Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/MAI/2007
Marcio Ehrlich

 

OPM e Tecnopop se destacam no Prêmio Promoção Rio

A agência OPM foi escolhida a Empresa de Marketing Promocional do Ano do 12º Prêmio Promoção Rio, julgado este sábado no Rio de Janeiro. A agência foi a mais premiada no concurso, com 1 Grande Prêmio, 4 medalhas de Ouro, 2 de Prata e 3 de Bronze.
Em um julgamento que contou com a participação de 21 empresas - entre agências de promoção, publicidade e design - a Tecnopop também teve destaque, alcançando o título de Empresa de Design do Ano, após a conquista de 1 medalha de Ouro, 3 de Prata e 3 de Bronze.
Presidido pela jornalista Claudia Penteado (Jornal do Brasil) e integrado ainda por Armando Ferrentini (Editora Referência), Bruno Bertani (Industria MKT Design), Jomar Pereira da Silva Roscoe (Revista Banco Hoje), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Nelson Varón Cadena (Correio da Bahia), o júri analisou 257 peças distribuídas por 127 inscrições nas áreas de Cases, Ações Promocionais, Materiais de PDV e Promocionais, Marketing Direto e Design Promocional.
Ainda entre as empresas destacadas, a Petrobras foi eleita o Cliente de Promoção do Ano. Foram para ela 9 dos trabalhos premiados, para 4 diferentes empresas de promoção: Marketing Vision, New Business, OPM e PromoOffice.
Na área dos Grand Prix pessoais, a diretora da agência Matriz de Eventos, Faride Seade, foi escolhida a Empresária de Marketing Promocional do Ano. Sua empresa levou do júri 5 medalhas, sendo 1 de Ouro, 3 de Prata e 1 de Bronze. E o título de Profissional de Marketing Promocional do Ano foi para Fabiano Vargens, criativo da agência Animus. Há dois anos ele já havia conquistado o Grand Prix de Design Promocional do Ano para Frangos Rica e este ano sai da premiação com 2 Ouros e 2 Pratas.
Veja, a seguir, os Grandes Prêmios de Trabalhos concedidos pelo 12º Prêmio Promoção Rio de Janeiro 2006/2007:

Grande Prêmio de Case de Marketing Promocional do Ano: "Auto Suficiência Petrobras", da Hartmann e da DPZ para a Cliente: Petrobras Distribuidora. Criação/Design Gráfico: Ari Hartmann (Hartmann) e Luiz Vieira (DPZ). Produção: Andrea Sabbas (Hartmann) e Daniel Valore (Mqi). Atendimento: Kátia Leite (Hartmann) e Erica Rabelo (DPZ). Aprovação: Sergio Bandeira de Mello e Mônica Vicencio.

Grande Prêmio de Ação Promocional do Ano: "Mais Verão", da Biruta Mídias Mirabolantes para a 98FM. Criação/Design Gráfico: Flávia Uram, Priscilla Fernandes e Thiago Gomes. Produção: Raphael Almeida. Atendimento: Romulo Groisman. Aprovação: Rafael Lisporace.

Grande Prêmio de Material de Ponto-De-Venda do Ano: "Material de Lançamento da Cerveja Mulata", da Binder FC + G para Cervejarias Cintra. Criação/Design Gráfico: Glazione e José Francisco Tapajós. Produção: Reginaldo Barbosa. Atendimento: Bernardo Bouças. Aprovação: Alfredo Lourenço e Ana Paula Souza.

Grande Prêmio de Material Promocional do Ano: "Caixa de som", da OPM para Ecad - Escritório de Arrecadação de Direitos Autorais. Criação/Design Gráfico: Fábio Marinho, Christiane Calmon, Ana Guedes, Luciano Araújo. Produção: Denise Alves. Atendimento: Katia Viola e Luciana Vieira. Aprovação: Beatriz Amaral.

