Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/OUT/2005
Marcio Ehrlich

 

Estudante denuncia coincidências no Jovens Criativos

Do estudante Vinicius Orrico:

"Sou estudante de publicidade e participei do prêmio Jovens Criativos do Infoglobo.

Não considero minha peça muito acima das outras, tampouco tinha certeza de alguma premiação. Mas fiquei desapontado com os resultados. Sem entrar no mérito de qualidade de algumas peças presentes, é inadmissível ver peças premiadas que foram escandolasamente copiadas de outras peças já ganhadoras de concursos.

É possível sim pessoas diferentes em lugares diferentes chegarem na mesma idéia, mas não pode ser aceito uma peça ser IGUAL a peças PREMIADAS no ano ANTERIOR. Mais inaceitável ainda é premiá-las. Em um prêmio que estimula a criatividade entre os jovens, premiou-se jovens que começam a carreira viciados em usar o que já foi produzido como "inspiração".

Mais triste ainda é ver o prêmio Infoglobo - que juntamente com Colunistas Nova Geração e o Clube do Futuro/CCRJ - representa uma excelente oportunidade para os estudantes, porém cai em total descrédito com esse resultado.

Em meio ao mercado publicitário de prêmios, egos, holofotes, indicações, "conhecidos", subjetividade, vemos a imagem do Infoglobo, que até então permanecia respeitada, ficar manchada com a última premiação.

Agradeço a atenção e parabenizo os bons ganhadores,

Vinicius Orrico"

N.R.: O Infoglobo distribuiu comunicado assinado por Fabiana Guimarães, da Approach Comunicação, sua assessoria de imprensa, declarando que "devido a informações recebidas questionando as peças finalistas no GP Jovens criativos do 9º Prêmio de Propaganda O GLOBO, a organização do prêmio decidiu que a comissão julgadora se reunirá para analisar o caso".
A primeira iniciativa do Infoglobo foi tirar do ar a página do site que continha os resultados, o que deve significar que, até segunda ordem, aquele resultado não é mais reconhecido oficialmente pela organização do prêmio.
A Janela entende a indignação dos estudantes mas não concorda que seja o caso de desqualificar o trabalho do júri da premiação ou a iniciativa do jornal. É impossível que todos os publicitários que participam de júris conheçam os resultados das dezenas de prêmios que existem no setor através do mundo. Aos jurados cabe julgar o que estão vendo, pelo conhecimento e bom senso que tiverem. Aos descontentes e, eventualmente, melhor informados, cabe denunciar estas "coincidências". E esperar, antes de qualquer decepção, a atitude dos organizadores do concurso após tomar conhecimento das denúncias. (Marcio Ehrlich)

Coincidências no Jovens Criativos (Falam os Leitores - 1)

De André Pedroso, Redator:
Marcio,
Você vai me desculpar mas tenho que discordar de você no caso do julgamento.
Acho que qualquer júri deve estar preparado para a tarefa de assinar seu nome no resultado de um festival seja lá qual for.
Preparado com critério principalmente conhecimento. Um jurado pode até não lembrar de tudo. Mas estamos falando de vários. Será que nenhum conhecia? O anúncio da JWT, pelo menos, eu conhecia.
O estudante Vinicius tem todo o direito e razão de cobrar isso de nós, porque o recado que está sendo dado para ele é que, quando ele for jurado ele poderá votar em peças fantasma, em peças chupadas e por aí vai.
É nossa responsabilidade dar o exemplo e você sabe muito bem que este exemplo não está sendo dado há muito tempo.
Prêmio não era importante. Importante eram os resultados. E os recados que o mercado foi dando para a galera jovem eram: criem fantasmas, ganhem prêmios, esqueçam as responsabilidades com seus clientes, divirtam-se criando a esmo. Assim e só assim vocês serão reconhecidos e ganharão mais dinheiro.
Não me surpreende a ética do Infoglobo em rever os resultados. Afinal foi com essa ética que eles construíram sua história.
E, Vinicius, parabéns pela cobrança, peço desculpas como profissional. Você tem toda a razão.
Abraços"

