Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/MAI/2008
Marcio Ehrlich

 

24 agências querem a conta de Cabral

A concorrência pela conta do Governo do Estado do Rio de Janeiro teve seu start deflagrado hoje com a entrega dos documentos para a comissão de licitação.
24 agências compareceram: 3P (MPM), 40 Graus, Agência3, Agnelo Pacheco, Artplan, Binder/FC+M, Conexão Brasil, Contemporânea, D&M, DPZ, Dupla, Elipse, Eurofort, Giacometti, Giovanni+DraftFCB, JMM, Lua Branca, Makplan, PPR (Prole), Rio KA (Havana), Script, Squadro, Staff e Sotaque Brasil.

K! usa reciclagem na comunicação do Fashion Rio

Como o tema da edição primavera-verão do Fashion Rio deste ano é Reciclagem, para criar a nova identidade do evento, a K! Comunicação, da publicitária Kiki Gouvêa, utilizou a coleção "Retalhos", do artista plástico André Andrade, que faz de tecidos e madeiras de demolição a matéria-prima de suas obras.
Usando as palavras Repense, recIcle e renOve para montar a palavra RIO, a agência procurou aliar moda, arte e design para desenvolver a comunicação que utilizará mídia impressa e totens espalhados pelo Rio, além do pórtico de entrada do evento.
As obras de André também estarão presentes em uma passarela do Aterro do Flamengo, numa faixa de 12mX1,50m.

Quê brinca com mobiliário urbano para a Petrobras

A Quê Comunicação está interferindo de forma divertida nas peças de mobiliário urbano que já fazem parte da cidade, para dar continuidade à campanha da promoção dos Cards Premiados Petrobras Speed Race.
Em vários pontos do Rio de Janeiro, através de apliques, os relógios/termômetro estão virando cronômetros e os totens virando uma mão gigantesca que segura os cards.
As peças foram criadas por Eduardo "Dudu" Almeida e Durval Filho, com direção de criação do mesmo Dudu com Chiquinho Lucchini.
A produção foi de Alvaro Edir e Lydia Salgado, a partir de foto e manipulação do Studio do Cais e do Studio Ícone. No atendimento, Tatiana Soter, Fabiano Leal e Marina Gouveia, com mídia de Fátima Rendeiro e Luciana Daltro. Quem aprovou foi Luis Antonio Vargas, Fatima Franca, Ana Claudia Esteves e Raul Santa Helena.

Unlike lança site comparando preços de supermercados

Com a expectativa inicial de receber a visitação de mais de 100 mil usuários por dia, a Unlike, agência carioca especializada em varejo, está lançando o site de pesquisa de preços Mercado do Preço, em www.mercadodopreco.com.br, resultado de mais de seis meses de pesquisa e desenvolvimento, segundo a empresa.
Ao acessar, o visitante terá à sua disposição todas as categorias (Congelados, Hortifruti, Limpeza, etc. dos principais supermercados do Rio de Janeiro e de São Paulo, para descobrir onde encontrar o menor preço da sua lista.
O site também terá outras atrações, como receitas e um link direto para a TV Mercado do Preço, cujo conteúdo traz assuntos relacionados à economia doméstica, gastronomia e saúde da família.

Maldonado deixa agências por instituto de pesquisa

Depois de 42 anos trabalhando principalmente em agências de propaganda, o publicitário Paulo Maldonado está agora no instituto de pesquisas Informa, deixando a agência Havana.
A proposta da empresa é produzir conhecimento através de pesquisa e análise de informações para agências, anunciantes e todo o mercado. Nascida em Paraíba do Sul, interior do Rio de Janeiro, a Informa está há 4 anos na cidade do Rio de Janeiro e hoje já conta com escritorio em Fortaleza-CE, além de estar preparando a instalação de filial em São Paulo.
Segundo Maldonado, já faz 7 anos que ele olha o marketing e particularmente o consumo "sob uma nova ótica". Ele diz que tudo aconteceu há 7 anos, quando saiu da Editora Três para o planejamento em pequenas agências, fazendo "uma intensa reciclagem profissional". Apaixonado pela antropologia do consumo, o publicitário não resistiu ao convite de Fábio Gomes, diretor da Informa, para se tornar diretor associado do instituto, assumindo a diretoria comercial de pesquisa de mercado. Maldonado também vai desenvolver o Informa Dignóstico, uma ferramenta para produção de conhecimento e análise mercadológica.
O Informa está com seu site em www.institutoinforma.com.br.

