Esta edição da coluna "Marketing & Publicidade" foi publicada originalmente no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.
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Promoção dá 4 GP ao Rio
Dos 9 Grandes Prêmios conferidos pelo VI Prêmio ColunistasPromoção, julgado durante o último fim de semana, em São Paulo, 4 foram para o Rio de Janeiro: como cliente de Promoção do Ano foi escolhida a Souza Cruz; a Campanha Promocional do Ano foi o título conferido a "Correio X", da VS Escala para a IBM Brasil; o Evento Promocional do Ano ficou com "Eu, Leonardo", da Denison-Rio para a mesma IBM Brasil, e o Fato de Promoção do Ano foi "O esforço promocional da Pepsi-Cola, através de sua agência J. Walter Thompson, para a recolocação do produto no mercado brasileiro".
Este foi, provavelmente, o mais difícil julgamento do Prêmio Colunistas-Promoção. Atendendo às recomendações de um grande número de dirigentes e profissionais de agências, o Júri — presidido por este colunista — procurou ser bastante rigoroso na avaliação das peças inscritas, buscando uma efetiva valorização de cada medalha concedida. Para se ter uma ideia, dos 510 trabalhos inscritos (entre campanhas, eventos e peças isoladas) apenas 96 foram premiados nas 67 categorias do concurso.
O VI Prêmio Colunistas-Promoção é atualmente a maior premiação brasileira nas áreas de promoções, merchandising, design e embalagens. Este ano, concorreram trabalhos criados ou produzidos entre 1º de julho de 1986 e 30 de junho de 1987, e vindos do Rio, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Belém. Fizeram ainda parte do Júri os colunistas Antoninho Pereira Rossini, Armando Ferrentini, Eloy Simões, Francisco Alberto Madia de Souza, José Cláudio Maluf, Márcia Brito, Nelson Cadena, Roberto Simões e Sílvia Dias de Souza.
A seguir, a relação completa dos prêmios do VI ColunistasPromoção:
GRANDES PRÉMIOS
Agência de Promoção do Ano:
LM Merchandising
Empresário de Promoção do Ano:
João de Simoni Ferraciu
Profissional de Promoção do Ano:
Gilmar Pinto Caldeira
Cliente de Promoção do Ano:
Souza Cruz
Fato de Promoção do Ano:
"O esforço" promocional da Pepsi-Cola, através de sua agência J. Walter Thompson, para a recolocação do produto no mercado brasileiro.
Campanha Promocional do Ano:
Título: "Correio X"
Agência: VS Escala
Cliente: IBM Brasil/Desburocratização
Criação: Paulo César Costa/Manolo Rodriguez
Atendimento: Luciana Pautasso
Aprovação: Irene Azevedo
Evento Promocional do Ano:
Título: "Eu, Leonardo"
Agência: Denison
Cliente: IBM Brasil/Exposição Leonardo da Vinci
Criação: Aldyr Nunes e Walter Pereira
Atendimento: Herculano Siqueira, Luís Loffler e Adriana Carpegiani
Aprovação: João de Paula Correa Neto e Marcus Barbosa
Peça Promocional do Ano:
Título: "Podium US Top"
Agência: Art & Company
Cliente: São Paulo Alpargatas/Camisas e Malhas US Top
Criação: Sueli Tsumori e Eliana Pavan
Atendimento: Silvana Samaritano
Aprovação: Heloisa Omine, J. C. Aguilera e Paulo Costa
Embalagem do Ano:
Título: "Pallettes"
Agência: LM Merchandising
Cliente: LM Merchandising
Destaques do Ano:
- A João Madeira, da Shell, por sua forte atuação no apoio às decisões de patrocínio da empresa a projetos artístico-culturais nacionais.
- A Luís Ballarin, da Alpargatas, por sua participação decisiva no desenvolvimento dos projetos promocionais daquela companhia.
- A Miguel Aidar e Márcio Braga, por sua atitude de desobediência civil em benefício da valorização do futebol brasileiro.
- Ao Boticário, pelos esforços promocionais na comemoração de seu 10º aniversário.
- A Hunter Douglas, pelo desenvolvimento do seu projeto de registro histórico dos Caminhos da Arquitetura no Brasil.
