Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/JUN/2005
Marcio Ehrlich

 

Cicarelli em Portugal com a McCann

A apresentadora de TV Daniela Cicarelli acaba de assinar um contrato para estrelar as novas campanhas criadas pela McCann Portugal para a Worten, maior rede de eletro-eletrônicos daquele país.
Os detalhes dos comerciais, assim como valores, não podem ser revelados, mas está programada uma série de promoções com a apresentadora.
Cicarelli chega em Lisboa esta segunda-feira, 6/6, e está agendada para uma coletiva ainda esta semana.
Na equipe de criação das campanhas estão três publicitários portugueses e um brasileiro: os diretores de criação Diogo Anahory e José Carlos Bomtempo, o diretor de arte Marco Leal e o redator carioca Fábio Seidl.

Jornal O Fluminense lança revista mensal

O Flu Revista O tradicional jornal niteroiense O Fluminense lançou este fim-de-semana a sua nova revista de variedades "O Flu", que será encartada todo primeiro domingo do mês, em formato tablóide e em cores. A campanha de lançamento foi realizada pela agência Propaganda I-Ltda, que trabalhou totalmente em cima da letra "O" presente no logo da publicação. Em todas as peças aparece alguma imagem no lugar do "O" representando um assunto coberto pela revista. Embaixo, um título que resume a idéia. Na peça ilustrada por um botão, o título sugere: "Do que foi sucesso nos anos 50 à última moda em Paris".
Um slogan também foi criado pela agência: uma seleção do melhor. As peças, que serão veiculadas por um período de aproximadamente 8 meses, consistem em anúncios de jornal e revista, busdoor, frontlight, relógio de rua, material para o trade, banner na internet e material em bancas. A criação é de Leonardo Cavalcanti, Michel Cox, Pablo Nogueira e Aline Dias.

Anúncio do Fashion Mall usa linguagem Braille

"O Amor é cego...", da ContemporâneaPara reforçar a mensagem de que "o amor é cego, mas para acertar no presente, basta ter sensibilidade", a Contemporânea usou a linguagem Braille (veja o detalhe na ilustração) na peça que veiculou para o Fashion Mall esta semana, promovendo o Dia dos Namorados.
Segundo a agência, foi necessária uma produção gráfica quase artesanal para a produção do encarte e que a Contemporânea pretende que marque um novo estágio da comunicação do shopping.
A criação foi de Mônica Zimmermann e Felipe Prista, com direção de criação de Carlos Pedrosa, José Guilherme Vereza e Mauro Matos. A produção gráfica é da Burti.

Tátil, Hartmann e Staff recebem GP da Abracomp

A Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda entrega esta noite, em São Paulo, os diplomas do 23º Prêmio Promoção Brasil 2004. Oito agências cariocas estarão presentes no evento recebendo seus prêmios. A Tátil Design, dos irmãos Fred e Gustavo Gelli, recebe o título de Empresa de Design do Ano, dois outros Grand Prix vão para a Hartmann, com a promoção "50 Anos", criada para a Petrobras, vencedora do Case de Marketing Promocional do Ano, e para a Staff, pela identidade visual criada para o Zona Sul, premiada com o GP de Design Promocional do Ano.
No 23º Prêmio Promoção Brasil, a Empresa de Marketing Promocional do Ano foi a Ponto Brand Promotion, enquanto o título de Empresário de Marketing Promcional do Ano foi ganho por Bazinho Ferraz (B\Ferraz) e o de Profissional do Ano por Renato Cavalher (OpusMultipla). A Coca-Cola leva o título de Cliente de Promoção do Ano.
O evento acontece a partir das 19:00h no Spaço Quatá (Rua Quatá, 804, Vila Olímpia, SP).
Veja a seguir as fichas técnicas dos trabalhos premiados das agências cariocas:

GP DE CASE DE MARKETING PROMOCIONAL DO ANO: "50 ANOS"
CATEGORIA: 06 - Varejo
AGÊNCIA: HARTMANN
PARCERIA: Dpz Propaganda
CLIENTE: Petrobras Distribuidora
CRIAÇÃO/DESIGN GRÁFICO: Flavien Arker e Pedro Coelho (Dpz)
PRODUÇÃO: Pedro Aurélio (Dpz), Angela Stein, Andrea Sabbas e Luciana Motta (Hartmann)
ATENDIMENTO: Danielle Portella (Dpz) e Bia Pinilla (Hartmann)
APROVAÇÃO: Sergio Bandeira de Mello e Mônica Vicêncio

GP DE DESIGN PROMOCIONAL DO ANO: "Identidade Visual para Serviços do Supermercado"
CATEGORIA: 66 - Assinatura, Selo ou Vinheta
AGÊNCIA: STAFF
CLIENTE: Supermercado Zona Sul
CRIAÇÃO/DESIGN GRÁFICO: Wilson Nóbrega
PRODUÇÃO: Marcelo Alves
ATENDIMENTO: Eduardo Moncalvo e Guilherme Miller
APROVAÇÃO: Jaime Xavier, Claudia Fernandes e Maria Fernanda de Paoli

ÁREA: Cases de Marketing Promocional

CATEGORIA: Fidelização e Pós-Venda
OURO: "Encontro com Arte", da MOBILE LAET para Souza Cruz - Carlton. Planejamento: Ana laet e Mary Paranaguá. Design/Criação Gráfica: Ana Laet, Daniela Cabral, Filipe Chiminazzo, Nathalie Cazes, Juliana Davies e Gustavo Gomes. Atendimento: Ana Laet. Produção: Mobile Laet e Rachel Korman. Aprovação: Ana Lucia Stockler.