Finalizador também é publicitário

A Janela recebeu este protesto de Rafael Moraes, finalizador da Promarket, house da Amil, sobre a discriminação que sua atividade estaria sofrendo no mercado:

"Gostaria de deixar uma reclamação, até mesmo um desabafo, pois sou finalizador a 10 anos no mercado do Rio de Janeiro, conheço muitos finalizadores em Grandes Agências no RJ e SP e nunca em momento algum, quando lemos uma matéria sobre o entra e sai no mercado publicitário se fala dos Finalizadores. Nós finalizadores somos de suma importância em Agências em todo país, somos a turma que fica noite após noite deixando redondinha, aquela campanha nova no mercado, finalizado caixas, embalagens, anúncios, malas-direta, folders, cartazes, etc. somos a turma do “pelo amor de deus me ajuda ou tem como quebrar um galho rapidinho por favor” até mesmo vc poderia ficar até o produtor gráfico ligar dizendo OK, sim somos nós, e vim perguntar, até mesmo implorar, afinal sou finalizador, talvez não vou ter sucesso com esse email, ou, finalizador! o que que é isso?, sim parece brincadeira, nos prêmios, Grand Prix, Cannes, etc. se fala de todo mundo, Direção de Arte, Atendimento, Redator, Produção Gráfica, etc. mas e nós, nosso valor nesse grande mercado que amo, e nós nesse mundo publicitário, espero que esse email seja uma grande largada para nossa valorização.
Rafael Moraes"

Pois é, Rafael, a gente aqui pelo menos nunca recebeu nenhum release das assessorias de imprensa das agências falando sobre seus finalizadores. Fica aí então seu e-mail para a reflexão dos leitores.

Adeus ao Sig

Amigos da Janela,
meu nome é Léo Balbi, e hoje sou diretor de contas na Y&R SP. Morei os últimos 14 anos no Rio, onde até agosto passado vivi minha vida profissional em empresas como Y&R Rio, Fischer América e Vivo.
Mas esse email não é sobre mim, e sim sobre uma pessoa e profissional muito especial, que infelizmente, desde a última quinta-feira, não está mais entre nós. Envio essa mensagem apenas para deixar um saudoso beijo para meu querido amigo Vinícius, o "Sig", que trabalhava na 11/21 e foi brutalmente assassinado no feriado de 22 de maio em Volta Redonda, sua cidade natal.
Sempre me senti um pouco irmão mais velho (nem tão velho) de alguns de meus amigos, e o Sig era um deles. Fez publicidade, estudou na PUC, trabalhou na Empresa Júnior PUC-Rio, começou no mercado carioca... Parecia que estava seguindo meus passos. E minhas últimas conversas com ele sempre foram na tentativa de trazê-lo para perto de mim em São Paulo.
Bom, vamos ter que nos encontrar em outro lugar. Se Deus quiser, bem melhor do que onde hoje, sobramos nós.
Saudade, moleque.
Beijo,
Léo

N.R.: Vinicius Bobins Sigmaringa Silva, de 27 anos, foi assassinado na noite de quinta-feira em Volta Redonda, no Sul do estado. Ele e o pai, o médico anestesista Paulo Cesar Sigmaringa Silva, de 57, foram baleados depois de uma briga que começou por causa do som alto de um veículo estacionado numa área de bares no bairro Colina. O médico continua internado, em estado grave. Três pessoas já foram presas acusadas de terem participado do crime. O homem que fez os disparos, Tiago Pimentel, está foragido. (O Globo)

Reforços do Mercado

MTV (São Paulo - SP) - A emissora levou Claudio Prado do Rio para São Paulo para assumir a direção nacional da área comercial da MTV Brasil, numa promoção pelo seu bom trabalho no Rio de Janeiro. Claudio já começa esta segunda-feira, 26, levando armas e bagagens.