Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/OUT/2012
Marcio Ehrlich

 

Rafael Liporace deixa a Biruta após 9 anos

Rafael: Depois de 9 anos na Biruta, parte para ouvir o mercado.
EM PRIMEIRA MÃO - O diretor e fundador da Biruta Ideias Mirabolantes, Rafael Liporace, está deixando a empresa esta semana, 9 anos depois de ter criado a agência com Rômulo Groisman e Alan James e revolucionado o mercado de mídia alternativa e marketing promocional no Rio de Janeiro.
Rafael ainda não revelou seu destino, preferindo dizer que vai começar a "ouvir as propostas do mercado".
Às vésperas de completar 32 anos de idade em novembro, Rafael já colecionou vários prêmios pessoais, inclusive o de Profissional e o de Empresário de Marketing Promocional do Ano do Prêmio Colunistas. Professor de Mídias Alternativas na ESPM e de Marketing na Gama Filho, Liporace foi uma das 30 personalidades empreendedoras do Rio escolhidas pela ONG Junior Achievement.

Mudança de rumos
A Biruta, que nasceu com o sobrenome de "Mídias Mirabolantes" começou a ser conhecida no Rio ao lançar as bicicletas com placas de propaganda que circulavam pelas ciclovias da Zona Sul carioca. A inovação sempre marcou o trabalho da agência, que atuava dando apoio para as agências tradicionais do mercado.
Há poucos anos, no entanto, a Biruta anunciou sua disposição de passar a concorrer também na área de comunicação, oferecendo-se como full-service para o mercado anunciante. Para acompanhar a nova proposta, trocou o "Mídias" por "Ideias" em sua marca. A agência chegou a anunciar, em julho de 2011, a conquista da conta da pizzaria Domino's, mas, pouco tempo depois, a conta foi noticiada como entrando na carteira da Artplan.

Carta de Rafael ao mercado
Rafael Liporace está distribuíndo o seguinte texto, comunicando a sua saída da Biruta:

"Prezados,
Na semana que a Biruta faz nove anos gostaria de comunicar que eu, Rafael Liporace, CEO da companhia estou me afastando da empresa, em busca de novos desafios pessoais e profissionais.
Tenho certeza que junto dos meus sócios e equipe tive um papel fundamental na criação e na consolidação da Biruta, que nesse período tornou-se referencia no mercado nacional, alcançado resultados expressivos, satisfazendo clientes, colecionando prêmios e ações de alto impacto.
A empresa passa a partir de hoje a ser administrada por um comitê executivo, composto por Sergio Adler, CFO da companhia, Joca Muller, Ex-CEO da Cervejaria Devassa e sócio da Fox Investimentos - grupo financeiro investidor da companhia - e de Alan James, sócio Biruta.
A Biruta segue alinhada com os objetivos definidos, e compartilhados com todos, em seu planejamento estratégico e espera alcançar resultados ainda mais expressivos além dos já conquistados até então por toda sua equipe.
Não tenho duvidas que saio realizado pelos serviços prestados à essa companhia. Uma grande conquista pessoal é ver que meu profissionalismo, dedicação, entrega e capacidade são exemplo para todos que por lá estão e/ou passaram. Desejamos muito sucesso a Biruta e que continua sendo cada vez mais mirabolante.
Vou buscar o mesmo caminho que a nove anos atrás minha família, meus amigos e o mercado chamaram de "sonho" mas que sem duvida se tornou realidade da maneira mais bonita e satisfatória que todos podiam imaginar.
Por fim, agradeço a todos que da sua forma, na sua intensidade e do seu jeito, me ajudaram quando tive que recorrer a cada um de vocês. Espero poder contar de novo com esse apoio, pois nunca fiz nada sozinho e sou grato a todos que me ajudaram a chegar aqui e que me motivam a buscar esses novos desafios.
OBRIGADO.
Rafael Liporace"

Eletrobras terá mais duas agências em 2013

Verba de comunicação da empresa em 2013 será de R$ 46 milhões.
A Eletrobras divulgou esta segunda-feira, 22, um novo edital de licitação, desta vez para a escolha das duas agências que dividirão, em 2013, uma verba de R$ 35 milhões correspondente à comunicação institucional. Com estas duas, a empresa será atendida no próximo ano por três agências de publicidade, lembrando que, há poucas semanas, a agência gaúcha Escala foi selecionada para cuidar do projeto Energia+, um job de R$ 11 milhões.
O valor da nova concorrência surpreendeu este colunista, já que, somando as duas licitações, os investimentos em comunicação da Eletrobras chegam em 2013 a R$ 46 milhões, subindo consideravelmente em comparação com a média estimada dos últimos anos, entre 20 e 30 milhões de reais. A responsável pela conta desde 2009 é a carioca Agência3.
A entrega das propostas técnicas para a concorrência DAC nº 04/2012 acontecerá dia 10 de Dezembro de 2012, às 10:00h, na sala de licitação da Eletrobras, à Av. Marechal Floriano, 19 – 17° andar, no Rio. E, serão consideradas vencedoras do julgamento final das propostas as duas licitantes mais bem-classificadas no julgamento da proposta técnica e que tiverem apresentado a proposta de menor preço "ou que concordarem em praticar o menor preço" entre as propostas apresentadas pelas demais agências classificadas.
Clique AQUI para ver o edital.

