| Silveira e Rolf 
                                               abrem no Rio a MacGyver 
               
                | .jpg) | .jpg) |   
                | Marcos Silveira | Paulo Rolf Feil |  EM PRIMEIRA MÃO 
              -As 
              agências Doctor e Ronson comunicaram ontem, segunda-feira, 
              a seus clientes, a fusão das suas operações 
              em uma nova agência batizada de MacGyver, homônima do 
              herói de televisão que resolvia todos os seus problemas 
              usando a inteligência na transformação do objeto 
              que tinha à mão, fosse um chiclete ou um grampo de 
              cabelo.Em entrevista à Janela, o fundador da Doctor, Marcos Silveira, 
              e o da Ronson, Paulo Rolf Feil, explicaram que a união foi 
              fruto de conversações que ambos já vinham realizando 
              com diversos outros empresários do mercado publicitário 
              do Rio de Janeiro para adequar as suas empresas "à realidade 
              da economia carioca":
 -- Juntar esforços hoje é a única opção 
              inteligente para os empresários de propaganda do Rio, afirma 
              Silveira, revelando ter percebido que nos bastidores do mercado 
              nunca os dirigentes de agências conversaram tanto quanto a 
              partir de 2005. Não por acaso, vimos recentemente a união 
              de Marcelo Gorodicht, da MG, com Marcelo Jucá, da 100%, na 
              agência Bossa Nova, e de Ronaldo Conde (ex-Quê Comunicação), 
              com Manoel Villaboim Leite, da Expomídia, na agência 
              11/21.
 Paulo Rolf ressalva, no entanto, que o difícil neste processo 
              é os sócios definirem espaços que se completem, 
              em vez de colidir. O exemplo da Agência3 é emblemático 
              no mercado carioca. A agência somou com sucesso as carteiras 
              e os diretores de três agências com perfis bem estabelecidos: 
              a Speroni, na área de Turismo, a Genesis, no Varejo e no 
              Imobiliário, e a Ferrari na Política. Rolf lembra 
              que nesta questão de afinidade e complementação, 
              ele e Silveira já foram testados, quando ambos trabalhavam 
              na Artplan, nos anos 80. "Na verdade, estamos com gás 
              para retomar o pique que tínhamos naquela época", 
              garante o empresário.
 RECUPERAÇÃO
 Ambas as agências -- Doctor e Ronson -- já tiveram 
              momentos de opulência no mercado carioca. A Doctor, nascida 
              Dr.Brain em 1996 como house-agency da Casa & Vídeo, juntou 
              os talentos criativos dos sócios Silveira e Sérgio 
              de Paula, mais um time enorme de garotos cheios de garra -- todos 
              sob a administração severa de Anthony Talbot --, para 
              agitar a comunicação publicitária carioca a 
              ponto de merecer o título de Agência do Ano do Colunistas-Rio. 
              A Ronson, fundada pouco após a saída de Rolf da Artplan, 
              em 1991, chegou a ter em 2001 mais de 50 funcionários, como 
              o braço publicitário de um grupo de empresas de comunicação 
              de Paulo Rolf. O já tão propalado esvaziamento do 
              mercado carioca na última década mais problemas de 
              gestão nas duas agências fizeram-nas enfrentar sérias 
              dificuldades financeiras em 2005, com perda de clientes e de liquidez 
              perante fornecedores e veículos de comunicação.
 Falando à Janela em novembro de 2005, ao anunciar as mudanças 
              na administração de sua agência para sair da 
              crise, Paulo Rolf comentou que as dificuldades por que passou "não 
              são diferentes das que estão sujeitas as demais agências 
              do mercado", antecipando que já mantinha conversas com 
              outros publicitários para reforçar a sua operação. 
              Na Doctor, o processo de recuperação foi iniciado 
              com a entrada do publicitário Pedro Nonato, ex-Década 
              Propaganda, para cuidar do atendimento e de toda a operação, 
              liberando Silveira para o trabalho criativo.
