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     Alê Braga 
              assume a McCann-Rio 
             Completando 
            o processo de reformulação de sua gerência, a 
            McCann-Erickson promoveu Alexandre "Alê" Braga (foto), 
            que dirigia o atendimento do escritório carioca, a vice-presidente 
            e gerente geral da McCann-Rio. 
            Com experiência de 15 anos de mercado, 9 dos quais na McCann 
            Erickson -- 2 deles no Rio --, Alê atendeu TIM Brasil, L'Oréal, 
            Microsoft, MasterCard, General Motors entre outros. Formado em Comunicação 
            Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e em Administração 
            de Empresas pela Universidade de São Paulo, com especialização 
            em Marketing Communications pela Carleton University de Ottawa, trabalhou 
            antes da McCann em empresas como Unilever e TecToy. 
            "Alê Braga é um grande profissional de comunicação 
            com o perfil certo para ajudar a liderar a evolução 
            da McCann no mundo da comunicação integrada e da inovação", 
            comentou o novo CEO da McCann Brasil, Julio Castellanos, em seu comunicado 
            ao mercado. 
            Castellanos, antes de ocupar o cargo nacional, era o gerente do escritório 
            carioca da McCann, onde contabilizou um crescimento de 100% nos últimos 
            2 anos, trabalhando com 13 clientes e 110 funcionários. Hoje, 
            o Rio corresponde a mais 30% do faturamento da McCann Brasil. 
            Horovitz reabre 
              a Armazém de Filmes 
             
            
              
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        José Rubens, bem na foto com Isabela de Napoli. 
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             A produtora Armazém de Filmes, que estava fora do ar desde 
              a saída do produtor Sérgio Cardoso do seu comando, 
              volta à ativa com uma grata novidade. Um dos montadores mais 
              gente-boa do mercado brasileiro, o divertido José Rubens, 
              será seu diretor de cena. Na direção executiva 
              da produtora, está Isabela De Napoli, que já havia 
              atuado na primeira fase da empresa. 
            Na reabertura da Armazém de Filmes, o foco passa a ser todo 
            o mercado de comerciais, com exceção do varejo, que 
            continua com a Proview, explica Sérgio Horovitz, diretor das 
            duas produtoras. Tanto que o primeiro trabalho de Zé Rubens 
            na Armazém é para a área imobiliária: 
            um comercial de 1 minuto criado por Silvio Lachtermacher, da Laxmi, 
            para um lançamento da Multiplan. A filmagem foi em 16mm, "com 
            uma cara que há muito tempo não se vê no mercado 
            imobiliário", garante Horovitz.  
            Bossa Nova quer 
              disputar Web 
            
