Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/JAN/2005
Marcio Ehrlich

 

OPM e Tátil lideram 10º Promoção-Rio

A agência OPM, do criativo Fábio Marinho, foi escolhida a empresa de Marketing Promocional do Ano do 10º Prêmio Promoção Rio, julgado este sábado no Pestana Rio Atlântica Hotel. Com 8 prêmios, a OPM liderou a premiação em número de medalhas, ficando com a segunda melhor pontuação, logo abaixo da Tátil Design, do criativo Fred Gelli, que conquistou 29 pontos por 6 medalhas e foi escolhida a Empresa de Design Promocional do Ano do concurso. Esta é a 4ª vitória da Tátil, que conquistou o título nos 3 primeiros anos do Promoção Rio.
Refletindo o crescimento do setor de marketing promocional, o 10º Promoção Rio teve 128 inscrições (com 390 peças) de 22 empresas, um volume 30% superior ao alcançado pelo concurso em 2003. O júri foi presidido por Jomar Pereira da Silva (Revista Banco Hoje) e integrado ainda por Cláudia Scalco (Petrobras), Marcello Queiroz (Jornal Propaganda & Marketing), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Nelson Varón Cadena (Correio da Bahia) e Rique Nitzsche (Animus).
Estes jurados ainda destacaram a diretora da Dream Factory, Roberta Medina, como a Empresária de Marketing Promocional do Ano, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela sua agência tanto no Brasil como em Portugal, para onde levou o Rock in Rio e a Árvore de Natal. O prêmio de Profissional de Marketing Promocional do Ano foi concedido ao designer Bruno Bertani, que assinou a criação ou o planejamento de todos os 6 prêmios conquistados pela Indústria Nacional Design.
Ainda entre os Grandes Prêmios está o título de Cliente de Promoção do Ano para a Petrobras (holding), como reconhecimento a todo o seu trabalho diretamente por suas agências como pelos patrocínios presentes em todas as atividades culturais e esportivas brasileiras.
O resultado completo do 10º Prêmio Promoção Rio está no site da Abracomp, em www.colunistas.com. Os 17 trabalhos que mereceram Ouro concorrerão em fevereiro ao Prêmio Promoção Brasil, disputando medalhas com os trabalhos vencedores das regionais São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Norte-Nordeste.
A entrega dos prêmios do Promoção Rio deve acontecer em conjunto com a do Prêmio Colunistas Rio, prevista para o mês de agosto de 2005.

FM O Dia provoca concorrência

Para comemorar os 35 meses como líder de audiência do Rio de Janeiro (computada pela maior média de ouvintes por minuto do Brasil), a emissora FM O Dia está passando a usa o slogan “1º Lugar em Todo Lugar” esta semana em peças de outdoor e mobiliário urbano veiculadas no Rio de Janeiro. Nelas, os nomes das emissoras concorrentes -- e suas posições no ranking de audiência -- aparecem em uma placa caída ao lado da placa em que a posição do veículo é noticiada. Depois do carnaval entra a segunda etapa da campanha, com anúncios, filme e spots de rádio.
Desenvolvida pela agência Elipse, a campanha teve direção de criação de Felício Torres, com supervisão de criação de Raul de Santa Helena. A redação é de João Roberto, Helena Corrêa e Pedro Daltro, com direção de arte de Evandro Braba Melo, André Arthur e Thiago Miranda. O atendimento é de Giovani Marangoni e Erika Persson.

Parigot queria comprar agência

Não é novidade que cada história tem a sua versão, dependendo de quem conta. Toda negociação também, dependendo o que cada parte desejava e revelou na mesa.
Nesse episódio que envolveu as agências Praia de Comunicação e 100%, com a participação do criativo Marcello Mendes, faltava a versão do diretor daquela, Pedro Parigot. Agora ela chegou, em e-mail enviado à Janela.
Para nossos leitores que desejarem entender um pouco mais o quebra-cabeça, aí vai:

"Prezados,
Ultimamente temos notado a freqüência da Praia de Comunicação, nossa controlada, nos sites do segmento publicitário. Ficamos lisonjeados com a lembrança mas gostaríamos de esclarecer que a Praia de Comunicação se manifesta apenas OFICIALMENTE, e não através de terceiros.
Portanto, gostaríamos de comunicar que, em momento algum, a Republic, controladora de 100% do capital social da Praia, sequer cogitou a hipótese de fusão com qualquer outra agência do mercado, e sim a possibilidade de AQUISIÇÃO de outras agências, buscando crescimento inorgânico, aumento de sinergias, escala e redução de custo indireto.
A Praia, quando idealizada, foi planejada através de um modelo de organização profissional, para não agir -- ou atuar como -- uma "empresa de dono", mas como uma empresa de verdade, que apesar de ter como maior ativo sua equipe de profissionais, demonstrou sucesso na ponta do lápis:
- Em 2004, nosso primeiro ano, fomos uma das agências mais premiadas do Rio de Janeiro;
- Superamos as expectativas de retorno do capital investido;
- Para 2005, a Republic provisionou uma verba de investimento direto na Praia na ordem de R$ 1,6 milhões;
- Já registramos, em poucos dias de 2005, um aumento na demanda contratada por clientes do próprio grupo e do mercado, que nos tem sido muito generoso.
Para concluir, ainda anunciamos que já no segundo semestre, a Praia, agência com a bossa e o carisma do Rio de Janeiro, abrirá filiais independentes em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Ou seja, uma boa praia para todos.
Grato,
Pedro Parigot"

Foi-se o Mestre Péricles de Barros

Na festa do 2º Prêmio Promoção Rio, Péricles (ao centro) recebeu o diploma de Profissional do Ano deste colunista, Ana Luiza Marinho e Jomar Pereira da Silva.

O pioneiro do marketing promocional no Brasil e formador de toda uma geração de profissionais do setor no Rio de Janeiro, Péricles de Barros, faleceu esta quarta-feira, 19, na Clínica São Vicente, vítima de complicações decorrentes de um acidente vascular-cerebral sofrido na última sexta.
Totalmente low-profile, Péricles de Barros era jornalista de formação, tendo sido Editor de Cidade do jornal O Globo. Lá, teve a oportunidade de ser secretário de Walter Poyares no Departamento de Relações Públicas, chegando afinal a titular da área. Num tempo em que não se falava em "marketing promocional" e sim em RP, Péricles comandou por muitos anos projetos monumentais como a chegada do Papai Noel no Maracanã e o Projeto Aquarius, cuja última versão, há poucas semanas, esteve sob seus cuidados. Ele era considerado um dos melhores roteiristas de eventos do país. Também esteve sob seu comando a vinda do Papa ao Brasil.
Ultimamente, ele trabalhava em sua própria empresa, a PB, com sua esposa Ângela.
Em 1996, no 2º Prêmio Promoção Rio de Janeiro, a Abracomp o homenageou com o título de Profissional de Marketing Promocional do Ano.
O velório de Péricles de Barros será esta quinta-feira, 20, na Capela 8 do Memorial do Carmo, saindo o enterro às 15 horas para o Cemitério do Caju.

REFORÇOS DO MERCADO

Recriação (Rio-RJ) - A agência agora conta com Leandro Figueiredo, ex-Marketing da Telemar, no Atendimento e os Webdesigners Leandro Carneiro com toda experiência que adquiriu na Tales Comunicações e Fábio Pitta com passagem pela AWM Interactive.