 ESTRUTURA
 A MacGyver não terá um presidente. O comando empresarial 
              da agência será exercido simultaneamente por Paulo 
              Rolf Feil e por Marcos Silveira, reunidos em um "Comitê 
              Gestor" que terá a colaboração do assessor 
              de gestão Cláudio Coutinho. Mas os dois também 
              vão atuar na operação da agência, Rolf 
              como vice-presidente de Negócios e Silveira como vice-presidente 
              de Criação. Além deles, estarão no controle 
              da operação os outros dois sócios da empresa: 
              Pedro Nonato, como vp de Atendimento e Planejamento e Kátia 
              Coutinho como vp de Operações.
 A nova agência vai funcionar no mesmo escritório em 
              que a Doctor já operava, em frente ao Edifício Avenida 
              Central, no centrão da cidade do Rio de Janeiro, com o telefone 
              (21) 2210-1687 e o site www.macgyvercomunicacao.com.br. 
              Na equipe continuam todos os funcionários da Doctor e os 
              diretores que permaneceram com Rolf nos dias finais de atuação 
              da Ronson: André Barros -- que assume a Diretoria de Atendimento 
              -- e Tânia Regina, responsável pela Diretoria de Mídia.
 Na carteira da MacGyver, Silveira e Rolf anunciam haver mais de 
              20 clientes, alguns que vieram da Ronson, como o Metrô, a 
              rede de farmácias Max/Padrão, Construtora Santa Isabel, 
              Basimóvel Imobiliária, JB/Barra, Dorex Construtora, 
              Windsor Hotéis, a griffe Tommy Hillfiger e os produtos de 
              beleza Aroma do Campo; e outros da Doctor como Estação 
              do Corpo, Gattopardo, Sky, Vodca Stolnaya, Construtora Bauhaus, 
              Incasa, Calper, A.C.Lobato, Farm, Sociedade Brasileira de Dermatologia 
              e Botafogo Futebol e Regatas.
 MacGyver - Falam 
              os leitores De Edson Ferreira (edsanfer @ hotmail.com), da Fabrica de Idéias 
              (Rio-RJ):"Do cacete, a MacGyver está chegando para 
              dar uma sacudida no mercado carioca. Poderia se chamar Mazzaropi, 
              Oscarito, Zorro. Não importa. Rolf está tentando repetir 
              a fórmula que deu certo com Fábio Fernandes, na Artplan, 
              em 85. O mercado já está ironizando o nome MacGyver. 
              Mas seria bom essa agência dar certo e quem ajudar a trazer 
              para o Rio as contas que foram para São Paulo. Está 
              tudo muito parado por aqui. Torço para que outras fusões 
              aconteçam e que a cidade possa voltar a ser um grande pólo 
              criativo, por que gente boa tem de montão."
 Agência3 convoca imprensa por novidadesA assessoria de imprensa da Agência3 está convocando a imprensa para um café da manhã, 
            na próxima terça-feira, no qual serão divulgados 
            "o novo modelo diferenciado de gestão de negócios 
            e a nova estrutura organizacional da empresa". Segundo informações que chegaram a Janela, entre as 
            novidades está a inclusão do diretor de criação 
            Álvaro Rodrigues na participação societária 
            da empresa.
 Há poucos meses, chegou-se a comentar no mercado que Rodrigues 
            estaria estudando propostas de agências paulistas para deixar 
            o mercado carioca. O convite para participar da diretoria da Agência3 seria, então, um contra-ataque dos sócios da agência 
            para mantê-lo no comando da sua equipe criativa. Redator nascido 
            na Tijuca, Álvaro Rodrigues já trabalhou na V&S, 
            na Ogilvy e na Giovanni FCB. Há pouco mais de 2 anos na Agência3, mereceu diversos prêmios por seu trabalho, inclusive o título 
            de Profissional do Ano do Colunistas Rio 2004.
 Arnaldo deixa 
              operações da Dial Brasil  O 
            publicitário Arnaldo Cardoso Pires (foto) está se afastando 
            das operações do grupo de rádio Dial Brasil, 
            onde é sócio juntamente com Alexandre Accioly, Luis 
            Calainho e Luciano Huck. Arnaldo, que foi presidente da agência 
            Cult e do capítulo carioca da Associação Brasileira 
            das Agências de Publicidade (ABAP-Rio) esteve envolvido no projeto 
            das rádios da Dial Brasil -- Joven Pan e Paradiso -- desde 
            o começo, tendo também encabeçado a implantação 
            do FM Hall que hoje funciona no terraço do shopping Rio Sul. 