Brasil.com reduz estrutura

EM PRIMEIRA MÃO - A agência carioca Brasil.com, do publicitário Paulo Azevedo -- e que tem Sérgio de Paula como diretor de criação -- deixa ainda este mês a sua casa em Botafogo para um escritório mais enxuto. O processo de redução de custos, que já começou a incluir a dispensa de funcionários, deve-se à recente perda de clientes importantes como a Sinaf e a Yen, diz Azevedo.
"Não vamos fechar", garante o publicitário, contradizendo boatos que começaram a correr pelo mercado carioca. "Vamos continuar atendendo os nossos clientes, mas adequando os custos operacionais à nova realidade", explicou. Entre os atuais clientes da agência estão Rio Tokyo, revista Piaui, Essilor, Porcão e alguns dealers da operadora Vivo.

F/Nazca leva Prêmio Abril no Rio

A campanha institucional criada pela agência F/Nazca para a Unimed-Rio foi a vencedora do Prêmio Abril de Propaganda 2007, na regional Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado na noite desta terça-feira, em festa no Copacabana Palace.
A criação da campanha é assinada por Alessandra Sadoc, Carlos "Russo" Di Célio, Fábio Fernandes, Fred Moreira, Leonardo Claret e Rafael Genu, com aprovação de Marcelo Giannubilo. A produção fotográfica foi da Platinum.
Dentro da linha adotada pelo cliente de que "O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed", as peças mostram pessoas, em um clima onírico, envolvidas por objetos que remetem a determinados prazeres, como ouvir música -- com o título "Relaxar é bom, né?" -- ou estar com o filho -- com o título "Ser pai é bom, né?".

Staff conquista ANS e anuncia SporTV

A agência carioca Staff, dos publicitários Cahique Equi e Duda Moncalvo, foi a vencedora da concorrência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para uma verba de 2,5 milhões. A conquista soma pontos para a presença na agência do diretor de criação Paulo Castro, que conheceu bem a conta durante seu período dirigindo a criação da VS. Esta é a nona conta que a Staff conquista em 2007. Desde o início do ano, entraram para a carteira da agência as contas da La Roche-Posay, Instituto Huma, Laboratório Excellion, Blue Tree de Angra, ONG Refazer, Mica, Oásis e SporTV.
Aliás, a agência também está comemorando o lançamento da sua primeira campanha para o canal SporTV , promovendo a cobertura que a emissora fará do Pan 2007 e que marcará o seu principal esforço de comunicação deste ano. A entrada do SporTV na Staff é fruto do expertise da agência na área de televisão, em que se soam 5 anos de atendimento ao Multishow e outros 3 para a TVA. E, segundo Cahique, demonstra que os anunciantes cariocas já reconhecem na Staff uma agência que não se dedica apenas à publicidade. De acordo com o executivo, quando o SporTV procurou a agência em fevereiro, deixou claro na apresentação que "propaganda não seria o primeiro objetivo do job".
O diretor da agência conta que foram desenvolvidas diversas ações promocionais para lançar a campanha "Viva o Pan 2007, viva o SporTV" nos próximos 30 dias. No Rio, a promoção "Mestres da Areia" convocou 8 escultores de areia para fazerem trabalhos baseados no Pan 2007 e ainda submetê-los a um júri formado por Robson Caetano e Vanessa Riche, entre outros. Em São Paulo, além de blitz com promotoras, os consumidores serão convidados a participar da ação "Seja a Bola" (foto ao lado), em que um deles entrará em uma gigantesca bola de plástico para tentar chegar ao seu gol.

11/21 ironiza com o futuro dos fumantes e do Brasil

A agência carioca 11/21 vai veicular no próximo dia 31 de maio, quando se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco, uma divertida campanha para a Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (ABRAD), ironizando a falta de futuro de quem fuma.
As peças, com mídia prevista de jornal, revista e televisão, aproveitam para dar uma gozada também em alguns problemas brasileiros, que passam o tempo e não se corrigem. Veja ao lado a versão de jornal do anúncio. A criação é de Gustavo Bastos.

Publicis conquista Estação do Corpo

O diretor de arte Marcelo Giannini, que adora o Rio de Janeiro, arranjou um jeito de botar a cidade em mais uma campanha da Publicis Rio, onde é diretor geral e de criação. Agora, paisagens do Rio vão aparecer numa campanha institucional da própria agência, comemorando as suas parcerias com clientes como Chevrolet, Brascan, Nestlé e Variulux. Através de fotos tiradas de dentro do escritório da Publicis Rio na Torre do Rio Sul, a agência fala que seus clientes sabem que na Publicis "não falta inspiração para a sua comunicação". O próprio Giannini assina a comunicação.

