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              de junho de 2007, domingo 
             
            CANNES 
              RENASCE 
             Vamos começar com um título sensacionalista aqui 
              para ver se a coluna engrena: Cannes Renasce! Isso, bem cafona. 
              Bem, tá funcionando, você continuou lendo. Isso tudo 
              para dizer que depois de um primeiro ano sob administração 
              dos ingleses, Cannes voltou a atrair investidores, exibidores, gente 
              que está colocando bufunfa no negócio. 
              A quantidade de patrocinadores cresceu, os stands melhoraram e a 
              Lions Village, área de convivência do festival, está 
              caprichada, fazendo valer a pena pelo menos parte do dinheiro que 
              os delegados investem para ver aqui. Digo "parte", porque 
              vir aqui continua sendo caro bagaray. 
              Mas o importante é que Cannes parece estar retomando o rumo 
              de ser a grande feira da publicidade do mundo. Entre as sessões 
              massacrantes de filmes e as intermináveis filas de anúncios 
              impressos colados, os delegados podem comprar livros, jogar vídeo 
              game, fazer um lanchinho decente, conhecer novas ferramentas de 
              trabalho e até descansar dentro do Palais. É a primeira 
              boa notícia do festival. 
            SAI O BRASIL, ENTRA A ARGENTINA 
             Já 
              a primeira má notícia é que o imenso painel 
              na fachada lateral do Palais que nos últimos anos vinha sendo 
              ocupada pela agência brasileira Africa este ano foi comprado...pelos 
              ARGENTINOS. 
              Tá lá uma imensa faixa azul e branca escrita Argentina 
              com o nome de 8 empresas portenhas que fizeram uma vaquinha para 
              ocupar o espaço. 
              Já não bastava os caras estarem "tomando a boca" 
              no mercado latino e produzindo várias campanhas globais que 
              deixam a gente com aquela invejazinha, agora isso. 
              Fiz a minha parte na nossa vingança. Uma senhora turista, 
              acompanhada do marido, veio me perguntar o que era aquilo enquanto 
              eu estava fotografando. 
              - Com licença, sabe me dizer o que está acontecendo 
              aí dentro? 
              - É um festival de publicidade. 
              - Da Argentina? 
              - Ah, aquilo? Não, não, deixa eu explicar: desse lado 
              aqui, onde está escrito "Cannes Lions", é 
              o festival, que eu estou participando. Lá, onde está 
              escrito "Argentina", é um congresso gay. 
              - Entendi, muito obrigado. 
              - De nada. 
            SEMINÁRIOS SÃO O NOVO FOCO 
            Mas, como eu estava dizendo, Cannes está se reposicionando. 
              Se você leu a Fenêtre da semana passada deve lembrar 
              que eu estava questionando exatamente o que o pessoal estava vindo 
              fazer aqui. Os organizadores e patrocinadores, que assim como você 
              não leram a coluna da semana passada, se tocaram disso também. 
              E as palestras por aqui melhoraram bastante. 
              Vão ser 45 seminários e 21 workshops até sábado. 
              E vamos ter, por exemplo, Sir Bobby Charlton, o Pelé da Inglaterra 
              falando sobre o desenvolvimento da marca do Manchester United. Al 
              Gore vai falar sobre o que a publicidade pode ter a ver com as mudanças 
              climáticas. A Sawa vai apresentar novas possibilidades de 
              exploração da mídia cinema. E por aí 
              vai. 
              As salas mostrando todos os filmes que foram inscritos, com exibições 
              de quase 7h só com comerciais de carros, vão perdendo 
              espaço. Que bom. 
             
