Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 17/OUT/2009
Marcio Ehrlich

 

Quem criou o "Yes, We Créu"?

O maior fenômeno na comemoração da vitória do Rio de Janeiro pelo direito de sediar as Olimpíadas de 2016 foi a adoção que o país inteiro fez -- não apenas na Internet como na imprensa brasileira -- da frase "Yes, We Créu".
Reproduzida milhares de vezes no Twitter, a ponto de entrar nos Trendings Toppics (a lista das palavras mais citadas), simbolizou o espírito gozador nacional à derrota das demais cidades, principalmente Chicago, defendida pessoalmente pelo presidente americano, Barack Obama, autor da frase original, "Yes We Can".
Propriedade de todos os brasileiros agora, "Yes, We Créu" corre o risco de ter sua origem esquecida. O que a imprensa registrou é que a frase cresceu no Twitter. Como ela apareceu lá é que não foi divulgado.
Segundo informou à Janela Gustavo Bastos, do conselho consultivo do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ), uma pesquisa confirmada pelo Twitter registra que a primeira aparição do "Yes, We Créu" foi postada pelo presidente do clube, Tadeu Vieira, à 1:52PM, dois minutos após a divulgação dos resultados, em sua página Twittando, sendo rapidamente retwittada por outros usuários, entre os quais Marcelo Tas, do CQC, à 2:00PM, para seus 380 mil seguidores do site.
O resto é História.
Como Tadeu Vieira chegou à frase é fácil de explicar. Rafael GenuEla nasceu em um anúncio criado pelo redator Rafael Genu (foto à esquerda) e pela diretora de arte Alessandra Saddock para ser assinado pelo CCRJ.
Gustavo Bastos conta que a idéia de o clube assinar um anúncio sobre uma eventual vitória do Rio na disputa pelas Olimpíadas surgiu em uma das reuniões que os diretores de criação cariocas tiveram para discutir o futuro da entidade, a partir da crise iniciada pela eleição do praticamente desconhecido Tadeu Vieira à sua presidência. Coube ao diretor de criação da F/Nazca, Carlos "Russo" Di Célio, tocar o projeto, que foi entregue para a dupla Genu e Saddock. A peça -- reproduzida aqui -- foi apresentada para Tadeu e outros criativos cariocas na quinta-feira, 1 de outubro, um dia antes de aparecer no Twitter.
CCRJ: Yes, We CréuGenu contou para a Janela que chegou a questionar se deveria usar o trocadilho que surgiu na sua cabeça durante o processo de criação, mas a ideia lhe pareceu tão redonda que assumiu a brincadeira. Russo também aprovou o título e o job foi considerado fechado.
Só na sexta-feira, depois de a frase explodir pelo Brasil -- inclusive com a divulgação da imagem que o paulista Rodrigo Hashimoto fez com a foto de Mussum no lugar de Obama (abaixo, à direita) -- os criativos da Nazca, assustados, foram checar no Google se todo o burburinho realmente havia começado com eles. Foi quando Genu descobriu que, em abril de 2009, a frase havia sido creditada a Leonardo Silva, o "Obama Azul", autor de dois gols do time mineiro Cruzeiro na sua goleada de 5 X 0 sobre o Atlético Mineiro, chegando a circular entre os torcedores do time (imagem abaixo, à esquerda).
Rafael Genu tem absoluta certeza que não esteve em Belo Horizonte em abril, jamais acompanhou o campeonato mineiro e desconhecia totalmente a piada. "Quando a ideia do 'Yes, We Créu' surgiu na minha cabeça, eu tinha certeza que estava nascendo ali naquela hora", garantiu o redator à Janela.
Como a gente já cansou de ver coincidências acontecendo por seus autores seguirem o mesmo raciocínio criativo, a Janela acredita em Rafael Genu e dá a ele o crédito de ter desencadeado o processo agora na comemoração da Rio 2016.
Mas fica mais uma lição disso tudo e que não tem nada a ver com as Olimpíadas e sim com o mercado: foi só os criativos cariocas se reunirem para discutir sobre o CCRJ, que voltaram a influenciar o resto do país. Tomara que não se esqueçam mais disso.
Leonardo Silva, do Cruzeiro, em Yes, We Creu Mussum Obamis, Yes We Créu

Absolut sai nua para defender causa LGBT

A vodca Absolut não se cansa de se superar dando exemplos fantásticos de marketing promocional. Agora, a marca está saindo com uma edição limitada totalmente sem rótulo, para manifestar a ideia de que, independente do que aparece por fora, o que importa é o que está no interior.
A iniciativa da Absolut é desafiar os rótulos e preconceitos que envolvem a diversidade sexual. A empresa, em seu comunicado à imprensa, lembra que desde a década de 80 tem abertamente abraçado a causa LGBT (Lesbians, Gays, Bisexuals & Trangenders).
A edição vai circular com uma revista de 24 páginas produzida pela publicação Fantastic Man. A revista terá entrevistas com designers de moda como Kris Van Asshe e Eudon Choi, a cantora Tanita Tikaram e outros ícones da moda e da cultura pop. Além disso, foi criado um blog em www.absolut.com/nolabel, para discutir justamente questões de identidades sexuais e preconceitos.

