Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/MAR/2007
Marcio Ehrlich

 

Agência não habilitadas na Petrobras entram com recurso

Todas as seis agências não habilitadas na concorrência da Petrobras -- Elipse, F/Nazca, Fischer, Libra, Link e McCann-Erickson -- entraram com recurso na empresa para tentar voltar à disputa, dentro do prazo aberto até as 17:00h da última sexta-feira, 2 de março.
Vinte agências se apresentaram para a disputa e apenas 14 tiveram a sua documentação aprovada pela estatal: Agnelo Pacheco, Artplan, Carillo, Contemporânea, DPZ, Duda, Giacometti, Giovanni+DraftFCB, Heads, LewLara, novaS/B, Ogilvy, Pastore Euro RSCG, Quê e Z+.

F/Nazca volta à disputa da Petrobras

EM PRIMEIRA MÃO - A F/Nazca foi única das 6 agências desabilitadas da concorrência da Petrobras -- em lista que incluia Elipse, Fischer, Link/Bagg, Lybra e McCann -- a ter o seu recurso aprovado.
Com isso, a agência volta à disputa, podendo ter sua pasta aberta para análise da proposta técnica.
Esta quarta-feira, o representante legal da F/Nazca se apresentará à Petrobras para transferir a sua pasta -- que só é identificada pelo lacre -- para localizar o material e recolocá-lo no lote das habilitadas.
A expectativa do mercado é que o resultado da análise técnica saia em cerca de uma semana, se a comissão de licitação da Petrobras conseguir manter um ritmo de analisar pelo menos 3 propostas por dia.

Young leva a técnica do IBGE

EM PRIMEIRA MÃO - A Young & Rubican foi a agência vencedora da disputa técnica para as campanhas dos dois censos do IBGE: Agropecuário e Contagem da População, numa verba de R$ 15 milhões. Concorreram 10 agências, que foram todas habilitadas.
Em todos os últimos anos, a conta do IBGE foi atendida pelo Rio de Janeiro. Vamos torcer para que a Young -- que havia fechado seu escritório neste mercado -- volte a se estruturar aqui.
Do Rio participaram Quê, DPZ, MPK, Agência3 e Ogilvy Rio. De Brasília vieram a Cultura/DCR e a D&M. De Porto Alegre, concorreu a SLM. Ainda de São Paulo estava a 141 Worldwide.
O slogan da Young, apresentado na proposta técnica, foi "Censos 2007. O Brasil conta com sua resposta."

Quê e Bossa Nova estariam estudando fusão

São muito fortes, segundo amigos da Janela, os rumores de que as agências cariocas Quê e Bossa Nova estão prestes a anunciar a sua união. Marcelo Gorodicht e Marcelo Jucá, da Bossa Nova, têm sido vistos frequentemente em reunião com Dudu Godoy, presidente da Quê.
Segundo os comentários, eles já estariam inclusive reservando espaço para a nova agência no prédio do Mourisco onde já funcionaram a Cult e a Carioca.
Há alguns dias, quando ouvimos os comentários pela primeira vez, conversamos com Marcelo Jucá, que chegou a admitir que houve encontros entre diretores das duas empresas, mas negou as negociações. De lá para cá, porém, os boatos só aumentaram. Como, no mercado publicitário, toda fumaça tem algum foguinho por trás, vale ficar de olho.

Vilarde deixa Record, que procura nova equipe

Octavio Vilarde e sua filha Claudia Vilarde deixaram no início deste mês a área comercial da Record no Rio, onde ocupavam, respectivamente, os cargos de diretor e gerente.
Segundo amigos da Janela, Walter Zagari, responsável pela nova contratação, já teria sondado nomes como Tufi Habib, da Band; Claudio Prado, da MTV; Luiz Reguengo, da Cemusa; e Paulo Fraga, do O Dia.
Até o fim de março, o comercial da Tv Record do Rio deverá ter nova equipe, composta de 4 profissionais.
A saída de Vilarde foi oficializada pelo profissional na seguinte carta ao mercado:

" Estamos nos desligando da Rede Record após 2 anos de excelente convívio.
Com os elogios e o reconhecimento do Presidente Natal Furucho, que para a Direção Comercial nos convidou, atingimos e superamos os desafios que tínhamos ( ele e nós) até a data de sua saída. Do atual Presidente, Marcelo Silva, levamos o maior e mais importante troféu que um profissional de 48 anos de mercado pode conquistar, afirmando: "o comercial da Record Rio se divide entre o antes e o após Octavio Vilarde", honraria que divido com a Claudia, minha Gerente e com o Aimoré, Novos Negócios.
Em função desses fatos, desnecessário expor as causas de nossa saída, tão pequenas e irrelevantes diante de tão importantes, significativos e honrosos reconhecimentos.
Aos amigos, profissionais da mídia e do mercado que nos levaram a esta posição e conquista, apoiando-nos em nosso trabalho, os nossos sinceros agradecimentos.
Abraços dos Vilardes
Nossos telefones e e-mail:
21 2238-5047 / 9975-7477 / 9983-0878
[email protected]"

