Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/JUN/2008
Marcio Ehrlich

 

Fashion Rio agita de novo a galera da moda na cidade

A 13ª versão do Fashion Rio abre este sábado, 7, a temporada internacional de lançamentos para primavera-verão 2009. Até o dia 13, cinqüenta e quatro grifes brasileiras vão desfilar suas coleções na Marina da Glória. Com o tema Repensar, reciclar, renovar, o Fashion Rio é realizado pelo Sistema FIRJAN com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e criado e organizado pela Dupla Assessoria.
Uma das novidades deste Fashion Rio é o Fashion Container. Com direção geral de Mari Stockler, o projeto reúne Muggia, Soul Seventy, Rita Wainer, Thais Losso e K2K em desfiles e instalações apresentados em containers. A novidade segue a tendência mundial de usar essas estruturas metálicas na arte, design e arquitetura, procurando novas formas de se enxergar a moda.
Outra é a exposição inédita sobre a moda brasileira da Apex-Brasil, que será inaugurada dia 10 no Fashion Business. A mostra, que tem projeto cenográfico de Pier Paolo Balestrieri, tem conceito inspirado em um caleidoscópio e brinca com espelhos e a interação com o público.
A programação visual desta edição traz peças da série Retalhos, do artista plástico André Andrade. Para a montagem do evento, será utilizada uma madeira ecologicamente responsável. As tendas serão decoradas com luminárias feitas de carretéis de linha de máquinas industriais, em trabalho da artista plástica Ivana Curi.
Dia 10 também abre a 9ª edição do Jóia Brasil, sob o comando de Anna Clara Herrmann, reunindo 42 participantes.
PARCEIROS
A Oi é mais uma vez a patrocinadora máster do Fashion Rio. Entre os co-patrocinadores estão Nívea, C&A, Oi Paggo e o Grupo Marisol (com a marca Lilica Ripilica). Demais parceiros são Caderno Ela/O Globo e a Editora Abril. O evento tem, ainda, o apoio do canal GNT, Estácio de Sá e Ipiranga.

Fashion Rio recicla lonas de plotagem

Exibindo materiais reciclados em toda a sua decoração, o Fashion Rio abriu este sábado com uma coletiva para a imprensa, mas ainda se preparando para receber o público mesmo a partir deste domingo.
Muitos dos estandes ainda estavam em final de construção, mas no da Firjan, um dos destaques era que as conhecidas "lonas" usadas para plotagens em marketing promocional e descartadas depois que os eventos acabam estarão sendo transformadas em bolsas transadas, para mostrar como também na moda é possível se reciclar materiais.
Costureiras da F.G.Acessórios, de Jacarepaguá, vão trabalhar durante todo o evento produzindo as bolsas que depois serão doadas para ONGs venderem e arrecadar fundos. Até pela própria característica da lona plotada, cada bolsa sempre será única no seu design.
Taí uma boa idéia para depois da festa do Prêmio Colunistas...

MERCADO FASHION
O Fashion Rio, como sempre, é uma ótima oportunidade de encontro de quem gosta de moda. Pena que a Marina não tenha o mesmo charme do MAM para o evento, mas a presença do Vivo Rio no museu acabou com a chance do Fashion Rio voltar a ser lá.
A gente só espera é que a organização reforce a segurança para quem não se dispuser a pagar os absurdos R$ 20,00 do estacionamento da Marina, preço que nem na noite de São Paulo se cobra. Já se comentava hoje que quem deixar o carro perto do Hotel Glória vai ter que andar muito e enfrentar passarelas do Aterro com policiamento bastante deficiente. Mas ainda assim a festa promete.

Beth Garcia e Frederico Kiki Gouveia e Bárbara Lana
Beth Garcia, #1 da Approach, assessoria do Fashion Rio, já está levando seu filho Frederico para aprender as manhas da profissão. Kiki Gouveia, diretora da K!, comemora com Bárbara Lana, diretora de criação da agência, o resultado da programação visual do evento, que elas assinam.