            A Bossa Nova, agência de Marcelo Gorodicht (ex-MG) e Marcelo 
              Jucá (ex-100%) que incorporou o criativo Paulo Castro (ex-V&S) 
              como sócio, vai investir na área de Internet para 
              ampliar os seus negócios. Até a próxima semana 
              será anunciado o nome do diretor de criação 
              da Bossa Nova Web, formalizando um projeto que Gorodicht já 
              acalentava desde a fundação da MG, como alternativa 
              de receita para as empresas de publicidade. O primeiro trabalho 
              deste braço digital será a implementação 
              do site da própria agência, que vai servir de portfólio 
              para as prospecções. 
  MUITA BOSSA POR AÍ 
              A polêmica sobre o uso do nome "Bossa Nova" pela 
              agência não assusta os diretores da empresa. Consta 
              que esta teria sido a marca escolhida por Nizan Guanaes antes de 
              adotar "África" para a sua nova agência, 
              desistindo da iniciativa por haver um dono da marca. Diz Jucá 
              que ninguém pode se apresentar como dono da marca "bossa 
              nova", que é de uso genérico. "O INPI arquiva 
              todos os pedidos que forem feitos com essa expressão", 
              garante ele. Pesquisando-se o site do INPI, em www.inpi.gov.br, 
              por exemplo, achamos uma agência Bossa Nova Comunicações 
              S/C Ltda., que tem um logo registrado na classe 35, referente a 
              bebidas, mas não a marca. Na classe 38, que cobre o segmento 
              de propaganda e publicidade, a única solicitação, 
              de uma empresa de Florianópolis, consta como extinta. Para 
              "Bossa Nova", o único registro concedido é 
              para um chocolate da Kopenhagen, na classe 33, de doces em geral!! 
              De qualquer modo, a nova agência terá concorrência 
              na própria Internet. Já existe, por exemplo, o endereço 
              www.bossanovacomunicacao.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado), 
              pertencente à agência "Bossa Nova", do publicitário 
              Marcos Barbosa Estery, em Porto Alegre. E o endereço www.bossanovapublicidade.com.br, 
              apesar de não estar ativo, pertence a LSalles Comunicações 
              S/C Ltda, de Luciana Salles, de São Paulo, a mesma que já 
              apareceu em sites do mercado querendo impedir o grupo de diretores 
              de comerciais liderado pelo conhecido Julinho Xavier -- após 
              a fusão de sua JX Plural com a Made To Create -- de utilizar 
              a marca "Bossa Nova Films". Na Internet, inclusive, a 
              produtora ainda usa os antigos endereços das duas empresas, 
              em www.jxplural.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)
              e em www.made.art.br. 
             Ponto Frio fora 
              do merchandising da Feira 
             A 
            rede de varejo Ponto Frio foi cortada dos galhardetes da 45ª 
            Feira da Providência, inaugurada dia 1º de dezembro no 
            Riocentro. O logo da empresa, que ocupava uma área de destaque 
            no rodapé das peças -- afixadas em centenas de postes 
            por toda a cidade do Rio de Janeiro -- foi coberto por uma tarja vermelha 
            (veja a foto ao lado) após a impressão. 
            O Ponto Frio estava sendo citado em toda a divulgação 
            da Feira da Providência como um dos grandes destaques desta 
            edição. A rede montou uma loja com uma área de 
            3.760 m2 no Pavilhão 2, para vendas de móveis e eletrodomésticos, 
            repetindo uma experiência bem sucedida em algumas UDs de São 
            Paulo, a Feira de Utilidades Domésticas que acontece naquela 
            capital. 
            A colocação de galhardetes publicitários em logradouros 
            públicos é proibida por lei no Município do Rio 
            de Janeiro, sendo autorizada especialmente pela Prefeitura em casos 
            de eventos de utilidade pública ou beneficentes. Ou aqueles 
            que têm o apoio da própria Prefeitura, por motivos que, 
            de acordo com queixas antigas dos empresários do setor de eventos, 
            nem sempre são claros. 
            Alertada por uma leitora, a Janela foi a campo registrar o bloqueio 
            ao logo do Ponto Frio -- o único da iniciativa privada no galhardete 
            da Feira da Providência. Assim que consigamos uma explicação 
            dos órgãos públicos e da direção 
            da empresa, repassamos a vocês. 
            McCann e D&M 
              devem ficar com Furnas 
           
            EM PRIMEIRA MÃO - A verba de R$ 16 milhões 
              de comunicação das Centrais Hidroelétricas 
              de Furnas deverá ser dividida entre as agências McCann 
              Erickson e D&M. As duas foram as vencedoras da avaliação 
              técnica, com a McCann alcançando 91,67 pontos e a 
              D&M 89,33 pontos. No próximo dia 19 de dezembro, na sede 
              da empresa, haverá a abertura da proposta de preços, 
              quando -- como é praxe do mercado -- ambas as agências 
              terão que aceitar as taxas que eventualmente as demais concorrentes 
              apresentarem, para ser confirmadas como as detentoras da conta. 
              Disputaram a concorrência oito agências: D&M (DF), 
              DPZ (RJ), Giovanni FCB (RJ), McCann (RJ), Morya (BA), Quê 
              (RJ), RC (MG) e VS (RJ). A conta atualmente é atendida pela 
              D&M, agência presidida pelo publicitário Paulo 
              Cabral e cujo escritório no Rio é dirigido por Caio 
              Cezar Valli (ex-Artplan). 
              A Giovanni FCB ficou em terceiro, com 88 pontos, seguida pela DPZ, 
              com 84,50 e pela Quê, com 81,50. Foram desclassificadas, por 
              não alcançarem a pontuação mínima 
              de 80 pontos, as agências VS, RC e Morya. 
              D&M VAI CRESCER NO RIO 
              Esta é a primeira vez que uma agência de Brasília 
              ganha uma concorrência de um órgão federal no 
              Rio de Janeiro. Segundo Paulo Cabral, a conquista vai levar a agência 
              a ampliar os seus investimentos no escritório local. Já 
              em janeiro Caio Valli estará comandando uma nova equipe em 
              um novo endereço. Diz Cabral que, entre as contratações 
              que vão acontecer nas próximas semanas, estão 
              a de um executivo de atendimento, um planejador estratégico 
              e de mídia e, pelo menos, uma dupla de criação 
              júnior que também possa atuar no estúdio e 
              em produção, para atender às necessidades mais 
              urgentes do cliente. As grandes campanhas continuarão sendo 
              desenvolvidas pela D&M de Brasília. 
             
