Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/MAR/2008
Marcio Ehrlich

 

Giacometti e Artplan confirmadas na Embratur

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) confirmou hoje que as agências de publicidade Giacometti e Artplan foram as vencedoras da licitação pela sua conta publicitária, que terá verba de R$ 38 milhões. Cada uma das agências vai garantir 25% do orçamento e disputará os 50% restantes campanha a campanha. Ou seja, nem ganhando a conta as agências estarão livres de viver o estresse de novas concorrências.
Os contratos serão assinados no dia 02 de abril, já que Giacometti e Artplan alcançaram as maiores qualificações durante as etapas de homologação, análise de proposta técnica e preço.
Também participaram da licitação as agências DCS, DPZ, McCann Erickson, Ogilvy, Orquestra e Publicis Brasil.

Prestação de Contas do Rio - Janeiro a Março de 2008

11|21
Passou a atender em janeiro a conta da Natural da Bocaina, que é a maior produtora de clorofila orgânica do país. O cliente o mercado carioca deve lembrar: Roberto Cardin, que foi diretor de comerciais e dirigiu trabalhos na Globotec e na Rede Globo. Como o produto, segundo Cardin, é bom para o intestino (provavelmente por conta das fibras), a agência saiu com anúncio com o título "Ora, intestino, deixe de ser grosso"...
E em março, uma das maiores e mais tradicionais administradoras de imóveis do Rio, a Zirtaeb entregou sua conta para a 11|21. Com mais de 60 anos de existência e um investimento constante em propaganda, a Zirtaeb já aprovou campanha de radio, TV, painel e ponto de venda. A administradora tem lojas em Copacabana, Centro e Recreio, áreas de forte atuação da empresa no Rio.

AÇÃO
A Ação Propaganda venceu a concorrência disputada por nove agências pela conta da Sonoleve, que a agência garante ser a maior rede de móveis do Rio. Segundo Patrick Bonder, gerente de Marketing e Atacado do cliente, a Sonoleve apresenta um projeto social auto sustentável e diferenciado que surpreenderá muita gente.
Além dela, a Ação ganhou a concorrência pela conta da Concessionária Hayasa, a Honda de Niterói e Petrópolis.

DPZ
A DPZ Rio conquistou a conta da Comebrax, empresa que comercializa os produtos da marca NKS no mercado nacional há 15 anos e que atua nos segmentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos, cuidados pessoais, telefonia e lâmpadas eletrônicas. O cliente já teve presença forte em prêmios de propaganda, nos temos da Rio Ka (atual Havana). Depois foi para a Giovanni e perdemos o contato com os trabalhos realizados.
Diz a DPZ que para esta fase de comunicação com o mercado, a empresa, que sempre esteve voltada para o "trade", está com o objetivo de investir para dar mais personalidade e visibilidade à marca NKS.
A linha de Cuidados Pessoais passa a ser a primeira de uma série a ser trabalhada pela DPZ, que além do material BTL, vai desenvolver também ações de TV e mídia impressa.

TÁTICA
A agência de Helena Lopes e Maria Célia Salgado conquistou a conta da Estação do Corpo e já lançou a primeira campanha com o tema "Você paga a academia e ganha um clube", composta por outdoor, anúncio para revistas e comercial de 30 segundos para os canais GNT, Multishow e SporTV e em salas de cinemas.
No comercial, produzido pela Carioca Filmes, a idéia foi mostrar que a Estação é muito mais que uma simples academia. É o maior e mais completo espaço de fitness, saúde e beleza da cidade, com piscinas, restaurantes e quadras de areia. Outro aspecto destacado é a localização. A academia está entre dois dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas e aos pés do Cristo Redentor. A criação foi de Helena Lopes e Paulo Costa, com direção de criação de Delano D´Ávila. A aprovação foi de Cristiano Correa e Roberto Campos.

RAPIDINHAS NACIONAIS

ESCALA
A agência, de origam gaúcha, conquistou a conta da Philco e da Britânia. A operação será comandada pelo escritório de São Paulo, cujo presidente, Gabriel Zellmeister, tem experiência no setor, em contas como Brastemp, Samsung, Arno e Sharp. Além de Porto Alegre e São Paulo, a Escala tem operação própria também em Recife, além de manter associações com agências do Parana e Santa Catarina.