11|21 quer crescer criando mercado

A estratégia de Ronaldo Conde e Gustavo Bastos -- diretores da agência 11|21 -- de prospectar clientes entre empresas que ainda não têm presença na mídia ou que ainda são tímidos com propaganda parece estar dando resultado, segundo garantem os executivos. "O mercado carioca já não têm muitos clientes, então prospectar apenas os que já estão em outras agências acaba não dando tanto resultado", explica Conde, ao anunciar a conquista, esta semana, da conta da Lunetterie, rede de óticas com lojas em Ipanema e nos principais shoppings do Rio. A empresa está completando 30 anos e entregou para a 11|21 a criação da sua campanha de aniversário, num investimento de marketing que deve chegar a R$ 1,5 milhão.
Dentro da mesma estratégia de prospecção, completa Gustavo Bastos, a agência comemorou recentemente mais duas contas, a da BD Trans e dos produtos orgânicos Beta Mix, que devem vir para o mercado anunciante inclusive com comercial para televisão.
De acordo com Ronaldo Conde, a tática da agência é se aproximar dos veículos de comunicação e desenvolver em conjunto alternativas de mídia que possam atrair os novos clientes. Graças a estes esforços, ele informa, até o momento a 11|21 avalia que fechará o ano de 2007 com um faturamento correspondente a R$ 12 milhões, com pouco mais de um ano de criada.

Reforços do Mercado

Máxima Outdoor (Niterói - RJ) - A exibidora, sediada em Niterói e que comemora em abril 3 anos, contratou Reinaldo Pereira para reforçar sua equipe comercial. Reinaldo vem para o time da empresa com o intuito de ampliar a participação das principais praças da região leste fluminense do Estado no planejamento das campanhas publicitárias. O profissional há 9 anos no mercado publicitário, é especialista em mídia exterior e teve passagens por grandes empresas do segmento. (29/03/2007)

Binder/FC+G (Rio - RJ) - Newton Rogério é o novo gestor de mídia. Há 18 anos no mercado e formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o recém-contratado cuidará das contas da Cintra e da Vivo. Antes de ingressar na agência carioca, foi gerente de mídia na NBS, atendendo as contas da Oi, da Telemar, da Varig, dos Canais Telecine e o lançamento da Oi Internet. Também passou pela Young & Rubicam, de São Paulo, onde fez a implantação e o desenvolvimento da Central de Mídia da Telefônica. O publicitário ainda trabalhou cinco anos na Giovanni,FCB com clientes como Casas Sendas, Nabisco (atual Kraft Food), CCAA e Buena Vista International. Também fazem parte do currículo de Newton Rogério agências como JWT, CBBA/Propeg, V&S e DPTO/SP. (22/03/2007)

CCAA (Rio - RJ) - Álvaro Rodrigues, presidente e diretor de criação da Agência3, é o novo integrante do Conselho Consultivo da Faculdade CCAA. O publicitário ajudará a criar o conteúdo programático da faculdade de propaganda, além de ministrar palestras aos estudantes. Também integram o Conselho, Hans Donner, para o curso de Multimídia e Alexandre Garcia, responsável pela área de Jornalismo. Os integrantes do Conselho estarão se reunindo duas vezes por ano para aprimorar o conteúdo de ensino da Faculdade CCAA. (21/03/2007)

Rede Record (Rio - RJ) - Thomaz Newton Naves, ex-Cemusa e ex-Barrashopping, entre outros, deverá ser o novo diretor comercial da emissora no Rio de Janeiro, ocupando a vaga deixada por Octavio Vilarde no início de março. Segundo amigos da Janela, Claudia Vilarde, filha de Octavio e responsável pela gerência comercial, deverá continuar no cargo. (09/03/2007)

11|21 (Rio - RJ) - Reforçou seu time de criação no Rio de Janeiro com a contratação do Diretor de Arte Thiago Alves, ex-Staff, Havana, Doctor e VS, das assistentes de arte Maitê Albuquerque e Talita Cardozo e o redator André Albuquerque. (08/03/2007)