Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Marketing & Publicidade - Edição de 30/AGO/1987
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da coluna "Marketing & Publicidade" foi publicada originalmente no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Almap reconquista Embratur

Antônio Carlos Jobim
Tom Jobim, garoto-propaganda da nova campanha da Embratur.

A Almap-Rio lança na segunda quinzena de setembro a segunda fase da campanha publicitária do Passaporte Brasil, que marca a sua volta ao atendimento da conta da Embratur, perdida logo após a entrada de João Dória Jr. na presidência do órgão, quando uma concorrência — comentadíssima na época por permitir a escolha de agências multinacionais para cuidar da publicidade de uma empresa do Governo — dividiu a conta entre a Standard, a DPZ e a Fischer, Justus, Young & Rubicam.
Na verdade, lembra Ronaldo Conde, diretor de criação da Almap-Rio e que já trabalhava para a Embratur na fase anterior, a Empresa Brasileira de Turismo havia deixado claro, na época da divulgação do resultado da concorrência, que se dava ao direito de chamar qualquer outra agência que tivesse passado pela fase de pré-qualificação para lhe prestar serviços. Este foi o caso da Almap, diz, e agora, a Embratur "sentiu que precisava da grande experiência que a agência tinha no atendimento de sua conta".
Para o lançamento desta 2ª fase de divulgação do Passaporte Brasil, os criadores Heloisa Daddario, Eloisa Rangel e o próprio Ronaldo Conde escolheram a figura do maestro Tom Jobim como porta-voz. O comercial-base da campanha — um VT com 45 segundos de duração — foi gravado inclusive nos últimos dias, com direção de Carlos Manga e produção da Globotec. Nele, entre inúmeras imagens de cidades e pontos turísticos brasileiros, Jobim fala que está buscando uma música que represente o Brasil. No final, com o mesmo tema musical de "Se todos fossem iguais a você"
A campanha da Embratur ainda prevê anúncios de jornais e revistas, e material promocional com cartaz e 26 folhetos — cada um valorizando os aspectos turísticos de um Estado brasileiro. Em tempo, o profissional de atendimento que está cuidando da Embratur na Almap, neste retorno, é Jarbas Nogueira.

Gap obtém registro e realiza eleições

O Gap-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio acaba de ter o seu registro oficializado, permitindo que, a partir de agora, o órgão possa realizar seus eventos emitindo recibos para os interessados — problema fundamental para uma entidade do setor.
Com isto, o órgão já está programando para outubro a realização de um Seminário de Pesquisa, cobrindo todos os temas ligados a esta atividade com um enfoque de interesse do profissional de atendimento e planejamento.
Esta deve ser a última promoção desta diretoria de implantação do Gap. A eleição para a nova diretoria já está marcada para o próximo dia 30 de novembro, segunda-feira, ficando a posse para o dia 4 de dezembro seguinte, ao se comemorar o Dia Mundial da Propaganda.
A meta da atual diretoria para esta eleição é que ela se faça com mais de uma chapa para que possa haver uma maior mobilização da classe. O processo de inscrições de chapas será aberto em setembro, e o prazo para apresentação de candidatos irá até 30 de outubro, permitindo um mês de campanhas eleitorais.
Atualmente, o Gap está em busca de uma sede fixa. As reuniões dos profissionais de atendimento e planejamento têm sido realizadas com muito sucesso todas as quartas-feiras durante o almoço, no Clube Marimbas, em Copacabana. A participação está aberta a todos os profissionais da área.

