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              de junho de 2009, segunda-feiraBIENVENUE A 
            LA FENÊTRE 2009 Com licença, engenheiros, bacharéis, diplomatas, 
              embaixadores, publicitários, gente polida.Vocês que, como já dizia o finado poeta e “adevogado” 
              Luiz Henrique de Carvalho Pareto, são “tão simpáticos, 
              agradáveis e no entanto ficam perdem o seu tempo com bobagem.”
 Está chegando a hora.
 Eu, assim como a Crise, estou chegando a Cannes.
 E com a expectativa de que este vai ser um ano “atípico”, 
              esse eufemismo bonitinho que a gente arrumou para a palavra “pobre”.
 Na semana passada, o Estadão, representante oficial do Festival, 
              até encaixou numa manchete um posicionamento bom para o momento 
              do evento perante a economia global: “Cannes fica menor para 
              ficar melhor.”
 Nada como um bom redator.
 Mas será que a qualidade, vai ou não vai cair?
 Porque as inscrições de peças, a nível 
              mundial, caíram mais de 20%.
 No Brasil, onde a crise foi apenas uma marolinha, caíram 
              38%.
 Até me surpreendi ao ver a imprensa destacando o fato de 
              termos sido o país que mais inscreveu em Design. Sim, foram 
              126 peças a mais do que no ano passado.
 Mas em Outdoor foram menos 300. Em Mídia Impressa, menos 
              450. Mais da metade nas categorias onde somos mais fortes.
 Eu também fiz as contas de quanto o Brasil deixou de dar, 
              em bufunfa, para o Festival. Nossas quase mil peças a menos, 
              representam aproximadamente uns 337.000 Euros. Coloca um milhão 
              de Reais aí.
 Se somos responsáveis por 15% do número de peças 
              inscritas, dá pra arriscar dizer que Cannes já perdeu, 
              no mínimo, 2,25 milhões de Euros este ano.
 Sem contar ainda a redução do número delegados, 
              que no ano passado foram 10 mil e representaram aos cofres do evento 
              cerca de 20 milhões de Euros.
 N.R.: Nem Cannes Predictions teve esse ano, meu caro! Mas 
              como os paulistas nunca acertaram uma previsão, esse ano 
              vamos ficar livres de torcer pelo filme errado. (M.E.) QUANTO VOCÊ PAGARIA PARA IR A CANNES? NÃO 
              RESPONDA AINDA.  A julgar pela quantidade de promoções que Cannes 
              está fazendo, deve ter pouca gente confirmada no festival. 
              Aumentaram, por exemplo, a idade para se inscrever como Young Creative 
              e por pouco não estão aceitando carteirinha da UNE. 
              O critério agora é o seguinte: se você não 
              for mais velho do que o Oscar Niemeyer, você já paga 
              menos.
 Dia sim, dia também, a organização do evento 
              manda um email para convencer a turma que ainda não confirmou 
              presença. Tem promoção de passagem, tem hotel 
              com vaga sobrando escrevendo pro mailing list do festival, tem emails 
              destacando a programação das palestras (que, justiça 
              seja feita, estão boas), só falta chamarem o Galebe 
              para vender pacotes de Cannes no Shoptour.
 Claro que, no vermelho, o Festival não vai ficar. Mas é 
              para se pensar que, quando os ingleses compraram o evento, ele começou 
              a crescer entre 40 e 50% ao ano.
  HAMBÚRGUER, CHOCOLATE E ANTI-ÁCIDO.  Este também é o primeiro ano, desde a Era dos Blogs 
              e do Youtube - que antecipam muito do que vamos ver na competição 
              - que não temos tantos favoritos, como costumávamos 
              ter. Em 2009, tirando três campanhas, não sei se temos candidatos 
              inquestionáveis aos Grand Prix.
 1) A sacana campanha de web www.WhopperSacrifice.com da Crispin Porter para Burguer King, que convenceu as pessoas a 
              trocarem 10 amigos no Facebook por um hamburgão (e depois 
              dedurava o usuário para os amigos eliminados).
 2) E os anúncios da CLM BBO francesa para Alka Seltzer, já 
              vencedora do Grand Clio (acima).
 3) A Dança das Sobrancelhas dos chocolates Cadbury, mais 
              um filme-hit da Fallon London que está perto dos 4 milhões 
              de views no Youtube (vejam abaixo à esquerda)
   Fora 
              isso, sei lá. Do Brasil, gosto do cachorro-peixe da Almap para Volkswagen também 
              (acima à direita). E os anúncios sonoros da DM9 para 
              a SaxSoFunny (ao lado). Estas são as peças que vi 
              até o momento com mais chance de leão. 
 Só acho é que nossa safra é não é 
              das melhores. Vamos ver.
 SE BEBER, NÃO DIRIJA. MAS ME CONVIDE. Mas o que mais me preocupa não é nada disso.O problema é que com o miserê da indústria, 
              a maioria das festas das agências e das produtoras foi cancelada! 
              Não vai ter bundalelê da Leo Burnett, nem ninguém 
              nadando nos chafarizes de champagne da DDB, nem as produtoras suecas 
              e dinamarquesas oferecendo pra rapaziada que elas tem de melhor, 
              incluindo aí o duplo sentido.
 Não vai ter rega-bofe pra ninguém. Tô com medo 
              da gala de Cannes este ano virar festa americana: meninos levam 
              Fandangos, meninas levam Big Coke.
 Ou então vão transferir a gala para o McDonald’s 
              em frente ao Palais, com todo mundo com chapéu do Ronald 
              e a máscara do PapaBúrguer e visitando a cozinha da 
              lanchonete.
 
  Não 
              era má ideia. Me lembro de me divertir bastante nos McAniversários. 
              No último que fui, ajudei a trancar um amiguinho dentro do 
              freezer dos hambúrgueres. O moleque saiu parecendo o Shake, 
              aquele personagem roxo da turma do Ronald. Pena que nunca mais me 
              convidaram pra essas festinhas. Cannes sem festa vai ser dose. Ou melhor, não vai ser dose 
              nenhuma.
 Ainda bem que ainda tenho umas 3 garrafas de whisky que maloquei 
              embaixo da mesa dos últimos Colunistas sem o Marcio Ehrlich 
              perceber. Pelo menos assim não passo o festival a pão 
              e água: passo a baguete e Old Eight (tá, Marcio, Ballantines, 
              brincandeira...).
 STAY TUNED FOR MORE ROCKNROLL. É neste clima de neste clima para Porta dos Desesperados 
              do Programa Sergio Mallandro que tenho o prazer aliviado de lhes 
              informar:A Fenêtre voltou.
 Como sempre, fiquem à vontade para mandar suas dúvidas, 
              sugestões, xingamentos, pedidos de pensão alimentícia 
              para crianças que não reconheci a paternidade, desde 
              que falem com o Marcio: janela@janela.com.br
 E não percam, ainda esta semana: a última do português, 
              do indiano, do americano... Não é piada. A Fenêtre 
              preparou uma série de entrevistas com os jurados internacionais 
              para você.
 Amanhã já teremos David Lubars, CCO da BBDO NY e presidente 
              do júri.
 Um abraço. Já estava com saudades.
 Fabio Seidl
 N.R.: Fabio, chegando em Cannes, dá um beijo especial 
              nas assessoras de imprensa do Festival, Amanda Benfell e Camilla 
              Cole, que não foram na onda dos nossos detratores e reconheceram 
              o espetacular repórter que você é. Vai que esse 
              ano ainda consegue ser Press A!!! (M.E.) O redator Fabio 
              Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela 
              em Cannes 2009.  
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