Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/AGO/2006
Marcio Ehrlich

 

Crise na VS leva Globosat a chamar free-lancers

Cliente da VS nos últimos cinco anos, a Globosat decidiu trabalhar com criativos free-lancers nos próximos dois meses, negando que esteja havendo uma concorrência para a sua conta, conforme chegou a ser publicado em sites da imprensa publicitária. Este foi o comunicado da emissora:

"A Globosat informa que não vai abrir concorrência para agências de propaganda para as contas dos canais do sistema pay-per-view e à la carte (Premiere Futebol Clube, Premiere Shows, Premiere Combate, Sexy Hot e For Man).
Depois de cinco anos com a VS Propaganda, período em que a agência desenvolveu um excelente trabalho, mostrando profundo conhecimento do cliente e criando campanhas que atendiam plenamente o perfil das contas, a Globosat optou por trabalhar com freelancers nos próximos 60 dias.
Assim, a empresa entende que terá tempo suficiente para decidir como será administrada a publicidade dos canais dos sistema pay-per-view e a la carte.
Para o próxima campanha da empresa (o início do returno do Campeonato Brasileiro no canal Premiere Futebol Clube), a VS Propaganda já entregou o material que começará a ser veiculado a partir de 21 de agosto."

A Globosat, assim como a Technos (que a Janela já noticiou que não estaria em concorrência), foram empresas, clientes da VS, que alguns veículos chegaram a anunciar que seguiriam com Lula Vieira para o escritório carioca da agência Giacometti. As transferências não aconteceram. Na verdade, de acordo com bons amigos da Janela, em conversa com o colunista durante o Encontro de Redação em Paraty, este último fim-de-semana, sequer foram pra frente as conversações entre o ex-diretor da VS e a Giacometti, também tidas como definitivas por algumas publicações.

Agência3 prepara anúncio da conta do CCAA

Álvaro RodriguesA Agência3 está convocando a imprensa para uma coletiva esta terça-feira, 8 de agosto, quando anunciará a conquista de uma grande conta nacional. Segundo bons amigos da Janela, a novidade é a entrada da conta do grupo CCAA, que deixou recentemente a carteira de clientes da Giovanni, FCB, conforme notícia também publicada em primeira mão por este site.
A conta já é resultado da nova postura da Agência3 oficializada em janeiro deste ano, quando os sócios da empresa -- o casal Speroni e as duas duplas de pai-e-filho, os Ferrari e os Drummond -- tiveram a idéia de alçar o criativo Álvaro Rodrigues (foto) ao cargo de presidente da empresa, preparando-a para crescer no segmento da iniciativa privada, ante a eventualidade de não mais atender o Governo do Estado do Rio após o término da gestão Rosinha Garotinho.
O CCAA será a terceira grande vitória da agência este ano, considerando-se ainda a concentração da conta da Gafisa em sua carteira e a também recente entrada do Banco Icatu-Hartford na lista de clientes.

Light procura de novo por agência

Depois de ter anunciado em fevereiro deste ano a entrega da sua conta para a Ogilvy Rio, a Light está de novo em processo de concorrência para a escolha de uma agência de publicidade. Segundo amigos da Janela, estão participarando da disputa -- cuja apresentação aconteceu na última segunda-feira -- as agências Ogilvy, F/Nazca S&S e Quê.
Na matéria em que noticiou a última conquista, a Janela informou que o processo de seleção havia durado três meses. O diretor de atendimento da Ogilvy, Luis Carlos Franco, contou que, durante o processo, a agência propôs mudanças na linha de comunicação da Light que seriam adotadas a partir de março, marcando a volta do cliente à mídia, depois de um ano.
Esta ausência não havia sido por acaso. Antes da concorrência, a conta da Light era atendida pela agência Contemporânea. Na época, o mercado estimava seu valor em R$ 3 milhões. Em maio de 2003, a Janela publicou que a concorrência aberta pela Light para substituir esta agência recebeu tal reação do mercado que chegou a envolver o Sindicato das Agências de Publicidade do Rio para verificar se as regras da disputa estavam de acordo com as normas do mercado. Entre as agências que haviam recebido cartas-convites estavam Artplan, Contemporânea, DPZ, Giovanni FCB, J.Walter Thompson, McCann, Ogilvy e Salles D'Arcy.

