| Justiça 
              condena África por Zeca PagodinhoA agência África, do publicitário Nizan Guanaes, 
            foi condenada pela Justiça de São Paulo a indenizar 
            a Fischer América, de Eduardo Fischer, por danos morais e materiais 
            no episódio envolvendo o cantor Zeca Pagodinho. Segundo a nota 
            distribuida pela Fischer, esta é "uma decisão histórica, 
            a primeira de que se tem notícia no mercado publicitário 
            brasileiro". A sentença proferida pela juíza Adriana Porto Mendes, 
            da 9ª Vara Cível, reconhece que a África praticou 
            “concorrência desleal” e cometeu “ato ilícito” 
            ao patrocinar a ruptura do contrato firmado por Zeca Pagodinho com 
            a Nova Schin, conta atendida pela Fischer, para que o cantor pudesse 
            estrelar comercial da concorrente Brahma.
 Reconhece ainda que agência de Nizan Guanaes fez “comparações 
            de caráter subjetivo com a finalidade de denegrir a imagem 
            do produto divulgado pela Fischer”, contrariando o disposto 
            no Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. 
            “Neste ponto, vale lembrar que ainda que este Código 
            não tenha a natureza de lei, pode ser considerado como um compromisso 
            entre as pessoas que atuam no ramo publicitário. Existe um 
            compromisso (...) que deve ser respeitado para evitar condutas como 
            a que foi noticiada nestes autos”, afirma a juíza em 
            seu despacho.
 Segundo Sérgio Varella Bruna, sócio do escritório 
            Lefosse Advogados, que representou a Fischer América, “a 
            sentença é exemplar e inovadora, porque
 as regras do CONAR foram expressamente invocadas para demonstrar a 
            deslealdade do comportamento da África, para o fim de configurar 
            a violação ao Código de Propriedade Industrial, 
            que define os delitos de concorrência desleal”.
 A decisão da Justiça estabelece que a África 
            terá de pagar indenização no valor de R$ 600.000 
            (seiscentos mil reais) por danos morais, sendo R$500.000 devidos à 
            Fischer América, por ser a idealizadora da campanha que primeiro 
            utilizou Zeca Pagodinho como garoto-propaganda, e o restante à 
            One Stop, empresa também controlada por Eduardo Fischer que 
            atuou na condição de interveniente do contrato com Zeca.
 Ficou também estabelecido o pagamento pela África de 
            indenização por danos materiais em razão dos 
            prejuízos causados à Fischer América pela inviabilização 
            do segundo filme da campanha da Nova Schin, que já estava contratado 
            com o artista, no montante equivalente aos valores recebidos pela 
            agência pela veiculação do primeiro filme da campanha 
            “Experimenta”.
 Esses valores estão estimados em aproximadamente R$ 5,5 milhões.
 100% 
              assina campanha do Rio Gospel  É 
            da 100%Propaganda a campanha que está no ar para lançar 
            o Rio Gospel Praise, o maior evento de música Gospel já 
            realizado na América Latina, que terá investimentos 
            de R$ 12 milhões para acontecer de 21 a 23 de Julho, no Rio 
            de Janeiro, com 8 bandas intenacionais e 20 nacionais, entre outras 
            atrações. A expectativa dos organizadores é de 
            atrair 200 mil pessoas por dia no Aeroclube de Nova Iguaçú, 
            cuja prefeitura de Lindberg Farias apoia o evento. As peças -- que utilizam desde flyers a TV -- anunciam que 
            "Vem aí o evento que você pediu a Deus". A 
            estratégia do uso dos grafites é atrair os jovens e 
            até as famílias pelo lado musical do Gospel e pela modernidade 
            do evento, em vez de só pelo cunho religioso deste gênero 
            musical.
 O evento será transmitido via intrernet para mais de 10 milhões 
            de pessoas em todo o mundo. Essa tecnologia e toda a tecnologia de 
            comunicação do evento, inédita no país, 
            será provida pela Tahoe, do empresário Luiz Cesar Fernandes, 
            que apoia o evento.