ÁREA: Materiais de Ponto-de-Venda

CATEGORIA: Decoração de Loja ou Vitrine
OURO: "Lojas Oi", da DIA para OI. Planejamento: Gilberto Strunck. Design/Criação Gráfica: Ricardo Abreu e Margareth Salles. Atendimento: Leonardo Lanzetta, Alexia Faria, Marcelo Arraes. Produção: Fabio Fernandez. Aprovação: Flavia da Justa.

ÁREA: Materiais Promocionais

CATEGORIA: Folheto Promocional
OURO: "Aqueça Seu Coração. Inverno Zona Sul.", da STAFF para Supermercado Zona Sul. Design/Criação Gráfica: Wilson Nobrega. Atendimento: Eduardo Moncalvo, Adriana Marinho e Guilherme Miller. Produção: marcelo alves. Aprovação: Jaime Xavier, Claudia Fernandes e Maria Fernanda de Paoli.

ÁREA: Design Promocional

CATEGORIA: Identidade Visual para Frota de Veículos
OURO: "Frota Frangos Rica", da CARIOCA para Frangos Rica. Design/Criação Gráfica: Fabiano De Giacomo Vargens. Atendimento: Daniela Alves. Produção: Frangos Rica. Aprovação: Alexandre Igayara.

CATEGORIA: Calendário
OURO: "Santos Slogans", da OPM para OPM. Planejamento: Fábio Marinho. Design/Criação Gráfica: Fábio Marinho, Sérgio Conde, Bruno Richter, Daniela Genuino, Simone Mello, Jadna Rodrigues. Produção: Mônica Campos e Anna Mota. Aprovação: Fábio Marinho.

CATEGORIA: Design de Embalagem em Papel, Papelão ou Similar
OURO: "Conceito de Comunicação Campanha Natura Natal ", da TÁTIL DESIGN para Natura. Planejamento: Fred Gelli Patricia Pinheiro. Design/Criação Gráfica: Fred Gelli, Fernanda Saboia, Paloma Valls, Fabio Gaspar, Erika Martins, Dani Nubila e Bia Lamanna. Atendimento: Ana Beatriz. Produção: Integral. Aprovação: Claudia Pinheiro.

CATEGORIA: Embalagem Display
OURO: "Conjunto Promocional Kérastase", da INDÚSTRIA NACIONAL para L'Oréal - Kérastase. Planejamento: Fernando Cassinelli. Design/Criação Gráfica: Bruno Bertani, Marcelo Velloso, Bruna Chianca, Elisa Vale e Gabriela Zimmer. Atendimento: Claudia Vogel e Fernando Cassinelli. Produção: Fernando Cassinelli. Aprovação: Carolina Vodopivic e Isnar Pittan.

Duda pinta jornal de verde para a Petrobras

Página verde, da DudaUm belo exemplo de aproveitamento da mídia jornal foi dado pela agência Duda Propaganda no último domingo, com o anúncio criado para a Petrobras homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Nele, todo o conteúdo da página foi impresso em verde: data, títulos, textos, ilustrações e, claro, o anúncio veiculado no rodapé. Este colunista confessa que, ao ver a peça no Globo, chegou a achar que teria havido um erro na produção gráfica do veículo, até se surpreender ao perceber a mensagem da Petrobras no pé da página.
A peça de oportunidade propunha que, antes de fornecer energia para o Brasil, a Petrobras pensa no futuro dele. A Petrobras queria mostrar que seu objetivo é aumentar a produção com o mínimo uso de recursos naturais e a menor geração possível de efluentes, resíduos e emissões.
O anúncio foi veiculado no O Globo, Extra, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário do Grande ABC, A Tarde, A Crítica, entre outros. A criação foi do diretor de arte Marcos Hosken -- cujo passe a Duda pagou para tirá-lo da Quê/Next -- e do redator Dan Zecchinelli, com direção de criação de Marcelo Kertész, Alexandre Lucas e Ricardo Braga.

Praga da coincidência ataca o meio ambiente

O leitor Alberto Dias mandou esta mensagem para a Janela:

"Caro Márcio,
Participo de um blog de propaganda e não pude deixar de notar mais uma incrível “coincidência criativa” na propaganda brasileira. Os anúncios ao lado têm o mesmo conceito, alertam para o mesmo problema e foram veiculados na página de classificados de cadernos imobiliários de grandes jornais brasileiros. A única diferença fica por conta da data de veiculação estampada na parte superior da página. O primeiro foi criado pela Quê/Next em 05/06/2003. O segundo, pela Thompson em 29/05/2005. Mais uma inacreditável coincidência criativa! Assim não dá!
P.S: se não me engano, o anúncio da Quê ganhou Colunistas Rio ano passado. Estou certo?"

N.R.: O anúncio da Quê/Next foi Prata na categoria "Menos de 45cm/col". O conceito é realmente o mesmo, mas, como já disse aqui antes, não acredito em agências grandes e sérias -- como é o caso da JWT -- precisar copiar anúncios dos outros. O mercado publicitário inevitavelmente estará cada vez mais sujeito a coincidências verdadeiras como esta, quando tanta gente trabalha na mesma direção (principalmente em oportunidades ou datas especiais) e é impossível se conhecer tudo o que é premiado dentro ou fora do país.
Em tempo: para quem está achando difícil de ler na ilustração, o anúncio da JWT é para a Fundação Mata Atlântica e diz "As cidades crescem. A Mata Atlântica diminui".