Prestação de Contas do Rio - Outubro de 2009

AGNELO PACHECO

O escritório da Agnelo Pacheco no Rio, comandado por Marcelo Gorodicht e Marcos Silveira, acaba de conquistar 6 novas contas além dos Supermercados MultiMarket, que já foram motivo de matéria da Janela: a distribuidora de bacalhau Ribeiralves e 5 concessionárias de automóveis: a coreana Ssang Yong, a de utilitários chineses Chana, motocicletas Susuki, automóveis Kia e uma revenda de multimarcas.
Com o aumento dos trabalhos, 3 novos profissionais foram contratados: Janaína de Lucas Peixoto, como executiva de contas, Esdras Rocha (diretor de arte) e Cristiano Ferreira ( Assistente de direção de arte).
O primeiro anúncio da Ribeiralves (imagem ao lado) será veiculado em novembro nas revistas femininas, perguntando "Onde você quer passar o Natal? Na cozinha?".

BINDER/FC+M

Há 20 anos no mercado, a marca de sandálias Kenner escolheu a Binder/FC+M para cuidar de sua comunicação. A Kenner conta, hoje, com sete diferentes linhas de produtos e tem distribuição nacional, com forte participação nas regiões Norte e Nordeste. A marca está posicionada no segmento de sandálias Premium. No último ano móvel, a Kenner teve um crescimento de 19% em volume. O dado reflete a paixão que o consumidor brasileiro tem com a marca, facilmente vista nas redes sociais na internet. A Binder/FC+M inicia em novembro o planejamento das primeiras ações de comunicação para a marca.

PERCEPTTIVA

A agência conquistou a conta da grife carioca City Shoes – rede de calçados, bolsas e acessórios femininos com mais de 80 lojas espalhadas pelo Brasil. A agência já prepara as campanhas de Verão e de Natal da marca que serão veiculadas em mídia impressa, exterior e online.

TÁTIL

A Tátil Design, agência carioca de branding e design comandada por Fred Gelli, venceu a concorrência e será a agência responsável em criar soluções de comunicação para a marca Asics, fabricante mundial de tênis de corrida. A Tátil cuidará da comunicação dos próximos lançamentos nos pontos de venda da Asics.

 

Gente Que Vai e Vem

Agência3 (Rio - RJ) - Anuncia Rodolfo Laranjeira como novo integrante da equipe de Mídia comandada pela diretora Marilena Geada. Vai ocupar o cargo de supervisor e atenderá os clientes Governo do Estado RJ, SHV, João Fortes, IBEU e Grupo Assim, entre outros. Como coordenador de Mídia, Rodolfo teve passagens pela Ediouro, McCann Erickson e Duda Propaganda. Na NBS e na V&S – esta última onde começou carreira – atuou como assistente de Mídia. (13/10/2009)

O Estado de S. Paulo (São Paulo - SP) - O jornal, que é o representante oficial do Festival de Cannes no Brasil definiu os nomes de Miriam Chaves, diretora-executiva da Rádio Eldorado, e Armando Ruivo, diretor de Planejamento e Marketing Publicitário do Grupo Estado, como os novos executivos responsáveis pela operação do evento no País e interlocutores do veículo perante a organização. Os dois estarão presentes no próximo Reps Meeting, a reunião anual dos representantes do maior evento internacional de comunicação, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, no The Landmark Hotel, em Londres. (08/10/2009)

Local (Rio - RJ) - A agência do Grupo 3+ (Agência3 etc) anuncia Luiz Henrique Londres como supervisor de Criação. O publicitário trabalhou, nos últimos 10 anos, como diretor de Arte na McCann-Erickson e tem em seu currículo trabalhos para Coca-Cola, Esso, Camel, L´Oreal Paris, entre outros. (07/10/2009)

Espaço/Z (Rio - RJ) - Contratou de volta, como diretor de criação, Antonio Juninho Guerra, que também já passou pela W/Brasil e DPZ. Agora ele atuará ao lado de Zé Maria Oliveira na direção de criação da agência em todo o Brasil. (06/10/2009)