GIOVANNI+DRAFTFCB
A Giovanni+Draftfcb que já atende a Seguradora Unibanco AIG, empresa do conglomerado Unibanco, conquistou mais um segmento do grupo. A agência irá desenvolver um projeto de comunicação para o relacionamento com clientes do segmento Premium, clientes com perfil de alta renda.

LEO BURNETT
A Karsten, marca de produtos de cama, mesa e banho, contratou a Leo Burnett como agência nacional responsável pela publicidade da empresa. A gerência de marketing da Karsten continua sob o comando de Luciana Fonzar Andrade e a presidência com o executivo Luciano Eric Reis.

MPM
A Sundown Bicicletas e Motos, cuja conta estava com a Heads, de Curitiba, decidiu-se pela MPM Propaganda em sua concorrência, aberta em janeiro. Da disputa também participaram a JWT Curitiba, e GP7 e a própria Heads.

NBS
O escritório paulista da NBS conquistou a conta publicitária do Azeite Andorinha, em concorrência com outras três agências. A nova campanha do azeite produzido em Portugal desde 1927 está prevista para o mês de maio.
Também entrou para aquele escritório a conta do Canal Brasil, a emissora que tem uma programação 100% de filmes brasileiros.

ABAP-Rio promove seminário para pequenas empresas

Acontece na próxima terça-feira, 25, no Rio de Janeiro, e na quarta-feira, 26, em Petrópolis, a terceira versão da edição carioca do seminário Comunicar e Crescer, promovida pela Associação Brasileira das Agências de Propaganda (ABAP).
Criado em 2004, o projeto procura levar aos empreendedores de pequeno porte como pode funcionar em benefício deles o mundo do marketing e da publicidade, buscando com isso aumentar o número de anunciantes do mercado brasileiro
Cerca de 40 cidades, entre capitais e interior, são visitadas pelo publicitário Stalimir Vieira, que escreveu uma cartilha que também é distribuída aos participantes do evento. Ele procura mostrar que pode-se ser pequeno, mas descuidado com a marca, jamais.
No Rio, o seminário será realizado de 8:30h às 12:00h no auditório da Firjan (Av. Graça Aranha, 1/ 2º andar, Centro), com direito a café da manhã. Em Petrópolis, o encontro será das 19:00h às 22:00h, no Palácio Quitandinha (Av. Joaquim Rolla, 2, Quitandinha), com coffee break incluído.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.abap-rio.com.br, com mais informações sendo obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21).2552-0496.

Rio recebe Brazil Promotion Road Show

Esta quarta-feira, 26 de março, acontece no Rio Othon Palace a versão carioca da feira itinerante Brazil Promotion Road Show, um sampling -- pra ficar na terminologia do setor -- do que acontece em São Paulo quando se reúnem fornecedores de produtos e serviços promocionais do país, com seus lançamentos e novidades. A expectativa da edição carioca de 2008 é reunir cerca de 30 expositores e receber mais de 400 profissionais de decisão. A entrada é gratuita para quem se cadastrar no site www.brazilpromotion.com.br.