Reciclagem é destaque no estande do jornal O Dia

O diretor de arte Vinicius Cordeiro Prado, a presidente do Grupo O Dia, Gigi Carvalho, e o diretor comercial do jornal, Paulo Fraga, na frente dos exemplos de reciclagem de materiais e sustentabilidade.
Um dos melhores resultados conseguidos pelos expositores do Fashion Rio para aproveitar o tema de reciclagem adotado pelo evento nesta versão foi o do diretor de arte Vinicius Cordeiro Prado para o estande do jornal O Dia.
Além de diversas peças de decoração com materiais reciclados, Vinicius escreveu a palavra Sustentabilidade com 16 exemplos -- um para cada letra, claro -- de reaproveitamento de materiais, do couro vegetal às inevitáveis garrafas pet. Segundo Vinicius, a idéia era atender ao tema aplicando um conceito de design gráfico.
O mais interessante é que, em vários casos, as letras foram entregues às próprias instituições que promovem a reciclagem, para que elas finalizassem a peça.
Quem for ao estande, aliás, note com atenção a letra "b", feita com um recorte de uma telha fabricada a partir de embalagens tetra-pack recicladas. O efeito ficou bárbaro.

Irmãos Resende e Zyppo se juntam na RR+Z

Depois de oito anos de atuação no mercado publicitário carioca, a Resende & Resende, dos irmãos Sergio e Paulo Resende, se associou à Tattoo Propaganda, do publicitário Zyppo Chagas, passando a nova empresa a se assinar RR+Z.
Além disso, a agência também comemora a a associação operacional com a Paco Communications, agência americana sediada em Chicago especializada no mercado hispânico que trará para a RR+Z dois grandes clientes por conta de um alinhamento mundial. Outra novidade é a criação de um braço especializado em design, a Design Dotrio.

Giannini abre sua Loja em Laranjeiras

O diretor de arte carioca Marcelo Giannini está comunicando à imprensa a inauguração da sua nova agência, batizada de Loja Comunicação, que ele considera ser a "primeira Hot Shop carioca".
Depois ter dirigido por vários anos a criação de agências do eixo Rio-São Paulo, com destaque para a Salles (depois Publicis), Giannini abriu uma agência que está funcionando literamente em uma loja, na região do Parque Guinle, em Laranjeiras.
Conta a divulgação que na Loja, dois mesões reúnem "os setores de propaganda, desenvolvimento de conteúdo, interatividade/internet e design, que juntos criam inovações que geram soluções diferenciadas".
Junto com Giannini estão Gilson Val (Produtor) e Eduardo Brand (Diretor), na área de Produção de Conteúdo, e mais Bruno Galindo na área de Internet e Interatividade.

Seleções revela os publicitários mais confiáveis do Brasil

Aí estão os 10 publicitários mais confiáveis do Brasil, segundo levantamento da revista Seleções com jornalistas do trade publicitário:
- Adriana Cury (McCann Erickson)
- Fábio Fernandes (F/Nazca)
- José Zaragoza (DPZ)
- Julio Ribeiro (Talent)
- Luiz Lara (Lew, Lara)
- Marcello Serpa (AlmapBBDO)
- Nizan Guanaes (África)
- Roberto Justus (Y&R)
- Ruy Lindemberg (Leo Burnett)
- Washington Olivetto (W/Brasil)
Estes nomes agora serão submetidos aos leitores da revista, para que escolham o mais confiável de todos.
Eu juro que, por assumido bairrismo, votei em alguns nomes cariocas, mas a ausência deles na lista não deve ser difícil de entender.
Primeiro, porque numa votação subjetiva como essa, sem dúvida o desempenho de algumas agências impressionou a favor dos seus dirigentes. E aí, temos que admitir, está difícil competir com resultados das grande agências paulistas ali representadas.
Segundo, pela absoluta minoria que a imprensa publicitária carioca representa. Sem falar que aposto que coleguinhas do Rio não se incomodaram de mandar seus votos.
E finalmente, porque realmente os publicitários do Rio deixaram de trabalhar sua imagem nacionalmente, perdendo espaço entre as lideranças nacionais e no share-of-mind da imprensa especializada.
Taí mais uma coisa para os leitores pensarem a respeito.