- A Volvo, pela iniciativa de se associar aos esforços educacionais pela melhoria da Segurança nas Estradas do País.
• • CAMPANHAS • •
• CAMPANHA DE PROMOÇÃO DE VENDAS
OURO: "Clube Thundercats", da JOB para Pepsico & Cia/Elma Chips.
PRATA: "2º Festival de Prêmios Pingouin", da GTM&C para Paramount Lansul/Pingouin.
BRONZE: "Copa Morumbishopping", da Artplan para Morumbishopping
• CAMPANHA DIRIGIDA A PÚBLICOS INTERNOS
OURO: "Los Conquistadores", da Incentive House para Moore Formulários.
PRATA: "Contatos Imediatos", da Incentive House para Citibank National Association.
• CAMPANHA DIRIGIDA A PÚBUCOS INTERMEDIÁRIOS
OURO: "Comunicação de Troca de Cartões", da ALR&A/Grab para Credicard/Cartão Mastercard.
PRATA: "Arrow Made in Brazil", da Art & Company para São Paulo Alpargatas/Arrow.
BRONZE: "Agente Clark", da Incentive House para V. M. E. Brasil Equipamentos
• CAMPANHA DE MARKETING DIRETO DE SERVIÇOS
OURO: "Seguro Descomplicado Credicard" da ALR& Grab para Clube
de Seguros Credicard
• CAMPANHA PROMOCIONAL DE PRODUTO CULTURAL
OURO: "Free Jazz Festival", da Salles para Souza Cruz/Cigarros Free.
PRATA: "Carlton Dance Festival", da DPZ para Souza Cruz/Carlton.
BRONZE: "Evita", da DPZ para Souza Cruz/Carlton.
• CAMPANHA DE MERCHANDISING
OURO: "Rede US Top TV—Inverno", da Art & Company para São Paulo Alpargatas/US Top.
• • EVENTOS • •
• EVENTO OU AÇÃO INSTITUCIONAL
OURO: "Arraiá da Capitá", da A Tarde para A Tarde.
PRATA: "Varig 60 anos", da Expressão para Varig.
BRONZE: "Carlton Dance Festival", da DPZ para Souza Cruz/Carlton.
• EVENTO OU AÇÃO PROMOCIONAL DE VENDAS
OURO: "Korrigan/Outono/Inverno 87", da GTM&C para Paramount Lansul/Korrigan.
PRATA: "Feira do Bom Humor", da Contemporânea para Ass. Lojistas do BarraShopping.
BRONZE: "Puppi", da Geminni para Coop. Central da Lat. do Paraná
• EVENTO OU AÇÃO PROMOCIONAL DIRIGIDA A PÚBLICOS INTERNOS
OURO: "Campeões", da F.J. Y&R pra Brahma e Pepsi
• EVENTO OU AÇÃO PROMOCIONAL DIRIGIDA A PÚBLICOS INTERMEDIÁRIOS
OURO: "Arrow Made in Brazil", da Art & Company para São Paulo Alpargatas/Arrow.
•EVENTO OU AÇÃO PROMOCIONAL CULTURAL
OURO: "Galerie", da Scali, McCabe para Belocap/Helena Rubinstein.
• EVENTO OU AÇÃO PROMOCIONAL ESPORTIVA
OURO: "Maratona do Rio 87", da Salles para Ref. de Milho Brasil/Mazola.
PRATA: "Formula Esso", da J. Walter Thompson para Esso Brasileira de Petróleo.
BRONZE: "Travessia África-Itaparica", da Ovo de Colombo para Hotéis Galeão Sacramento.
• • PEÇAS • •
• ANÚNCIO OU ENCARTE DE PROMOÇÃO DE VENDAS
OURO: "Corte o Vale. A Samurai corta o Preço", da SGB para Serraria Inhaúma/Samurai.
PRATA: "Daniel Hechter. Todas as cores...", da Provarejo para Mesbla/Roupas Daniel Hechter.
• COMERCIAL DE PROMOÇÃO DE VENDAS
OURO: "Fórmula Esso", da J. Walter Thompson para Esso Brasileira de Petróleo
PRATA: "Feira do Bom Humor", da Contemporânea para Ass. Lojistas do BarraShopping.
