Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/NOV/2004
Marcio Ehrlich

 

Portugal corta comissão de agências

Os principais veículos de Portugal se reuniram e decidiram, sem conversar com mais ninguém e ao apagar das luzes de 2004, que, a partir de 1º de Janeiro de 2005, as comissões repassadas às agências em mídia impressa não serão mais de 15% e sim de 10%. E pronto.
Quem não gostou, bate o pé, faz beicinho, diz que só vai se for no Champion, mas azar. Isto depois de um ano em que a publicidade impressa cresceu.
Amigões das agências, eles. (Fábio Seidl, de Lisboa)

FDP de Dedé e Campos vai a Salvador

O curta "FDP", dos criativos da Giovanni,FCB, Fernando Campos e Carlos André "Dedé" Eyer, foi selecionado para o IX Festival Nacional de Vídeo-Imagem em 5 Minutos, que começou esta semana, em Salvador, na Bahia.
O curta, produzido pela Proview, com trilha da Zuêra, conta a história do termo "Filho da..." e suas variações de interpretação, cada um assumindo significados diferentes como: amizade, raiva, inveja e sedução.
O Festival é considerado um dos principais do gênero no país e há nove anos vem incentivado a criação artística de novos diretores e produtores. O evento acontece até o dia 28 de novembro.

Ato falho ataca no Dia D

"Dia D", da ID&AFreud vai ter que se explicar na agência Brasil.com, que no último dia D -- chamado assim pelo Governo para marcar o combate à dengue -- saiu com um anúncio para seu cliente Yen Motors, revenda Mitsubishi, repetindo rigorosamente a mesma idéia que a ID&A havia criado para a Land Rio (anúncio à direita) em 2002. E que foi fartamente vista pelo mercado publicitário carioca quando conquistou o Bronze do Prêmio O Globo daquele ano, na categoria de Oportunidade, além de ter sido um concorrente ao GP.
A "coincidência", é claro, chamou a atenção do diretor de criação da ID&A, Raoul Nótrica, que enviou as cópias das duas peças para a Janela.
Em ambas, são mostradas imagens dos carros atravessando uma poça d'água. No texto, a lembrança de que é o Dia D. E no título de ambas, a recomendação "Não deixe água parada". "Dia D", da Brasil.Com

Reforços

Revista Ferroviária - Contratou para seu atendimento, no Rio de Janeiro, Marcio Felicissimo Mascarenhas (ex-Salles /Darcy, Gazeta Mercantil, Setembro, Giovanni FCB etc.). Mascarenhas foi contratado a partir do anúncio que colocou na seção de Empregos da Janela! (23/11/2004)

Fischer América (São Paulo-SP) - Fabiana Varella é a nova Art Buyer. Formada em publicidade, atua na área há dez anos, com experiência de trabalho nos departamentos de RTVC de agências como Pátria Publicidade, África e Taterka. Tem passagem também por estúdios fotográficos e pela 9 ponto 8 Efeitos Especiais. (23/11/2004)