            Amendoeira no 
              núcleo Casa 13 
              A 
            empresa do diretor de arte Paulo Amendoeira (ex-Fischer, VS, CG-COM 
            e NBS) abriu suas portas no núcleo Casa 13, em Laranjeiras, 
            com a parceria de redatores como Flávio Guerreiro (ex-VS) e 
            do diretor de arte Dudu Torres.  
            O escritório, que já possuia algumas contas, conquistou 
            mais quatro novos clientes (Gráfica GSA, Instituto Kronus, 
            T-Brasil, VS propaganda). É dele, por exemplo, a nova camiseta 
            do movimento "Basta!" (foto), que reformula a antiga marca 
            "all-type". A linha de camisas será vendida com o 
            objetivo de angariar fundos para novas ações públicas 
            de concientização. Quem assina a criação 
            das peças é Paulo Amendoeira e Dudu Torres.  
            O núcleo de soluções para criativos Casa 13 surgiu 
            da parceria do Estúdio D de Max Moure e Júlio Zartos 
            com a Amendoeira Design de Paulo Amendoeira. Ocupando um sobrado de 
            2 andares na Rua Rumania, 13, a proposta do núcleo é 
            fornecer um mix completo de soluções visuais para as 
            agências de comunicação, eventos e marketing. 
            O telefone da casa é (21) 2556-9056.  
             
            Quê brinca 
              com orelha das revistas para a Petrobras 
             
             Aproveitando 
              a flexibilidade que todas as revistas agora têm de publicar 
              anúncios com formatos especiais, a Quê criou a nova 
              campanha de Relação com os Investidores da Petrobras 
              usando o recurso clássico da orelha que, aberta, revela uma 
              nova imagem. 
              A idéia da agência é divulgar que Petrobras 
              é a melhor opção para investir, não 
              importa onde. Foram criados três anúncios que mostram 
              paisagens paradisíacas e algumas opções de 
              investimentos. Em um deles, quando a dobra do anúncio é 
              virada, uma plataforma de petróleo aparece na paisagem e 
              o título convida o leitor a investir numa opção 
              diferente: a Petrobras. As outras duas peças da campanha 
              mostram uma refinaria no meio da floresta e torres de energia eólica 
              em um areal. 
              A campanha está sendo veiculada na capa da Exame e na terceira 
              capa da Veja, Carta Capital, Época e Isto É. A criação 
              é de Eduardo Almeida e Durval Filho, com direção 
              de criação ainda de Ercílio Tranjan e fotografia 
              de Alexandre Salgado. 
             
            MZ anuncia motos 
              KTM 
             Há cinco meses no mercado, 
            a agência carioca MZ Propaganda acaba de conquistar a conta 
            da KTM-Rio, concessionária de motos KTM. A marca, que é 
            internacional, ainda não é muito conhecida do grande 
            público brasileiro, já que é especializada em 
            motos esportivas, para Enduro e Cross. Quem tiver curiosidade, veja 
            o site www.ktm.com.br. 
             
            Publicitários 
              fazem barulho na Lapa 
            
             Mais 
              uma edição -- já é a 4ª! -- do 
              Festival Umbigo de Fora acontece esta terça, dia 06/12, no 
              Teatro Odisséia. O objetivo do evento, que é patrocinado 
              pela Nova Onda e CaradeCão, é mostrar bandas que têm 
              publicitários em sua formação. Desta vez serão: 
              - A Outra, com Paulo "Popó" Salgueiro (McCann); 
              - Starving Bluesmen Quartet, com Daniel Rezende (Artplan); 
              - Mané Sagaz, com Marcos Bassini (Artplan) e participação 
              do sambista Nelson Sargento; 
              - Taxi Tóxico, com Alexandre Abu (F/Nazca); 
              - Marimbondo Sossegado, com Pedro Lenz (DPZ); 
              - Djs David Tabalipa (Publicis), ZOD (França) e Gerson "Jack" 
              Costa (Casa da Criação). 
              A organização é de Charles Nobili e Marcos 
              Bassini e a campanha de divulgação foi criada por 
              Marcelo Lobo, Rafael Pitanguy e Antonio "Mega" Segundo. 
              O Odisséia fica na Rua Mem de Sá, 66 - Lapa. 
             
                                                
REFORÇOS DO MERCADO 
Quê (Rio-RJ) - Agora conta com o Diretor de Arte Fernando Freitas, 
  que voltou da experiência na europa onde estava na McCann Portugal. Fernando 
  já trabalhou na JWT, Doctor, Y&R, Salles, Script, Fisher América, 
  4X4 e vai fazer dupla com o Diretor de Criação Chiquinho Lucchini. 
  (05/12/2005) 
                                             
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