Naddeo libera livro de Marketing Político

Prezado Márcio,
Escrevi, em 2006, O Livro de Cabeceira do Candidato. Felizmente, a edição esgotou no ano passado. Como não havia mais tempo para uma revisão e atualização mais apurada, preferi colocá-lo para download em meu site: www.consultorespoliticos.com.br
Se você achar interessante divulgar entre os coleguinhas, o momento seria oportuno, com a proximidade das campanhas para prefeito e vereador.
Obrigado,
Hermínio Naddeo

N.R.: Quem quiser saber mais sobre Hermínio Naddeo, veja seu verbete na Janelapédia.

Encontro de Redação de Paraty abre concurso

O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) e a Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap) estão promovendo um concurso de redação publicitária para estudantes de comunicação de todo o país. Os 10 melhores trabalhos ganham a inscrição no 3º Encontro de Redação Publicitária, que acontece de 1º a 3 de agosto próximos em Paraty, além de um dia de oficina.
Os concorrentes deverão desenvolver um texto de no máximo 20 linhas com o objetivo de incentivar o turismo ecológico na região de Paraty, destacando o Caminho do Ouro como um dos mais belos e ricos roteiros turísticos do Brasil.
O melhor trabalho, além de layoutado por um diretor de arte do mercado, será veiculado e o autor ainda receberá uma bolsa para o curso Portfolio da ESPM.
Um briefing mais detalhado com a ficha de inscrição e o regulmento podem ser encontrados no site do evento, em www.alaprio.com.br.

Pellenz abre Hotel em São Paulo

O diretor de cena carioca André Pellenz decidiu radicar-se de vez em São Paulo, para lançar uma nova produtora, a Hotel Filmes, em sociedade com o também diretor de cena Maurício Eça (ex-JodafMixer) e os produtores executivos Luciano Traldi (ex-Republika) e Vivi Amodio (ex-O2 Filmes e Open).
A proposta da Hotel Filmes é atuar prioritariamente no mercado de comerciais, apesar de seus diretores terem projetos de cinema e internet e da produtora ter estrutura para atender outras mídias e formatos.
Sediada na Vila Madalena, em São Paulo, a Hotel Filmes já tem trabalhos entregues, como o comercial "Meu Mundo", criado pela Dentsu para um lançamento da Yamaha, e os novos videoclipes do Capital Inicial e da banda Falamansa.

Coca quer todo mundo pulando corda

O ioiô parece ter sido aposentado de vez pela Coca-Cola. Este ano, a empresa está começando a estimular no Brasil a febre mundial de pular corda, com a promoção "Corda na Rua Coca-Cola", pretendendo distribuir 3 milhões de cordas estilizadas, em que a empunhadura tem o formato da tradicional garrafa da bebida.
A mecânica é a tradicional "juntou, trocou" com self-liquidating. O cliente tem que juntar 5 pontos e pagar R$ 4,00 para receber sua corda. Também haverá a "achou, ganhou", que dará 5 mil Coke Players, equipamentos também na forma da garrafa contour que funciona como MP3, pen-drive e contador de pulos.
Paralelamente, a Coca vai realizar ações de apresentação de "puladores de corda" experientes e uma campanha publicitária criada pela McCann do Rio de Janeiro, com veiculação em TV, mídia impressa, exterior, rádio, internet e PDV.

