Esta edição da coluna "Marketing & Publicidade" foi publicada originalmente no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Rigor marca o júri do VT Rio
|
Sérgio Toni, Ivan Peter Stoy, Luiz Leitão, Clarisse Pernidji e Adilson Xavier em pleno momento de discussão dos critérios rigorosos do júri. |
Três júris de pré-seleção, com cerca de 100 jurados, e um júri final com 21 jurados, formaram um dos mais rigorosos comitês de seleção que um festival de propaganda neste país já teve. Foi o III VT Rio/Búzios 87, o Festival do VT Publicitário, promovido pela Abap-Rio, e que se encerrou durante o último fim de semana na Ilha Rasa, em Búzios, que de 280 trabalhos inscritos só concedeu 2 Grandes Traineiras (nos "Grand Prix") e 7 Traineiras de Ouro, de um total possível de 56 prêmios.
O rigor destes júris foi tanto que, ao final do julgamento, os próprios jurados admitiam que os trabalhos que tivessem passado pelos júris de pré-seleção poderiam se considerar muito bem premiados. Afinal, eles conseguiram ser considerados superiores à média por nada menos que 100 profissionais do primeiro time de agências e produtoras do Rio São Paulo e Porto Alegre.
O júri final, de Búzios, foi presidido por Armando Ferrentini (Propaganda & Marketing), e ainda composto por Marcio Ehrlich (Jornal do Commércio), que secretariou, e mais Christina Carvalho Pinto (Norton), Raul Cruz Lima (Denison), Sergio Toni (TV Globo), Luís Leitão (Tycoon), Maria Helena Tornovskv (Globotec), Delano D'Ávila (Provarejo), Itagiba Cobra (Mikson), Domingos Logullo (Salles), Ovande de Castro (Sir), Clarisse Pernidji (MPM), José Pedro Goulart (RBS Vídeo), Ronaldo Conde (Almap), Ivan Peter Stoy (J. Walter Thompson), Cláudio Carvalho (Cláudio Carvalho e Abap-Rio), Adilson Xavier (Giovanni), Marcos Augusto Bugni (DVT), Luís Sérgio Borgneth (Meio & Mensagem), Fredy Nabhan (VT Um) e Fábio Fernandes (Artplan).
|
José Pedro Goulart, Fredy Nabhan, este colunista, Paulo Lomba e Ronaldo Conde agitaram a festa com um debate sobre Cine-VT.
|
Este júri concedeu para a campanha da "Semana do Freguês da Manlec — Sabão Olimpo", da Módulo e Sete de Produção para a rede de varejo Manlec, de Porto Alegre, a Grande Traineira de Campanha em VT (Prêmio Rede Globo de Televisão), bisando um resultado que a agência conseguiu para este anunciante no festival do ano passado.
A Grande Traineira de VT Publicitário (Prêmio Rogerio Steinberg), foi dada à vinheta "Mergulho na TV", da Agência da Casa para a Rede Globo de Televisão.
A Agência da Casa, aliás, mereceu o Grande Prêmio de Agência, por ter sido a que mais trabalhos conseguiu ter aprovados pelos júris de pré-seleção, como finalistas. De 23 trabalhos inscritos, ela classificou 12, superando a Standard de Porto Alegre, que colocou 11 como finalistas e a J. Walter Thompson, que classificou 7 trabalhos.
O Grande Prêmio de Produtora, para aquela que tivesse classificado o maior número de comerciais, foi para a Globotec, que de 28 peças concorrentes emplacou 14, deixando em segundo lugar a TV Globo, com 12 trabalhos, e em terceiro a DVT, que inscreveu 24 trabalhos e classificou 11.
As Grandes Traineiras de Cine-VT e de Campanha em CineVT não foram concedidas.
A partir das indicações dos júris de pré-seleção e de sua própria avaliação, o júri final do III VT Rio/Búzios 87 ainda estabeleceu alguns Destaques Especiais, de caráter técnico. Foram eles:
• Destaque Especial de Interpretação para os atores da "Semana do Freguês da Manlec Sabão Olimpo".
