODUTOS DE USO PESSOAL
 OURO: "Nua", da Standard, Ogilvy e Hiper para  Technos Amazônia.
 
 • CAMPANHA DE PRODUTOS DE USO PESSOAL
 PRATA: "Roditi é assim...", de Contemporânea para  Roditi/Joias.
 
 • COMERCIAL DE SERVIÇOS
 PRATA: "Rio Negócios IlI", da Tandem e Tycoon  para Flupeme.
 
 • COMERCIAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS E COMUNICAÇÃO DE GOVERNO
 OURO: "Cartão", da Artplan e Hiper para Caixa!  Destinação das Loterias
 PRATA: "Pernas", da Modulo e VT Um para  Ministério da Saúde.
 
 • CAMPANHA DE SERVIÇOS PÚBLICOS E COMUNICAÇÃO DE GOVERNO
 OURO: "Rio eu gosto de você", da Tandem e Tycoon  para Prefeitura do Rio de Janeiro.
 PRATA: "Centro de Apoio Profissional", da Azagaia  e Eugênio Vídeo para Funabem
 
 • ANÚNCIO DE TRADE
 OURO: "Estou sentindo cheiro...", da Artplan para  Socan/Café Canaan
 
 • ANÚNCIO DE TRANSPORTES, VIAGENS, LAZER E TURISMO.
 PRATA: "Búzios tem..." (série), da Expressão para  Fundação Pró-Búzios.
 
 • CAMPANHA DE TRANSPORTES, VIAGENS, LAZER E TURISMO.
 OURO: "Constituição da feijoada", da Giovanni  para Copacabana Palace Hotel.
 PRATA: "Fuso Horário deixa turista a ver...”, da  Pubblicita para Hotur/Turismo.
 BRONZE: "Aerolineas...", direto para Aerolineas  Argentinas.
 
 • COMERCIAL DE VAREJO I (GRANDE PORTE)
 OURO: "Performances" (série), da Salles e Tycoon  para Ass. Lojistas do Rio Sul.
 PRATA: "Moda Inverno", da Contemporânea e Choque  para BarraShopping
 PRATA: "I Feira do Bom Humor", da Contemporânea e  Yes Rio para BarraShopping
 
 • ANÚNCIO DE VAREJO 1 (GRANDE PORTE)
 OURO: "Ofertas Tele Rio" (série), da Artplan para  Tele Rio.
 PRATA: "Som profissional é no Bonzão" (série), da  Fama para Ponto Frio
 
 • ANÚNCIO DE VIDEO E SOM
 PRATA: "Personalidades", da Giovanni para  Polygram.
 
                                                
                                                  |  |  
                                                  | Anúncio veiculado pela Artplan na edição impressa. |  
 
                                                • CAMPANHA DE ATÉ 60 CM OU 1/2 PÁGINA DE REVISTAOURO: "Big Boss", da Expresso para Universidade  Santa Úrsula
 PRATA: "Ligia Azevedo", da VS Escala para Clínica  Médica Ligia Azevedo.
 
 • ANÚNCIO DE AGÊNCIA
 OURO: "Segundo o delegado de plantão...", da  Artplan e Geraldo Mello para Artplan Publicidade.
 PRATA: "Mude de expressão" (série), da Expressão  para Expressão.
 BRONZE: "Aos 14 anos a gente não é criança", da  Giovanni para Giovanni.
 
 • ANÚNCIO OU COMERCIAL DE OPORTUNIDADE
 OURO: "Bonzão troca cheques"(série), da Fama para  Ponto Frio
 PRATA: "Só Chernobyl!!", da Claudio Carvalho para  Alimenta
 PRATA: "Muito Brigado", da Diler para Postos  Itaipava/Institucional.
 BRONZE: "Tycoon. Agora com novo sabor", da J.  Walter Thompson para Tycoon
 
 • MENSAGEM RELATIVA A DATAS E EFEMERIDOS
 OURO: "Borboleta 88", da Provarejo e Claquete  para Mesbla
 
 • COMERCIAL COM TESTEMUNHAL
 PRATA: "Dona Clotilde", da Claudio Carvalho e  Tycoon para Faet S/A.
 
 • CONJUNTO DE COMERCIAIS
 OURO: "Artplan"; da Artplan e Diversas para  Diversos.
 
                                                
                                                  |  |  
                                                  | Anúncio da Artplan em homenagem a Paulo Rolf, Publicitário do Ano, veiculado na edição impressa da coluna. |  |