De Angelo Maia, estudante
"Olá, Marcio. Também participei do GP Jovens criativos do 9º Prêmio de Propaganda O GLOBO e também achei bastante estranho a escolha daquelas duas peças como finalistas. Não quero entrar em meritos (ou demeritos, se for o caso) dos jurados ou da organização do prêmio. Acho, sim, muito importante a posição da organização de revisar esses resultados e acho, principalmente, mais importante ainda que isso seja levado a diante e que se repudie qualquer copia.
Por todos aqueles que participaram do prêmio e pelo mercado publicitário, que não pode ser conivente com esse tipo coisa. Enfim, você deve estar recebendo algumas dezenas de e-mails como esse. Mas acho importante deixar a posição de mais um concorrente na premiação aqui nesse site que é ouvido por muitos e da voz a tantos outros.
Obrigado
Angelo Maia"

Oito querem a conta de Furnas

EM PRIMEIRA MÃO - Oito agências se apresentaram hoje para disputar a conta das centrais hidroelétricas de Furnas: D&M (DF), DPZ (RJ), Giovanni FCB (RJ), McCann (RJ), Moria (BA), Quê (RJ), RC (MG) e VS (RJ). A conta atualmente é atendida pela D&M, agência presidida pelo publicitário Paulo Cabral e cujo escritório no Rio é dirigido por Caio Cezar Valli (ex-Artplan).
Até a próxima semana a Comissão de Licitação comunica quais as habilitadas a ter sua proposta técnica aberta.

Biscoito Globo altera embalagem

Um dos símbolos da alimentação básica do carioca em dias de praia, o Biscoito Globo foi obrigado a mudar a sua apresentação depois de 50 anos de existência. Agora, o tradicional saquinho enrolado pelas pontas ganhou um lacre adesivo inviolável, que só permite o acesso às rosquinhas de polvilho com a destruição da boca do saco.
A heresia foi uma obrigação imposta pela fiscalização sanitária, pelo que informou um funcionário da Panificação Mandarino, responsável pela produção da iguaria. A empresa recebeu denúncias de consumidores que estavam encontrando objetos estranhos dentro do saquinho, inclusive as joaninhas que costumam dividir as areias das praias com os banhistas.
A denúncia confirmou a suspeita dos dirigentes da Mandarino de que estaria havendo adulteração do produto pelos ambulantes que apregoam o "biscoito grobo" nos fins-de-semana. "Já tínhamos recebido reclamação de consumidores que encontravam menos do que os 8 biscoitos que vem no mínimo no saquinho", disse o funcionário da panificação. Com o lacre, o milagre da multiplicação dos saquinhos com certeza vai acabar.
Nada é sagrado nas praias do Rio.

Shopping da Gávea mantém agência

A AgênciaPlus está informando que o Shopping da Gávea confirmou que a agência continuará responsável pela conta que atende desde 2003. Segundo a comunicação, ela saiu-se vencedora em concorrência que também contou com as agências 100% Propaganda, Escritório de Idéias e BRJ.
A campanha de Natal do Shopping já está em fase de produção e irá pra mídia em novembro.

PhotoPlus 2005, diversão para fotógrafos

3 dias de conferência no Javitts Center.
20 mil visitantes por dia.
400 expositores.
Milhares de fotógrafos ansiosos por experimentar os novos equipamentos. Saber os preços, comparar a qualidade de impressão fotográfica de impressoras de baixo custo. Todos passeiam pelos corredores com suas câmeras penduradas.
O lançamento mais concorrido foi o software de tratamento e edição de imagem da Apple, o Aperture.
O maior de todos os stands, mais de 500 metros quadrados, com auditório para workshop com estações para 25 alunos, telas de 30 polegadas e o muito bom gosto.
Estranho foi o fato de haver uma proibição de tirar fotos no stand da Apple.
Num evento cheio de fotógrafos?
O resto, Nikon, Canon, Sinar, Hasselblad Mamyia, Fuji, Kodak, Adobe com seus belos stands, farta distribuição de brindes, softwares e sorteios de ipod, de plugins, de tablets e até câmeras.
Os cursos de gerenciamento de cor e tratamento de imagem foram os mais procurados, quase sempre esgotados (sold out) e os HANDS ON (práticos) com fila de espera.
Gente do mundo todo. Muitos cowboys, de chapéu e tudo.
Valeu a diversão.