• Destaque Especial de Direção de Arte para "Telefone", da J. Walter Thompson e VT Center para a Editora Globo.
• Destaque Especial de Maquiagem para "Profissionais do Ano", da Agência da Casa para a TV Globo.
• Destaque Especial de Trilha, Destaque Especial de Computação Gráfica e Destaque Especial de Campanha para "O Mundo está no Globo", da Contemporânea e GCG para o jornal O Globo.
• Destaque Especial de Cenografia para ''Rússia'', da Provídeo para Star Sax.
• Destaque Especial de Fotografia em VT para "Reflexos", da Iris Filmes, com fotografia de Dejair Cabrera, para as Lojas Renner.
A seguir, o resultado completo do III VT Rio/Búzios 87, com as Traineiras de Ouro e a relação dos trabalhos que chegaram a finalistas.
••VT••
|
Jomar Pereira da Silva, criador do Festival do VT Publicitário, recebeu de Paulo Giovanni, atual presidente da Abap-Rio, uma traineira como Homenagem Especial.
|
• AGROPECUÁRIA
Finalista: "Cresce e Aparece", da CPL e Provídeo para Sementes Corbetta
Finalista: "Fazendeiro", da Esquire e Globotec para Cyanamid/Granutox
• ALIMENTAÇÃO
Finalista: "Kissy Sport ", da Gemini e Tycoon para Batavo/Iogurte Kissy
Finalistas: "Jantar a due", da Norton e DVT para Nestlé/Maggi Fácil.
• BEBIDAS ALCOÓLICAS
Finalista: "Escoceses", da Norton e JPO para Cinzano Long John Whisky.
• BEBIDAS NÃO-ALCOÓLICAS.
Finalista: "Com Bolinha, Sem Bolinha", da Martins & Andrade e Sete para Água Mineral Sarandi.
Finalista: "Água da Fonte", da Slogan e DVT para Indaiá/ Água Mineral
• BRINQUEDOS
Traineira de Ouro: "Dragão", da SGB e DVT para Estrela/Dragão
Finalista: "Sitskate", da Cláudio Carvalho e Tycoon para Ind. Metalúrgica Tissot.
Finalista: "Roblock ", da FCB/Siboney e GCG para Trol Brinquedos /Robô.
Finalista: "Trombada", da SGB e DVT para Estrela/Trombada
Finalista: "Elastikom", da SGB e DVT para Estrela/Elastikom
Finalista: ''Estrela das Estrelas", da SGB e DVT para Estrela/Institucional
• CADEIAS DE VAREJO DE ELETRODOMÉSTICOS.
Finalista: "Não deixe para a última hora", da Módulo e Sete para Manlec
Finalista: "Amigo da Onça", da RS Escala e Focal para Imcosul
• COMUNICAÇÃO CULTURA E EDUCAÇÃO.
Finalista: "Profissionais do Ano", da Agência da Casa e TV Globo para o Prêmio Profissionais do Ano,
Finalista: "Fantoche", da DCS e Provídeo para Instituto Liberal.
Finalista: "60 Anos", da Martins & Andrade e RBS Vídeo para Rádio Gaúcha
Finalista: "Paulo Autran 30 anos", da MPM e RBS Vídeo para Rede Brasil Sul
Finalista: "Best of the Best", da MPM e Tycoon para Editora Record
Finalista: "JB/Constituinte", da VS Escala e VT Center para Jornal do Brasil
• DECORAÇÃO E PRODUTOS PARA O LAR
Finalista: "Buona Pizza", da Contexto e Miksom para Santa Marina/Forma Marinex
Finalista: "Corrida", da Giovanni e J. B. Tanko para Casa Gelli
• FOTO, CINE E ÓTICA.