Technos usa nu em filme para lançar novo relogio

A Standard resolveu ousar na nova campanha publicitária da Technos Relógios, para lançar a linha Technos Mariner Plus, uma variação do consagrado Mariner, de pulseiras plásticas intercambiáveis, e que ainda é um dos grandes sucessos de vendas da empresa.
No comercial, que está entrando no ar pela primeira vez, a Technos arrisca colocar uma modelo nua. Ou melhor, vestida apenas com seus sapatos altos e seu relógio, que aparece bastante valorizado nas sequências do filme.
O humor elegante, presente no roteiro e na interpretação dos atores, aliados à adequação da ideia aos objetivos de chamar a atenção para um produto que se situa em uma linha já conhecida do consumidor, não deixaram de forma alguma o trabalho cair de nível ou resvalar para a grosseria que alguns filmes publicitários permitem ao utilizarem-se do nu.
Criado por Luiz Augusto Vieira, diretor de criação da Standard, dirigido por Hector Sápia e aprovado por Euniro Farah e Mario Goettems, o comercial abre com uma mulher linda e jovem que sai do banho em uma toalha. Ela vai até o seu guarda-roupa, abre a porta, tira o estojo do Technos Mariner Plus e, em frente ao espelho, começa a experimentar várias pulseiras, encaixando-as no mostrador do relógio. Finalmente fica satisfeita, se olha no espelho sorridente e sai, com o plano fechado mostrando apenas os sapatos de salto alto.
Enquanto isso, em off, o locutor vai dizendo que, com o Technos Mariner Plus, "mais fino, mais elegante, com pulseiras em várias cores para você criar o seu próprio relógio", a espectadora vai "vestir o seu pulso com charme e precisão, e esquecer o resto".
Neste momento, a cena corta para a saída de um elevador, que abre e deixa a moça sair, vestindo apenas o relógio e os sapatos. Do lado de fora do elevador, dois homens que aguardavam se espantam quando ela passa por eles. A câmara acompanha a mulher de costas, nua, saindo do prédio, enquanto os dois homens olham embasbacados. Um deles diz: "Você viu?" O outro responde: "Que relógio, hein?!" E o locutor fecha, em cima do packshot: "É um Technos, o que já é uma garantia"
O comercial terá a versão de 30 e 15 segundos.

Standard para Technos: Que Relógio, Hein!

Kodak quer mais supermercado

Câmera Kodak 177-XFA Kodak começa a implementar, a partir do próximo mês, uma nova estratégia de comercialização para as suas câmaras Instamatic: a distribuição através de postos de auto serviço, como os supermercados.
Durante a SuperExpo, a empresa apresentou aos supermercadistas a câmara 177-XF, a primeira a tentar este sistema de vendas, em uma atraente embalagem blister, que inclui um rolo de filme colorido 126 utilizado pela máquina. O sistema, já utilizado em mercado-teste, obteve uma excelente aceitação, afirma Oscar Katekaru, responsável na Kodak pela área de venda de produtos de consumo a supermercados, incentivando a empresa a partir imediatamente pela ampliação da distribuição das câmaras em blister.
Hoje, enquanto a venda de produtos da Kodak em supermercados se reduz praticamente a filmes, a participação dos auto­serviços no conjunto de pontos de vendas da empresa fica na faixa de 5%, disse, a esse colunista, Oscar Katekaru.
Ele acredita, porém, que esta participação no mínimo dobre com o lançamento das máquinas, apesar de que a meta da empresa é fazer o percentual chegar a 15% ainda no próximo ano.
Katekaru prevê que em 1988 a Kodak já possa, inclusive, colocar novos modelos de máquinas em supermercados, dando ao consumidor o direito de escolher entre os formatos de filmes 110 e 126.

Porto Alegre ganha nova agência de propaganda

* Ronaldo Prata

Valdir Loeff - Gunther Staub - Laerte Martins
Valdir Loeff, Gunther Staub e Laerte Martins

Foi constituída em Porto Alegre e já está em operação, nova agência de propaganda, a SL&M Comunicação e Marketing. Sua diretoria é integrada por Günther Staub, Valdir Leof e Laerte Martins, profissionais de longa vivência no setor publicitário, em empresas públicas e privadas.
Com um capital de Cz$ 3 milhões, a nova agência já dispõe de uma carteira de clientes da qual se destaca o Curtume Vachi. Sua sede é na Rua Dr. Valle, 88 em Porto Alegre. Segundo Günther Staub, o propósito não é fazer uma agência grande, administrativamente pesada: "Queremos trabalhar com uma estrutura racional, ágil e talentosa".
O objetivo empresarial da SL&M é oferecer aos clientes uma assessoria ampla em marketing e propaganda, mas não se esquecendo dos setores financeiro, administrativo e de recursos humanos. "Nossa preocupação — argumenta Staub — é analisar o cliente como um todo, e ajudá-lo a se desenvolver com segurança e lucratividade. A maioria das empresas de porte médio do País não terá condições de prosperar se não contar com uma assessoria completa e não somente com enfoque no marketing e na propaganda."

