Janela Publicitária    
 
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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

22 de junho de 2009, segunda-feira

Os júris do Festival de Cannes terminaram o domingo liberando mais listagens de finalistas. Agora, de Outdoor, Press, Media e Radio. No total, o Brasil ficou com 88 trabalhos nestas 4 categorias, com o melhor desempenho em Outdoor.

OUTDOOR LIONS

Script - Peixes Marinhos
A versão em português do cartaz "Peixes Marinhos", da Script, que já havia ganhado Ouro no Festival da ABP e finalista no Anuário do CCSP. A criação é de Fábio Gil, Roberto Sá Filho e Bernardo Machado, com direção de criação de Ricardo Real e aprovação de Sergio Mello
A carioca Script garantiu a presença do Rio de Janeiro nos finalistas de Outdoor, com seu poster "Peixes Marinhos", criados para a ONG Surfriders, em um ano que o Brasil conseguiu contar com 42 peças no shortlist da categoria.
O destaque em Outdoor, até agora (sem se saber os Leões concedidos), foi para a DM9DDB, com 12 trabalhos, superando a AlmapBBDO, com 11 finalistas.
Estes foram os trabalhos brasileiros classificados no Outdoor Lions, por ordem de agência:

- "Mulher" e "Homem", da AlmapBBDO para Bayer
- "Painel Indoor", da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Arte
- "Camiseta", da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Arte
- "Círculos", "Linhas" e "Cruzamentos", da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Arte
- "Quando o voo termina", da AlmapBBDO para O Boticário
- "Nações Unidas", "Paintball" e "Conversível", da AlmapBBDO para Havaianas
- "Gorila" e "Leoa", da DM9DDB para Zoo Safati
- "Asfalto", da DM9DDB para Honda
- "Imagem", da DM9DDB para MASP
- "Veado", "Tartaruga" e "Tucano" para DM9DDB para WWF
- "Praia/Neve" e "Cidade/Campo", da DM9DDB para Terra Viagens
- "Ding Dong" e "Daniel", da DM9DDB para Terra
- "Vaso", da DM9DDB para Fedex
- "Porco", "Frango" e "Vaca", da JWT para Johnson&Johnson (Fio Dental Reach)
- "Altura", "Peso" e "Tempo", da JWT para Johnson&Johnson
- "Skywindow Numbers" e "Skywindow Window", da Leo Burnett para Fiat Stilo
- "Sorvete" e "Café", da Matos Grey para Sansodyne
- "Pele" e "Carvão", da Mohallem Meirelles para Sherwin Williams
- "Meias", da Ponto de Criação para Daimler
- "Frango", "Porco", "Peixe", da Publicis para Procter&Gamble (Oral B)
- "Peixes Marinhos", da Script para ONG Surfriders
- "Telhado" e "Parede", da Young&Rubicam para Colgate Ajax Fresh

PRESS LIONS

Em Press, o Brasil conseguiu contar com 28 peças no shortlist, mais uma vez a DM9DDB se destacando com o maior número: 12 finalistas.

- "O melhor anúncio", "Circulos", "Cruzamentos" e "Linhas", da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Artes
- "Dow Jones", "Banking", "Foreclosures" e "Pássaros", da AlmapBBDO para Greenpeace
- "Praia/Neve" e "Cidade/Campo", da DM9DDB para Terra
- "Trompete", "Robô" e "Vaso", da DM9DDB para Fedex
- "Boxe", "Napalm" e "Tanque" da DM9DDB para o Image Bank
- "Máquina de escrever", "Trovão" e "Fósforo", da DM9DDB para Saz So Funny
- "Árvore", da DM9DDB para WWF
- "Cores", da Mohallem Meirelles para Sherwin Williams
- "Spray", da Ogilvy para a revista Soma
- "Frango", "Porco" e "Peixe", da Publicis para Oral-B
- "Sleeve Button", da Talent para Sony Ericsson
- "Bush" e "Fidel", da Talent para Estadão

MEDIA LIONS

Serão 11 cases brasileiros disputando o Media Lions, em um shortlist que contou com 211 trabalhos. A DM9DDB também se destacou aqui, sendo a única brasileira com 2 inscrições classificadas.

- "Veja 40 anos", da África para Itaú;
- "Seja a Notícia", da Lew'Lara TBWA para Nissan
- "Toda imagem tem um som", da DM9DDB para Sax So Funny
- "Not in Danger", da DM9DDB para WWF
- "Bolas de Tênis", da Escala para Fundação Tênis
- "Uma festa", da Fischer America para Heineken
- "É com você", da Garage Interactive para Skol
- "Coma este anúncio", da Loducca para MTV
- "An Apprentice's...", da New Content para Becel
- "Half Price", da Ponto de Criação para Daimler Chrysler
- "Doações a venda", da Wunderman para Land Rover

RADIO LIONS

Em rádio, a AlmapBBDO foi o destaque brasileiro absoluto, com 5 peças incluídas no shortlist. O Brasil ficou com apenas 7 trabalhos na disputa.

