Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/MAR/2005
Marcio Ehrlich

 

ABAP vai reeleger Pastore

Dalton PastoreO presidente nacional da ABAP-Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Dalton Pastore (diretor da Carillo Pastore Euro RSCG), deverá ser reeleito nas próximas eleições da entidade, que acontecem em abril, para um mandato de mais dois anos. Segundo informações do publicitário à Janela, houve um consenso entre os associados no sentido de manter o grupo diretor sem alterações. Com isso, seguem no comando da ABAP-Nacional, juntamente com Pastore, os vice-presidentes Valdir Siqueira (VS), Daniel Barbará (DPZ) e Paulo Cabral Jr. (Publicis D&M).
De acordo com os estatutos da associação, as eleições deverão ser convocadas ainda este mês.

Giannini deixa Carillo Pastore

Marcelo GianniniO diretor de arte carioca Marcelo Giannini (foto), que havia assumido a diretoria de criação da Carillo Pastore Euro RSCG em maio de 2004 -- após deixar uma sociedade de 2 anos na agência G/Staff --, comunicou ao mercado esta quinta-feira que está se afastando daquela agência "por discordar da forma pela qual estão sendo feitas as reformulações de sua operação e quadro funcional". No comunicado distribuido à imprensa, Giannini não detalhou quais seriam as reformulações com as quais não concordou.
Antes de seu período na G/Staff, Giannini passou pela Publicis Salles, onde dirigiu a criação no Rio de Janeiro e na matriz, em São Paulo, por 6 anos. Em 1997 e em 2000 ele foi escolhido o Profissional de Propaganda do Ano do Prêmio Colunistas Rio. Na Carillo Pastore, desenvolveu campanhas para Peugeot, Embratel, Editora Caras, Tostines, Danone, entre outros.
De acordo com o criativo, somente depois um período de descanso é que ele restabelecerá contato com as agências que recentemente lhe fizeram convites.

Colunistas lança "Nova Geração 2005"

Sucesso absoluto de participação de estudantes nos últimos dois anos, o Prêmio Colunistas Nova Geração volta a ser realizado em 2005 pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Propaganda e Marketing.
O briefing para as peças que deverão ser criadas pelos estudantes de publicidade já está disponível no site da Abracomp, em www.colunistas.com . O objetivo da comunicação deste ano será sensibilizar autoridades e lideranças brasileiras a terem uma postura em relação ao vestuário mais adequada ao nosso clima, além de julgar a dignidade de uma pessoa pelo seu carater e sua capacidade de trabalho pelo seu talento, não pela aparência.
Criado em 2003, o Prêmio Nova Geração dá a oportunidade a estudantes e recém-formados a terem seu trabalho conhecido pelos profissionais. Em todas as regionais em que o concurso é realizado, os criadores dos três melhores trabalhos ganham o direito de participar da festa do Prêmio Colunistas, junto com um professor, para receber seu diploma perante todo o mercado publicitário.
Estes foram os estudantes vencedores dos dois primeiros concursos do Nova Geração no Rio de Janeiro:
Em 2003:
Ouro: Rodrigo "Kito" de Almeida Vilela (diretor de arte) e Letícia Ceschini Coelho (redatora), da ESPM.
Prata: Flávia Faria (diretora de arte) e Simone Nogaroli (redatora), da ESPM.
Bronze: Victória Rosette (redatora) e Luciano Mattos (diretor de arte), da Estácio de Sá.
E em 2004:
Ouro: Carlos Eduardo Ferreira Santos, da Estácio de Sá.
Prata: Marcelo Tavares (redator) e Diogo Montes (diretor de arte), da ESPM.
Bronze: Bernardo Lowndes (redator) e Marcio Villas Boas (diretor de arte), da ESPM.

100% anuncia 4 novos clientes

A 100%Propaganda informa ter conquistado esta semana, sem concorrência, 4 novos clientes, já com campanhas aprovadas em fase de produção ou de veiculação. A GuardOne, uma das maiores empresas de rastreadores e bloqueadores do mundo, volta à agência. A empresa já tinha sido cliente da 100%, inclusive com comercial de TV. Os leitores devem lembrar de um em que estão no estúdio dois carros idênticos. O locutor, depois de falar sobre o carro que tem GuardOne, aponta pro outro e diz: "esse aqui não tem GuardOne. Por isso que, esse aqui, eu vou levar". Daí coloca uma máscara de ladrão e arranca à toda velocidade. Na nova fase, o cliente está com duas campanhas aprovadas e em fase de produção, para veiculação em jornais e revistas começando em abril.
Outro novo cliente da 100% é a Hot Service, empresa de entregas expressas com atuação em todo o Brasil, que começa ainda em março a veiculação de campanha institucional em revistas, visando o público pessoa jurídica. Chega também na agência a Revista Vendedor, já na rua com nova campanha, novo conceito e até nova capa. E, finalmente, a ADVB, para quem a agência já havia feito alguns jobs, tornou-se cliente oficial da agência. Já começaram a veicular em jornais a campanha do Happy Hour ADVB, um evento que homenageia destaques do Rio de Janeiro em várias áreas.

