Janela Publicitária    
 
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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

25 de junho de 2012, segunda-feira (A)

Revendo as apostas dos diretores de criação do Rio.

Na semana anterior ao Festival de Cannes, a Janela pediu a 20 diretores de criação de agências do Rio para fazerem suas apostas de Leões. Agora que o festival acabou, dá para a gente ver como eles se saíram.
No geral, o saldo foi superpositivo, mostrando que os líderes da criação carioca estão bastante antenados com o que está acontecendo pelo mundo da comunicação de marketing. Vale a pena revisar os trabalhos indicados e premiados:

A peça campeã de indicações, "Grandmother (Abuela)", da Draftfcb argentina para Zona Jobs, que havia sido apontada por seis diretores de criação (Alexandre Motta, Carlos "Russo" Di Célio, Felipe Rodrigues, Gustavo Bastos, Luis Claudio Salvestroni e Marcos Apóstolo) garantiu o Leão, mas imagino que menos do que a expectativa de todo mundo. Os jurados de Cannes não quiseram dar além da Prata em Film. Humor muito latino?
O seguinte em indicações, "From Love To Bingo", da AlmapBBDO, (apostas de Flávio Medeiros, Marcos Apóstolo, Filipe Raposo e João Santos) saiu de Cannes com Prata em Filme e Bronze em Film Craft.
Em terceiro, com 3 indicações, empataram dois trabalhos: "Three Little Pigs", da BBH para Guardian, foi aposta de Gustavo Bastos, Luis Claudio Salvestroni e Paco Conde, levando Ouro em Film.
Também teve 3 indicações o "Dads in Briefs", da DelCampo Nazca S&S, da Argentina para o ar condicionado BGH, que levou Ouro em Film. Foi a aposta de Carlos "Russo" Di Célio, Eduardo Almeida e José Raimundo Padilha.
"Best Job — Olympics", da Wieden + Kennedy para P&G foi a aposta de Fábio Barreto e Bruno Richter, e não desapontou, conquistando Ouro em Film.
Paco Conde, da Ogilvy, fez uma aposta no case de Sprite Shower, da sua própria agência, e se deu bem. O case levou dois Leões em Promo: Ouro e Bronze.
Outra aposta de Paco na sua própria agência foi o Recipe Receipt, para Helmann's, que levou Ouro em Promo, Prata em Outdoor, Prata em Direct e Bronze em Branded Content
"Bikers", da Duval Guillaume Modem, de Antuérpia (Bélgica), para Carlsberg foi aposta de Marcos Apóstolo e levou Ouro em Promo.
"The Invisible Drive", da Mercedes (aposta de André Lima e Ricardo Real), acabou GP de Outdoor.
"LG Thief", da Y&R de Amsterdam para LG (aposta do Eduardo Almeida), foi Ouro em Promo.
"The Bear", da BETC Paris para Canal +, aposta de André Lima, não teve o que reclamar: Ouro em Film e GP de Film Craft.
"Cable Effects", da Grey New York para DirecTV, aposta de Felipe Rodrigues, também levou o seu Ouro em Film.
Finalmente, a aposta de João Santos -- que garantiu que nunca acertou nem em Bingo -- levou o Grand Prix de Press: a nova campanha da Benetton.

Com medalha de Prata ficaram dois trabalhos indicados pelos nossos criativos. "Security Cams", da Wunderman Buenos Aires / Bonavena para Coca Cola, aposta de Marcos Apóstolo, foi um deles. Outro foi "Real Fruit Boxes", da Age Isobar para Sucos Camp, Prata e Bronze em Promo. Chegou a Ouro em Outdoor, mas a aposta de Ricardo Real foi para o case, mesmo.
O clip da banda "Ok Go", feito pela da Goodby Silverstein & Partners para Chevy Sonic -- aposta também de Ricardo Real -- acabou com Bronze de Film Craft. E "Fashion Like", da DM9 para C&A, aposta de Álvaro Rodrigues, chegou a Bronze em Promo.
Nossos diretores de criação chegaram perto em outros trabalhos, que pararam nos seus shortlists: "Waiting Ticket", da Y&R de São Paulo para Santa Casa (aposta de Paulo Castro) e o alisamento da Avenida Atlântica, que a Artplan fez para a Niely, aposta de Roberto Vilhena em sua equipe.

Marcio Ehrlich, que não está em Cannes, mas está ligado no Festival.