TENDÊNCIAS
Paralelamente ao encontro, acontecerá o seminário Promo Tendências, que pretende debater o que há de mais moderno em conteúdo e tendências de marketing promocional. Das 9:30h às 17:30h, serão apresentadas cinco palestras, entre as quais a do carioca Tony Coelho, Sócio Diretor da Conceito-Bureau de Criação, que falará sobre criação para eventos e suas diferenças. Ex-produtor das agências N2, Doctor, Fazer e Acontecer, Bistrô e Matriz de Eventos, Tony criou a Conceito com a proposta de terceirizar, para outras agências de promoção e eventos, o que é feito pela área de criação, como conceitos, identidades visuais, cenografias e roteiros, por exemplo. Com uma equipe fixa de criativos, a Conceito montou um time de parceiros com experiência em eventos, que trabalham como free-lancers ou fornecedores, num esquema parecido com o de uma cooperativa, para tentar reduzir custos.
O seminário Promo Tendências será aberto pelo Diretor Executivo da AgDirect Marketing, Fernando Steler, abordando o tema marketing de relacionamento. Em seguida o francês Jeanlouis Gusiew, Diretor Geral da Ogilvy Action Rio apresentará estratégias integradas de ponto-de-venda com enfoque no comportamento do consumidor. Luiz Buono apresentará a importância do planejamento no cenário imediatista da comunicação através de experiência adquirida como vice-presidente da Fábrica Comunicação Dirigida. E Sérgio Ajzenberg, presidente da Divina Comédia Marketing Cultural promete desmistificar as técnicas de abordagem para Patrocínios e Leis de Incentivo à Cultura.
Para participar do Seminário é preciso fazer inscrição pelo telefone (11) 3723-5200 ou pelo site www.brazilpromotion.com.br, através da seção Seminários. O valor é de R$ 150,00.

Ônibus cariocas terão televisão com publicidade

“Eu poderia estar passando filme de violência, eu poderia estar passando filme pornô ou mesmo cenas ao vivo do Big Brother mas estou aqui honestamente pedindo uma ajuda para vocês comprarem os produtos que eu estou anunciando”.
Assim como os garotos que entram nos ônibus tentando vender suas balas e traquitanas, a televisão agora também vai pegar carona nos transportes públicos do Rio para vender anunciantes como Casas Bahia, Nestlé e McDonald’s.
Seguindo a experiência feita em São Paulo, o Rio de Janeiro está recebendo agora em março a BusTV, uma emissora que vai instalar 150 monitores (que torcemos estejam bem presos na carroceria) para tentar impactar os mais de 60 milhões de passageiros que trafegam anualmente nos sacolejantes coletivos urbanos.
Segundo o publicitário Fábio Simões, diretor comercial da BusTV, depois de um ano atuando em São Paulo, a emissora entra no Rio como parte de processo de expansão que a levará também a Brasília, Salvador, Recife, Curitiba e Porto Alegre ainda este ano.
Com 19 polegadas, os monitores de LCD da BusTV transmitem uma programação diária voltada para entretenimento, utilidade pública, reportagens especiais sobre meio ambiente, ações sociais, cidadania, entre outros assuntos, em intervalos de 1h, período médio de uma viagem na capital fluminense. A programação tem cerca de 18 a 20 minutos dedicados à propaganda. Em São Paulo, a BusTV já tem Tim, Unilever, Pernambucanas e UniNove na sua carteira de clientes, além daqueles anunciantes citados no início da matéria.

Rio e Petrópolis prestigiam Comunicar & Crescer

Cerca de 400 pequenos e médios empreendedores assistiram à versão carioca do seminário Comunicar & Crescer, promovido pela ABAP na semana passada. Desta vez, o seminário foi pela primeira vez a Petrópolis (foto à direita), onde gerou grande interesse com o tema "A conquista do espaço da pequena e da média empresa na mente do consumidor". No Rio, as dúvidas da platéia de jovens empreendedores se concentraram em alternativas econômicas de divulgação de marcas e sua eficácia, além de pedidos de orientação de como profissionalizar o marketing de seus negócios. Já em Petrópolis - onde a apresentação durou cerca de três horas - o público sabatinou Stalimir com dúvidas sobre a adequação do uso da mídia convencional para a promoção de profissões liberais, questionamentos sobre a adequação dos custos da publicidade à realidade de pequenos novos anunciantes e pedidos de avaliação sobre o uso da internet como alternativas às verbas menores.
Stalimir acredita que a missão do Comunicar & Crescer vem sendo cumprida: despertar para a prática uma percepção latente nos pequenos e médios empreendedores de que precisam profissionalizar a construção de suas marcas.
- Nossa missão é trabalhar de maneira permanente e sistemática o despertar das consciências empresariais para a necessidade de considerar os investimentos em marketing e publicidade determinantes para a viabilidade dos empreendimentos. É isso que estamos fazendo desde 2004 no Brasil inteiro - diz Stalimir.
Ao todo, foram realizados até hoje 85 seminários do Comunicar & Crescer, atingindo cerca de 29 mil participantes.
Na foto à esquerda, Claudia Penteado, Clóvis Speroni, Laura Rocha e Stalimir Vieira.

