Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/MAI/2009
Marcio Ehrlich

 

Colunistas Promo escolhe Adma a Empresa do Ano no Rio

Com 5 medalhas conquistadas no 14º Prêmio Colunistas Promo Rio de Janeiro, a Adma Eventos foi escolhida a Empresa de Marketing Promocional do Ano do concurso, julgado este sábado, 23 de maio, no Rio de Janeiro. A agência, dirigida por Marcelo Alves -- que já havia sido Empresário do Ano no Colunistas Promo do Rio em 2008 -- conquistou 1 medalha de ouro, 3 de prata e 1 de bronze.
Este ano, o vencedor do Grande Prêmio de Empresário do Ano foi Rafael Liporace, fundador da Biruta Mídias Mirabolantes, que há vários anos tem se destacado no concurso e em 2009 ficou com 3 medalhas, sendo 1 Ouro e 2 Pratas. Outro bom desempenho no 14º Colunistas Promo Rio foi obtido pela Globosat Canais, que conquistou um Grand Prix -- o de Ação Promocional do Ano -- e ainda foi escolhida o Cliente de Promoção do Ano no Rio de Janeiro.
Ainda foi conferido um Destaque do Ano para a presidente da Ampro-Rio, Marcia Woolf, pelo trabalho de revitalização da entidade no mercado carioca.
Competiram na premiação 208 peças inscritas por 23 empresas de promoção e agências de publicidade do Rio de Janeiro. Ao final do julgamento, o júri havia conferido 30 medalhas, sendo 3 Grandes Prêmios, 5 Ouros, 13 Pratas e 9 Bronzes. Presidido por Jomar Pereira da Silva Roscoe (Revista Banco Hoje), o júri ainda teve a participação de Claudia Penteado (Jornal do Brasil), Marcello Queiroz (PropMark), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Marcus Machado (Preview e Ampro-Rio).
Estes foram os Grandes Prêmios de trabalhos conferidos pelo júri:

CASE DE MARKETING PROMOCIONAL DO ANO: "Petrobras Green Energy", da Hartmann para a Petrobras (foto).
Ficha Técnica: Direção de Criação: Ari Hartmann. Atendimento: Christiane Dumont e Ari Hartmann. Aprovação: Luiz Antonio Vargas, Diego Pila, Arthur Ferreira Junior e Michel Chedid.

EVENTO PROMOCIONAL DO ANO: "Lançamento de Caminho das Índias", da Rio 360 para a Rede Globo de Televisão.
Ficha Técnica: Direção de Criação: Debora Tenca. Redação: Karine Dantas. Direção de Arte: Claudia Dantas. Atendimento: Eliana Santa Rita e Henrique Dale. Aprovação: Mônica Albuquerque, Eliane Band, Daniela Sayão.

AÇÃO PROMOCIONAL DO ANO: "Livro Torcedor", da Globosat e Textual para a Globosat Canais.
Ficha Técnica: Direção de Criação: Ernandes Fernandes - Casa 8. Redação: Luis Fernandes Veríssimo e Carola Saavedra. Direção de Arte: Ernandes Fernandes - Casa 8. Produção Gráfica: Casa 8. Fotografia/Ilustração: Varios. Estúdio: Tri Estudio. Produção de RTVC: Globosat Canais. Produtora de Filme: Globosat Canais. Produtora de Áudio: Globosat Canais. Direção do Comercial: Globosat Canais. WebDesign: 7 letras. Mídia: Globosat Canais. Atendimento: Felipe Schimidt e Adryana Almeida. Aprovação: Elton Simões e Bianca Maksud.

A ata da premiação, com a relação completa de medalhas, está em www.colunistas.com.

