Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 02/JUL/2010
Marcio Ehrlich

 

JB pode ficar apenas com versão online

Pedro Grossi
Pedro Grossi quer manter
o JB nas bancas.
Confirmando com exclusividade para o Janela Publicitária que não pretende mais continuar na área de mídia, o empresário Nelson Tanure informou ao site que encomendou uma extensa pesquisa com os leitores do Jornal do Brasil para saber quais as alternativas que eles vêem para o veículo. Tanure não quis se estender na entrevista, alegando ser prematuro falar antes de ter nas mãos os resultados do questionário, o que deve acontecer ainda em julho.
Mas o atual presidente da empresa, Pedro Grossi,também em entrevista exclusiva para o Janela, adiantou que uma das propostas para o Jornal do Brasil seria encerrar a publicação impressa e se concentrar em uma versão online. Esta, no entanto, não é a solução que ele prefere. "Não acredito que algum dia o tecnológico vá substituir completamente o papel", defendeu o executivo, que está se mobilizando para que JB impresso ultrapasse o prazo do final de setembro, estabelecido por seus investidores para uma solução.
Pedro Grossi garante para o Janela que o JB é viável, a despeito das dívidas que tem com órgãos públicos e com ex-funcionários. "Há três meses o jornal está no azul", diz o presidente da empresa, que deixou a vice-presidência para assumir o novo cargo um mês antes. "Estamos fazendo de tudo para sanar a operação, sem ter demitido sequer um funcionário neste período", afirmou. De acordo com Grossi, o JB conta hoje com 180 profissionais, sendo 60 deles na redação.

Atrás dos formadores de opinião

O Jornal do Brasil, assegura Pedro Grossi, conta hoje com uma tiragem em torno de 25 mil exemplares, sendo 20 mil através de assinaturas. Estes números estariam no mínimo 10 mil abaixo do objetivo da empresa. "Com 30 mil o jornal já se torna rentável, mas quero atingir os 60 mil formadores de opinião que sabemos existirem no Rio de Janeiro", complementou.
Mobilizar os tais "formadores de opinião" é hoje a principal meta de Pedro Grossi. Através deles o executivo espera sensibilizar as autoridades a permitir uma solução que viabilize a continuidade da publicação. "Não é saudável assistir o fechamento de um jornal que sempre defendeu a liberdade de opinião no Brasil", lembra Grossi. Ele lamenta que tenham sido concedidas ao jornal as mesmas condições -- através de um Programa de Recuperação Fiscal (Refis) -- que recebem outras indústrias que não têm o mesmo tipo de envolvimento com a sociedade. "As autoridades precisam ser mais flexíveis", pede Grossi, que descarta a possibilidade de encontrar outro investidor que se interesse em assumir a publicação nas atuais condições, ainda mais por ser praticamente impossível os eventuais novos responsáveis não herdarem as dívidas das administrações anteriores. "Não sou jornalista, sempre fui leitor do JB. Esse negócio me fascina e espero que eu mesmo consiga manter o jornal para os leitores que são fiéis há 119 anos", encerrou Grossi.

Leia também: Tanure decide deixar o Jornal do Brasil.

Extra lamenta desclassificação do Brasil

Saiu hoje na Folha de São Paulo, o supermercado Extra lamentando a desclassificação do Brasil na Copa, como se a seleção brasileira tivesse perdido ontem para o Chile.
Como sempre, as agências criam duas versões de anúncios programados antecipadamente, quando não se pode ter a certeza do que vai acontecer. E o programador da Folha montou a peça errada.
Mancada feia, não?
Em tempo: a agência de publicidade do Extra é do próprio Grupo Pão de Açucar. Não corre o risco de perder a conta. :)

Leitor não deixa criativos dormirem como um bebê

O anúncio de cima é assinado pela americano Graco e diz "When your baby sleeps you sleep like a baby", ou seja, "Quando o seu bebê dorme você dorme como um bebê.
O de baixo é um anúncio brasileiro da Hipoglos, que diz "Quando seu bebê não dorme bem você também não".

Do leitor Diogo Patoilo

"Olha aí Marcio que coincidência.
Tem muita gente que confunde e escreve conhecidência no lugar de coincidência.
Conhecidência não existe né.
Que tal adotar esta nova palavra em nosso mercadinho e mostrar mais uma das nossas "conhecidências" criativas.
Esta "conhecidências" tá mais pra "saicnêdicehnoc".
Abraço.
Diogo Patoilo
Redator
Calia | Y2"

Balão incendeia página de classificados do Extra

Aproveitando o recall do incêndio no Morro dos Cabritos, a Assembleia Legislativa do Rio do Janeiro - Alerj saiu ontem, 30 de junho, com um anúncio assinado pela Staff alertando a população carioca para o risco de soltar balões, prática que cresce muito nesta época do ano no Brasil.
A peça, veiculada no jornal Extra, reproduz aos detalhes o estilo de diagramação e de textos da página de classificado de imóveis daquele veículo, mas com alguns dos tijolinhos pegando fogo. Mais abaixo, o título lembra que "Balões não escolhem endereço".
A criação foi de Guilherme Cunha, Gabriel Lepesteur, Dudu Barcelos e Ian Guimarães, com Direção de Criação de Paulo Castro, atendimento de Benny Viana e Daniela Autran, midia de Sheila Calmon e Ive Cardozo, produção gráfica de Jadilson Figueiredo e aprovação de José Geraldo Machado e Lancaster Moraes.

Gente Que Vai e Vem

Sonido (São Paulo - SP) - A produtora de som contratou o produtor Marcos Nazareth, o Naza, para trabalhar em parceria na criação de trilhas ao lado dos sócios Lucas Duque e Daniel Lopes. Naza ficará na sede da produtora em São Paulo. Músico, cantor e guitarrista, desde o começo de sua carreira, sempre, atuou em grandes produtoras como: Publisol, Voizes, A9 Audio, Play it Again e Lua Nova. Já trabalhou como assistente e finalizador. Campanhas Toyota, Pepsi, Itaú, Coca Cola, Volkswagen para citar algumas contaram com sua participação. (01/07/2010)

Homewebbing (Rio - RJ) - A agência de marketing digital ligada à Casa da Criação acaba de contratar a publicitária Gueta Ridzi Kathar para assumir a diretoria de atendimento/projetos. Com mais de 20 anos de profissão em propaganda e marketing, Gueta está deixando a Superintendência de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Educação para assumir o novo cargo. A profissional já trabalhou em anunciantes, agências e veículos, já tendo contato em web pelo start-ups dos portais Globo.com, Investshop.com e Shoptime.com. Foi Gerente de Marketing da Gafisa e diretora de contas na Artplan. E também responsável pelo atendimento do GNT no período de reposicionamento de marca, com a campanha “O GNT é pra Você”. (01/07/2010)