Aniversário da Transpetro tem campanha da Guanabara

Esta quinta-feira, 12 de junho, a Transpetro -- empresa do grupo Petrobras -- está comemorando seu 10º aniversário com uma ação criada pela Agência Guanabara.
Durante o evento que acontece na sede da empresa -- que também foi cenografada pela Guanabara -- todos os funcionários da empresa receberão uma camiseta de time com um 10 nas costas, dentro do tema "Nossos craques fazendo história" adotado para a comemoração. A entrega do brinde também acontecerá nas demais unidades da Transpetro através do Brasil.
A Guanabara é a agência dos publicitários Julio Marcelo (Ex-sócio/diretor da Nova Designers), Carla Castello Branco, Felipe Dantas e Gilberto Borges (ex-diretor de criação da Expomídia). A criação da campanha foi de Julio e Carla, com redação de Priscila Midori. A aprovação doi de George Hellman, da Transpetro.

Sinapro-RJ dá desconto em inscrição no IV Congresso

O presidente do Sindicato das Agências do Rio de Janeiro, Gláucio Binder, avisa que até esta sexta-feira, 13, quem se inscrever no IV Congresso Brasileiro de Propaganda -- que acontece de 14 a 16 de julho próximos -- pode conseguir um desconto significativo. No momento da inscrição pelo site do congresso, selecionando que a entidade que fez a indicação foi o Sinapro-Rio, em vez de R$ 3.000,00 a inscrição cai para R$ 1.800,00.
O site do congresso fica em www.congressodepublicidade.com.br e o do Sindicato em www.sinapro-rj.com.br.

Reforços do Mercado

Artplan (Rio e Brasília) - A Agência aumentou em 40% sua área de mídia. No Rio, Andréa Afonso, ex-F-Nazca, assume a gerência geral de mídia. Já Karla Villela deixa a supervisão de mídia da McCann e entra na Artplan como supervisora de planejamento de mídia. Para a cooordenação de mídia entra Alessandra Amorim, ex-McCann. Ela cuidará da empresa Niely Cosméticos, dentre outros clientes. Virna Afonso, recém-chegada da Austrália, é a nova assistente de mídia. Na mesma função, entra ainda Bruno Eduardo, ex-Conexão e 11/21. Para ocupar o lugar de Alan Piazzi, que atuava como estagiário e acaba de ser efetivado como assistente de mídia, entra Caio Carneiro. Assim como Piazzi, ele também foi selecionado pelo concurso do Grupo de Mídia e permanecerá na empresa pelo período mínimo de três meses. Fechando as contratações do Rio, na área de mídia online, digital e inovação, entra Paloma Cordeiro, ex-Hi Midia, como coordenadora de mídia.
No escritório da agência em Brasília, sob a gerência de mídia de Daniela Ferro, Camilo Leon foi promovido e passa para a supervisão de mídia. Ele cuidará de todas as contas da Artplan no Distrito Federal. Já Lívia Mota, foi promovida a coordenadora de mídia. E Mariella Bacha, ex-Banco do Brasil, acaba de ser contratada como assistente de mídia para atender Banco do Brasil.

007 Propaganda (Rio – RJ) – Após um longo período de negociação, finalmente a 007 propaganda anuncia a chegada do seu 3º sócio. Pablo Massolar, que estava na FoccoRw como Diretor de Arte e chefe de estúdio, assumirá a Direção de Criação da 007. Além de já ter atendido sozinho a carteira de clientes da massolar.com, seu antigo escritório de design que agora será incorporado pela 007, passou também pela Vox Brasil e as houses do Bennett e da RioMed.

NBS (Rio - RJ) - Contratou o redator Ricardo Weitsman(ex- DM9). Com 11 anos de experiência, Weitsman passou por diversas agências, como Giovanni/FCB e DM9DDB, além de ter sido supervisor de criação da Artplan e da Fischer América Rio. O profissional também conquistou vários prêmios no CCSP, CCRJ, ABP, Festival de Londres, Nova York e Prêmio O Globo.