Bárbaros vão invadir a praia do CCRJ

Veja ilustre passageiro que belo tipo faceiro aparece no anúncio ao lado. É nada menos que Flavio Medeiros, o próximo presidente do CCRJ, que, na visão da agência MG, criadora da peça, está invadindo uma praia de Búzios para tomar posse da entidade com seus companheiros de chapa: Alexandre Motta (Giovanni,FCB), Luiz Vieira (DPZ), José Padilha (Agência3), José Luis Vaz (NBS), Bruno Pinaud (McCann-Erickson) e Luís Claudio Salvestroni (VS).
Este colunista acha que, a despeito da barba ruiva, é um certo exagero ver o Flavio com um vicking.
Alexandre Motta Mas a gente concorda que o Alexandre Motta (foto à esquerda), com seus 1,95m de altura e essa cara de mau, não seria exatamente quem os aldeões medievais gostariam de enfrentar numa invasão bárbara.
A nova diretoria, que sucede a de Álvaro Rodrigues, assume exatamente durante o Festival do Rio, promovido pelo CCRJ no próximo dia 5 de novembro em Búzios.
A criação do anúncio é de Guilherme Pecego, Marcelo Coli e Paulo Castro, também responsável pela direção de criação. As fotos foram de Aderi Costa e Marcelo Jesuíno, do Studio do Cais, com manipulação da Seagulls Fly.

Uma coincidência que se vê de longe

O diretor de arte baiano Gilmar Gama -- autor com o redator Breno Pessoa, da peça que ganhou o Grand Prix de Mídia Impressa do Prêmio Colunistas Bahia 2001 (de cujo júri, aliás, este colunista fez parte) -- escreve para contar que encontrou a sua idéia reproduzida agora pelo anúncio que Young & Rubicam fez para a revista Playboy. A coincidência é inquestionável.
A peça baiana "Dia Não ao Turismo Sexual" foi assinada pela agência Zax, para a Didá Escola de Música.

Fernando Meirelles confirma Caixa 2 na política

Pode ter passado despercebido de muita gente, mas o cineasta Fernando Meirelles acabou dando um depoimento claro de que a prática do Caixa 2 não é recente na publicidade eleitoral, durante a sua entrevista ao programa de Marília Gabriela. Ao explicar o porquê de não fazer mais propaganda política, Meirelles contou que há alguns anos, quando tinha a produtora Olhar Eletrônico, ao produzir comerciais para partidos políticos -- entre os quais o PT --, foi informado pelos coordenadores da campanha de que não precisava dar nota fiscal, apenas recibo. O caso, explicou, acabou lhe causando um enorme problema, já que o recibo foi parar em órgãos públicos que multaram pesadamente a produtora.
Meirelles não disse quem o multou nem Marília aprofundou o assunto, para saber se o partido envolvido também teve a sua prestação de contas glosada pela falta de nota fiscal da produção dos filmes.
Como se vê, as CPIs só não encontram provas porque não querem.

Aquarela tem marca criada pela Fullpack

O escritório de design Fullpack foi o responsável pela nova identidade da produtora carioca
Aquarela Filmes, do diretor Toth Brondi. Desenvolvida pelo designer Maurício Marquez, a marca apresenta a letra "a" de Aquarela como um símbolo formado a partir de um negativo de filme. Marquez chama a atenção para outro aspecto importante da logomarca, o destaque dado à letra L. "Mais uma vez, nos apropiamos de um elemento do universo de cinema, fazendo a letra "l" remeter ao prisma de uma lente de câmera cinematográfica", explicou.
O trabalho buscou fortalecer o nome da Aquarela Filmes, modernizando sua marca e acentuando sua vocação para diferentes projetos que envolvem desde a produção de comerciais, clipes, programas de TV à realização de filmes de curta e longa metragens.
Além da construção da marca, a Fullpack desenvolveu toda a papelaria (cartões, envelopes, capas de DVDs, etc) da produtora. O escritório prepara ainda o material institucional da Aquarela Filmes (reunindo seus principais trabalhos) que será enviado a clientes, prospects, parceiros e imprensa