Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/JUL/2010
Marcio Ehrlich

 

Staff sai na frente no Ministério do Trabalho

AGÊNCIAS INVÓLUCRO 2
(max. 65pontos)
INVÓLUCRO 4
(Max. 35pontos)
TOTAL
Staff 64 33 97
Heads 63 32,67 95,67
DPZ 61,67 32,33 94
Artplan 61 32,33 93,33
Arcos 61,33 31 92,33
Matisse 60,67 31,33 92,00
Fields 60 31,67 91,67
Casablanca 58 32,67 90,67
Adag 59,33 31,33 90,66
SLA 59 31,66 90,66
Casa Brasil 57,67 32,67 90,34
Calya/Y2 59 31,33 90,33
Fisher América 58,67 29,67 88,34
RC 55,67 30,67 88,63
EM PRIMEIRA MÃO - A Staff ficou em primeiro lugar na primeira fase da disputa -- correspondente à proposta técnica -- pela conta do Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS), promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado foi divulgado pelo órgão com os resultados das pontuações das 14 agências concorrentes.
Tradicionalmente, esta fase da concorrência já indica a vencedora da conta, mas ainda haverá a espera pelo prazo de recursos e a abertura das propostas de preço, antes da assinatura do contrato. O valor da conta é de R$ 20 milhões para o primeiro ano.
Estas foram as pontuações das agências que apresentaram propostas.
Em maio último, a Heads havia vencido a concorrência por outra parte da conta do Ministério do Trabalho e Emprego, no valor de R$ 18,5 milhões, em disputa da qual participaram, além da própria Staff (que havia ficado em 4º lugar), as agências Adag, Agil, Arcos, Artplan, Casaquatro, DPZ, Enter, Fields, Leiaute, Light, Master, Múltipla, RC e Register. A conta anteriormente era da mineira RC.

Staff comemora três contas novas no Rio

Em boa fase de prospecção, a Staff está comemorando a conquista de três contas: a Ribeiralves, que vende bacalhau dessalgado, o Banco da Providência, promotor da Feira e do Arraiá da Providência e o Shopping da Gávea.
Para o shopping, a Staff já está no ar com a campanha do Dia dos Pais, que procura relembrar o que os pais já fizeram por seus filhos, incluive antes de nasceram, como na peça que ilustra esta matéria.
A criação é do redator Eduardo Barcelos e do diretor de arte Oswaldo Luiz, com direção de criação de Paulo Castro.

Nota Carioca não previu faturamento de propaganda

A Prefeitura do Rio de Janeiro deve realizar modificações no seu sistema Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) -- também chamado de Nota Carioca --, para se adequar à forma de faturamento das agências de publicidade.
A informação é do assessor jurídico do Sindicato das Agências do Rio, João Luis Faria Netto, a partir de compromisso assumido pelos fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda que se reuniram recentemente com representantes das agências cariocas para apresentar o novo sistema.
Durante a reunião, o setor mostrou aos representantes da Prefeitura que havia uma falha grave na criação do formulário, deixando de prever os campos em que as agências de publicidade lançam os pagamentos feitos a terceiros, por conta de seus clientes.
No formato até então vigente de emissão de notas fiscais em papel, era permitido às agências de propaganda destacarem em um campo próprio os valores pagos a veículos e fornecedores, para deixar claro que, sobre aqueles ítens, não cabia a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS), o que geraria bitributação, em caso contrário.
Na criação do formulário da Nota Carioca, isto não foi considerado, colocando o faturamento das agências do Rio de Janeiro em alto risco a partir do próximo domingo, 1º de agosto, quando a emissão de NFS-e se torna obrigatória.
Ainda de acordo com João Luis, a prefeitura solicitou um prazo de uma semana para fazer as modificações. O Sindicato vai tentar marcar uma nova reunião dos representantes da Secretaria de Fazenda com as agências de propaganda cariocas, para apresentar as mudanças, assim que estiverem prontas.

Nas notas fiscais das agências de publicidade existe um campo para o Demonstrativo de Despesas com Terceiros. Isto não foi considerado no projeto atual da Nota Carioca.

