Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/NOV/2005
Marcio Ehrlich

 

CCRJ entrega GPs em Búzios

O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) entregou neste sábado, 5/11, em Búzios, os Grand Prix do seu Festival Melhor do Rio, escolhidos por um júri formado por criativos de agências sediadas no Rio. Estes foram os resultados:

GP de Televisão: "Juliana Paz", da NBS para a Telemar. Direção de Criação: André Lima e Pedro Feyer. Redação: André Lima. Direção de Arte: Marcello Noronha e José Luis Vaz. Produtora de Filme: Cine. Produtora de Áudio: Tentáculo. Direção do Comercial: Clóvis Mello. Atendimento: Antonino Brandão, Aline Pimenta e Ana Laura Beckert. Aprovação: Alberto Blanco e Flávia da Justa.

GP de Mídia Impressa Revista: "Paraolímpicos" (ver ilustração), da Giovanni FCB para o Governo do Estado. Direção de Criação: Adilson Xavier, Cristina Amorim e Fernando Barcellos. Redação: Antonio Nogueira. Direção de Arte: Cláudio Gatão e Gustavo Bittencourt. Fotografia: Platinum. Atendimento: Gustavo Oliveira. Aprovação: Ricardo Bruno e Vania Padilha.

GP de Mídia Impressa Jornal: "Ballantine's", da Publicis para a Allied Domecq.

GP de Mídia Exterior: "Eletrobras, a Patrocinadora Oficial", da Quê para a Eletrobras. Direção de Criação: Ercílio Tranjan. Redação: Eduardo Almeida. Direção de Arte: Durval Filho. Fotografia: Aderi Costa. Atendimento: Ronaldo Conde e Lilian Vaccari. Aprovação: Franca Di Sabato Guerrante e Odete Balduino.

GP de Rádio: "Cruzeiro", da Script para o Lance.

GP de Voto Popular: "Pedalinho", da Agência3 para Villa Reggia. Direção de Criação: Álvaro Rodrigues. Criação: Marcos Martins e Daniel Duarte.

Durante o evento, também foram realizadas duas homenagens, com o Hall da Fama para Lula Vieira, sócio da VS, e em homenagem póstuma, Rogerio Steinberg, fundador da Estrutural nos anos 70.

Ric mostra em Búzios seu desempenho em 2005

O "Ric Lounge", em BúziosNos seus 28 anos de história, a Janela tem sempre dado força a agências novas que gostam de fazer barulho. É ótimo ver o mercado se renovando com quem não se conforma em ser anônimo ou pequeno, porque essa é a síntese do nosso negócio: ousar para conquistar mais espaço ao sol. Se vale para os clientes, tem que valer também para as agências.
A Janela fez isso com a Estrutural, com a D+, com a Doctor, só pra citar algumas. E vai continuar fazendo enquanto este colunista gostar de escrever sobre propaganda e os publicitários tiverem paciência de nos ler.
Tudo isso é pra dizer que estamos gostando de ver o que está aprontando uma pequena agência carioca chamada Ric, dos publicitários André Felix e Daniel Bradock. Eles não estão "só" cumprindo com a obrigação de sempre que possível tentar fazer anúncios criativos e bem produzidos, mas estão botando a cara pra fora pra dizer que fazem isso.
Esse último fim-de-semana, por exemplo, eles souberam aproveitar criativamente o Festival Melhor do Rio, que o Clube de Criação do Rio de Janeiro organizou em Búzios. Já que os olhos do mercado estavam lá, a Ric correu atrás de um espaço no Shopping N 1 daquela cidade, e montou seu "Ric Lounge", expondo nele as principais campanhas veiculadas no ano e os prêmios conquistados pela agência até o momento.
Sim, a Ric está indo atrás do reconhecimento do mercado também através dos prêmios. Ela já levou algumas medalhas pra casa e para seus clientes, no Colunistas Rio, no Prêmio O Globo e no Festival de Gramado.
Até agora, a Ric está no caminho certo e merece os parabéns da Janela. Mas ficar de olho no que eles vão continuar fazendo, torcendo para não deixarem a fumaça ser mais importante que o fogo.