 A criação foi de Marcelo Guimarães, Bruno Hazan 
            e Gustavo Bastos, que assina também a Direção 
            de Criação. As ilustrações foram da Fleshbeck 
            Crew, com fotos e manipulações de Mauro Risch. A produção 
            dos filmes é da Proview com Direção de Eduardo 
            Weissmann e som, incluindo trilhas e jingle, da Mr.Vox. A aprovação 
            é de Vinícius Vilela e Shelldon Marin com atendimento 
            de Carlos
 Duna e mídia de Christiane Jordão.
 Contemporânea 
              toca campanha da CBN  A rádio "que toca notícia" -- como identifica 
            o slogan da CBN -- ganha nova campanha este mês, assinada pela 
            Contemporânea. Com mídia programada em televisão, 
            rádio, jornais e internet, a comunicação foca 
            a credibilidade conquistada pela emissora, característica que 
            a agência lembra que torna necessária a audiência 
            de seu noticiário nos dias de hoje. Na televisão, um personagem vivido pelo ator Bruno Garcia enfrenta, 
            em dois filmes, alguns dissabores no seu cotidiano, por considerar 
            que ficar ouvindo notícias é um "absurdo" 
            e "um exagero". E, nos jornais, a partir de uma estratégia 
            de mídia horizontal, vários anúncios enfatizam 
            valores da CBN, como a competência e o prestígio de seus 
            âncoras e apresentadores.
 A criação da campanha foi de Carlos Pedrosa, Rodrigo 
            Rosman, Mauro Matos e José Guilherme Vereza, com o comercial 
            produzido pela CaradeCão e dirigido por Juarez Precioso. 
            A produção do som foi da Prof.Pardal e a aprovação, 
            no cliente, por Rubens Campos, Marisa Tavares e Mari Ventura.
 
 Mais 
              movimentos de contas no Rio Agência3 na PetrobrasA Agência3 foi a vencedora da licitação -- da 
            qual também participaram a Binder FG+C, a VS e a Script -- 
            pela campanha de "Segurança da Informação", 
            para a área de comunicação interna da Petrobras.
 MG na redeA campanha de lançamento da Alog, empresa que surge da fusão 
              do provedores web ComDominio Rio e Dominal foi entregue à 
              MG. As peças criadas pela dupla Leonardo Pitanga e Mavi Soares 
              trazem o conceito "Ninguém cuida dos seus servidores 
              como a Alog". O atendimento foi de André Barros e Jaqueline 
              Filardis, a fotografia da Spok e o spot da ACR Produções 
              Musicais.
 
 100% coleciona contas
 A rede de móveis Velha Bahia e o Fluminense Football Club 
              entregaram suas contas para a 100%.
 Para o varejo a agência veicula campanha para anunciar a abertura 
              de novas lojas e para o time carioca, a 100% vai cuidar do planejamento 
              anual de comunicação. As 2 novas conquistas se juntam 
              às 4 contas ganhas recentemente - ADVB, GuardOne, Revista 
              Vendedor e Hot Service Global Solutions.
 Ronson com o novo BurgãoAté junho a Ronson começa a veicular para seu primeiro 
              cliente da área de fast food: a rede de lanchonetes Burgão. 
              O prazo é para a finalização da grande reformulação 
              interna das lojas e do serviço prestado que está em 
              andamento com a consultoria do Sebrae.
 Resende & Resende com novo shoppingMais um shopping-center entrou na carteira da Resende & Resende: 
              TopShopping, que se assinava no passado Iguaçu TopShopping, 
              por sua localização em Nova Iguaçu. A R&R 
              já havia cuidado da campanha Ponto Mix, a megaliquidação 
              da qual participaram o TopShopping, o Center Shopping Jacarepaguá, 
              o Itaipu Multicenter (de Niterói), o West Shopping, o São 
              Gonçalo Shopping e o NorteShopping, além da recente 
              campanha do Dia das Mães.
 Criativos botam 
              as manguinhas de fora  No 
              intervalo das viradas noturnas, tem criativo que ainda consegue 
              se dedicar a atividades paralelas. O redator Marcos Bassini é um deles, como compositor e vocalista 
              da banda Mané Sagaz, que faz um sofisticado trabalho misturando 
              rock com samba. Na próxima semana, a banda lança o 
              seu primeiro EP independente -- "Rock Bancando o Samba" 
              --, com 8 músicas.
