Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 10/JUN/2011
Marcio Ehrlich

 

SuperVia lança campanha para combater lixo

Não sei se dá só para creditar à falta de educação o hábito do brasileiro de não cuidar da limpeza nas áreas públicas. Faltam latas de lixo bem distribuídas e exemplos do poder público, só para citar algumas razões.
Mas educar é sempre importante, e a SuperVia -- concessionária dos trens urbanos no Rio de Janeiro -- está lançando uma nova campanha para relembrar que todo mundo deve cuidar da limpeza nas suas composições e estações. Com o conceito "O lixo pode virar muita coisa. Menos passageiro da sua viagem", as peças criadas pela agência Heads estimulam que a população carioca pense também na reciclagem como forma de dispor dos seus resíduos.
Além da campanha impressa, o conceito ganhou vida na estação da Central do Brasil este último sábado, 4 de junho, quando a SuperVia promoveu a terceira edição do evento chamado “Recicla Rio". Na abertura o público pode ver exposição de obras feitas com o que, normalmente, é jogado no lixo. No mesmo dia, ainda na Central do Brasil, foi exibido o filme Lixo Extraordinário, que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro sanitário de Jardim Gramacho.
A criação é dos redatores Flávio Medeiros e Leonardo Konjedic e do diretor de arte Fernando Maciel, com direção de criação de Flávio, Kike Borell e Luis Christello. As obras foram criadas pelo artista plástico Carlos Pacheco e, ainda na ficha técnica, compareceram Renata Féres como atendimento e, aprovando a campanha, Thiago Nehrer e Danielle Almeida.
Aliás, falando em SuperVia, a empresa bem que podia pensar em melhorar as composições que bota à disposição da população do subúrbio carioca. Eu adorei os trens novos e com ar condicionado em que viajei para assistir Paul McCartney no Engenhão. Mas, pude bem ver os outros que estavam nas outras plataformas. Pareciam trens de filmes do velho oeste americano, nada semelhantes aos que a empresa mostra no rodapé das suas peças publicitárias. Gente, o brasileiro merece alguma coisa melhor!

Globalbev leva o açai em caxinha para dentro de casa

Confesso que foi preciso receber um press-kit da Globalbev para ter a atenção chamada para a briga que está crescendo no Brasil pelo mercado de bebidas, com novos players cada vez mais agressivos.
Fundada no ano 2000 para ser a primeira empresa nacional a produzir uma bebida energética, o Online, a Globalbev acabou comprando da Ambev o isotônico Marathon e hoje ainda distribui o já bem conhecido Flying Horse e o recém-chegado ao Brasil Monster Energy (que eu conheci em Nova York, gostei e, pessoalmente, procuro ter sempre na minha geladeira), além da vodca Stolichnaya. A empresa já está presente em mais de 70 mil pontos de vendas no Brasil, tendo recebido pelo quinto ano consecutivo o título de fornecedor top five da revista Supermercado Moderno.
O mais recente lançamento da empresa é o Amazoo, o primeiro açaí cremoso vendido no Brasil em embalagem Tetra Pak, que chega ao mercado puro e com versões batitas com banana ou morango. Nos Estados Unidos, o açaí em caixinha tem ocupado uma fatia crescente nas prateleiras, mas no Brasil a fruta ainda é consumida principalmente nas lojas de sucos por quem acaba de sair da malhação, como repositor de energia.
Foram R$ 20 milhões investidos pela Globalbev na Global Bony, adquirida em 2010 em Marituba (PA), para adequação da estrutura de produção e tecnologia, antes do lançamento da nova bebida, que também deve ser voltada para a exportação, a partir da certificação por várias instituições americanas, como USDA Organic (United States Department of Agriculture), Farm Organic, HACCP (Hazard Analysis Critical Control Points) e Kosher.

Cabides foram coração em anúncio da Kindle

Os cabides, peças inevitáveis nas lojas do Forum Ipanema -- galeria voltada para a moda --, formam um coração no anúncio que a agência Kindle criou para o Dia dos Namorados. A peça tem o título “Dia dos namorados no Forum Ipanema. Combina com vocês” e propõe homenagear aqueles que dividem um mesmo espaço no armário. Vale notar, inclusive, que, dentro do politicamente correto, como não aparece roupa masculina ou feminina, o anúncio vai atingir todas as formas possíveis de relacionamento.
A criação foi do diretor de arte Gether Nogueira e do redator Pedro Rosas, com direção criativa de Fábio Barreto.

Gente Que Vai e Vem

Percepttiva (Rio - RJ) - O criativo Marcelo Santos deixou esta semana a direção de criação da agência, onde estava desde 2007, levando a Percepttiva a conquistar vários prêmios em concursos cariocas de publicidade. (10/06/2011)

Artplan (Rio - RJ) - A agência, cuja criação é dirigida por Roberto Vilhena, tem agora um novo supervisor de criação: Toninho Lima, que foi o diretor da área na Artplan entre 1991 e 1996 e voltou à empresa em dezembro de 2010. (07/06/2011)

TVA (Rio - RJ) - Rogério Ponce de Leon assumiu a gerência geral, paralelamente à gerência nacional de publicidade. (08/06/2011)

Agência3 (Rio - RJ) - A criação ganhou cinco profissionais. Chegam à agência o diretor de arte Alexandre Collares, ex-W/McCann e o redator Cadu Vigília, ex-Loja Comunicação. Egressa da Script, a designer Carol Petrillo entra para o núcleo de bellow the line da agência. Collares já atuou na GNova em São Paulo, Giacometti e Doctor. Já Cadu tem passagens pela DM9 Rio, Ogilvy e Y&R, as duas últimas em Lisboa. Completam o time Letícia Rodrigues (ex-Staff e Diálogo Design) como assistente de direção de arte e o estagiário de redação Frederico Teixeira, também com passagem pela Unlike. (02/06/2011)

Staff (Rio - RJ) A equipe de criação ganhou o reforço do redator Jorge Barros. O criativo tem passagens por agências como Ogilvy, Giovanni, Contemporânea, Almap, DPZ, Artplan e também na Estrutural. Entre seus prêmios estão destacados Clio Awards, Festival de Nova York, FIAP, Profissionais do Ano, Prêmio Abril e diversos Colunistas. (01/06/2011)