Vejam as fotos da grande festa do Colunistas Rio

Aqui estão as fotos da festa que agitou o mercado carioca de publicidade e promoções na terça-feira, 18 de março, na Marina da Glória, para a entrega do 26º Prêmio Colunistas Rio e do 12º Prêmio Promoção Rio, promovidas pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (ABRACOMP).
O Colunistas confirmou que é a grande festa carioca do setor, reunindo mais de 500 dirigentes e profissionais das maiores agências, anunciantes, veículos e produtoras deste mercado. Muitos dos quais ficaram até duas e meia da manhã na pista de dança, comemorando seus prêmios. Não sem razão. Afinal, como comentou um dos convidados, o Colunistas é a festa de propaganda "onde os cariocas se reúnem para aplaudir os profissionais do Rio".
Organizada pela Dinâmica Promoções, a premiação foi apresentada por Marcio Ehrlich e pela atriz Juliana Martins. E contou com o talento de alguns dos principais fornecedores da área de eventos do Rio de Janeiro:
Projeto Cenográfico: Kaif Arquitetura (www.kaifarquitetura.com.br). Tel.: (21) 2266-1402
Cenotécnica: ZP Design (www.zpdesign.com.br) (N.R.em 2013: site atualmente desativado). Tel. (21) 2551-0104
Plotagens: Studio Alfa (www.mundoalfa.com.br). Tel. (21) 3077-9000
Montagem e Operação de Vídeo: Allternativa Filmes X (www.allternativafilmesx.com.br). Tel. (21) 2542-5844
Projeções: Infoview (www.iview.com.br). Tel.: (21) 2531-1541
Sonorização: Nova Mídia (www.novamidianet.com.br). Tel.: (21) 2232-4032
Iluminação: Zuluz (www.zuluz.com.br). Tel.: (21) 3411-1177
Recepcionistas: Dinâmica Talentos (www.dinamicapromo.com.br). Tel.: (21) 2537-8180
Buffet: Santo Sabor (www.santosaborbuffet.com.br) - Tel: (21) 2547-8220
Chopp: Botequim Informal (www.botequiminformal.com.br)
DJ: Angelo Bottino. Tel.: (21) 2424-0075

Fotos: Marcelo Jesuíno
11/21
Agência3
Animus
Camisa 10
Canvas
DPZ
Havana
Marketing Vision
McCann Erickson
Mood - Multishow
New Business
Percepttiva
Planning
Promarket
PromoOffice
Publicis
Quê
Script
Via 4
W/Brasil
Destaque: Aroldo Araujo
Destaque: Flávio Medeiros
Destaque: Revista Piauí
Binder/FC+M
Fabiano Vargens: Profissional
Biruta
Bertani revela o GP de Website
NBS: GP de Website
Nova Onda
Andrea lê o GP de Fonograma
Artplan: GP de Fonograma
Ancar: Mídia Exterior
Artplan: GP de Mídia Exterior
Hartmann
Levin revela GP de Mídia Alternativa
Quê: GP de Mídia Alternativa
Meia Hora: Veículo
Flavio revela GP de M.Impressa
Quê: GP de Mídia Impressa
Petrobras: Cliente do Ano
Oi: Anunciante do Ano
NBS: Comercial do Ano
NBS canta "Quem Ama Bloqueia"
Vargas: Profissional do Ano
NBS: GP de Campanha do Ano
Faride Seade e Matriz de Eventos
Rodolfo Medina e Artplan
Tecnopop: Empresa de Design
OPM: Empresa de Promoção
NBS: Agência do Ano
NBS: Agência do Ano
Prêmio Rogerio Steinberg

Reforços do Mercado

AlmapBBDO (São Paulo - SP) - Contratou o carioca e figuraça Rynaldo Gondim, que estava na W/Brasil. O premiado redator, segundo seu verbete na Janelapédia, passou por Mental Mark, Genesis, D+, Caio, Oficina, Giovanni e NBS.

