| 
                                             
  Lula Vieira 
 pode trocar agência por cliente 
 O publicitário Lula Vieira, 
 que confirmou para a Janela estar deixando a sociedade que tem com 
 Valdir Siqueira na agência VS, poderá trocar a área 
 de agências de publicidade -- onde atua há cerca de 40 
 anos -- pela de cliente, assumindo a direção de marketing 
 de uma empresa anunciante do Rio. A decisão deverá ser 
 tomada até o final desta semana, encerrando um suspense que 
 há quase 15 dias circula pelo mercado publicitário carioca. 
 A demora deve-se aos compromissos já assumidos por Lula, fora 
 do Rio de Janeiro, com a campanha eleitoral, para o Senado, do empresário 
 mineiro Omar Peres, da Organização Panorama de Comunicação. 
 Além desta alternativa para seu futuro, Vieira estuda o convite 
 de duas agências de publicidade, uma das quais a Giacometti/Thinkers 
 e outra que ele prefere não revelar. De acordo com Lula, apesar 
 de nas últimas semanas ter sido procurado por muitas agências, 
 estas duas foram as únicas que lhe apresentaram propostas objetivas 
 e atraentes. 
 Lula prefere não comentar as notícias que têm 
 sido publicadas na imprensa especializada a respeito da crise na VS. 
 "Não tenho lido o noticiário", diz, seguindo 
 exemplo do seu xará de Brasília. Mas o criativo rechaça 
 com veemência que estaria rompido com Valdir Siqueira, seu parceiro 
 há mais de 30 anos, desde que trabalhavam juntos no escritório 
 carioca da SSC&B:Lintas. "Nós só concluimos 
 que precisamos partir para caminhos diferentes na área de negócios, 
 jamais na área pessoal", afirmou. 
 De qualquer forma, seja qual for o seu destino profissional, Lula 
 não poderá se desligar tão cedo da sociedade 
 com Valdir na VS, até que o passivo da agência seja quitado. 
 Nova Onda abre 
 em São Paulo com Nobili 
 
 Deixando o cargo de diretor de RTVC da Giovanni, FCB no final deste 
 mês, Charles Nobili parte para uma fase totalmente nova na 
 sua vida, comandando a sede de dois andares que a produtora carioca 
 de fonogramas Nova Onda abre a partir de agosto em São Paulo. 
 O projeto da empresa dos irmãos Wanderlei e Orlei "Passarinho" 
 Gonçalves de entrar em São Paulo não é 
 recente. Com tantos criativos cariocas, clientes da Nova Onda, assumindo 
 cargos importantes nas agências paulistas, fazia todo o sentido 
 a produtora acompanhá-los naquele mercado. 
 Em Outubro 
 de 2004, a Janela publicou nota informando que o projeto estava 
 em andamento com a ida do produtor Gaúcho para São 
 Paulo, se associando à Nova Onda. A união não 
 deu certo e acabou levando mais dois anos para se concretizar. Com 
 Charles Nobili, os Gonçalves garantem ter encontrado o que 
 pretendiam: um profissional respeitado na atividade de produção 
 de RTV e que já trabalhou com grandes nomes como Adilson 
 Xavier, Fernando Campos e Rynaldo Gondim. Vale registrar que Nobili 
 também tem no currículo prêmios como diretor 
 de comerciais. Foi dele o Bronze no Colunistas Rio para "Enfarte", 
 da GR.3 e Número 4 para Generali Seguros, em 1997. 
 FAZENDO ONDA NO TIETÊ 
 A Nova Onda paulista, garante Passarinho, será ainda maior 
 que a do Rio de Janeiro, com estrutura completa de produção 
 e gravação. Durante vários momentos do último 
 mês o produtor esteve em São Paulo contratando diversos 
 profissionais de outras produtoras para sua equipe. Isso não 
 impede que trabalhos realizados para as agências paulistas 
 venham a contar com os talentos cariocas que permitiram à 
 Nova Onda ser a produtora de fonograma mais premiada do Rio nos 
 últimos quatro anos. 
 