NOVA CONTA

A Publicis Rio, aliás, está comemorando a conquista da conta da Estação do Corpo, a academia carioca que este ano completa 10 anos e, segundo Fernanda Mattos, Gerente de Marketing, vai lançar um grande projeto de revitalização. A campanha deve começar a ser veiculada em agosto.

Ed, Naninho e Gegê abrem Nova!

EM PRIMEIRA MÃO - Os publicitários Eduardo "Ed" Domingues, Ernani "Naninho" Gouvêa e Agenilson "Gegê" Santos estão lançando no Rio de Janeiro uma nova agência de publicidade, a Nova! que terá os três como sócios comandando, respectivamente, as áreas e atendimento, criação e mídia.
Ed admitiu para a Janela que chegou a pensar em chamar a sua nova agência de Nova Caio, mas chegou à conclusão que a marca não tem mais o mesmo recall de quando a agência de seu pai Caio Domingues estava ativa. Acabou registrando o nome Nova Idéia, mas deixando a marca apenas como Nova!, com o ponto de exclamação no final para demonstrar "o entusiasmo e o gás pela atividade".
No projeto da agência, o cliente será cobrado "pelo fornecimento de idéias e não pela intermediação do serviço de terceiros", diz seu material promocional, prometendo se adaptar à necessidade e realidade comercial dos Clientes. Em sua apresentação, a Nova! alfineta as demais formas de remuneração do mercado, insistindo no ponto de que não está atrás da verba de veiculação, chegando a garantir que suas recomendações que são totalmente desinteressadas do seu processo de remuneração. Textualmente, a agência afirma que "não tem nenhum rabo preso comercial com as recomendações apresentadas".
Apesar do nome -- e os próprios sócios brincam com isso --, a equipe de profissionais que vai comandar a agência soma 166 anos, ou uma média de 55,3 anos acumulados de experiência. Por enquanto, a agência ainda não tem cliente fixo nem sede própria, utilizando escritórios temporários para suas reuniões. E até lá os sócios atendem por seus celulares ou pelo e-mail novaideiacom@terra.com.br.
Os Dez Mandamentos
Assim que for lançada, a Nova! vai divulgar para seus prospects seus Dez Mandamentos, uma declaração de princípios que aborda desde as idéias de seus diretores sobre criação até premiações. Vale conhecer:
I. Todo produto ou serviço tem uma história interessante. Vale a pena trabalhar para descobri-la.
II. Uma comunicação medíocre custa o mesmo que uma brilhante. E um comunicação burra custa mais caro que uma inteligente, mesmo quando de menor duração ou tamanho.
III. A Nova! nunca vai conhecer tanto sobre o negócio do Cliente quanto ele próprio. Em contrapartida, o Cliente jamais entenderá tanto de comunicação quanto a Nova!.
IV. É fundamental definir claramente, por escrito, o objetivo da comunicação - curto, preciso, factual - mesmo que a Nova! tenha que ajudar o Cliente nesta tarefa.
V. Um conceito de comunicação deve ser elaborado para cada produto ou serviço: ele será a coluna vertebral de todas as atividades publicitárias e promocionais. Na Nova!, cada Cliente ou produto tem a seu própria "look" e não um "look" da Nova!
VI. É dever da Nova! criar campanhas memoráveis e muitas vezes mais eficazes que as da concorrência. O Cliente, por seu turno, deve ser capaz Cde assumir riscos na criação, acertando e errando junto com a Nova!.
VII. A Nova! vai submeter à apreciação do Cliente somente as idéias e atividades que ela recomenda, jamais vai tentar apenas agradar o cliente.
VIII. Ninguém tem o monopólio das grandes idéias. Elas também podem surgir fora do Departamento de Criação e podem mesmo ser suscitadas pelo Cliente.
IX. Vale a pena aproveitar as oportunidades: elas permitem criar mensagens cuja repercussão é, quase sempre, muito superior a de uma comunicação rotineira.
X. A Nova! não vai brilhar à custa do Cliente. Ganhar prêmios é gratificante, mas não podemos esquecer que estamos num negócio de resultados concretos para o Cliente.
PS: Liberdade de Criação. Com liberdade se fazem as melhores coisas do mundo, inclusive a Comunicação.

