Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/MAR/2010
Marcio Ehrlich

 

Prefeitura classifica Prole, Binder/FC+M e Agência Nacional

A Prole, do criativo André Eppinghaus -- e que já atende a conta publicitária do Governo do Estado do Rio --, foi a mais pontuada na fase técnica da concorrência pela conta da Prefeitura do Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado esta terça-feira, 9. Nas posições seguintes ficaram às agências Binder/FC+M -- que fez um acordo com a agência Eco para participar da concorrência -- e a Agência Nacional, fechando os dois lugares seguintes que ainda podem ser ocupados pelas concorrentes.
Este colunista confessa seu total desconhecimento sobre esta "Agência Nacional". Não está entre as 244 agências do Rio cadastradas na Janela e no Google não consegui qualquer pista de suas atividades. Seria a mesma "Agência Nacional" que é o órgão de propaganda do Governo Federal?
A verba publicitária da Prefeitura do Rio está prevista em R$ 60 milhões para este ano. Na disputa, chegaram a se inscrever 19 agências. Segundo comentários do mercado, as agências Agnelo Pacheco, DPZ e Giacometti estariam inclinadas a entrar com recurso contra a decisão da comissão de licitação. O prazo para recursos se encerra em cinco dias úteis.

Agência Nacional: de São Paulo para a Prefeitura do Rio

Revelado o mistério sobre a Agência Nacional, que ficou entre as três finalistas da concorrência pela conta da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Segundo o site www.agnacional.com.br, a Agência Nacional é o nome fantasia da Dupla Comunicação Ltda., que existe desde 1991. O site não revela o endereço de sede da empresa, mas a página de contato mostra que o telefone (11) 3141-1216 é de São Paulo.
Vale lembrar que no edital de licitação da prefeitura, as agências concorrentes não tinham a necessidade de comprovar escritório na cidade do Rio de Janeiro.
Na relação de clientes, dos cerca de 20 relacionados apenas o Banco HSBC é da iniciativa privada. Os demais são governos e prefeituras de Roraima a São Paulo, passando por Maranhão, Tocantins e Brasília. O Governo do Distrito Federal, inclusive, é o cliente relacionado na área de portfólio do site.

Agência3 lança sua primeira campanha para o Ibeu

Conta conquistada em outubro de 2009, o Ibeu ganha, até março próximo, a sua primeira campanha criada pela Agência3. Segundo a agência, o objetivo, além de gerar matrículas, é rejuvenescer a imagem da marca. O conceito criado é “IBEU. O melhor do inglês, com o melhor da sua vida”. As peças procuram linkar a palavra "inglês" a outras de conotação positiva, como futuro, sucesso, conexão e diversão.
Foram desenvolvidas peças para mídia exterior (mobiliário urbano, busdoor, back bus, outdoor, painéis e empenas) e mídia impressa. A criação é de Frederico Vegele e Leonardo Pitanga nas peças impressas e de Joana Mendes, Marcelo Freitas, Gerson do Amaral e Rafael Ferrer na mídia online. A Direção de criação é de Álvaro Rodrigues e Luís Salvestroni.
A ficha técnica conta ainda com atendimento de Christina Santos, Luciana Pacheco e Gláucia Machado, mídia de Rodolfo Laranjeira e Roberto Oliveira e ainda Regina Fendt e Adriana Calainho na aprovação.

Coincidência ou chupada londrina?

De Benedito Cantanhede, diretamente de Londres:

"Caro Márcio,
Estou aqui em Londres fazendo um curso de especialização e hoje fui surpreendido com uma campanha do Metrô Londrino composto de cartazes nas plataformas e indoor nos vagões.
Lembro que o Metrô do Rio fez uma campanha muito parecida com essa há uns 6 meses, onde mostrava um pedaço de parede quebrada e atrás o pessoal trabalhando na expansão do Metrô carioca.
Não sei qual é a agência londrina que tem a conta (o meu ciclo de amizade aqui não sabe me dizer) e nem sei onde anda conta do nosso Metrô ai no Rio.
Ou é mais uma chupada criativa ou mais uma coincidência criativa daquelas brabas.
Abração,
Benedito Cantanhede"

Coincidência é um saco

De Felipe Aguiar, diretor da Maria Gorda:

"Boa tarde, sou sócio-diretor de uma empresa que produz ecobags em comunidades carentes do Rio, a Maria Gorda.
Ao abrir o CCSP me deparei com uma enorme coincidência criativa entre o comercial criado pela Lew,Lara para o movimento "Saco é um Saco" e o que criamos para a Maria Gorda em parceria com a Vixe Maria Filmes, ainda em 2008.
Comparem."