- "Branca de Neve", Jack e o Pé-de-Feijão" e "Chapeuzinho Vermelho", da AlmapBBDO e Tesis para a Gatorade.
- "Champagne glass" e "Nail clipper", da AlmapBBDO e A Voz do Brasil para a Escola Panamericana de Artes,
- "I wanna love what love is" e "Eternal flame", da Ogilvy e Comando S para a Motorola

CARIOCA EM MADRID

O diretor de arte carioca Serginho Lobo, que está em Madrid, na Vitruvio Leo Burnett, escreve para a Janela para comemorar que emplacou quatro trabalhos pela agência nos shortlist de Cannes, todos para a WWF. Em Direct, foram "Wrong Name" e Crappy Music", e em Press "Branca de Neve" e "Jack e o Pé-de-Feijão".

AUSTRÁLIA LEVA DOIS GPs

A campanha "O Melhor Emprego do Mundo" já garantiu seu lugar na história como a estrela do Festival de Cannes 2009. Esta segunda-feira, 22, o trabalho foi confirmado como Grand Prix em duas áreas: Direct e Public Relations. O trabalho é da agência australiana Cummins Nitro.
Para quem não lembra (talvez estivesse fora do planeta Terra), no começo deste ano o estado de Queensland, na Australia, começou a oferecer um emprego que garantia ser o melhor do mundo: um salário de 100 mil dólares para passar 6 meses em um lugar paradisíaco: as ilhas da Great Barrier Reef. Para provar as vantagens, havia o site www.islandreefjob.com, vídeos, blogs, Twitter e o que mais pudesse chamar a atenção. A oferta de emprego era real mas a campanha era mesmo para chamar a atenção do destino turístico. Milhões de pessoas no mundo inteiro ficaram sabendo da promoção e descobriram o que era Queensland. Agora, inclusive, o vencedor Ben Southall terá que atualizar um blog sobre suas atividades nas ilhas da região, para manter o público informado.

BRASIL TEM UM LEÃO ATÉ AGORA

Enquanto os australianos comemoram, o Brasil fica de fora da festa de Direct. Nenhum dos 9 cases finalistas da área chegou a conquistar Leão. Quem garantiu a estatueta para o país foi o site Mil Casmurros (N.R.em 2013: site atualmente desativado), da LiveAd para divulgar o lançamento da minisérie Don Casmurro, da Rede Globo, na área de PR.

FRANÇA FICA COM O GP DE PRESS. BRASIL TERIA 6 LEÕES.

Uma campanha da agência francesa FFL (Fred & Farid), de Paris, ganhou o GP de Imprensa do Festival de Cannes 2009. Criada por Julie Louison e Perinne Durand e fotografada em New Jersey, nos Estados Unidos, por Ryan McGinley, a campanha é assinada pela Wrangler e mostra vários jovens com comportamentos semelhantes a animais, enquanto usam as calças da grife.
Pelos comentários que circulam no Palais, a campanha "Boxe / Napalm / Tanque", da DM9DDB brasileira teria disputado o GP. Oficialmente, ninguém sabe o resultado, mas o Brasil poderia ter ganho 6 Leões em Press, sendo 3 de ouro e 3 de bronze. A surpresa da competição foi os Estados Unidos, que teriam conquistado apenas um Leão para uma campanha de 3 anúncios para cerveja Miller.
No geral, o resultado de Press está irritando muito os delegados em Cannes. Contam pelos corredores que o presidente do júri, David Lubars, pagou uma chamada geral nos jurados, mandando tirar o lixo do shortlist. No que a galera brasileira imediatamente passou a chamar o cara de COMLUBARS.
Estes seriam os Leões do Brasil:

OURO
- "Boxe", "Napalm" e "Tanque" da DM9DDB para o Image Bank
- "Praia/Neve" e "Cidade/Campo", da DM9DDB para Terra
- "O melhor anúncio", "Circulos", "Cruzamentos" e "Linhas", da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Artes

BRONZE
- "Pássaros", da AlmapBBDO para Greenpeace
- "Trompete", "Robô" e "Vaso", da DM9DDB para Fedex
- "Botão Escondido", da Talent para Sony Ericsson

E aqui vão os anúncios da campanha de Wrangler, ganhadora do GP:

Wrangler - We are Animals Wrangler - We are animals
Wrangler - We are animals

Marcio Ehrlich, que não foi a Cannes, mas está aqui ligado no Festival.