Qualidade Zero
O que os leitores estão achando da campanha da Volkswagen de incentivar a fabricação de produtos sem qualidade como forma de combater o desemprego?

De Eduardo Domingues, publicitário:
"Marcio,
Essa campanha tem:
Idéia ZERO
Conceito ZERO
E dá uma puta volta pra dizer que VW tem qualidade... embora o que fica é a tal qualidade ZERO...
Resultado: um tiro no pé.
Ed"

De Alexandre Chrispim - Estudante do 5º período de Publicidade (Universidade Candido Mendes-RJ):
"Marcio,
Acho que essa campanha poderia ser vista de uma forma negativa até mesmo para a Almap. Apesar de relacionar qualidade à marca VW, a campanha menciona que se outros produtos tivessem qualidade o desemprego aumentaria e os anúncios publicitários diminuiriam.
Ora, será que seria assim mesmo? A qualidade não criaria (como cria) uma fidelidade? Não seria muito mais lógico a contratação de mais funcionários pois a demanda é muito grande devido a qualidade de uma marca?
O público em geral não deve ter pensado assim (até porque o filme é belíssimo), mas com certeza os clientes da Almap devem ter se entreolhado como filhos após pegar a mãe falando quem é seu preferido.
Não concordo com esse conceito. Acho a Almap uma agência fantástica e a Volks idem. Mas isso poderia ter sido discutido melhor entre os dois, pois poderia queimar o filme da agência.
Bem, eu como humilde mortal que sou, só estou dando minha opinião. Mas ainda acho que a qualidade não é sinônimo de desemprego nem de queda em anúncios. Acho que é totalmente o contrário: a falta de qualidade é que faz muitos se esconderem e não anunciar. Como é dificil um produto voltar à mídia depois de uma queda em vendas devido sua qualidade duvidosa, perdendo cada vez mais lucro e ai sim, cada vez mais funcionários.
Abraços,
Alexandre"

De Átila de Souza, publicitário (ex-OPM)
"Que tristeza, em 15 anos de mercado publicitário essa foi uma das campanhas que mais me afastou do seu principal objetivo, adquirir um Volkswagen.
Que loucura, que viagem desnecessária e entediante foi feita só pra falar da importância (ou não) da qualidade de um produto. Realmente fiquei com dor de cabeça.
Me lembrou muito o filme "O Aviador", onde Leonardo DiCaprio vive as obcessões de um milionário. Naquelas cenas em que ele, na sua loucura crescente, quase nos enlouquece também repetindo diversas vezes a última frase de suas falas.
Acho que cabeças vão rolar.
Vocês eu não sei, mas estou enviando meus dados profissionais para a Almap, quem sabe né?
Átila"

De Priscila Motta, publicitária
"Não enxergo desta forma a campanha da VW ,acho que a campanha menciona sim o mundo em que vivemos hoje ,onde tudo é descartável ,e sejamos sincero é a mais pura verdade mesmo que o produto tenha qualidade ,ele se torna descartável pelo fato de que estamos sempre procurando tecnologias novas ,novos design, novas cores .A moda e o status de forma geral faz isso com o consumidor. E pelo que entendi a VW quis dizer que apesar do produtos serem descartáveis eles possuem uma marca que pode durar mais do que o habitual."

MKTMIX

Vem aí o e-Papa
Está na imprensa: Igreja quer um novo papa mais antenado com as novas tecnologias da comunicação. Ou seja, não basta o Papa ser pop. Ele também tem que ser smtp...

REFORÇOS DO MERCADO

NBS (Rio-RJ) - Renato Jardim (ex-Almap e Giovanni) deixou a McCann, onde era supervisor de criação, para ser redator da NBS.

Ronson (Rio-RJ) - Após dois anos de afastamento do mercado, onde se dedicou a projetos pessoais, Luciana Oliveira volta à Ronson para comandar o departamento de mídia da agência de Paulo Rolf e Fábio Barreto.

Casa da Criação (Rio-RJ) - Contratou dois novos redatores, Rodrigo Lopes, ex-NBS e Rodrigo Cardoso, ex-Propeg. E Patrícia Vasconcellos, ex Giovanni FCB, foi contratada para atuar na área de mercado e planejamento.

MPM (São Paulo - SP) - Thaís Marin e Daniel Spinelli são os novos contratados. Thaís, ex-Publicis Salles Norton e JWT, irá atuar como supervisora de atendimento para Leroy Merlin. Spinelli, que teve passagens por África e W/Brasil, assume como coordenador de mídia.

Ric (Rio-RJ) - Na criação, o diretor de arte, Daniel Bradock (ex-Doctor) assumiu a direção de criação. A agência contratou também o redator Rodrigo Lopes, ex-Art&C (Natal-RN) e o diretor de arte Augusto Correia, que foi um dos finalistas no CCRJ. Na mídia contratou Aline Reincke (ex-100%) para assistente.