BRONZE: "Cozinheiro", da DPZ para Cia. União/Cafés.
• COMERCIAL DE RESPOSTA OU MARKETING DIRETO
PRATA: "Direto ao assunto", da RSVP-para Bússola/Informativos.
• FOLHETO PROMOCIONAL DE PRODUTO DE CONSUMO
OURO: "Dirija sua imagem.../Coloque na...", da Editora Abril para Quatro Rodas.
PRATA: "Moda. O que é. Como acontece", da GTM&C para Paramount Lansul/Korrigan.
BRONZE: "Transformaram a semente dourada...", da Salles para Carrefour/Padaria.
• FOLHETO PROMOCIONAL DE PRODUTO DE USO PROFISSIONAL
OURO: "Corrimento", da GTM&C para Rhodia/Div. Farmacêutica
• FOLHETO PROMOCIONAL DE SERVIÇOS
OURO: "Porto de Sagres/Itaparica", da Ovo de Colombo para Hotéis Galeão Sacramento.
• CARTAZ OU POSTER DE PRODUTO DE CONSUMO
OURO: Série "Technos/Esferas", da Standard para Technos da Amazônia.
PRATA: "Cartaz Semanal de Veja", da House Tietê para Editora Abril
BRONZE: "Feliz Páscoa", da McCann-Erickson para Coca-Cola.
• CARTAZ OU POSTER DE PRODUTO CULTURAL
OURO: "Festival de Inverno de C. do Jordão", da DPZ para Souza Cruz/Carlton.
PRATA: "Ballet Bolshoi", da DPZ para Souza Cruz/Carlton.
• CARTAZ OU POSTER DE SERVIÇOS
OURO: "Nunca dois iguais foram tão...", da Salles para Carrefour.
PRATA: "Série Itaú", da DPZ para Banco Itaú/Serviços.
BRONZE: "I was in...", da Artplan para Morumbishopping
• BRINDE OU PEÇA PROMOCIONAL DE AGÊNCIA OU EMPRESA DE PROMOÇÃO
OURO: "De Corpo e Alma", da Contemporânea para Comunicação Contemporânea.
PRATA: "Uma agência que só anuncia...", da Exclam para Exclam.
• PEÇA GRÁFICA RELATIVA A DATAS OU EFEMERIDES
OURO: "Technos 30 anos", da Standard para Standard/Convite.
PRATA: "Passagem VT-Um", da Dinâmica para VT Um Produções.
• PEÇA PROMOCIONAL DE PRODUTO DE CONSUMO.
OURO: "Porta Guardanapos", da LM Merchandising.
PRATA: "Para todas as perguntas...", da Editora Abril para Revista Super Interessante.
• PEÇA PROMOCIONAL DE PRODUTO CULTURAL
OURO: "V Festival de Dança de Joinville", da Exclam para Fundação Cultural de Joinville.
• PEÇA PROMOCIONAL DE PRODUTO DE USO PROFISSIONAL
OURO: "Abril Imagens", da House Tietê para Editora Abril/Venda de Fotos.
PRATA: "Pro cad ", da Oficina para Comicro.
• PEÇA PROMOCIONAL DE SERVIÇOS
OURO: "Passaportezinho Brasil", da F. J. Y&R para Embratur
• MATERIAL DE PONTO DE VENDA DE PRODUTO DE CONSUMO
OURO: "Potikos (lançamento)", da Chancela para Kellogg Brasil & Companhia.
• DISPLAY COM PRODUTO
OURO: "Display Elma Chips", da JOB para Pepsico/Elma Chips.
• DlSPLAY SEM PRODUTO
OURO: "Espelho", da J. Walter Thompson para De Beers/Joias com Diamantes
PRATA: "Emerson Fittipaldi", da Gruponove para Acumuladores Moura.
BRONZE: "Vá a Sergipe", da Pejota para Emsetur e Banese.
• LAYOUT OU DECORAÇÃO DE PONTO DE VENDA
OURO: "Display Knorr", da LM Merchandising para Ref. de Milho Brasil/Knorr.
• BRINDE OU PEÇA DIRIGIDA A PÚBLICOS INTERNOS OU INTERMEDIÁRIOS
OURO: "Kit Pena", da Ampla para Formulários Moore.
