Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/FEV/2014
Marcio Ehrlich

 

Abracomp revela os finalistas do Prêmio Rogerio Steinberg 2013

Digital
Leonardo Marçal
O Prêmio Rogerio Steinberg, que a organização do Prêmio Colunistas Rio entrega desde 1986 aos criativos mais premiados no concurso, já tem os finalistas de 2013. Dez diretores de arte, dez redatores e mais um profissional de tecnologia digital serão homenageados na festa do Prêmio Colunistas que acontece no próximo dia 18 de março na casa de shows Miranda, da Lagoa.
Os nomes destes profissionais foram tabulados pelas fichas técnicas preenchidas no momento da inscrição no Colunistas Rio, os finalistas são pontuados de acordo com suas medalhas de ouro, prata e bronze, além de os trabalhos receberem diferentes pesos no caso de serem peças isoladas, séries ou participantes de cases de mídias integradas.
No dia do evento, depois de serem revelados os Grandes Prêmios, o mercado conhecerá os três mais pontuados de cada categoria.
Este ano, aliás, tivemos uma novidade: o profissional de tecnologia digital Leonardo Marçal ficou entre os mais pontuados. Como ainda não criamos a categoria específica para a área, o nome dele vai aí citado à parte, mas recebendo a homenagem da premiação.
Conheçam a seguir os profissionais de redação e direção de arte mais premiados na versão 2013 do Prêmio Colunistas Rio.
REDATORES
Felipe Machado Gustavo Tirre Henrique Louzada Joćo Resende Leonardo Konjedic
Felipe Machado Gustavo Tirre Henrique Louzada João Resende Leonardo Konjedic
Otto Pajunk Paco Conde Rafael Ferrer Rodrigo Dorfman Rodrigo Lopes
Otto Pajunk Paco Conde Rafael Ferrer Rodrigo Dorfman Rodrigo Lopes

DIRETORES DE ARTE
Alessandra Sadock Ana Cecķlia Novis Augusto Correia Diogo Mello Eduardo Ferraz
Alessandra Sadock Ana Cecília Novis Augusto Correia Diogo Mello Eduardo Ferraz
Guilherme Cunha Igor Quintella Joćo Coutinho Marcos Gemal Moacyr Marques
Guilherme Cunha Igor Quintella João Coutinho Marcos Gemal Moacyr Marques

Diretores de Criação do Rio foram separados de Pop Stars no nascimento

Além destes dois, outros 23 diretores de criação do Rio encontraram seus irmãos perdidos no site Diretor de Criação Pop Star.
Algum publicitário carioca meio desocupado no momento, mas cheio de bom humor, criou no Tumblr a mais nova gozação do mercado: o site Diretor de Criação Pop Star, no endereço diretordecriacaopopstar.tumblr.com.
Nele, 25 diretores de criação do Rio tem as suas fotos colocadas lado a lado com artistas brasileiros e internacionais, dentro do conhecido estilo "separados no nascimento".
Estão lá, devidamente transformados em Pop Stars, Alexandre Nunes, Bruno Richter, Dado Costa, Daniel Japa, Daniela Ribeiro, Diogo Mello, Eduardo Almeida, Eduardo Salles, Fabio Barreto, Flávio Medeiros, Fred Coutinho, Gustavo Bastos, Gustavo Tirre, Henrique Carvalho, Inácio Ramos, João Santos, Luis Cláudio Salvestroni, Marcelo Giannini, Marcelo Pires, Marcelo Santos, Marcos Apóstolo, Paco Conde, Paulo Castro, Ricardo Real e Waldir Bianchi.
Como as gozações no Tumblr não costumam durar muito, é melhor correr para ver. E rir muito.
A Janela, aliás, torce para que nenhum deles leve a mal. Afinal, só tem artista famoso nas comparações!

Atualização em 20/02:
Foi revelado depois que o site era teaser da campanha de lançamento de uma premiação publicitária.

