Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 29/JAN/2010
Marcio Ehrlich

 

Heads, Denstu e Quê lideram disputa pela Petrobras

As agências Heads, Dentsu e Quê obtiveram, nesta ordem, as maiores pontuações na fase técnica da concorrência pela conta da Petrobras. O resultado foi divulgado esta quinta-feira, em reunião na empresa com as agências concorrentes. A verba licitada é de R$ 250 milhões.
Tradicionalmente nestas disputas, as agências vencedoras da técnica são confirmadas na conta, já que têm o privilégio de igualar as condições das demais concorrentes que eventualmente vençam a fase de proposta comercial.
A perda da Petrobras é mais um baque grande na carteira do escritório carioca da F/Nazca, que em 2009 já havia ficado sem a conta da Unimed-Rio. Mesmo após aquela perda, porém, a agência manteve sua equipes de criação, hoje considerada uma das mais fortes do mercado carioca.
Já a Dentsu, segundo seu site www.dentsu-lat.com.br, não lista endereço no Rio de Janeiro, mas precisará estruturá-lo, por exigência contratual da Petrobras, sediada nesta cidade.
A agência -- de origem japonesa -- passou os últimos 5 anos como parceira da DPZ no Brasil, acordo desfeito em novembro de 2009. Entre suas contas estão as empresas -- também de origem japonesa -- Ajinomoto, Sony e Toyota.

Heads leva a concorrência da Ampla

EM PRIMEIRA MÃO - A companhia de eletricidade Ampla, que atende grande parte da população do Estado do Rio de Janeiro, entregou para a Heads-Rio a sua conta publicitária, após concorrência.
O valor da verba é estimado em R$ 3 milhões para 2010. A conta estava na NBS.

Arcos deve levar a conta de Furnas

A conta da Furnas Centrais Elétricas está praticamente certa nas mãos da agência pernambucana Arcos, que os cariocas devem lembrar do tempo em que foi uma das sócias da 4X4, para o atendimento da conta dos celulares TIM.
A agência ficou com a maior pontuação na proposta técnica, superando as demais concorrentes (em ordem alfabética) Adag, Agência3, Dentsu, DQV, DPZ, Giacometti, Giovanni+DraftFCB, Lua Branca, Matisse, McCann Erickson e Orquestra.
A verba do anunciante é de R$ 20 milhões por ano e esteve por vários anos na carteira da D&M, de Brasília, que chegou, durante o período de atendimento, a manter escritório no Rio, comandado por Caio Valli.
No próximo dia 26 de janeiro devem ser abertas as propostas de preço. Normalmente nas concorrências de governo, para a agência vencedora da disputa técnica ser confirmada na conta, bastará aceitar as mesmas condições financeiras apresentadas pela agência que vencer a segunda fase da licitação.
Segundo o site da agência (www.arcosonline.com.br), a agência tem escritório no Rio, em Botafogo. Entre os clientes atendidos por aqui estão o BNDES e a Infraero.

Sérgio Cabral abre nova concorrência

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou uma nova concorrência publicitária, a de nº 001/CC/SSCS/2010, que prevê uma verba de R$ 180 milhões, mais do que os R$ 100 milhões alocados na última disputa. A entrega dos documentos está marcada para o dia 9 de março, às 10:00 horas, no Auditório da Subsecretaria Militar do Palácio Guanabara.
O Edital, com seus anexos, encontra-se disponível e pode ser adquirido no Anexo II do Palácio, com informações pelos telefones (21) 2334-3510 e 2334-3201. Para retirar, nos dias úteis, no horário 10:00 às 13:00 horas e de 14:30 às 17:00 horas, é preciso levar o carimbo da Razão Social da Empresa e a entrega de 02 (duas) resmas de Papel Reciclado A4.
Em julho de 2008, o Governo do Estado definiu 5 agências para o seu atendimento: Agência3, Agnelo, Artplan, MPM e Prole.

Conexão interrompe licitação da Prefeitura do Rio

EM PRIMEIRA MÃO - A concorrência pela conta da Prefeitura do Rio deu nova parada. A agência Conexão Brasil, uma das participantes da licitação, impetrou recurso contra a habilitação das empresas Agnelo Pacheco, Giacometti, Lua Branca, MPM, Nova S/B, Ogilvy & Mather e PRP (Prole).
Conversando com Glauco Pochine, da Conexão, ele explicou que, por ter sido desqualificado na fase de documentação -- com a alegação da Prefeitura que não haveria prazo para reapresentar o documento -- decidiu pedir vistas à documentação das agências sediadas em São Paulo, para saber se a Prefeitura usou do mesmo critério com elas.
A Conexão Brasil foi uma das 5 agências desqualificadas na fase de documentação, assim como Fields, PBC, Plá e Staff. Além das agências que terão sua documentação verificada pela Conexão Brasil, continuam na disputa Agência3, Artplan, Binder/FC+M, DPZ, Dupla, Havana e Heads.

Net muda marca com criação da Globosat

A Net, que é hoje a maior empresa da América Latina em TV por assinatura, banda larga e telefonia fixa, reestilizou sua marca "de forma suave, mantendo o conceito de comunicação entre pontos distantes", como explicou o presidente da empresa, José Félix.
A criação foi da área de arte da Globosat e na ficha técnica estão Manuel Falcão (gerente de criação), Ricardo Mayano (coordenador) e os designers Rodrigo Leme, Paulo Caetano e Casy.
De acordo com os criativos, foi mantido o destaque para a letra “E”, agora em formas retilíneas e no formato 16:9, como uma imagem HD (widescreen), e com contornos arredondados. Em relação às cores, a leitura foi simplificada com a retirada do degradê (veja o logo antigo ao lado). As três linhas da letra "E" simbolizariam os três produtos oferecidos pela empresa: TV por assinatura, internet banda larga e voz, por meio de um único cabo.

Agência de imagens deixa Época e Veja na mão

O desastre do Haiti chegou às capas das revistas Época e Veja. As duas escolheram a mesma foto para a edição que entrou no ar esta semana cobrindo o terremoto no Caribe.
Para não favorecer ninguém -- e rir um pouco da situação --, a banca de revistas em frente ao Edifício Avenida Central colocou as duas expostas lado a lado.
Dá para imaginar o tremor que foi nas redações das duas quando descobriram a confusão.
Será que não tinha como evitar? As agências de imagens não controlam o que vendem para a imprensa?
Aliás: na Veja, a foto ficou mais "lavada". Escolha do diretor de arte?

Gente Que Vai e Vem

Ricardo Weitsmann Alessandra Saddock

Artplan (Rio - RJ) - A agência dos Medina contrata uma dupla do primeiro time carioca para a sua criação. O redator Ricardinho Weitsmann deixa a NBS e a diretor de arte Alessandra Saddock deixa a F/Nazca para fazerem parte da equipe comandada por Ricardo Vilhena. Os dois entram no espaço deixado pela ida do redator Ricardo Dolla e do diretor de arte Bernardo Romero para São Paulo, atuando na África de Nizan Guanaes. (28/01/2010)