Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/FEV/2014
Marcio Ehrlich

 

Criativo encontra coincidência entre sua peça e da Almap

Em cima, o comercial criado por Cillas e Sadock e, embaixo, imagens do trabalho da Almap para a Panamericana Escola de Artes.
O publicitário Cillas Amaral, atualmente diretor de criação da Calia Y2, de Brasília, escreveu para a Janela sobre uma coincidência que acaba de descobrir de um trabalho da Almap com outro que ele criou há muitos anos. Aí vai o texto de Cillas:

"Um ex-aluno me chama no facebook para me mostrar a nova campanha da Almap para a Escola Panamericana. E diz: - É a mesma ideia que você usou naquele filme antigo.
Pensei por um tempo e perguntei: - Que filme?
E ele continuou, aquele filme em que você descreve fotos em palavras. Você mostrou em uma aula sobre simplicidade e criatividade.
Demorei ainda um pouco pensando e só lembrei quando o meu aluno falou: - Era de um estúdio de fotografia com o nome “pla” alguma coisa.
Deplá!
Nossa, uma enxurrada de lembranças vieram à tona. Era um filme que havia feito ainda no milênio passado, em uma era em que as fotos tinham filmes e eram reveladas em estúdio.
Lembranças boas da saudosa Norton, com o Mario Castelar no comando e o talento do João Santos, do Negreiros e a participação da Alessandra Sadock nesse trabalho. Parece que o tempo cumpriu um ciclo, deu uma volta e tudo retornou. Nostalgia total, muita saudade e a certeza de que a única coisa que supera o tempo, são as boas ideias."

A peça da Almap foi criada para inaugurar o Instagram da Panamericana Escola de Arte e Design e estimular os alunos a aprenderem a fotografar.
Claro que o conceito é o mesmo: um texto não substitui uma foto. Mas é o tipo de coisa que acontece quando se trabalha com produtos parecidos: um curso de fotografia e um laboratório de revelações fotográficas. Acontece, mas que vai deixar os dois lados chateados, isso vai.

"Conteúdo para Mulheres" será tema de encontro do Grupo de Mídia

Bolsa de Mulher é um portal especializado no universo feminino.
O Grupo de Mídia do RJ (GMRJ) promove, na próxima quinta-feira (20/02), o primeiro Mix de Mídia de 2014. O encontro terá como tema "Conteúdo para mulheres" e o convidado principal será o executivo Alexandre Jordão, do Grupo Bolsa de Mulher.
Jordão, que em 2012 juntou-se à Batanga como Vice-Presidente Executivo e Diretor Geral do Brasil, sendo responsável pela aquisição do Grupo Bolsa de Mulher, vai falar sobre como respeitar a particularidade das internautas em diferentes plataformas e criar identidade editorial específica para cada propriedade. O encontro também vai abordar a produção de conteúdo customizado para grandes marcas, gerando relacionamento direto e diferenciado com as usuárias.
As inscrições são gratuitas pelo e-mail inscricoes@grupodemidiarj.com.br e o evento começa às 08:30h no Edifício Argentina (Praia de Botafogo, 228 – 2º andar).

Staff conquista conta da rede de fast food Quiznos Sub

Paulo Castro e Duda Moncalvo
Os diretores da Staff, Paulo Castro e Duda Moncalvo, mostram que são agência da Quiznos Sub e clientes dela.
A Brazil Best Food (BBF), franqueadora máster da rede de restaurantes rápidos Quiznos Sub no Brasil, entregou a sua conta para a Staff Brasil, que deve apoiar o projeto de crescimento da empresa no Brasil. A rede americana está presente em mais de 30 países desde 1981 e chegou ao Brasil há dois anos.
"Esperamos abrir 600 pontos de venda nos próximos anos no país", promete Victor Luidgi, diretor da BBF, que tem o direito de comercialização da marca em todo o país, exceto nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e demais estados da região Sul.