Artplan divulga Fifa 14 na web para Leader

As chamadas nas capas dos sites tem ilustrações retiradas do videogame.
A Artplan criou uma ação digital para ajudar seu cliente Leader a vender mais videogames. Aproveitando que muitos sites de notícias colocam na capa chamadas das matérias com fotos, a agência conseguiu que alguns sites especializados em futebol autorizassem a utilização nestas chamadas de fotos tiradas do jogo Fifa 14, que são tão realistas que muito dificilmente o leitor perceberia a diferença. Ao clicar para ler a matéria, no entanto, a ilustração é substituida pelo anúncio, revelando o texto "Fifa 14. Tão real que você nem notou que a imagem da chamada era uma imagem do jogo". Junto, claro, o link que leva para a loja online da Leader, onde o jogo poderá ser comprado em suas versões para PS3 e Xbox 360.
Por enquanto, a ação está nos sites Doentes Por Futebol, na matéria sobre o Mario Gómez "A volta de super Mario", no Verminosos Por Futebol, na matéria sobre Palmeiras e Corinthians, mas há previsão de outros também serem autorizados.
Ficha Técnica:
Vice-presidente de Criação: Roberto Vilhena
Diretores de Criação: Gustavo Tirre e Alessandra Sadock
Criação Guilherme Machado, Daniel Bensusan, Erick Bougleux, Ângelo Martins, Felipe Tamanini
Atendimento: Patricia Bahia e Thais Veiga
Mídia: Malu Melo
Produção: Ronaldo Martins e Guilherme Rahde

Álvaro Figueira, profissional de RTV, morre no Rio

o
Álvaro Figueira
Legenda
O diretor de RTV da NBS -- e gente boa -- Álvaro Figueira faleceu na manhã do último sábado, 22 de fevereiro, no Rio, vítima de infarto do miocárdio, em sua própria residência. Álvaro tinha 40 anos e já trabalhou em agências como Heads e África, além de produtoras como TvZero.
Filho do ex-presidente do Fluminense, Roberto Horcades, o publicitário também era tricolor, além de mangueirense, e estava se preparando para mais uma vez brincar o carnaval no bloco Laranjada, da General Glicério, em Laranjeiras, onde integrava a bateria tocando surdo.

ABP retoma seu festival de publicidade no Rio e em março

Suspenso em 2013, o Festival Brasileiro de Publicidade, promovido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP), volta ao Rio de Janeiro para acontecer nos dias 26 e 27 de março, no Hotel Sofitel.
Em 2012, a entidade havia lançado o projeto de realizar o evento de forma itinerante. Naquele ano, o Festival chegou a acontecer em Búzios, mas a versão de 2013, prevista para Campos do Jordão, teve que ser cancelada.
Na versão 2014, o Festival julgará e premiará peças nas categorias Filme, Rádio, Impressa, Outdoor, Digital, Mobile, Comunicação Integrada, Promoção e Design. A novidade é a inclusão de três novas categorias: Mídia, Direct e Conteúdo. Serão 70 jurados encarregados das avaliações.
Além disso, estao previstas palestras, com os seguintes nomes:
• Emma Wilkie, Diretora do Gunn Report, que fará uma apresentação dos melhores filmes apresentados nos festivais visitados pela entidade por todo o mundo em 2013;
• Francesco Moracedo, Presidente da Future Concept Lab e do FCL do Brasil;
• Ty Montague, o sócio da co:collective;
• Fernando Vega Olmos, o ex-Chairman do Conselho Criativo Mundial da JWT;
• Emerson Braga, Chief Creative Officer da Revolution Brasil;
• Marco Bebiano, Head of Agency Relations do Google Brasil;
• Daniel da Hora, Diretor de Criação Associado da DH,LO Creative Consultancy;
• Alexandre Level, diretor de Criação Pro Brasil Propaganda;
• Marco Bezerra, vice presidente de Criação DM9 Sul.
As informações sobre o evento estão no site da entidade, em www.abp.com.br.