 

Shangri-Lá estreia campanha da Agência3

A Shangri-Lá, para quem a Agência3 já ganhou Leão em Cannes, entrou com nova campanha na última semana no caderno Boa Viagem do jornal O Globo, para divulgar a baixa temporada para destinos nacionais e internacionais.
"Não adianta, divertido mesmo é viajar" é o conceito da nova campanha, criada mais uma vez pela Agência3. Nela, o leitor é confrontado com imagens de letras alegres e divertidas, mas que não conseguem empolgar porque formam palavras de situações pouco agradáveis do cotidiano -- inclusive das próprias agências de propaganda -- como Prazos, Chefe e Reunião.
A criação é de Frederico Vegele e Leonardo Pitanga, com direção de criação de Álvaro Rodrigues e Luís Salvestroni. Vegele também assina as ilustrações da campanha. Atendimento de Candida Quadrelli e Gabriela Trigueiro, e mídia de Humberto Cidrini. Aprovação de Monica Olivense.

Heads promoveu Barato do RioSul

Foi da Heads Rio a campanha especial para a liquidação de inverno do shopping RioSul, batizada de Barato Carioca. Nas peças veiculadas no Globo e na televisão, o layout mostrou uma tesoura, para simbolizar a liquidação, formando a silhueta do Pão de Açúcar, cartão postal do Rio. A redação foi de Paula Campos e a direção de arte de Luis Christello e Gabriela Treiger, com direção de criação foi Kike Borell, Luis Christello e Flavio Medeiros. Quem aprovou foi Marcio Werner e Ana Gabriella Affonso, com atendimento de Daniella Soni e Fernanda Teixeira.

Jornal O Dia está fora da ANJ

A Empresa Jornalística Econômico-Ejesa, que publica o jornal O Dia e também as publicações Brasil Econômico, Campeão e Meia Hora, solicitou esta segunda-feira, 26, a sua desfiliação junto à Associação Nacional de Jornais-ANJ.
Em comunicado à imprensa, a Ejesa declarou-se prejudicada quando acusada de uma série de denúncias que considerou inverídicas. Apesar de não detalhar o caso no texto, sabe-se que o protesto refere-se à acusação de que o controle da Ejesa seria do grupo português Ongoing. A legislação brasileira proíbe que os veículos de comunicação no Brasil sejam controlados por grupos estrangeiros.
Aqui estão alguns dos trechos do comunicado:
"Em desacordo com o tratamento que lhe tem sido dispensado, a Ejesa entende que a ANJ oportunamente:
1) negou injustificadamente o ingresso da EJESA no seu quadro de associados
2) se esquivou de defender os direitos do ser humano, os valores da democracia representativa, a livre iniciativa, e, também, a livre concorrência
3) se desincumbiu do dever de representar os interesses gerais da imprensa junto ao poder público
4) prejudicou o desenvolvimento das atividades empresariais da signatária
5) promoveu a realização de Audiência Pública com escopo desleal e tendencioso
6) desrespeitou o Código de Ética e Auto Regulamentação da entidade, ao se negar a publicar a verdade dos fatos de interesse público, admitindo que sobre eles prevalecessem interesses mercantilistas;
A empresa ainda ressalta que, para esclarecer a sua composição acionária e a sua legalidade, a análise de documentos societários que se encontram devidamente registrados na Junta Comercial seria o suficiente.
A Ejesa defende com todas as suas forças a plena liberdade de informação jornalística, primando sempre pela finalidade educativa, artística, cultural e informativa, notadamente na promoção da cultura nacional e regional. A empresa preza pelo fundamental respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família brasileira.
Portanto, a Ejesa requeriu, de pronto, na qualidade de titular de 99,9998% do capital social da EDITORA O DIA S/A, a desfiliação junto à ANJ daquela que é sócia-fundadora da instituição."