 Para quem quiser conhecer melhor o trabalho da banda, ela faz um 
              show de lançamento do CD no Teatro Odisséia (Av. Mem 
              de Sá, 66 - Lapa - Rio), no próximo dia 1 de Junho, 
              às 21:30h. A entrada custa R$ 12, mas com a filipeta eletrônica 
              do site www.manesagaz.com 
              consegue-se um fantástico desconto de R$ 2,00.
 Em tempo, a foto da capa do CD é do Alexandre Salgado.
 Tirando onda de roteiristaOutro que também rala fora das agências é o 
              redator Bruno Pinaud. Na última semana ele estreou como roteirista 
              de TV, no programa Tira Onda, do Multishow, escrevendo a parte de 
              ficção que encerra os programas.
 No Tira Onda -- que é dirigido por Eduardo Albergaria, da 
              Urca Filmes -- a cada edição um ator, artista ou personalidade 
              vive um dia de proletário na pele de um trabalhador das mais 
              diversas áreas. Ao final, atua como personagem em uma história 
              sobre o tema. Bruno escreveu o de Daniele Suzuky como operadora 
              de caixa de supermercado, o do Sidney Magal como vendedor de sapatos, 
              o da Sandra de Sá como balconista de boteco e o de Tony Garrido 
              como jornaleiro.
 Bruno não caiu nesta de pára-quedas. Ele tem sido 
              roteirista e diretor de diversos curtas-metragens. Para conhecer 
              mais o trabalho dele, vá ao site www.fimdesemanapictures.com 
              .
 Giovana Lumax 
              abre na Barra Recentemente instalada no Downtown, a Giovana Lumax abre suas portas ao mercado 
  carioca. É a mais nova agência do Grupo Nova Public Out, dos publicitários 
  Claudio Macedo e Cesar Veras. Traz à frente da Criação 
  o diretor Cristiano Nóbrega, que teve passagens pela Casa da Criação, 
  Fischer América Rio, Doctor, Espaço/Z e outras. O lançamento 
  do site www.giovanalumax.com.br (N.R.em 03/03/2006: link 
  atualmente desativado) ocorre no próximo mês. Cristiano Nóbrega está recebendo portfólios de diretores 
  de arte e designers para compor sua equipe de criação. A preferência 
  é para aqueles que possuem conhecimentos de plataforma Mac. E as entrevistas 
  devem ser agendadas por telefone.
 A Giovana Lumax fica na Av. das Américas, 500 bl. 02 sala 221 Downtown 
  Barra da Tijuca - CEP: 22.640-100, com o telefone (21) 3139-4031.
 REFORÇOS DO MERCADO .jpg) MPM 
                                      (São Paulo-SP) - O diretor de 
                                      arte Lelo Nahas (foto à direita) 
                                      é o novo integrante do time de criação 
                                      da MPM, comandado pelo publicitário 
                                      Woody Gebara. Um dos melhores profissionais 
                                      do mercado, Lelo coleciona prêmios, 
                                      como os do Festival de Nova Iorque, ABP, 
                                      Fiap, Colunistas e Clubes de Criação 
                                      do Rio e São Paulo. Ainda teve seu 
                                      trabalho selecionado para o CowParade em 
                                      São Paulo. Lelo trabalhou muitos 
                                      anos no Rio, até voltar para São 
                                      Paulo, onde passou pela AlmapBBDO, McCann 
                                      Erickson, Grey Zest, NewcommBates e Taterka.
 Kaktus (Rio-RJ) - Comunica a contratação 
                                      do diretor de arte Leonardo Amato para integrar 
                                      sua equipe de criação. Na 
                                      bagagem o publicitário traz prêmios 
                                      do Festival Internacional Drac Novell (Barcelona) 
                                      e de melhor diretor em filme publicitário 
                                      no Festival Sul Americano de Filmes. (24/05/2005) JWT Brasil - A agência passa a ter um Chief Innovation Officer 
  e membro do comitê executivo com a chegada de Marc Capra, que era Worldwide 
  Chief Talent Officer da JWT. Ele será responsável pela supervisão 
  da oferta de serviços integrados de comunicação da agência 
  envolvendo todas as suas operações no País, além 
  de trabalhar no crescimento e desenvolvimento da base de talentos da JWT Brasil, 
  coordenando programas de recrutamento, treinamento, retenção, 
  avaliação e premiação de profissionais. (23/05/2005) |