Encontro de house-organs

A Aberj — Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas vai realizar, de 1 a 4 de setembro próximos, o seu 1º Encontro Nacional de Comunicação Empresarial, com temas como "A Comunicação em tempo de crise: a visão dos profissionais e dos empresários". "Como alcançar o equilíbrio de forças" e apresentação de casos.
O Encontro será no Centro de Convenções Rebouças e as informações podem ser conseguidas na Aberj, pelos telefones 256-8426 e 255-5518.

MKT MIX

Governo de Moreira é dividido entre 10

Está declarada aberta a temporada de caça na área publicitária do Governo do Rio de Janeiro. Entre as dez agências vencedoras da concorrência — coincidentemente, as 10 maiores do Rio —, não há pool nem agência líder. Ou seja, vai pegar serviço quem se mostrar competente operacional e lobisticamente.
E olha só o calibre das agências escolhidas: MPM, Caio, Artplan, Salles, DPZ, Denison, Almap, Contemporânea, SGB e Giovanni.
A verba do Governo prevista ainda para este ano está em torno de Cz$ 100 milhões, que serão utilizados para promover — que já está no ar — a Loterj e o Banerj, este, tão logo seja liberado da intervenção federal.

Agência de Nicolini chega a três meses

A Brainstorm Assessoria de Comunicação está completando seu terceiro mês de atividades. E pede que lhe divulgue na coluna sua história. Lá vai:
A agência é dirigida por Amaury Nicolini (ex­Artplan e Senior) e tem, entre seus profissionais, Aloísio Coutinho (ex-Grafite) e Luís Gonçalves dos Santos (ex-Promo) como diretores de arte, e Luís Fernando Escobar (ex-Ellis) na redação. No tráfego, Ivan Rodrigues.
Entre os principais clientes, Temper Roupas, Clube de Diretores Lojistas, Trade Mar, ACL Representações e Escritório Jurídico Paulo Elísio de Souza.
Como agência, dizem seus diretores, a filosofia da Brainstorm é a de atender um número reduzido de clientes, dando-lhes tratamento personalizado. Como estúdio de criação, também presta serviços para diversas outras agências de pequeno e médio porte.

"Homem no caixote"

Faz tempo que o carioca não vê novas campanhas publicitárias da Belprato, uma das mais tradicionais empresas fabricantes de embutidos e massas do Estado do Rio, e que marcou época com sua assinatura musical "Bel-Bel-Bel-Belprato".
A conta não está mais na MPM e Roberto Monzo, diretor de marketing da empresa de Barra do Pirai me contou que, para voltar a anunciar, só se o mercado voltar a agir livremente. "Para que a criatividade possa ser liberada", diz ele, "é preciso que a liberdade de mercado possa ser exercida". E completou:
"Quando se põe o homem em um caixote, ele tende a pensar pequeno...

EUA convidam Nasta para Costa Rica

José Daniel Nasta José Daniel Nasta, diretor-presidente da Publicitaria Nasta, do Paraguai, escreveu a esta coluna — que chega até àquele país — informando que viajou a Costa Rica, respondendo a um convite especial da Embaixada dos Estados Unidos no Paraguai, para participar do Programa Harvard em Espanhol de Alta Gerência, desenvolvido pelo Incae — Instituto Centroamericano de Estudos Empresariais.
Nasta, que aparece na foto com o embaixador americano, é também vice-presidente mundial do lAA — International Advertising Association, tendo recebido, recentemente, a Medalha de Mérito daquela organização.

CURTAS

• A Cláudio Carvalho Criação & Comunicação conquistou três novas contas: Cimento Mauá, Profit Empreendimentos Imobiliários e rede de lojas Alimenta. Os primeiros trabalhos para os novos clientes estão em fase de criação e serão veiculados já a partir do mês de agosto.
• A Etti entregou à Talent, de Júlio Ribeiro, conta de seu novo produto Salsadoro, um molho de tomate temperado. Marcos D' Avila, gerente da divisão de marketing da empresa, me disse lá na Superexpo que, até meados de outubro, a campanha publicitária deverá estar no ar.
• Alcides Fidalgo, diretor de criação da SGB, levou Isaac Chapira para trabalhar com ele na agência. Chapira já havia trabalhado com Cidão na SGB dos bons tempos e recentemente os dois se reencontraram na Salles.
• Na SGB, outra novidade é a conquista das contas da Estub — Estruturas Tubulares e da butique Elle et Lui.
• A Spectrum Comunicação, Malt 90 e a Rede Manchete de Televisão estão convidando para o jantar de apresentação do elenco da minissérie "A Rainha da Vida", a realizar-se esta segunda-feira no Caligola.
• Esta segunda-feira, também, acontece a entrega do prêmio Colunistas Nacional, em São Paulo, com um jantar no Maksoud Plaza, que promete ser grandioso. A Rádio Tupi estará lá, recebendo o título de Veículo do Ano.
• A ABM-Rio vai realizar seu próximo Happy-Hour no dia 3 de setembro, às 19 horas, nos salões do Rio de Janeiro e Carioca do Copacabana Palace Hotel. Desta vez, o palestrante é Jorge Roberto Pereira, que falará sobre ''O Franchise como uma Ferramenta de Marketing". A entrada é franca e só as bebidas são pagas.
• Mudança de gente importante no JB: Maria Alice Langoni e Luís Fernando Pinto Veiga deixaram o marketing do jornal. E na VS Escala, que atende a conta do jornal, saiu o supervisor do Grupo JB, Hélio Morgado.