 Cintra investe 
 no Rio com Mulata 
  Lançada 
 há dois meses no Rio de Janeiro, a cerveja Mulata já 
 está com seu nome conhecido em todo o país, graças 
 à Internet. O concurso de wallpapers promovido pelo site da 
 cerveja e criado pela Binder FC+G, agência da Mulata, atraiu 
 também participantes de outras partes do Brasil, como Brasília, 
 Porto Alegre, Recife e São Paulo. 
 Apesar disso, o vencedor foi o niteroiense Henrique Frickman, que 
 usou o produto como principal elemento e ainda a imagem do Carlinhos 
 de Jesus cortejando a Mulata (cerveja), criando ciúmes na outra 
 mulata, a Adriana Bombom. "Ou seja, ele contou uma outra história", 
 destacou Bob Gueiros, diretor de criação da agência 
 Binder/FC + G Comunicação, um dos criadores da campanha 
 da cerveja e que fez parte do júri. Os três primeiros 
 receberam prêmios como iPod e um kit Mulata. Os melhores trabalhos 
 estão expostos no site www.cervejamulata.com.br. 
 AGÊNCIAS CARIOCAS 
 Produzida pela Cervejaria Cintra (que em 2004 fez concorrência 
 e entregou a conta da marca principal para a agência paulista 
 Carillo Pastore),  a 
 Mulata é uma mistura de cervejas clara e escura, que recebeu 
 investimentos de R$ 2 milhões para seu lançamento, 
 envolvendo, desta vez, apenas empresas do Rio de Janeiro. Além 
 da Binder, a Animus para o desenvolvimento do rótulo e a 
 Indústria Nacional, do designer Bruno Bertani, para um kit 
 que foi enviado ao público formador de opinião, contendo 
 latas da cerveja, copos, snacks e um cartão contando a história 
 e o propósito da cerveja. 
 Em todas as peças o objetivo foi passar sensualidade e carioquice, 
 dando grande destaque as formas sensuais da mulata. A Animus também 
 desenvolveu uma tipologia especial que ajudasse a reforçar 
 ainda mais está sensualidade. 
 Pela Animus, criação foi de Diogo Bonaparte, Edwin 
 Santos, Fabiano Vargens e Marcelo Nitzsche, com direção 
 de Rique Nitzche. A illustração foi de Diogo Bonaparte 
 e Edwin Santos. Pela Indústria Nacional, a criação 
 foi de Bruno Bertani, Paloma Valls, Vitor Borges, Guto Pina e Rodrigo 
 Erthal. 
 
 Maldonado bota 
 azeitona na empada da Rio Ka 
  A 
 rede de fast food Empada Carioca é a mais nova conta da Rio 
 Ka, escolhida por concorrência. Inaugurada em 2003, a Empada 
 Carioca conta com 18 lojas no Rio e Grande Rio e uma franquia recém 
 inaugurada em Brasília. 
 Do planejamento apresentado pela agência já participou 
 o publicitário Paulo Maldonado (foto), que no início 
 deste ano se associou à Rio Ká. Maldonado, segundo seu 
 verbete na Janelapédia, nasceu em Minas, mas já atuou, 
 no Rio, em agências como Thompson, Salles, DPZ, Almap e Denison, 
 durante seus 48 anos de profissão. Além disso, é 
 escritor com 3 livros publicados, já lecionou comunicação 
 na PUC-RJ e foi diretor de dois Festivais Brasileiros de Cinema Publicitário, 
 promovido pela ABP, de cuja diretoria já participou. 
 