Finalista: "Japonês", da J. Walter Thompson e Barriga Verde para Kodak/Câmaras Hobby
Finalista: "Apresentador Máximo", da J. Walter Thompson e Barriga Verde para Kodak/Câmaras Hobby
• LIMPEZA E HIGIENE
Finalista: "Míssil", da Leo Burnett e Miksom para Bayer
• LOJAS DE DEPARTAMENTOS E SHOPPING CENTERS
Traineira de Ouro: "Reflexos", da Standard e Iris para Lojas Renner
Finalista: "Setembro Mulher", da Asa e Film & Tape para BH Shopping
Finalista: "Performance", da Merchand e Tycoon para Rio Sul
Finalista: "Relógios", da Módulo e Sete para Manlec
Finalista: "Lavanderia" da Pão de Açúcar e Mikson para Jumbo Eletro
Finalista: "Enigmoda", da RS Escala e Focal para Imcosul.
Finalista: "Mês da Mulher", da RS Escala e Focal para Imcosul
Finalista: "Pinte o Fiat", da Standard e RBS Vídeo para Shopping Iguatemi.
Finalista: "Paixão", da Standard e Sabiá para Lojas Renner
Finalista: ''Dia dos Pais ", da Standard e Sete para Shopping Iguatemi
Finalista: ''Kanto Inkieto", da Standard e Sete para lojas Renner/Institucional
Finalista: "Mosca", da Standard e Provídeo para Lojas Renner
Finalista: "Bandeja", da Standard e Provídeo para Lojas Renner
Finalista: "Cabeças", da Standard e Provídeo para Lojas Renner/Kanto Kente
Finalista: "Beleza Interior", da Standard e Provídeo para Lojas Renner/Mês do Lar
Finalista: "Gritos", da Standard e Provídeo para Lojas Renner/Kanto Inkieto
• MODA, VESTUÁRIO E TÊXTEIS
Finalista: "Ensaio Fotográfico" da Saldiva e DVT para Darling/Lingeries
Finalista: "Ali Star", da Zink e Sete para Brochier/Tênis Ali Star
• PEQUENO V AREJO
Traineira de Ouro: "Endereço", da Galvão e D. Campos para Memória Computadores.
Finalista: "Costureira", da Gravatahy e VT Um para Narciso
Finalista: "Baile", da Texto e Arte e Sabiá para Casa Lyra
• POLÍTICO ELEITORAL E COMUNICAÇÃO DE GOVERNO
Finalista: "Viagem 90 Anos", da RC e SSV para Prefeitura de Belo Horizonte
• SUPERMERCADOS
Traineira de Ouro: "Preços Chatos", da MPM e Áudio Tape para Supermercados Real
Finalista: "Natal Maravilha", da Ítalo Bianchi e Tycoon para Bom Preço
• TURISMO E LAZER
Finalista: "Reagan /Sarney" da Agnelo Pacheco e Globotec para Playcenter
• VINHETAS E CHAMADAS
Finalista: "Vinheta Verão Onda", da Agência da Casa e TV Globo para Rede Globo
Finalista: "Vinheta Verão Ski ", da Agência da Casa e TV Globo para Rede Globo
Finalista: "Vinheta Verão, da Agência da Casa e TV Globo para Rede Globo
Finalista: "Vinheta Verão Vôlei", da Agência da Casa e TV Globo para Rede Globo
Finalista: "Vinheta Verão — Frescobol", da Agência da Casa e TV Globo para Rede Globo
Finalista: ''Essa onda pega índio", da Agência da Casa e TV Globo para Rede Globo
Finalista: "Moto", da MPM e Globotec para Cia. de Petróleo Ipiranga
• SERVIÇOS
Finalista: "Sorteio", da MPM e Globotec para Caixa Econômica Federal
Finalista: ''Saneamento'', da Pubblicità e SSV para Caixa Econômica Federal
Finalista; "Rio Negócios", da Tandem e Tycoon para Flupeme
• SERVIÇOS PÚBLICOS E COMUNITÁRIOS
Traineira de Ouro: "A Bahia ninguém divide", da DM-9 e Blow-Up para Ass. Legislativa da Bahia
Finalista: "Pernas", direto e VT Um para Ministério da Saúde
Finalista: "Dia dos Namorados", da Agência da Casa e TV Globo
Finalista: "Dia do Garçom", da Agência da Casa e TV Globo
Finalista: "Dia da Secretária", da Agência da Casa e TV Globo
Finalista: -"Constituinte/Menina", da CBBA/Propeg e DVT para Unicef
Finalista: "Racionamento de Energia", da Consórcio Randam e DVT para Chesf – Cia. HidroElétrica.
