Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/OUT/2004
Marcio Ehrlich

 

Sindicato catarinense adverte WG

Wilfredo Gomes (Foto: TudoCom)EM PRIMEIRA MÃO - O Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina advertiu esta quinta-feira a agência OneWG, do publicitário Wilfredo Gomes (foto), por conduta anti-ética. A OneWG, aproveitando a sua mudança de nome -- deixou de ser EugênioWG --, lançou uma campanha de outdoors estimulando os anunciantes a procurá-la porque, com ela, eles podem negociar direto com os veículos e com os fornecedores, além de estabelecer como querem pagar pelos serviços da agência.
Segundo o presidente do Sindicato catarinense, Saulo Silva, houve uma reação forte do mercado contra a atitude de Gomes, por considerar que isto contraria as normas adotadas pelo mercado, inclusive as determinadas pelo CENP em suas Normas Padrão. A Diretoria e o Conselho da entidade chegaram a negociar com a OneWG para retirar amigavelmente a campanha do ar, mas como não obtiveram sucesso decidiram advertir formalmente a agência, exigindo o cancelamento da estratégia de comunicação, considerada anti-ética. De acordo com Silva, caso a OneWG não acate a deliberação ela poderá ser suspensa e até mesmo desligada da entidade, impedindo obter documentações que a permitam participar de futuras concorrências oficiais.

Piesco e Moranduzzo assinam trilha do Audi A3

Os nomes Nino Rota, John Williams e Ennio Morricone lhe dizem alguma coisa?
Provavelmente sim, porque na indústria do Cinema, ao contrário da Publicidade, autores de trilhas têm o seu nome tão divulgado nos créditos quanto os diretores do filme e da fotografia.
Talvez a coisa até mude a partir de 2005, quando o Festival de Cannes passar a julgar peças de rádio e os nomes destes músicos ganhar espaço nas fichas técnicas dos trabalhos.
Enquanto isso, a Janela vai tentar corrigir a injustiça deste anonimato, se comprometendo a publicar, sempre que possível, informações sobre aqueles que muitas vezes fazem a diferença para um comercial atingir mais rapidamente o coração do espectador.

O comercial "Vices", do Audi A3, criado pela AlmapBBDO e produzido pela Republika Filmes, é uma destas peças notáveis em sua aparente simplicidade. Trabalhando no computador com a TV ligada, a entrada do comercial no ar fez este colunista se virar para a tela para prestar atenção. Poucos dias depois, um leitor escreveu para a Janela pedindo para descobrirmos a ficha técnica. Acabamos encontrando no próprio site da Audi, com o crédito para a dupla de criação, o diretor do filme e o de fotografia. Da trilha, apenas o nome da produtora Tesis.
Ligando para a produtora, encontramos os autores do trabalho. Tanto a música quanto o arranjo são dos próprios sócios da Tesis, Sílvio Piesco e Teresa Moranduzzo, que contaram com Joaquim Onofre no solo de clarinete e Oswaldinho do Acordeão fazendo a base com a musette (um tipo de acordeão), o que dá uma clara sonoridade de referência francesa à trilha.
Silvio destacou para a Janela o aspecto cíclico da música (como em um carrosel de Paris?), que reforça a idéia de que ano após ano os "segundos carros mais votados" desapareceram da memória. O compositor diz que gostou muito de ver que, no comercial, a música foi mantida até o final, mesmo quando o carro entrou em cena. "Inserimos apenas os efeitos sonoros, sem ter que mudar a trilha só porque o produto foi exibido, como acontece em muitos comerciais de automóveis", comentou.
Para não sermos injustos com o restante da equipe do comercial, aqui vai:
Diretor de Criação: Tales Bahu; Criação: Dulcidio Caldeira e César Finamori; Rtvc: Egisto Betti; Produtora: Repúblika Filmes; Direção: Gustavo Leme; Fotografia: Marcelo Corpani; Montador / Editor: Carlos Milanez; Finalizadora: GP2; Atendimento: Martha Almeida e Carolina Derra; Mídia: Luciana Schwartz e Renata Rinaldi; Aprovação: Leonardo Senna e Ib Andersen.
Estrada Longa
A Tesis foi criada por Silvio e Teresa em 1986. Ambos já tinham uma longa carreira como músicos de estúdio, ele na guitarra e violão e ela no sopro e teclado. O sonho dos dois sempre foi fazer trilha para longas, mas a realidade do mercado brasileiro acabou levando-os a trabalhar mais para teatro -- onde ganharam uma grande experiência na criação de música incidental -- e publicidade.
Hoje Piesco e Moranduzzo dedicam seu tempo praticamente exclusivamente aos comerciais, com uma longa produção de trabalhos premiados. Também é de Sílvio, por exemplo, outra ótima trilha que está no ar atualmente, a do Nissan XTerra (ouça aqui), cuja força levou o anunciante a utilizá-la também como abertura do site do veículo na Internet.

37º Prêmio Colunistas Brasil acontecerá amanhã

O 37º Prêmio Colunistas Brasil acontecerá amanhã, dia 21/10, no Tom Brasil Vila Olímpia, em São Paulo. O evento, que é promovido pela Abracomp ( Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda), premiará 24 concorrentes que poderão comemorar ao som da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira. Informações sobre os convites do Colunistas podem ser obtidas com Vítor Souza, no telefone (011) 6165-0766.

Reforços

Proview (Rio-RJ) - Duda Vaisman (ex-Conspiração Filmes) retorna à Proview na direção dos 4 filmes da campanha do Fome Zero. Em seu currículo, contam trabalhos como a campanha política de Luiz Paulo Conde para a TV Zero, filmes para a prefeitura de Niterói, programas para a TVE e, ainda, a direção para alguns clientes de agências como VS, DPZ, Publicis e Next. (20/10/2004)

Revista Ferroviária (Rio- RJ) - Ricardo Rodrigues assume a gerência comercial da revista. Ricardo trabalhou durante 28 anos no Infoglobo, que cuida do O Globo, Extra e Globo Online. (20/10/2004)

Ronson (Rio-RJ) - Lívia La Gatta, ex-Shiny é a nova aquisição para a área do tráfego/produção da agência. O Operador Bruno Macedo, por sua vez,foi efetivado, e agora faz parte da equipe comandada por Fábio Barreto. (20/10/2004)