            Em 2004, a Dial Brasil chegou a ser escolhida o Veículo do 
            Ano do Prêmio Colunistas Rio. No comando das emissoras quem assumiu foi Meyer Cohen, que havia deixado 
            em 2005 a direção de operações da W/Brasil, 
            em São Paulo. Cardoso Pires informou à Janela que ainda 
            nesta primeira quinzena de janeiro vai divulgar seus novos projetos.
 Golden Cross 
              contrata ConexãoA agência carioca Conexão 
            Brasil fechou 2005 com parte da conta do plano de saúde Golden 
            Cross, cujo institucional está à cargo da agência 
            paulista Lew Lara. Esta foi a segunda conquista de peso da agência 
            no final do ano, somando-se também a conta da concessionária 
            Recreio Veículos. Ainda em janeiro a agência começa a colocar trabalhos 
            da Golden no ar.
 UVA contrata 
              Ao Cubo  A agência Ao Cubo é a nova responsável pela 
              conta publicitária da Universidade Veiga de Almeida, assinando 
              a próxima campanha do Vestibular da entidade.Dirigida pelo 
              publicitário Christophe Schwarzberg, a Ao Cubo adaptará 
              o trabalho que já estava em andamento pela agência 
              anterior, a Artplan. De acordo com a assessoria de imprensa da UVA, 
              haverá não apenas reformulações nas 
              peças produzidas como inserção de novas mídias.
 UVA também 
              trabalha com a Reação De Renato Lima, diretor de criação da Reação 
              Publicidade: "Prezado Márcio, tenho acompanhado as publicações 
              referentes à UVA. Como profissional de agência, sinto-me 
              no dever de comunicar ao mercado que o filme a ser veiculado em 
              TV (praças Rio e Cabo Frio) à partir deste mês, 
              foi criado e produzido pela REAÇÃO PUBLICIDADE. Fechamos 
              o job diretamente com o Marinho, o qual já foi pago, e o 
              filme finalizado já está em posse da UVA pronto para 
              entrar no ar. segue abaixo um release nosso, aprovado pela Leila 
              Vital.Estou à sua inteira disposição para mais esclarecimentos.
 Forte abraço,
 Renato Lima
 Dir. Criação
 www.reacaopublicidade.com.br"
 Release:Reação Publicidade assina novo 
              filme da Veiga de Almeida
 Apesar de ter contratado a agência Ao Cubo, a UVA vai veicular 
              nos próximos meses um filme criado pela Reação 
              Publicidade, agência dirigida pelo publicitário Renato 
              Lima. A peça, produzida em parceria com a Manga Jingle, reforça 
              o slogan “Quem faz UVA, faz mais”, já utilizado 
              pela instituição. O planejamento de mídia inclui 
              TV nas praças Rio e Cabo Frio e se estende a Cinema.
 JWT oficializa 
              saída de Francucci A JWT distribuiu comunicado à imprensa informando que seu CCO-Chief 
  Creative Officer Átila Francucci deixa a empresa a partir do próximo 
  dia 13, para um novo projeto que, apesar de não revelado, deve ser tão 
  interessante que o Grupo WPP já ofereceu parceria ao criativo no empreendimento.Segundo o comunicado, Stefano Zunino, CEO da JWT Brasil, já está 
  procurando um sucessor para o cargo.
 Reforços do Mercado .jpg) Dream 
                                      Factory (Rio-RJ) - Contratou Polika 
                                      Teixeira para reforçar o time de 
                                      diretores. A publicitária, que nos 
                                      últimos 18 meses esteve à 
                                      frente do seu próprio negócio, 
                                      a Setting - consultoria de marketing e comunicação, 
                                      chega à empresa para assumir a função 
                                      de diretora executiva. No mercado, Polika 
                                      atuou como diretora de Planejamento do escritório 
                                      do Rio da África, como diretora de 
                                      Publicidade da Telefônica Celular, 
                                      como diretora de Unidade de Negócios 
                                      da Fisher América e como diretora 
                                      de Atendimento e Planejamento da VS Propaganda. 
                                      Atualmente, ela também é professora 
                                      de Gestão de Comunicação 
                                      da COPPEAD/UFRJ. (04/01/2006)
 |