• CAMPANHAS
Finalista: "Vinhetas de Verão", da Agência da Casa e TV Globo para Rede Globo
Finalista: "O mundo está no Globo", da Contemporânea e CGC para O Globo
Finalista: ''Político'', da Denison e Olhar Eletrônico para Lojas Garbo
Finalista: "Orquestra, Piano e Violão", da DPZ e DVT para Gradiente
Finalista: "Expresso Brasil", da FJY&R e Globotec para Grupo Vicunha
Finalista: "Classifolha", da Jarbas e DVT para Folha de São Paulo/Classifolha
Finalista: "Semana do Freguês, da Manlec", da Módulo e Sete para Manlec
Finalista: "Woodstock ", da MPM e Casablanca para Souza Cruz.
Finalista: "Rio eu gosto de você", da Tandem e Tycoon para Prefeitura do Rio.
••• CINE-VT •••
|
Paulo Lomba, da Tycoon, entrega a Ivan Stoy, da Thompson, o Destaque de Direção de Arte de "telefone". |
• ALIMENTAÇÃO.
Finalista: "Mac Gula", da McCann Erickson e VT Um para McDonald's.
• BEBIDAS ALCOÓLICAS.
Finalista: "Puro Desejo", da J. Duncan e Equador para Ind. de Bebidas Sabará/Vodca Bakunin
• BEBIDAS NÃO-ALCOOOLICAS
Finalista: "Camisas — Copa União", da McCann Erickson e VT Um para Coca-Cola Indústrias.
• COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO.
Traineira de Ouro: "Expresso Oriente", da PM e Globotec para Editora Record
Finalista: "Telefone", da J Walter Thompson e VT Center para Editora Globo/Livros
Finalista: "Irmãos”, da Walter Thompson e Globotec para Editora Globo
Finalista: "Forasteiro”, da J. Walter Thompson e Dual para Editora Globo/Livros.
• DECORAÇÃO E PRODUTOS PARA O LAR.
Finalista: "Sr. Alberto", da Grad, Dammann e Miksom para Globo Tintas/Durepoxi
• LOJAS DE DEPARTAMENTOS E SHOPPlNG CENTERS.
Finalista: "Singin' in the Shopping", da Contemporânea Globotec para BarraShopping.
Finalista: "Avião", da DM-9 e Blow-Up para Shopping Barra
•-MODA VESTUÁRIO E TÊXTElS
Finalista: "Rússia", da Proptop e Provídeo para Star Sax.
• TRANSPORTES
Finalista: "Oficina", da Tycoon para Castrol
• SERVIÇOS
Traineira de Ouro: "Mansão do Viaduto", da CBBA/Propeg e Sani Filmes para Fernandez Construções.
Finalista: ''Nosso Clube", da CPI e Provídeo para Fenac Seguros.
• SERVIÇOS PÚBLICOS E COMUNITÁRIOS.
Finalista: "Cofre", da Agnelo Pacheco e Miksom para Bemge.
Finalista: "Queimada", da OM&B e Filme Produções para Governo de Goiás.
• CAMPANHAS
Finalista: "Campanha Bemge", da Agnelo Pacheco e Globotec para Bemge.