PRATA: "Rolha", da Ampla para Haras Mangaratiba.
BRONZE: "Atlântico (Kit de Armar)", da Expressão para Varig.
• BRINDE OU PEÇA PROMOCIONAL CULTURAL
OURO: "Folclore", da Norton para Caterpillar Brasil.
PRATA: "Consonância—Disco da Orquestra...", da B&K para O Boticário.
BRONZE: "Por dentro de um jornal", da Contemporânea para Jornal do Brasil.
• CAPA DE DISCO
OURO: "A Barca dos Amantes", da Quilombo para Polygram.
PRATA: "Vida Bandida—Lobão", da Mico para RCA
• CAPA DE CADERNO
OURO: "Bradesco Turismo", da Salles para Bradesco/Turismo.
BROADSIDE
OURO: "Só existe uma maneira de ganhar...", da FCB/Siboney para Colgate-Palmolive/Protex.
PRATA: "Faet apresenta a Campanha do Ano", da Cláudio Carvalho para Faet.
• PUBLICAÇÃO TECNICA OU INFORMATIVA
OURO: "Balanço/Trombini", da JJ para Grupo Industrial Trombini.
PRATA: "On the road", da Spectro para São Paulo Alpargatas.
• PUBLICAÇÃO PERIODICA INSTITUCIONAL
OURO: "Parar para ajudar ou...", da Standard para Shell/Shell Responde.
PRATA: "Revista IBM", da Dia Design para IBM Brasil.
• CALENDÁRIO.
OURO: "A Bahia é Mística", da Abakerli & Amaral para Pronor.
PRATA: "Artistas da Terra", da AAB, Ogilvy & Mather para Coopersucar.
• RELATÓRIO DE DIRETORIA (PRÊMIO GUILHERME QUANDT DE OLIVEIRA)
OURO: "Relatório de Diretoria Nitrocarbono", da D&E para Nitrocarbono.
PRATA: "Perfil Durex", da Marquês da Costa para Durex Auto Asbestos.
• • DESIGN • •
• PROGRAMAÇÃO VISUAL
OURO: "Papelaria Básica Art Man", da P e B para Art Man/Confecção Masculina.
PRATA: "Comunicação Visual Dom Vital", da ALR&A/Grab para Dom Vital.
BRONZE: "SP Capital", da Oficina para Gugar Confecções.
• PAPELARIA
OURO: "Festival de Inverno de C. do Jordão", da DPZ para Souza Crus/Carlton.
PRATA: "Charm D'Charm", da DPZ para Souza Cruz/Charm.
• MARCA OU LOGOTIPO
PRATA: "TV Independência", da Alapont para TV Independência.
• ASSINATURA OU SELO
OURO: "Rio eu gosto de Você", da Tandem para Prefeitura do Rio.
• • EMBALAGENS • •
• RÓTULO
OURO: "Maguary Vancouver", da GTM&C para Ind. Alimentícias Maguary.
• EMBALAGEM EM PAPEL, PAPELÃO OU SIMILAR.
OURO: "Alcatra" / "Filet Mignon" / "lagarto...”, da Marques da Costa para Bordon/Special Pack
• EMBALAGEM EM PAPEL, PAPELÃO OU SIMILAR
OURO: "Solutions for Sports", da Seragini/Y&R para Croma Cosméticos.
• EMBALAGEM EM METAL
OURO: "Potikos (lançamento)", da Chancela para Kellogg Brasil & Companhia.
• EMBALAGEM PROMOCIONAL
OURO: Série "Moda Prática", da Abakerli & Amaral para Vulcan Material Plástico.
• SACO OU SACOLA
OURO: "Sacola" da P e B para Patachou/Confecção.
MKT MIX
Sindicato empossa e diz que mandado não lhe atingia
Maria Helena Fuzer, da Vera Cruz Publicidade, foi empossada presidente do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro no último dia 17, em cerimônia na ABI.