Veja: Light abre concorrência e recebe reação do mercado.

Colunistas premia estudantes por voto consciente

Seja porque está sendo obrigado a perder a praia no dia da eleição, ou por falta de consciência política ou o que mais possa se achar de justificativa, muita gente no Brasil comparece às urnas mas vota em branco, anula seu voto ou acaba votando em um amigo do amigo do primo do vizinho nas eleições para vereadores, deputados e senadores. Pouca gente se interessa em conhecer plataformas dos candidatos e, quem sabe, ajudar a que bons políticos ocupem o lugar dos maus.
Para tentar mudar um pouco essa história, o Prêmio Colunistas deste ano resolveu sensibilizar o brasileiro a votar com consciência e não desperdiçar o seu voto nas próximas eleições. Na categoria Nova Geração, que destaca os três melhores trabalhos criados por duplas formadas por estudantes de comunicação, o Prêmio Colunistas está pedindo no briefing o desenvolvimento de peças com aquele objetivo.
O concurso ainda está valendo para as regionais do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná, que ainda não realizaram seus julgamentos. Os vencedores terão o direito de receber seus diplomas na mesma festa em que os profissionais de cada mercado estiverem subindo ao palco para festejar os seus.
O regulamento está no site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com.

Encontro de redação conquista Paraty

Ercílio Tranjan autografa seu livro
Ercílio Tranjan autografa seu livro na abertura do Encontro de Redação de Paraty.

Mais de 700 estudantes de publicidade e profissionais de todas as partes do Brasil lotaram a Igreja da Matriz da cidade fluminense de Paraty no último fim-de-semana durante o 1º Encontro Latinoamericano de Redação Publicitária, promovido com competência por Jomar Pereira da Silva Roscoe.
O evento conseguiu a façanha de apresentar palestras de altíssimo nível de publicitários consagrados como Mauro Salles, Nizan Guanaes, Antônio Torres, Lula Vieira, Ercílio Tranjan -- que também lançou um livro -- e Carlos Pedrosa, entre vários outros. A disponibilidade dos palestrantes foi tocante. Nizan, por exemplo, foi de São Paulo a Angra de avião e de Angra a Paraty de helicóptero para chegar no horário marcado de sua apresentação.
De acordo com Jomar, que é presidente da Associação Latino Americana de Agências de Publicidade (ALAP), já está confirmada a segunda edição do Encontro em 2007. "Ainda não acertei o período, porque vamos avaliar com as empresas patrocinadoras", afirma. "Mas o próprio prefeito de Paraty já confirmou o Encontro no calendário de atividades da cidade. Afinal, o evento também ajuda a alavancar a economia local", observou.
CULTURA E GASTRONOMIA
Para este colunista, que não voltava há alguns anos a Paraty, o reencontro foi uma grata surpresa. O centro histórico da cidade está absolutamente encantador, reunindo restaurantes especializados nos mais diversos sabores a inúmeras galerias de arte, espalhadas pelas ruas de modo a desafiar os visitantes a uma exploração constante. Sábado à noite, por exemplo, nos deparamos, em um pequeno espaço na Rua da Ferraria, com um vernissage de nada menos que Roberto Magalhães, um dos mais consagrados artistas plásticos brasileiros.
Se juntarmos tudo isso à experiência de passear de escuna pelas ilhas vizinhas a cidade, só podemos apostar que o Encontro de Criação de 2007 promete ser um sucesso ainda maior para Paraty e para os publicitários brasileiros.

Reforços do Mercado

Binder/FC+G (Rio - RJ) - Henrique Badke é o novo contratado para a área de atendimento, responsável pelas cervejas Cintra e Mulata. Antes de ingressar na Binder/FC+G, Badke atendeu as contas da Fanta, Sprite e Castrol, na Ogilvy, e da cervejaria Bavária, na J.W. Thompson. Também foi analista sênior de Propaganda das marcas Fanta, Coca-Cola light e Sprite, na Coca-Cola, gerente de Merchandising da Antártica e assistente de Marketing da AMBEV. (11/08/2006)