Finalista: "Recadastramento", da Denison e Globotec para Polícia Federal
Finalista: "Barata?", da Esquire e Globotec para Shulton Cosméticos/Matox
Finalista: "Homens", da Esquire e Globotec para Cyanamid Química/Scenter.
Finalista: "Série Speak-up", da J. Walter Thompson e Tec Cine para Editora Globo/Fascículos.
Finalista: "Carro, Festa, Fura Fila", da J. Walter Thompson e 5.6 para Spasa — Daytona
Finalista: "Mona Usa", da Premium e Globotec para Golden Cross
Finalista: "Aids. Você precisa ", saber evitar", da VS Escala e Globotec para Min. da Saúde/Campanha Aids.
MKT MIX
O Rio precisa ter a sua associação
Dentro de pouco tempo, a ABP-Associação Brasileira de Propaganda, sediada no Rio, poderá se assumir como associação carioca, interrompendo uma luta antiga por se impor como uma entidade de representatividade nacional, e que havia sido reafirmada inclusive pela atual diretoria da entidade, na época de sua eleição,
Quem informa é a APP-Associação Paulista de Propaganda, que em noticiário enviado à imprensa, conta que "Hiran Castelo Branco e Luiz Dias Salles são nomes já confirmados para representar São Paulo na comissão paritária que deverá trabalhar na preparação do pré-projeto de uma Associação Nacional do Publicitário".
Diz o informativo que as gestões entre a APP e a ABP encontram-se em andamento e, segundo o presidente da APP, Guilherme Sztutman, "se os entendimentos forem bem-sucedidos, pela primeira vez na história do mercado brasileiro teremos uma entidade verdadeiramente nacional, representativa de todos os profissionais que atuam no país".
Seja qual for a decisão a ser tomada, uma coisa é certa: o Rio tem carência de uma associação que congregue, represente e defenda os seus publicitários.
Com sua postura — cujos méritos não quero entrar — a ABP nem consegue ser verdadeiramente nacional, pois nenhum outro Estado a reconhece como tal, nem cuida dos interesses locais. Foi muito triste, por exemplo, este ano, ver que o Dia Mundial da Propaganda, ocorrido a 4 de dezembro último, passou completamente esquecido por todas as entidades cariocas. Nem a tradicional festa dos publicitários do Rio aconteceu.
Se não vale a pena desgastar uma marca tão boa como a da "ABP" em uma entidade local, porque não se começar a pensar na criação de uma Associação Carioca de Propaganda?
Está aí um bom assunto para os grupos profissionais tipicamente cariocas — como o Clube de Criação do Rio, o Grupo de Mídia do Rio, o Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio, a Associação de Contatos de Veículos do Rio etc. — discutirem no início deste ano que se aproxima.
Tandem ganha prêmio de inovação em RP
A Tandem acaba de faturar o 2º Prêmio Inovação em Relações Públicas, na categoria de participação especial, por seu "case" da visita da Princesa Anne visitando a Thomas de La Rue.
O curioso do "case" é que o trabalho da agência não foi conseguir boa cobertura da imprensa, mas evitar, por proibição da Família Real, que os jornalistas tivessem acesso ao evento. Assim, o verdadeiro trabalho foi conseguir o afastamento da imprensa sem repercussões negativas. O prêmio é uma promoção da Faculdade de Comunicação Hélio Alonso.
CURTAS
• O grande escritor e redator Antônio Torres é a nova contratação da Giovanni, onde fará dupla com Jeovah Santos, completando a quarta dupla de criação da agência. Torres, que já passou pela Salles, Almap, Denison, Norton, Standard e Lintas, esteve até recentemente na Scali, McCabe.
• Falando em Scali, o escritório da agência, no Rio, sob o comando de Maurice Cohen, finalmente agora deve deslanchar, com a conquista de várias novas contas: Beecham (Silvikrin, ex-Léo Burnett). BBF — Bolsa Brasileira de Futuros (ex-Contemporânea), Chase, Hotéis Meridien (ex-Norton), Lojas Dimpus e Samurai (ex-SGB).