Atualização em 23/10/2012, às 11:50h: Amigo da Janela revela que, diferentemente das avaliações do mercado, a verba da Eletrobras no último ano chegou a R$ 37 milhões. Assim, apesar de o total crescer em 2013, a participação de cada agência na conta será significativamente menor.

L'Oréal contrata Blanco para comandar seu marketing

Alberto Blanco passa a comandar o marketing da L'Oréal no Brasil.
Alberto Blanco, que o mercado publicitário brasileiro conhece dos tempos em que foi vice-presidente de marketing da Oi, é o novo Chief Marketing Officer (CMO) da L’Oréal Brasil, um cargo recém-criado e que está diretamente ligado ao presidente da companhia, Didier Tisserand.
Blanco foi o nome responsável por autorizar as ousadias criativas da NBS no lançamento da Oi e que criaram uma das personalidades de marca mais fortes do segmento de telecomunicação no país. Não é impossível que este currículo tenha incentivado sua contratação pela L'Oréal, cuja comunicação tem sido caracterizada por fortes policies da matriz francesa e que, na opinião de analistas do mercado, muitas vezes se afastam da linguagem da consumidora brasileira.
Blanco já trabalhou na Johnson & Johnson e na Brahma. Formado pela Universidade Mackenzie, tem MBA em Business Administration na University of North Carolina at Chapel Hill e, depois que deixou a Oi/Telemar em 2006, abriu sua empresa de investimentos Participe.


A conta da L'Oréal no Brasil está dividida entre as agências Publicis e WMcCann.

Staff cria tipologia com golpes de judô para Infraero

Staff Judotype
Com as letras do Judotype a Staff está produzindo painéis para os aeroportos brasileiros.
Para homenagear os judocas brasileiros, a Staff criou para seu cliente Infraero, que patrocina o esporte há mais de 15 anos, o judotype: a primeira tipologia feita com golpes de judô. O esforço de cada atleta foi transformado em uma tipologia única, criada com base em um estudo detalhado dos movimentos do esporte, feito pela agência.
Com a nova fonte, peças de comunicação com palavras como "Dedicação" que enaltecem e incentivam a qualidade, a garra e o talento dos judocas, foram desenvolvidas pela Staff. Já esta semana o Aeroporto de Salvador receberá painéis com os novos materiais.
Ficha técnica:
Diretor de criação: Paulo Castro
Supervisor de criação: Bernardo Machado
Diretor de arte: Pedro Vargens, Tathie Machado
Redator: Leo Valpassos, Otto Pajunk, Maicon Silveira
Ilustração: Pedro Vargens, Fábio Cortez
Aprovação: Cibele Nunes e Janete Ribeiro
Atendimento: Rafaella Eyer, Fernanda Anders e Izabelle Sobreira
Produção Gráfica: Ronaldo Las Casas e Márcio Baptista
Art Buyer: Erika Ataide

BR Distribuidora abre concorrência publicitária

A conta publicitária da BR Distribuidora -- atualmente dividida entre a Master e a Quê -- entrou esta sexta-feira, 26/10, em concorrência. A empresa pretende continuar trabalhando com duas agências, que serão contratadas por 12 meses, mas poderão ter seus contratos prorrogados até 5 anos. A verba anual estimada é de R$ 80 milhões.
A licitação, definida pelo Edital 800011207674/2012, será realizada na modalidade "Melhor Técnica", mas que leva em conta também os preços propostos. O edital estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 29/10, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na sede da empresa, localizada na rua General Canabarro, 500, Maracanã, Rio de Janeiro. Os interessados deverão realizar um depósito no valor de R$ 100,00.
A entrega da documentação acontece em um prazo surpreendentemente curto em relação ao que se costuma ver em concorrências de governo: apenas 30 dias após a disponibilidade do edital. Será às 10h do dia 29/11, no auditório do 7º andar da BR, que colocou o e-mail edussouza.cns@br-petrobras.com.br para esclarecer dúvidas dos interessados.

Não será surpresa para este colunista se aconteceram protestos das agências pelo tempo exíguo e a empresa adie a formalidade.

Gente Que Vai e Vem

Leo Burnett Tailor Made (São Paulo - SP) - André Silveira, que o mercado carioca conhece por suas passagens pela MPM e Contemporânea, é o novo Diretor de Atendimento da agência, atendendo o Carrefour, sob o comando do VP de Operações e Nos últimos seis anos, André trabalhou no Grupo ABC, como diretor geral de atendimento na DM9DDB e diretor da conta global de Vale na Africa. (08/11/2012)

B.de Mello (Rio - RJ) - Simone Mesquita assume a gerencia de mídia da agência e passa a atender aos canais da Globosat: Premiere FC, Combate, Globosat HD, SporTV e canais adultos. (26/10/2012)