Universal classifica três produtoras

A Aquarela Filmes, a Casablanca e a Proview foram as três produtoras classificadas para chegar à segunda fase na concorrência para a seleção da produtora independente que será responsável pela produção de um especial de 24 capítulos para a Igreja Universal do Reino de Deus, que pode ser exibido na Rede Record ou em outras emissas ligadas ao grupo religioso. O resultado final sairá ainda essa semana.
Participaram da concorrência outras produtoras cariocas como Academia de Filmes, CaradeCão, Conspiração, Cinerama, Diretoria, Mixer, Tá Na Lata e Zeppellin.

Haroldo de Andrade bota rádio no ar

Fora do ar desde que deixou o Sistema Globo de Rádio, Haroldo de Andrade finalmente inaugurou a emissora que leva o seu nome -- "Rádio Haroldo de Andrade" -- nos 1060 kHz da freqüência AM do Rio de Janeiro. Na grade, nomes como Cidinha Campos, Mário Esteves, Gilse Campos, Ivo Meirelles, Carlos Bianchinni e ele próprio.
A gerência comercial está com Roberto Gaida (ex-Record), cuja equipe está formada por Jorge Conceição (ex-Rádio Globo), Julio Moreira (ex-Jovem Pan) e Marilú Andrade.

F/Nazca domina novamente o Festival da ABP

Com 62 trabalhos, a F/Nazca foi a agência com o maior número de finalistas do Festival de Publicidade promovido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP), cujos jurados estiveram reunidos nos últimos dias para analisar cinco áreas: Filmes, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Mobiliário Urbano e Rádio. Na relação de 341 finalistas, 39 agências foram classificadas, ficando a Giovanni FCB em segundo lugar, com 35 peças, e a AlmapBBDO empatada com a Young & Rubicam em terceiro, com 26.
Esta é a lista das agências classificadas, por ordem decrescente de número de finalistas, tabulada a partir da relação divulgada pela entidade:

F/Nazca: 62
Giovanni, FCB: 35
AlmapBBDO: 26
Y&R: 26
Publicis Brasil: 24
Talent: 15
DPZ: 13
JWT: 13
Leo Burnett: 11
Lew Lara: 11
McCann-Erickson: 10
Agência3: 9
Ogilvy Brasil: 9
Duda: 8
FabraQuinteiro: 7
100%: 6
NBS: 6
Carillo Pastore Euro RSCG: 5
TBWA/BR: 5
W/Brasil: 5
VS: 4
Artplan: 3
CGCOM: 3
DM9DDB: 3
Master: 3
Quê: 3
Contemporânea: 2
Doctor: 2
Z+: 2
Brasil.com: 1
CCZ Elétrica: 1
Comunicata: 1
Espaço/Z: 1
Fallon: 1
FCB Portugal: 1
Full Jazz: 1
Mr. Brain: 1
OpusMúltipla: 1
Scama: 1

Pelo resultado acima, a F/Nazca é matematicamente a agência com maior chance de chegar ao título de Agência do Ano, repetindo o resultado de 2004. Nos últimos anos, a F/Nazca tem sido a agência com o maior volume de inscrições do Festival da ABP.
Uma observação interessante a partir da análise do shortlist é a ausência de agências da América Latina, cuja presença chegou a ser significativa em anos anteriores, quando a ABP decidiu tornar o seu festival um evento internacional. Não sabemos se não houve inscrições da região ou os trabalhos das agências latinoamericanas não conseguiram superar o crivo do júri. O caráter internacional, no entanto, está mantido com a inclusão de uma peça da FCB Portugal no shortlist.
A relação de finalistas está no site da ABP, em www.abp.com.br.
A festa de premiação está programada para a noite da próxima quinta-feira, 10, no Hotel Sofitel.