W/McCann cria para Ilha Plaza e Recreio Shopping

A W/McCann assina a campanha de Dia dos Pais do Ilha Plaza e Recreio Shopping. Os shoppings, que têm 18 e 13 anos respectivamente, estão entrando em sua segunda geração de clientes e em cima isso a W/McCann criou a campanha "Dia dos Pais - As pessoas mais especiais crescem aqui".
Esta é a segunda ação produzida pela agência para shoppings da BR Malls. A primeira foi para o Dia dos Namorados e incluiu o Center Shopping.
Com direção de criação de Fred Sartorello, a campanha teve redação de Rodrigo Guimarães e direção de arte de Bruno Guimarães, a partir de planejamento de Gustavo Otto e Carolina Tristão. O atendimento foi de Bruno Baracho, Camilla Franco e Mylena Moraes.

ABP lança o anuário de seu Festival 2009

A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) está lançando o Anuário do seu Festival Brasileiro de Publicidade 2009, reunindo os trabalhos que conquistaram Grande Prêmio, Lâmpadas de Ouro, Prata e Bronze e Prêmios Especiais nas categorias Filme, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Mobiliário Urbano, Internet, Promoção e Design da edição de 2009.
No segundo ano em que a ABP lança seu Anuário, para os associados o custo será de R$ 65,00, e para os não associados, R$ 89,00. Ao comprar o Anuário recebe-se um login e senha para acessar a versão online da publicação, hospedada no site da ABP, onde estão todas as peças premiadas na última edição do festival.
A compra pode ser feita no próprio site da entidade, em www.abp.com.br.

E agora, quem soltou os cachorros?

Do leitor Arthur Ottoni:

"Olá Márcio!
Essa semana uma peça me chamou a atenção pela coincidência. Com a internet, as influências criativas andam tão misturadas que não dá pra saber se foi coincidência ou não. Dá uma olhada aí!
Abraço!"

A peça da ANJ foi criada pela Fischer+Fala! para promover o 8º Congresso Brasileiro de Jornais, que vai discutir sobre jornalismo e democracia na era digital. Segundo a ficha publicada no CCSP, foi veiculada em 16 de julho último.
A do jornal Diário do Aço, que anuncia a assinatura online do veículo, é da agência Ten Comunicação, de Ipatinga, MG, e entrou no blog da agência no dia 24 de julho de 2009, portanto, um ano antes.

Calainho investe em premiação cultural

O incansável Luiz Calainho (foto) está com mais uma agitação na área cultural brasileira. Diretor da Dial Brasil, que controla as rádios SulAmérica Paradiso e Mix Rio FM e da Agência Frog, especializada em projetos digitais de comunicação, Calainho lançou esta quarta-feira, através de sua empresa L21 e junto com o Sesc Rio, o Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura, que pretende ser o mais abrangente prêmio de incentivo cultural já realizado no Estado do Rio de Janeiro.
O concurso vai destacar projetos em nove áreas culturais: Teatro adulto, Teatro infantil, Música, Dança, Artes Plásticas, Literatura Jovem, Cinema Documentário, Novas Mídias e Novos talentos, distribuindo entre eles quase 2 milhões de reais para permitir sua montagem, que deverá acontecer em até oito meses da data de premiação.
As inscrições já estão abertas no site www.sescriofomentocultura.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado), até 20 de setembro próximo. A relação dos premiados será divulgada em cerimônia no Teatro Sesc Ginástico, na terça-feira, dia 16 de novembro de 2010.

Sedex volta à mídia com campanha da Artplan

Os Correios -- historicamente um dos anunciantes de governo que mais dá espaço para suas agências serem criativas -- está com nova campanha no ar, criada pela Artplan para o produto Sedex. As peças, assinadas pela nova dupla de criativos premiados da agência, Ricardinho Weitsman e Alessandra Sadock, e mais o diretor de arte Ary Nogueira, reforçam com humor a importância que o serviço tem no interior do Brasil, onde chega a mais de 5.000 municípios.
No filme, por exemplo, os moradores de uma cidadezinha, que estavam prontos para assistir ao show da dupla sertaneja Orlando & Orley, preferem ir para casa receber suas encomendas porque a van do Sedex chegou primeiro que os artistas.
A primorosa produção da O2, com direção de Fabio Mendonça e fotografia de Ricardo Della Rosa, reproduziu o clima dos shows sertanejos aos detalhes, inclusive com a criação do ônibus dos fictícios artistas e com uma trilha criada pela Hilton Raw que provavelmente vai fazer os fãs do gênero procurarem pela gravação completa, como toda hora vemos acontecer com as boas trilhas inéditas na publicidade brasileira.
Além do filme de 30 seguntos, que está sendo veiculado nacionalmente em todas as emissoras de TV aberta e algumas fechadas, a campanha prevê peças de mídia impressa nas principais revistas do país e jornais de Rio e São Paulo.
A direção de criação da campanha foi Roberto Vilhena e a aprovação, nos Correios, de Graziela Godinho Cavaggioni.