              ATÉ 
              O CARLTON VIROU MÍDIA 
             Se o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, viesse a Cannes 
              ia ter um faniquito. Aqui não só não tem essa 
              de tirar os outdoors como estão metendo até na fachada 
              do clássico Hotel Carlton. 
              Parênteses sobre o Carlton: se não me engano foi o 
              Heleno Bernardi, da Casa de Criação, que me contou 
              anos atrás que foi dele (do hotel, não do Heleno) 
              que chuparam a arquitetura do Copacabana Palace. Olha na foto e 
              diz se não é igual.  
              A história é que chamaram o mesmo arquiteto para fazer 
              um hotel de luxo no Rio, se não me falha a memória 
              de lagosta, para receber um evento importante, hospedar o Rei da 
              Bélgica, algo assim. Como não havia tempo ou havia 
              preguiça, o arquiteto foi lá e usou, na cara dura, 
              o mesmo desenho. Pode não ter sido o Heleno que me contou, 
              o Rei pode ter sido do Zimbabwe, mas era mais ou menos isso. 
              Fato é que o Carlton, assim como o Copa, é uma referência 
              de elegância, sobretudo em eventos de mais alto nível 
              do que este festival publicitário, como o Festival de cinema 
              e o de filmes pornô que também rola por aqui. 
              Mas aparentemente os donos do hotel não tão nem aí 
              e liberaram pro Grupo Havas meter lá faixas dizendo: "A 
              Euro RSCG é a agência do ano segundo a revista Campaign. 
              Mas o mais importante é que servimos um goró geladinho". 
              A propaganda faz menção ao Havas Café, que 
              vai oferecer palestras com temas bacanas (uma delas sobre o efeito 
              YouTube), música, lounge e, claro, cervejolas. 
            EM TERRA 
            Em tempo: o portal Terra também colocou banners gigantes 
              no Carlton e no Majestic, hotel onde ficam os jurados, mas não 
              estão dando nada lá dentro. O que parece que vão 
              dar é uma festa em alto mar para trocentos convidados com 
              discotecagem de Boy George. Sim, próprio. 
              Claro que a lista de convidados não inclui repórteres 
              da Fenêtre Publicitaire. Mas, pensando bem, não sei 
              se eu entraria de gaiato num navio com o Boy George. 
            STIMULIBOX 
             Falando em frescurinhas, Stimulibox é o nome pimpão 
              de um espaço muito bacana que a JC Decaux montou na praia, 
              a poucos metros do Palais e que já tem atraído muitos 
              delegados.  
              De meio-dia às 21h, os publicitários podem desfrutar 
              de espreguiçadeiras à beira-mar, enquanto vêem 
              o zanzar de francesas de topless, degustando aquela champanhota, 
              vinho, canapés e frutas. Tudo de grátis. A tenda ainda 
              tem um DJ e mobilários urbanos divertidos e interativos, 
              com jogos de Nintendo, Jukebox e até aromaterapia. 
              Bem, se isso ajuda a diminuir a raiva dessa gente que está 
              aqui neste relax enquanto você trabalha, a champagne e o vinho 
              deles, olha que droga, é tudo nacional, fabricada aqui mesmo 
              no país deles. Eita gente sem requinte. 
              
            ARREDORES 
            Já se arranjou um jeito de sacanear o pessoal que deixou 
              para reservar o hotel de última hora e acabou ficando hospedado 
              longe aqui de Cannes. Os que tem que pegar condução 
              (ainda que um carro alugado) para vir ao Palais todos os dias já 
              estão sendo chamados de SUBURBANNES.  
            MOMENTO AMAURY 
            Já era hora da gente prestar uma homenagem a este ícone 
              da reportagem social eletrônica brasileira. É com muita 
              justiça que a Fenêtre abre este espaço e o batiza 
              com o nome deste jornalista único, inenvelhecível 
              e indescabelável: Amaury Júnior. Vamos ver quem viveu 
              um Momento Amaury e foi flagrado por nossas câmeras, flanando 
              pela Cote D'Azur, neste primeiro dia de Festival. 
            
              
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                    O carioca Tico Moraes (Y&R Portugal) e a presença 
                    sempre garantida de Antônio Carlos Accioly (Margarida 
                    Filmes). 
                   
                  
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                  Outro luso-carioca, Sergio Lobo (Leo Burnett Lisboa) reencontra 
                  o presidente da Giovanni+DraftFCB, Adilson Xavier. | 
               
              
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                    Suzaninha e Andréa da CGCOM acabando de chegar. 
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                  Os jurados se confraternizando num jantar informal no meio da 
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              PESSOAS A QUEM APARENTEMENTE DEVO DINHEIRO 
              E ESCREVERAM DIZENDO QUE CURTEM A JANELA SÓ PARA PUXAR ASSUNTO. 
            Albertino Jr, Bruno Richter (Camisa 10), Deko Schmidt (SangueBom 
              Filmes), Fabio Augusto "Caveira" (DPZ, que ainda acrescenta 
              que esse negócio de Lado B de Cannes quer dizer Boiola), 
              Fabio Marinho (OPM), Monica Souza (YDreams), Mario Barreto (Imagina 
              Produções), Priscila Serra (CCRJ, minha madrinha neste 
              mundo colunístico e por quem nutro muito carinho) e até 
              jornalistas de verdade como Adonis Alonso e Daniele Marques. Muito 
              obrigado. Podem passar lá no Marcio Ehrlich que ele acerta 
              com vocês. 
             
            
            O redator Fabio 
              Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela 
              em Cannes 2007.  
               
                                             
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