Semana passada, noticiei aqui que o Movimento Reclame, de oposição à diretoria anterior do Sindicato e à chapa de Maria Helena, havia conseguido na 6ª Vara uma liminar sustando por 15 dias a posse. Soubemos depois que, inclusive, este documento chegou a ser entregue a Murilo Coutinho, presidente anterior do Sindicato, momentos antes da cerimônia. Maria Helena, porém, informa o que aconteceu:
"A liminar concedida pelo Juiz da 6ª Vara não foi dirigida ao presidente do Sindicato, que é quem dá a posse, e sim ao delegado da DRT, para que não acolhesse a posse. Por isso, consideramos que aquele mandado não impedia que prosseguíssemos com a posse e a realizamos, de acordo com o artigo 532 da CLT."
A presidente eleita do Sindicato explica que agora a posse está sub-judice, e ela mesma vem dando expediente no órgão como presidente "de fato", mas não "de direito":
"Murilo me empossou como presidente da entidade", diz, "e só estou aguardando o Juiz dar o mérito da liminar, o que deve acontecer até o próximo dia 30".
Giovanni cria e Unimed comemora
A UNIMED conquistou, pela segunda vez, o Prêmio do Mérito Lojista, na Categoria Assistência Médica, e decidiu utilizar essa conquista para prestar uma homenagem a seus associados. Através de um anúncio simples e criativo, desenvolvido pela Giovanni e Associados, com o título "Saúde de Ferro", a UNIMED se congratula com seus usuários, mostrando que "está em boa forma". A peça aproveita ainda a oportunidade do prêmio para mostrar que o cooperativismo, a forma adotada pelo Sistema UNIMED para o credenciamento de médicos, "é um tratamento altamente eficaz", e cujos benefícios são revertidos aos milhões de associados que utilizam os serviços da UNIMED. A ficha técnica é a seguinte: Criação: Guto de Paula e Antônio Celso; Produção Gráfica: Paulo de Moraes e Andrea Guimarães; Atendimento: Wilson Cunha; Direção: Adilson Xavier.
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CURTAS
• Ricardo Boechat e Marco Antônio Rocha deixaram o sistema de comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro. No lugar dos dois, estão assumindo Belisa Ribeiro e Mauro Richter.
• No próximo dia 30 de setembro, o Rotary Clube do Rio vai promover um almoço para homenagear os 65 anos do rádio brasileiro, inaugurado na exposição de 7 de setembro de 1922, do 1º centenário da Independência". Neste almoço, a Rádio Bandeirantes também será homenageada pela comemoração do seu 55º aniversário.
• Durante a última semana, só não comeu quibe quem não quis. A Semana do Quibe, no Clube Comercial, foi uma promoção muito inteligente da Abit — Associação Brasileira das Indústrias de Trigo para Quibe.
• Mesmo como jornalista, até o mês passado eu jamais havia ouvido falar nesta entidade, muito menos que existiam sete indústrias especializadas na produção de trigo para quibes. Ao lançar a campanha "Coma Kibe" e promover esta Semana do Quibe, a Abit provou que a entrada de entidades de classe em atividades promocionais é uma iniciativa que tem retorno garantido, mesmo sem aplicações astronômicas de verbas. Que o caso da Abit sirva de exemplo para outras associações.
• A trilha sonora do comercial do desodorante Corpo a Corpo, criado pela Sym, House da Davene, foi baseada na pesquisa de ritmos tribais africanos, "tendência internacional do momento", segundo Constant Papineanu, diretor da Rac Som, a produtora responsável. Na gravação foi utilizado um coral masculino com 6 vozes, além de recursos digitais para repetições do corpo e ambientação.
• Para lançar a sua nova revista Superinteressante, a Editora Abril produziu nada menos que a amostragem recorde de 1,8 milhões de exemplares, encartados em seis de suas principais publicações. A campanha, porém, que começa dia 28 próximo, tem também três comerciais de TV, anúncio a 4 cores e 20 mil peças para jornaleiros e distribuidores. A criação foi da House Tietê, house-agency da editora.
Contos & Contas
Genilson Gonzaga
Ai, meu Deus, que saudades do Gaya.
O uísque descia generoso goela abaixo de devotados bebedores, mas o que esquentava mesmo a alma da gente na noite fria de Curitiba era a conversa maneira com o sempre menino Lindolpho Gaya, diretor da área de áudio do Sir Laboratório de Som e Imagem.