Fabio SeidlÁfrica (São Paulo - SP) - Depois de um ano na agência, o diretor de arte Bruno Brasil e o redator Fabio Seidl (foto) assumem esta semana como Diretores de Criação. Fabio Seidl acumula a experiência de supervisor de criação na Script, de diretor de criação na Fischer América Rio e diretor de criação da conta da TIM no grupo 4x4. Antes da Africa, Seidl vem de uma experiência de dois anos e meio na Europa, como redator da McCann Erickson em Lisboa. Bruno Brasil é ex-Duda Propaganda e acumula passagens pela Fischer América, AlmapBBDO e MPM.
Entre os diversos prêmios da dupla estão os Clubes de Criação de São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal, Prêmio Folha, Prêmio Abril, ABP, Prêmio O Globo, Archive, Art Directors Club, Epica, El Sol, El Ojo entre outros.

Dream Factory (Rio e São Paulo) - A agência contratou Felipe Araújo como seu novo diretor de arte e web designer, baseado no escritório do Rio de Janeiro. E em São Paulo, Marcia Pereira Sophia, com experiência nas áreas financeiras da Young & Rubicam, Leo Burnett e Sight Momentum, assumiu a recém criada diretoria financeira, se reportando a Jomar Junior, sócio diretor de operações. Já Pedro Ivo, ex-gerente executivo de contas da CIE Brasil e RockStar, passou a integrar a área de Atendimento, comandada pelo sócio diretor de atendimento, Sergio Leal.

Rio 360 (Rio - RJ) - A agência carioca de marketing promocional conta agora com Débora Tenca à frente da direção de criação. Antes de fazer parte da Rio 360, Débora passou pelo Banco de Eventos, TBWA/BR, Grottera e Stabel Grey Direct, entre outras agências. Ao longo de sua carreira, a profissional acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, como um Leão em Cannes, London Festival, New York Festival e ouro no Echo Awards - Prêmio da Direct Marketing Association, entre outras premiações.
A agência também acaba de contratar a paulistana Fabiana Zanelato, que assume a direção de produção. Cria do Banco de Eventos, empresa da holding Clube, que engloba a Rio 360, a profissional atuou entre 1999 e 2007 nas áreas de produção e direção artística do Banco de Eventos, coordenando ações de clientes como Ambev, Bradesco, Unilever, Nokia, Natura, Skol e Santander, entre outros.

Agência3 (Rio - RJ) - No núcleo de criação online, Marcelo Velloso, ex-Hi-Midia, assume como gerente de Planejamento, enquanto, Daniel Ferreira é o novo supervisor de Criação. Velloso também tem passagem pela Oficina da Imagem e foi o fundador da Kaus Mídia, atuando como diretor de planejamento e gerência de projetos para clientes como Bunge Alimentos, Carrefour, Construtora RJZ, Fundação Oswaldo Cruz, Globo TV International, Globosat, Rede Telecine, SonyMusic, SporTV, entre outros.
Já Daniel Ferreira começou na Agência3 como freelancer em 2006 e foi um dos primeiros integrantes do núcleo de interatividade. Como diretor de arte online assina campanhas para clientes como CCAA, Icatu Hartford, PSA Peugeot Citroen, entre outros. Agora como supervisor de criação online responde diretamente à Álvaro Rodrigues, presidente e diretor de criação, e Luís Claudio Salvestroni, supervisor de criação.

Media Contacts (São Paulo - SP) - A agência de publicidade online do Grupo Havas no Brasil contratou André Felix como Gerente de Atendimento para as contas: WebMotors, Aymoré Financiamentos e Hasbro (maior fabricante de brinquedos do mundo). O publicitário deixou a função de Diretor de Atendimento/Novos Negócios do Grupo Pande Design onde trouxe para Guepa! as contas do Wal Mart e Karft Foods no segmento de design de embalagens.