• Christiano Fraga, ex-MPM, Globo, Bolsa e Grupo Fluminense de Comunicação, é o novo Gerente de Publicidade-Rio do nosso JORNAL DO COMMERCIO.
• O redator Octávio Moreira lima (ex-Artplan e Casa da Criação) e o diretor de arte Eduardo Machado (ex-DPZ, Norton e· Artplan) formam agora mais uma dupla de criação na Tandem, que também contratou, para o seu atendimento, Murilo Hasselmann, ex-Casa da Criação e Mental Mark.
• O Clube de Criação de São Paulo já lançou o seu XII Anuário, um volume com mais de 300 páginas e quase 2 quilos de peso, que traz cerca de 400 peças publicitárias nas áreas de imprensa, televisão, cinema, VT, rádio, material promocional, editorial e grafismo eletrônico, registrando o que se fez de melhor — na opinião dos criadores paulistas — de abril de 1986 a março de 1987. O preço do Anuário é de Cz$ 4 mil, e os pedidos podem ser feitos diretamente ao CCSP, por carta à Rua Treze de Maio, 596, São Paulo, CEP 01327.
• O escritório carioca da Grottera & Cia. já está instalado, depois de várias obras. É o que conta. Eufórica, sua diretora Maria Alice Langoni. Ele fica na Rua Barão de Jaguaribe, 362, conjunto 103, com o telefone 274-1988.
• Durante todo o ano, os grandes empresários de propaganda choraram mágoas de que 1987 estava péssimo, os resultados seriam terríveis e coisas do gênero. Agora que se aproxima o período de divulgação pública de seus números, com vistas aos tão polêmicos rankings e suas disputas de posições, já começam a aparecer na imprensa não especializada notinhas de um ou outro empresário declarando que, pelo contrário, o ano até que não fechou tão mal assim, e que a indústria publicitária até terá lucro em 1987. Deus é brasileiro, mesmo. E, ao que parece, publicitário.
Contos e Contas.
• Genilson Gonzaga
Salve-se quem puder
Os EUA vão reduzir em 25% as importações de açúcar, medida que afetará seriamente as exportações brasileiras do produto.
Somos o terceiro maior exportador de açúcar para os Estados Unidos, perdendo apenas para a República Dominicana e para as Filipinas — o que serve para dimensionar o rojão que ainda teremos de aguentar.
Essa decisão norte-americana, cuja economia também está no sufoco, ameaça nossa pretensão de obter um saldo de quase USS 10 bilhões em nossa balança comercial no próximo ano.
Já estávamos na pior com as medidas protecionistas do Sr. Reagan, no fundo uma retaliação peque engrossamos com a reserva de mercado na área da informática e estamos azucrinando a vida das multinacionais norte-americanas no Brasil. Olho por olho. O que não é o caso do açúcar.
O campeonato do açúcar é outro. Quando em campanha eleitoral, Reagan fizera a promessa aos produtores locais e agora está cumprindo. Eles também são filhos de Deus. E estão sentindo na pele a expansão da indústria de adoçantes. Nem refrigerante precisa mais de açúcar para ficar adocicado.
É o progresso. A vida dos produtores de açúcar vai ficar cada vez mais difícil. Mas eles continuam a cometer o mesmo imperdoável erro de marketing cometido pelos exportadores brasileiros em geral: não procuram novas alternativas nem abrir novos mercados.
É sempre arriscado para qualquer negócio operar com poucos clientes ou permitir que um deles responda por substancial parcela do faturamento. Quando há o rompimento, adeus viola. Fica todo mundo de calça na mão.
•••
Outro papo: a situação está tão braba que dois grandes do Rio tiveram de apelar para a ignorância a fim de se safar da olimpicamente irrisória venda de fim de ano. A Mesbla — quem diria? está vendendo tudo com 50% de desconto e a Tele-Rio anunciou monumental Liquidação de Natal
É um triste sinal dos tempos.
|