 Accioly quer 
 reativar sextas do Estrela 
 
 O mercado publicitário carioca tem um encontro marcado na 
 próxima sexta-feira, 28 de julho, a uma hora da tarde, na 
 Churrascaria Estrela do Sul do Rio Plaza Shopping (antigo Off-Price). 
 Quem está convocando o encontro é o produtor Antônio 
 Carlos Acciloy, da Margarida Filmes, que vai garantir o primeiro chopp 
 de quem prestigiar a tentativa de voltar a reunir os publicitários 
 do Rio nos almoços de sexta-feira. Além disso, se identificando 
 como publicitário, o preço do rodízio sairá 
 por R$ 27,90, em vez dos usuais R$ 44,00 praticados pela casa. As 
 reservas podem ser feitas com o Luciano, pelo telefone (21) 2275-6280. 
 REVIVAL  
 Os encontros no Estrela do Sul foram muito populares no final dos 
 anos 90, quando chegava a ser difícil conseguir uma mesa na 
 área que a churrascaria reservava para as agências, produtoras 
 e veículos, caso não se reservasse com antecedência. 
 Só pra se ter uma idéia, a eleição de 
 André Eppinghaus para a presidência do Clube de Criação 
 do Rio de Janeiro (CCRJ) foi realizada lá em agosto de 1999. 
 A promoção já era um revival do gigantesco sucesso 
 que, nos anos 80, havia tido o almoço de sexta-feira da Churrascaria 
 Plataforma, inspirada, naturalmente, na tradição paulista 
 (ao menos na época) de reunir os publicitários na Churrascaria 
 Rodeio, da Rua Haddock Lobo. No Plata, aliás, nem precisava 
 se reservar mesa. O clima de confraternização era tão 
 grande entre os publicitários cariocas que bastava chegar e 
 sentar com quem já estava lá, se houvesse cadeira vaga. 
 Como toda moda passa e -- por questões financeiras -- nem 
 todo mundo no Rio conseguia mais almoçar churrasco com tanta 
 frequência, os encontros no Estrela foram se esvaziando, tendo 
 como alternativa, para os mais abonados, as mesas da Majórica, 
 no Flamengo. Esta casa, porém, não reserva área 
 para os publicitários, destruíndo qualquer tentativa 
 de promover o almoço como um encontro da classe. 
  Missa de Alexander 
 Tanko será esta quarta, 19 
 
 Será esta quarta-feira, 19, a Missa de 7º dia de Alexander 
 Tanko, que dirigiu durante anos a produtora JB Tanko, que havia 
 sido fundada em 1969 por seu pai, o croata radicado no Brasil e 
 diretor de cinema Josip Bogoslaw Tanko. Originalmente produtora 
 de longas metragens -- como os filmes dos Trapalhões que 
 J.B. dirigiu -- a produtora passou a produzir comerciais com a JB 
 TV, fundada por Alexander para realizar trabalhos em videotape, 
 como comerciais das Sendas etc. Mais tarde tudo foi unificado com 
 o nome de JB Tanko, em cuja equipe trabalharam os produtores Nilton 
 Cacheado e Luiz Leitão. 
 Alexander era engenheiro, foi dono de botequim e motorista de taxi. 
 Trabalhou também com Manoel Carvalho, da Made For TV. 
 Em 1993, J.B. morreu e, em 1999, Alexander decidiu deixar o negócio 
 e manter a JB Tanko apenas para o gerenciamento dos direitos dos 
 filmes de seu pai. Todos os equipamentos e a estrutura montada da 
 produtora na Rua Pereira da Silva, no bairro carioca de Laranjeiras, 
 foram vendidos para Cacheado, Leitão e Juarez Precioso, que 
 batizaram a nova empresa de CaraDeCão. 
 Alexander faleceu no último dia 12 de julho aos 53 anos. 
 A missa será celebrada às 18h, na Matriz do Cristo 
 Redentor (Rua das Laranjeiras, 519). 
Reforços do Mercado  
  Publicis 
 Brasil (São Paulo - SP) - Rodolfo 
 Sampaio junta em Sampa mais dois criativos 
 que trabalhavam com ele nos seus tempos 
 do escritório carioca: Antonio "Mega" 
 Nogueira, que estava na própria Publicis 
 do Rio e Daniel Leitão, que estava 
 ultimamente na Almap. Os dois têm 
 vários prêmios juntos, entre 
 eles: Leão de prata em Cannes, ouro 
 no CCSP, Grand-Prix no CCRJ e Grand Prix 
 pelo festival da ABP. Assumindo o lugar 
 de Antonio no Rio, entra o redator Rodrigo 
 Strozenberg (foto à direita), que 
 vem da DPZ-Rio, tem passagem pela Giovanni 
 FCB e traz no currículo prêmios 
 conquistados em edições do 
 Young Creatives, O Globo, Colunistas e Festival 
 de Nova York. Rodigo, aliás, era 
 o redator que, na DPZ-Rio, estava desenvolvendo 
 a campanha do Prêmio Colunistas 2006, 
 que já está na mídia. 
 (20/07/2006) 
 Agência3 (Rio - RJ) - Ingrid 
 Lagrotta é a mais nova integrante 
 da equipe de Atendimento da Agência3. 
 Com passagens pelas agências Propeg 
 e Cláudio Carvalho e, como Gerente 
 de Marketing do Mundo Verde, a Ingrid será 
 responsável pelo atendimento da Fundação 
 Getulio Vargas. (17/07/2006) 
                                             
                                              |