O comercial da Lew'Lara/TBWA foi produzido para a campanha "Saco é um Saco", do Ministério do Meio Ambiente, com patrocínio da CPFL Energia. Enquanto o filme da Maria Gorda usa como trilha o Noturno Opus 9 nº 2, de Chopin, o do Ministério apresenta o Concerto nº23 de Mozart, ambas as peças criadas para piano.
O primeiro encerra dizendo "Achou bonito? Você ainda tem 400 anos para admirar". E o outro "O homem é o único animal da natureza que consegue ver beleza na poluição".
Ficam aí os dois filmes para a avaliação dos leitores.

Adrianna Cury abre agência focada em entretenimento

Apostando na afirmação que o entretenimento é a indústria que mais cresce no mundo -- US$ 16 trilhões até 2013, dos quais US$ 33 bilhões no Brasil -- a criativa paulista Adrianna Cury decidiu investir sua nova ficha numa agência que pretende ser conhecida por usar o entretenimento como base para todo o seu pensamento estratégico e criativo. A nova empresa, batizada com o sonoro nome de Hullaboom (que não quer dizer absolutamente nada, como Adrianna explicou), foi lançada na última semana em São Paulo, contando também com outros dois criativos na diretoria: Margo Soliane e Danilo Janjacomo, além do empresário Marcelo Haegenbeek na área financeira.
A Hullaboom ainda não está divulgando sua relação de clientes, mas os sócios deixaram claro que pretendem prospectar clientes que já sejam atendidos por agências voltadas para a propaganda tradicional. "O cliente é que vai determinar como vamos nos integrar ao seu marketing", explicou Adriana. A agência, inclusive, diz Haegenbeek, está aberta a trabalhar por fee, success fee, projeto ou que outra forma o mercado adotar, inclusive os tão desejados honorários de veiculação quando a solução adotada for a publicidade.
No Brasil, onde ainda se vê o BV de veículos como a grande fonte de receita do mercado publicitário, não há muitas agências com a coragem de se apresentar como focada em entretenimento. Mas desde 2003 o conceito de "branded entertainment", com a convergência entre a propaganda, a mídia e o entretenimento vem ganhando espaço no mundo. Em Paris, a DDB tem, desde 2008, seu braço especializado na área. O grupo WPP, em conjunto com o Grupo M.Disney e a Sundial Creativa Media criou a Show M. E mesmo o cineasta Luc Besson (Imensidão Azul, Nikita, O Quinto Elemento, etc) decidiu ter a sua agência especializada em entretenimento.

Gente Que Vai e Vem

Xerox (Rio - RJ) - A executiva Cristiana Lannes é a nova diretora de marketing da Xerox do Brasil e atuará junto aos times de marketing de cada unidade de operação e negócio da empresa. A diretora acumulará a função de gerente de marketing da área de Global Services, que ocupava anteriormente. Cristiana Lannes, graduada em engenharia de computação pela PUC-Rio e com MBA em marketing pelo IBMEC, ingressou na Xerox em 1994 como estagiária e desempenhou as funções de gerente de produtos, marketing e vendas, entre outras. (4/2/2010)

Coca-Cola (Rio - RJ) - O jornalista João Domenech chega à Coca-Cola Brasil, onde assume a direção da Comunicação Corporativa da empresa. Em seu currículo, o profissional acumula experiência em empresas como a GlaxoSmithKline, onde atuou nos últimos 10 anos como gerente de Comunicação Corporativa, Telecine, Editora Record, Jornal do Brasil, Revista Manchete e BBC, além de ter sido correspondente do O Globo em Londres. (3/2/2010)