Conversa puxa conversa e lá íamos nós, noite adentro, em intermináveis dedos de prosa com o Percy Tamplin em torno de um tema só: música.
A música foi a paixão de Lindolpho Gaya, compositor, arranjador, pianista e regente que acaba de nos deixar, vitimado por um derrame cerebral.
Em vida dediquei-lhe um choro, modesto, mas da minha lavra, Gaya no Choro, que seria a capa de um elepê em uma coletânea de choros inéditos que ele vinha pesquisando.
Gaya era um obstinado pesquisador da música popular brasileira. Por isso, vestia como ninguém, com uma competência que ninguém tinha, as melhores canções pátrias.
Um sujeito danado de talentoso, o Gaya. E um conversador emérito, fascinante com seus casos.
Com o Percy ele insistia para que visse, nem que fosse um dia só, o desfile das Escolas de Samba no Sambódromo recém-inaugurado.
"É maravilhoso, Percy"—diz ele e me pedia o testemunho:
- Não há no mundo um espetáculo tão lindo. O brasileiro é o melhor músico do mundo. Imagina uma bateria segurando cinco-seis mil sambistas numa passarela enorme, sem atravessar em momento algum. Se esse pessoal aprendesse música e tivesse chance de tocar instrumentos de sopro ou de corda, teríamos aqui belas orquestras. As melhores do mundo.
E falava do seu sonho: um dia ressuscitar os ranchos em nosso carnaval. Estava a fim de procurar o Albino Pinheiro e pedir apoio para organizarmos, juntos, um grande rancho para abrir o desfile das Escolas de Samba na noite de inauguração do carnaval carioca, para o povão saber o que é rancho.
Comprometia-se Gaya a ensaiar o bloco em três-quatro vozes. E fazer o arranjo da orquestra com música que ele mesmo estava sacando naquele momento.
Seria a parte mais fácil da empreitada. O difícil seria encontrar empresas com sensibilidade para patrocinar o rancho. Seria uma mixaria. Com pouco dinheiro se vestiria os componentes e se pagaria os músicos, e se arrumaria as alegorias.
"Percy, você precisa ver um rancho desfilando, é de arrepiar"—incitava Gaya e dava uma demonstração do ritmo lento:
- Pum-pum-pum, pum-pum.
Gaya teve uma vida plena de bem-viver. Em Varsóvia regeu a Filarmônica, em Moscou, a grande orquestra Teatro de Strada. Em Paris, foi diretor musical de filmes. Em Lisboa, escreveu e dirigiu arranjos para a RCA Victor. Ganhou discos de ouro, conquistou festivais de canções. Aos montes.
Maestro Gaya estava maravilhado com o talento dos músicos paranaenses, alguns deles por ele formado. Excelentes músicos que surpreenderam os produtores de trilhas sonoras e de jingles de todo o País que recorreram ao Sir.
Já não surpreendem mais. Consagraram-se.
"O Gaya tinha o som na cabeça" — observa Percy Tamplin, triste com a morte do amigo que ele veio buscar no Rio para o Sir e morar em Curitiba, onde rapidamente se enturmou. Fazia amigos falando de música. Escrevendo, ensinando.
"Com sua morte perdemos todos—a música brasileira, a propaganda, o nosso tempo", lamuria-se Percy Tamplin. Perdemos sim.
Precisamos agora é preservar-lhe a memória, começando por resgatá-la. Não é tarefa apenas para Stellinha Egg, sua amada companheira na estrada da vida que ele tornou longa e formosa, mas não tanto quanto ele próprio merecia.
Lindolpho Gaya morreu, mas está aí mesmo ao nosso lado. Perpetuado em "O vento e o tempo" que Stellinha interpretou, dando-lhe o Troféu Euterpe no IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, e "Brasil", que Jorge Goulart cantou, proporcionando-lhe o Galo de Ouro no Concurso Nacional de Música Popular do Globo.
Nos velhos festivais da canção, foi o arranjador mais premiado. Deslumbrou 12 países da Europa, onde trabalhou e enriqueceu o vasto repertório da música popular brasileira que as multinacionais do disco relegaram a segundo plano.
Uma pena. Essa cafajestagem é a morte do Gaya, que muita falta nos fara. Uma falta descomunal.
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