Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/ABR/2015
Marcio Ehrlich

 

11:21 estreia na revista Archive

11:21 para Roberto Haddad Leiloeiro
Anúncios para Roberto Haddad Leiloeiro entraram na revista Archive
A agência carioca 11:21 emplacou dois de seus anúncios para o leiloeiro Roberto Haddad na edição 2-2015 da prestigiada revista de publicidade Archive. As peças fazem parte da campanha "Encontrando agulhas em palheiros", que destacam graficamente -- com um item em cor entre centenas de outros em pb -- a capacidade de o leiloeiro selecionar itens verdadeiramente valiosos para vender.
Os anúncios foram veiculados no jornal O Globo e, segundo Gustavo Bastos, diretor de criação da agência e criador da campanha junto com Leandro Barbosa, "é mais uma vitória para a simplicidade criativa".

Comemoração aguardada

O melhor da história é que -- segundo circula pela agência -- o diretor de arte Leandro Barbosa teria prometido que, se as peças entrassem no Archive, ele dançaria na rua com um mendigo. E estão todos esperando para registrar devidamente em vídeo a comemoração para postar no Facebook.
A Janela aproveita para sugerir que Leandro também doe uma quentinha para o mendigo selecionado. Aí, com certeza, ele é que vai tirar o Leandro para dançar.

Adilson escreve sobre storytelling em meio a críticas sobre o abuso da técnica

Storytelling, por Adilson Xavier
O novo livro de Adilson Xavier
O criativo Adilson Xavier, atualmente CEO da produtora Zola, está lançando mais um livro voltado para o mercado de comunicação. Em "Storytelling, histórias que deixam marcas" o ex-presidente e diretor de criação da agência Giovanni relaciona filmes, livros, séries e marcas que se inspiram na vida real para criar narrativas que emocionam a humanidade desde a criação do mundo, além de citar os escritos da Bíblia como os maiores e mais bem acabados exemplos de storytelling da história.
O conceito do storytelling, apesar de antigo, está na moda entre publicitários e anunciantes. A ponto de já haver movimentos de rejeição à palavra. E o próprio Adilson, em conversa com a Janela, admite que haja uma boa razão para a crítica dos profissionais de criação:
"Como costuma acontecer com qualquer instrumento que se coloca à disposição, o uso inicial se torna tão exagerado e desproporcional que acaba enchendo o saco", admitiu o criativo.
Para o autor do livro "Storytelling", nenhuma técnica deve ser impositiva:
"Na essencia de se contar bem uma história está a flexibilidade. Tenho certeza que muitos criativos estão abertos a usar o storytelling, só não querem é ser esmagados por ele", ressaltou, não deixando de brincar com a situação: "Em toda boa história tem que ter conflito".
No seu livro, Adilson examina cada etapa da idealização de uma estrutura narrativa, enquanto garante que a técnica também se adequa a vários outros meios, não somente à publicidade, em que ele se consagrou como profissional.
O lançamento do novo livro de Adilson Xavier acontece na próxima segunda-feira, 6 de abril, começando às 19:00h com um bate-papo informal sobre o tema no auditório da Livraria da Travessa do Shopping Leblon e prosseguindo com a sessão de autógrafos.
Para quem tiver curiosidade sobre o texto de Adilson, trechos do livro estão em www.record.com.br/storytelling.

Polika deixa África e Alvinho assume presidência no Rio

Polika Teixeira
O Grupo ABC está comunicando oficialmente que a publicitária Polika Teixeira, após 9 anos atuando em empresas do Grupo ABC, se desliga da Africa Rio, na qual havia sido anunciada há poucas semanas, com a fusão das operações da DM9Rio e da África Rio.
Com isso, a partir de 1º de maio, o outro sócio vindo da DM9Rio, Álvaro Rodrigues, assume a presidência da agência, atuando também como vice-presidente de criação ao lado de Eco Moliterno e Rafael Pitanguy e reportando-se a Sergio Gordilho.
Ainda no escritório carioca da África, Ricardo Zanella torna-se COO da operação carioca, respondendo diretamente a Marcio Santoro.
Carreira destacada
Com mais de 20 anos de profissão, Anna Paola "Polika" Teixeira é considerada uma das melhores profissionais de atendimento e planejamento do Rio de Janeiro. Além da passagem pela Telefônica Celular, onde foi diretora de publicidade, atuou em agências como Contemporânea, V&S/Young&Rubicam, Fischer America e Dream Factory. A profissional foi diretora geral do escritório carioca da DM9 no Rio até ir, em 2008, para a DM9 São Paulo, onde foi promovida, em 2010, a vice-presidente de atendimento. No ano seguinte, associada também a Álvaro Rodrigues, voltou ao Rio para presidir a DM9Rio.
Em conversa com a Janela, Polika garantiu que está deixando a empresa sem brigas, tanto que fica lá até o final de abril. Mas que, neste momento particular da sua vida, em que -- ela conta -- está inclusive fazendo cursos de filosofia, achou melhor dar uma parada para curtir mais a sua família, seus estudos, e pensar no que pretende fazer no futuro. Talvez até mesmo em algo não relacionado à publicidade, admitiu.

MORRE CARLÃO - Faleceu esta quinta-feira, 2 de abril, o publicitário Carlos Alberto Alves Carmo, conhecido carinhosamente como Carlão. Aposentado desde 2002, Carlão foi presidente da agência Lintas e também presidiu o Conselho de Administração da carioca VS Escala. Ele estava internado no Hospital Samaritano para tratamento de câncer e foi enterrado hoje mesmo no Memorial do Carmo.
A Missa de 7º dia aconteceu às 19:00h, na Igreja São Paulo Apóstolo (Rua Barão de Ipanema, 85 - Copacabana - Rio).