SERVIÇO DA JANELA: Baixe AQUI o arquivo DOC com o shortlist da ABP, para você colocar os dados na ordem que quiser.

Festival da ABP é o Festival da F/Nazca

A F/Nazca conquistou 3 dos 5 Grandes Prêmios do Festival do Rio, promovido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e, com mais 44 Lâmpadas de Ouro, Prata e Bronze confirmou-se como a Agência do Ano da premiação, pelo segundo ano seguido. Em segundo lugar ficou a AlmapBBDO, com 24 prêmios, tendo a Giovanni FCB em terceiro, com 21 trabalhos premiados.
Os júris do concurso distribuíram 253 medalhas (Lâmpadas), sendo 62 de Ouro, 85 de Prata e 101 de Bronze, além dos 5 GPs. Das 39 agências que colocaram tabalhos no shortlist, apenas a Comunicata e a Full Jazz não chegaram a ter peças premiadas.
Veja a seguir, por ordem decrescente do número de medalhas, a relação das agências premiadas. O número entre parênteses corresponde à quantidade de peças que a agência teve no shortlist, para efeito de comparação de seu desempenho.

F/Nazca: 47 (62)
AlmapBBDO: 24 (26)
Giovanni, FCB: 21 (35)
Publicis Brasil: 20 (24)
JWT: 12 (13)
Y&R: 12 (26)
Lew Lara: 11 (11)
Talent: 11 (15)
Leo Burnett: 10 (11)
DPZ : 9 (13)
Duda: 7 (8)
FabraQuinteiro: 6 (7)
Ogilvy Brasil: 6 (9)
Agência3: 5 (9)
McCann-Erickson: 5 (10)
TBWA/BR: 5 (5)
W/Brasil: 5 (5)
100%: 5 (6)
Carillo Pastore Euro RSCG: 4 (5)
Master : 3 (3)
VS: 3 (4)
Artplan : 2 (3)
CGCOM: 2 (3)
Contemporânea: 2 (2)
DM9DDB: 2 (3)
Quê : 2 (3)
Z+ : 2 (2)
Brasil.com: 1 (1)
CCZ Elétrica: 1 (1)
Doctor : 1 (2)
Espaço/Z: 1 (1)
Fallon: 1 (1)
FCB Portugal: 1 (1)
Mr. Brain Total: 1 (1)
NBS: 1 (6)
OpusMúltipla: 1 (1)
Scama: 1 (1)
Comunicata: 0 (1)
Full Jazz: 0 (1)

Estes foram os trabalhos premiados com Grandes Prêmios:
FILME: "Corridinha matinal ", da F/Nazca para Rainha.
MÍDIA EXTERIOR: "Golzinho", da Duda para ESPN Brasil.
MÍDIA IMPRESSA: "Vintage", da Publicis Brasil para Cervejarias Kaiser.
MOBILIÁRIO URBANO: "Caixas", da F/Nazca para Unimed-Rio.
RÁDIO: "Invenções", da F/Nazca para Skol.
A relação completa com os resultados está no site da ABP, em www.abp.com.br.
A festa de premiação está programada para a noite da próxima quinta-feira, 10, no Hotel Sofitel.

SERVIÇO DA JANELA: Baixe AQUI o arquivo DOC com os premiados da ABP, para você colocar os dados na ordem que quiser para visualização.

REFORÇOS DO MERCADO

Aciolly ganha presente - Nasceu Carolina, filha do Antonio Carlos Accioly e da Renata Birman. Foi dia 6, aniversário dele. E na mesma hora em que ele nasceu: 17:00h. Só com o Aciolly, mesmo...

Publicis (Rio-RJ) - A agência promoveu Marcio Juniot a diretor de criação. Ele está na agência há quase dois anos e desde a ida de Rodolfo Sampaio para São Paulo ficou responsável pela criação. (08/11/2005)