Contos & Contas

* Genilson Gonzaga

Parece que foi hontem

Jornalista geralmente gosta das mesmas coisas: música, dança, bebida e — como não poderia deixar de ser — escrever. Pois os jornalistas cariocas conseguem, pelo menos uma vez por ano, conciliar todos esses interesses, durante a realização do baile "Parece Que Foi Hontem", que acontecerá no próximo dia 19 de setembro, no Monte Líbano.
Já incorporado à tradição cultural da cidade, o XII baile "Parece Que Foi Hontem" este ano terá como uma de suas atrações a cantora Leny Andrade, com aqueles sambas-canções que fazem a gente evocar as grandes paixões de uma juventude tão longe no físico e tão perto do coração.
Mas a grande curtição do baile — além da Orquestra Tabajara, do lendário Severino Araújo — são mesmo as pessoas, os amigos, os companheiros de trabalho, as coleguinhas que surgem ao mesmo tempo, todas lindíssimas, com roupas tiradas do baú da mamãe ou das prateleiras da Casa Rollas.
Como eu disse no início, jornalista adora ouvir música, beber, dançar e escrever. Pois este ano, mais uma vez, os coleguinhas estão editando uma revista de primeira qualidade para ser distribuída no baile. Chama-se, como era de se esperar, Parece que Foi Hontem, e traz textos e ilustrações de um elenco de profissionais que dificilmente poderia ser contratado ao mesmo tempo por outra editora, mesmo as mais poderosas.
Vejam bem quem escreve na revista este ano: Luís Carlos Prestes, Barbosa Lima Sobrinho e Braguinha, que falam do alumbramento dos anos 20, quando eram românticos namoradores; Otto Lara Rezende, Fernando Sabino, Hélio Pellegrino, Paulo Mendes Campos e Ivo Pitanguy que explicam como a convivência  com o Rio de Janeiro aprimorou­lhes o caráter mineiro; Carlos Machado, Oscar Ornstein e Walter Pinto falam sobre as famosas vedete, que tanto nos fizeram suspirar; Ronaldo Boscoli, Sérgio Cabral, Carlos Eduardo Novaes, Nana Caymmi, Ziraldo e Grande Otelo, contam seus pileques inesquecíveis.
Além desses cobras, temos ainda os famosos cafajestes contando suas peripécias na noite do Rio nos anos 50: Carlinhos Niemeyer, Paulinho Soledade, Mariozinho de Oliveira, Mário Saladini, Ronaldo Meio Pinto e outros. Outro ponto alto da revista é a matéria sobre bailes de debutantes, com depoimentos de Ibrahim Sued, Marta Rocha, Gilda Muller, Adalgisa Colombo, Marcos Vasconcellos, Marcio Braga, etc.
A revista — que circulará no baile e mais nas redações de jornais, faculdades de Comunicação, Câmara dos Vereadores, Assembleias e bibliotecas — é editada pelos jornalistas Anderson Campos; (supervisão editorial) e Fichel Davit Chargel (supervisão gráfica), ambos diretores da Cooperativa dos Jornalistas do Rio de Janeiro. Vale a pena você aí anunciar nela. Terá retorno garantido.
E, para encerrar, um aviso importante: se você gostou de todas essas atrações, trate de comprar seus ingressos e mesas na Coopim (Rua Evaristo da Veiga, 16/8º andar), pois não haverá venda na porta do Monte Libano para evitar tumultos e filas. Divirtam-se.