Tige expõe suas telas no Laura Alvim

Fernando Tige, diretor de arte da NBS e Profissional de Marketing Promocional do Ano em 2006 no Colunistas Promoção Brasil e no Rio, está mostrando mostra seu trabalho como artista plástico até 27 de maio na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema (RJ).
A exposição da série Pintura Impressa é composta por 21 telas e 3 dípticos em papel artesanal, inspirados em elementos naturais e na iconografia indígena brasileira.
Carioca e formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fernando Tige estudou computação gráfica nos Estados Unidos e pintura na Escola Visual do Parque Lage. Com a série Pintura Impressa, foi selecionado através do Programa Aschberg da Unesco para uma bolsa de Artista Residente na Fundação Bundanon da Austrália.

Reforços do Mercado

Young & Rubicam (São Paulo - SP) - Seis novos profissionais de mídia desembarcam esta semana na Y&R para fazerem parte da equipe de Luciana Schwartz, diretora de mídia da agência: as gerentes Cristhiane Lozano e Patrícia Xandó, os coordenadores Gabriela Zorzi e Victor Tsuji, a supervisora Andreia Barbosa e a assistente Kelly Prado. Cristhiane, que já passou pela Publicis, Y&R São Caetano do Sul, Leo Burnett e Ibope, é a nova gerente de pesquisa de mídia. Patrícia Xandó, que acumula passagens pela Neogama e Euro RSCG 4D, assume como gerente de mídia online. Gabriela Zorzi atuou na Zero 11 e Lowe é coordenadora de mídia. Victor Tsuji tem passagem na AlmapBBDO, é o coordenador de pesquisa de mídia. Andreia atuou na DPZ, Full Jazz, Energia Y&R e Salles Darcy é a nova supervisora de mídia; Kelly, que já trabalhou na Synapsys e JWT Thompson é a nova assistente de mídia. (25/05/2007)

For (São Paulo - SP) - O franco-argentino François Faure assume esta semana a direção de criação da For Comunicações. Faure, que está há cerca de um ano no Brasil, era o responsável pelo núcleo criativo da Carillo Pastore responsável pela conta da Citroen. A experiência internacional de Faure em grandes agências, tanto no comando da criação quanto na prospecção de clientes, será importante para um novo posicionamento da For no mercado. Além da Carillo Pastore Euro RSCG brasileira, Faure foi diretor de criação do grupo Havas, na França, da DDB, TBWA e Y&R, todas de Paris, atendendo a contas como Volkswagen, Toyota, Danone, Evian, Citroen e Foster´s, entre outras. Junto com o novo diretor de criação, a For também anuncia a chegada da executiva Mariana Meinberg, que atuava na filial da agência no México. Mariana irá assumir a direção de operações da agência no Brasil. (24/05/2007)

Agência3 (Rio - RJ) - Há mais de um ano na W/Brasil, o redator Eduardo Salles incrementa a criação da Agência3 a partir desta quarta-feira, 23. Aos 29 anos, Duda Salles – como é conhecido no mercado – iniciou carreira na Staff indo, em seguida, para a criação da VS. O publicitário fará dupla com o diretor de arte Bernardo Cople. (23/05/2007)

Perfil Propaganda (Rio - RJ) - A empresa de mídia exterior, uma das maiores do Rio de Janeiro, contratou Gegê Santos como seu novo gerente comercial. Gegê estava como diretor de Mídia da Brasil.com, depois de 20 anos da Direção de Mídia das agências Caio Domingues, 2 anos na DPZ e 6 anos na Comunicação Carioca. (22/05/2006)


NASCEU GAEL - O diretor geral da DPZ-Rio, Ronaldo Rangel, que faz aniversário esta terça-feira, 22 de maio, comemora também o nascimento do seu filho Gael, ocorrido na semana passada. A mãe e o pimpolho passam bem, ele com seus 52 cm e 4,150Kg, que já devem ser até mais a essa altura.