DM9Rio quer transmitir em túneis para a Anistia Internacional

O transmissor a ser usado na ação tem o tamanho de um wi-fi doméstico de internet.
Se as autoridades permitirem, uma ação da DM9Rio deve surpreender, brevemente, os cariocas que passarem em túneis como o Rebouças e o da Linha Amarela. Os criativos da agência tiveram a sacada de que, tecnicamente, é possível levar os sinais de frequências de rádio comercial a ser captados dentro de túneis. Daí, conseguiram a parceria de emissoras como Transamérica, Paradiso, Sul America FM e Mix FM para uma ação em favor da ONG Anistia Internacional. Quando os veículos sintonizados nelas passarem pelos túneis e perderem o sinal externo, seus rádios captarão a mesma frequência gerada pelos transmissores instalados dentro dos túneis e reproduzirão a seguinte mensagem: "Interrompemos pela primeira vez o silêncio do seu rádio dentro de um túnel. Estamos aqui porque há mais de 50 anos é contra o silêncio que lutamos. Diante de qualquer caso de opressão ou maus-tratos, não se cale. Junte-se às vozes da Anistia Internacional. www.anistia.org"
A ação já foi realizada em cidades do interior do estado, mas a agência está em negociação com as autoridades do Rio, São Paulo e Minas para conseguir a liberação da ação também nas capitais.
"O transmissor superheteródino que usamos neste projeto é do tamanho de um wi-fi doméstico, daí a simplicidade de usarmos vários -- um para cada emissora -- para implantar a ação", explicou para a Janela o diretor de criação da DM9Rio, Diogo Mello, que está otimista em relação à receptividade dos órgãos públicos.
A criação é de Otto Pajunk, Guilherme Cunha, Ana Novis, Leonardo Konjedic e Oswaldo Sá, com direção de criação de Álvaro Rodrigues e Diogo Mello. A produção do spot é da Silence, que escalou Sérgio Cavazzoni para a locução.

Prole coloca no ar campanha institucional da Unimed-Rio

Comercial da Prole para a Unimed fala nas conquistas da empresa.
A agência carioca Prole colocou no ar na última semana uma nova campanha institucional da Unimed, em mídia impressa e televisão, que surpreendeu o mercado publicitário carioca, acostumado a ver a F/Nazca S&S assinando a comunicação da empresa.
De acordo com o diretor da Unimed-Rio, Mauro Madruga, este foi apenas um job entregue à Prole, e que a conta continua sob os cuidados da agência de Fábio Fernandes. Madruga nega os comentários que chegaram à Janela de que a campanha teria sido lançada para reforçar a campanha de reeleição do atual presidente da Unimed-Rio, Celso Barros, que, pela primeira vez, desde que assumiu o cargo em 1998, enfrentará uma chapa de oposição, encabeçada pelo cardiologista Cláudio Salles:
- Todo ano fazemos uma campanha institucional nesta época, por que teria ligação com a campanha eleitoral?, questiona o publicitário, que garante que a F/Nazca já está preparando a campanha anual da Unimed Rio.
A criação da campanha da Prole foi de Marcelo Felício e Fabiano Pinheiro, com direção de criação de André Eppinghaus. A produção de RTV foi de Paulo Peres e, do filme, da A+Movie&Art, do Antônio Carlos Accioly, com direção do Rodrigo Rebouças.

Isoporzinho da 11:21 chega às praças do Rio de Janeiro

Os isopores com a marca da agência 11:21 foram distribuídos pelo Rio.
Foi tão grande nas redes sociais a repercussão da ideia da agência 11:21 de distribuir duas dezenas de isoporzinhos com a marca da agência na Praça São Salvador -- um dos berços do movimento do isopor contra os preços altos dos bares --, que Gustavo Bastos, o diretor da empresa, decidiu investir e levar também o brinde, no último fim de semana, a outros pontos de reunião dos cariocas nas ruas da cidade. Com uma equipe de promotores da Dinâmica, a agência produziu mais 80 isopores e a ação foi levada para Santa Tereza, Largo dos Leões, Baixo Copa, Mureta da Urca e para o Ensaio da Orquestra Voadora, em frente ao MAM.
"A idéia do isoporzinho foi uma demonstração da simplicidade criativa do povo carioca e a gente -- que adotou este slogan da simplicidade criativa -- tinha que participar disso", comemora Gustavo, que garante que ele também foi à praia no fim de semana levando o seu isoporzinho.

Gente Que Vai e Vem

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Jacqueline Damaceno e Janaína Andrade
Sides (Rio - RJ) - A agência contratou como Executivas de Contas Jacqueline Damaceno e Janaína Andrade. Jacqueline, que estava na agência Click Isobar, chega para atender a mais recente conquista da SIDES, a Downtown Filmes.
Janaína, oriunda da X-Tudo, vai cuidar da área de varejo. (17/02/2014)

Mario Rigon
Mario Rigon
INFOGLOBO (Rio - RJ) - Depois de 18 anos na casa, Mario Rigon desligou-se do Infoglobo, onde era Diretor de Mercado e principal interlocutor das publicações do grupo com o mercado publicitário. A empresa ainda está em processo de contratação de outro nome para o cargo, mas interinamente quem atende na função é André Marini. Em conversa com a Janela, Rigon adiantou que ainda não está com destino definido. "Sou um homem de negócios e, mesmo tendo preferência por continuar no mercado publicitário, sei que posso ser útil a empresas de muitos outros segmentos", afirmou. (10/02/2014)