DPTO desenvolve programas de relacionamento

O escritório da DPTO no Rio, comandado pelo publicitário Paulo Dompieri, está na rua ao mesmo tempo com dois programas de relacionamento para seus clientes Fabrimar e Todeschini, aproveitando que as duas marcas trabalham bastante a segmentação de público e precisam se dirigir a targets específicos.
Para a Todeschini, a agência criou o Programa Lá Vou Eu, focado em arquitetos, designers e decoradores que direcionam projetos de ambientes planejados para suas lojas exclusivas. Na primeira edição do programa em 2009, os participantes ganharam pacotes de viagem para Milão e para as Ilhas Gregas. Em 2010, com os participantes concorrendo a pacotes de viagem para Cancún e Istambul, a adesão do target ao programa, com dois meses de campanha, foi considerado pela agência um sucesso, atingindo mais de 1300 participantes.
Para a Fabrimar, fabricante de metais para banheiros, a DPTO lançou o programa VIP, com uma mecânica que estimula várias formas de pontuação, desde o simples castramento no programa, passando pela indicação de outros profissionais que se inscrevam, pela utilização de produtos Fabrimar até pela participação em eventos e pesquisas promovidas pela empresa. No programa VIP, a premiação é composta de pacotes de viagem a Barcelona com acompanhantes.

Biruta desfila gravatões em Fortaleza

Para promover um empreendimento comercial da Brookfield em Fortaleza, a Biruta está espalhando promotores nas principais ruas e praças de alimentação de shoppings da cidade, vestindo ternos como se fossem executivos, mas com gravatas gigantes exibindo o nome do empreendimento The One Tower.
Ao mesmo tempo, os promotores distribuirão seus cartões de visita, que na verdade é a chamada para o público conhecer o novo imóvel.

Rodolfo Sampaio vira coleguinha colunista

Rodolfo SampaioO portal Investimentos e Notícias estréia esta segunda-feira, 26, uma coluna sobre propaganda, assinada pelo premiado redator carioca Rodolfo Sampaio (foto). Com o título “E Por Falar em Propaganda”, Rofolfo terá 2500 toques semanais para soltar seus pensamentos sobre o tema.
Hoje diretor de criação da agência paulista Moma, Rodolfo se mudou para São Paulo há 5 anos. Ele tem na bagagem 15 Leões em Cannes, um Profissional de Propaganda do Ano no Colunistas e vários Prêmio Abril, Anuário do CCSP, Prêmio O Globo, Festival de Búzios e da ABP.
Na primeira edição da coluna, Rodolfo Sampaio apenas se apresenta, mas promete que, nas próximas, vai "tentar passar pra vocês tudo de apaixonante que essa profissão tem".

Gente Que Vai e Vem

Kindle (Rio - RJ) - Entram como designers Redson Silva (ex-Diálogo), Daniel Racca (ex-MPP Solution) e Maira Ameli (ex-HomeWebbing). Para atuar como programadores front-end, chegam à agência Gefferson Batista (ex -Smartsistem), Carlos Alexandre Almeida (ex-Skidun) e Bruno Maranhão (ex-Agência Simplesmente). Karina Schubert (ex-americanas.com) entra como redatora junior e Raquel Dias como assistente de atendimento. Além desses, a Kindle ganha também os reforços dos dois estagiários Gabriel Burgos, como designer, e Elisa Barreto, como programadora front-end. (29/07/2010)

NBS (Rio - RJ) - A agência trouxe de São Paulo o criativo Pedro Porto, que estava na Santa Clara, para assumir dia Diretoria de Plataformas Digitais. (28/07/2010)