Tecnopop vence o 1º Colunistas Design Rio

A carioca Tecnopop foi eleita a Empresa de Design do Ano da primeira versão do Prêmio Colunistas Design Rio 2009, repetindo o resultado que já havia conquistado em 2007, no 12º Prêmio Promoção Rio. A empresa foi a mais premiada no concurso, levando 3 medalhas de ouro e 2 de bronze.
O júri, presidido por Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e integrado ainda por Bruno Bertani (Industria Nacional), Fabio Marinho (OPM), Marcello Queiroz (PropMark), Nelson Varón Cadena (Correio da Bahia) e Ricardo Leite (Crama e Abedesign) reuniu-se na manhã deste sábado, 23 de maio, no Pestana Hotel, para analisar 104 peças inscritas por 20 empresas de design e agências de publicidade sediadas do mercado carioca.
O título de Empresária de Design do Ano foi para a designer Ana Couto, diretora da Ana Couto Design, empresa que assinou o Grand Prix de Design Ambiental do Ano, para a Nextel. Também foram homenageados pelo júri o designer Leonardo Eyer, da WeDo, com o título de Profissional de Design do Ano, e a Tátil Design, com um Destaque pela inovação no convite (uma folha impressa a laser) criado para o evento "Designing Naturally", em Cannes 2008 (foto).
No final, o júri concedeu 29 medalhas, sendo 3 GPs, 10 ouros, 6 pratas e 10 bronzes. Estes foram os trabalhos vencedores dos Grandes Prêmios:

DESIGN AMBIENTAL DO ANO: "Quiosques Nextel", da Ana Couto Design para Nextel.
Ficha Técnica: Direção de Criação: Ana Couto. Direção de Arte: Filipe Ozelin. Atendimento: Alexandra Amaral. Aprovação: Beatriz Velloso.

BRANDING OU DESIGN CORPORATIVO DO ANO: "Branding Multiplicidade", da WeDo para Multiplicidade.
Ficha Técnica: Direção de Criação: Leonardo Eyer. Direção de Arte: Adriano Motta, Julia Rocha, Leonardo Eyer e Billy Bacon. Produção Gráfica: Murilo Gomes. Fotografia/Ilustração: Daniel Mattar e Fabio Ghivelder. Produção de RTVC: Chico Linhares.

DESIGN DE EMBALAGEM DO ANO: Sacolas "Chuteira e Luva", da Heads para a loja Fanáticos por Futebol.
Ficha Técnica: Direção de Criação: Flávio Medeiros e Luis Christello. Redação: Flávio Medeiros. Direção de Arte: Luis Christello. Produção Gráfica: Marcelo Alves. Atendimento: Letícia Machado e Thaís Casaes. Aprovação: Clay Salgado.

A ata completa do 1º Prêmio Colunistas Design Rio está no site www.colunistas.com.

FALECE AFFONSO VIANNA - Faleceu sábado, 24, à noite, nosso querido amigo e gente finíssima Affonso Vianna, que por muitos anos dirigiu uma das maiores empresas de representação de veículos do país, o Grupo Sima. Pelas informações que recebemos, Affonso sofreu um acidente com o carro que dirigia no Canto da Betelvia, em Paty de Alferes, onde morava. Seu corpo será cremado na tarde desta terça-feira, 26 de maio, às 14:00h, no Crematório do Caju (Rio).
O verbete sobre Affonso Vianna está na Janelapédia.

NBS leva o Prêmio Abril de Televisão para a Oi

O comercial "Mesmice", criado pela NBS para lançar os celulares Oi em São Paulo, foi escolhido esta quarta-feira, 27, o vencedor nacional da categoria criação para televisão do Prêmio Abril de Publicidade.
A peça já havia ganho Prata no Anuário do CCSP e no Colunistas Rio, além de Ouro no Festival da ABP. No Colunistas, a ficha técnica tem 7 nomes na criação, dos redatores André Lima, Renato Jardim e Andrea Lobato e dos diretores de arte Marcello Noronha, José Luis Vaz, Christina Murad e Moisés Aben-Ahtar.
Ainda em televisão, a categoria Mídia foi vencida pela JWT para o estúdio Coca-Cola Zero. A Editora Abril passou a premiar televisão por conta de trabalhos veiculados na MTV, ligada ao grupo.
Na área de Internet, a Ogilvy levou para Dove. Em revista, como "melhor utilização", deu empate, entre a Loducca, com Nextel, e a Fischer América, com "Revista Gelada", para Sol.
Ainda em revista, o GP de Mídia foi para a AlmapBBDO, com "Revista Jovem", para Pepsi Twist. E o de criação -- que afinal era a razão original do Prêmio Abril -- foi vencido também pela AlmapBBDO com sua já consagrada campanha para os caminhões Volkswagen.
Agora, vocês acham que eu consegui dar todos esses resultados porque estava lá? Nada disso. Peguei no Twitter, digitados diretamente tanto pela DM9DDB quanto pelo Marcello Serpa a medida que iam sendo divulgados. Só quero ver em Cannes, como vai ser a concorrência dos tuiteiros com o PropMark, o Meio & Mensagem e o Blue Bus.