Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/AGO/2004
Marcio Ehrlich

 

Publicitários se encontram no Orkut

Função prática, mesmo, ninguém sabe se tem ou se precisa ter. Mas que cada vez tem mais gente -- publicitários inclusive -- no Orkut isso não há quem duvide.
Todos os criativos cariocas mais badalados estão lá. Do Profissional do Ano do Colunistas 2004, Álvaro Rodrigues, ao Profissional de 1998, José Luis Vaz. Até porque quem entra vai logo convidando os seus amigos, a única forma de se entrar no "yogurt", como muita gente o chama de gozação.
Mas não tem só criativo no Orkut. Os profissionais mais hype do atendimento também já estão lá, como Polika Teixeira, Paula Lagrotta, Camilla Oliveira, Marcelo Pradal e muitos outros. Ah, claro, tem o pessoal das produtoras. Imagina se Antonio Carlos Accioly, Mario Nakamura e Kiko Fernandes estariam fora?
O resultado desta superlotação é que já é preciso uma enorme paciência para navegar. As páginas demoram para carregar mesmo com banda larga, o que tira muito da graça da brincadeira.
Ainda assim a turma insiste.
Para quem não conhece, o Orkut (tirado do nome do seu criador) funciona dentro do conceito de rede de conhecimento, numa versão moderna da Quadrilha de Drummond. João é amigo de Tereza que é amiga de Raimundo que é amigo de Maria que é amiga do Joaquim que é amigo de Lili que não está no Orkut porque não ainda não foi convidada.
Estando dentro, você pode mandar mensagens direto para seus amigos e saber mais sobre seus gostos e vidas pessoais. Ninguém precisa do Orkut para saber que Flávio Medeiros é pó-de-arroz doente. Mas é divertido descobrir que Toninho Lima a-do-ra o programa do Clodovil. Sem falar no folclórico mau-humor do José Christão que, lendo, é muito engraçado.
Membro do Orkut pode participar de Comunidades. Como qualquer um pode criar uma, há muitas para os publicitários. Os ex-funcionários da Doctor criaram a "Ex-Doctor". Os da Fischer, a "Fischer Eu Fui". Os da Artplan, a "Eu fui, eu sou, eu vou". Gustavo Fortes, ex-O Dia, criou a "Eu trabalhei no MKT do Dia". O CCRJ tem a dele. Bassini criou a "Mané Sagaz" para os amigos da banda.
O pessoal do Google, responsável pela tecnologia do Orkut, bem poderia melhorar a navegação do site. Enquanto isso, se você for convidado por alguém a provar desse yougurt, aceite, vá até lá e abra o seu coração. Com certeza você vai reencontrar um amigo de quem estava com saudades há muito tempo. E são por essas coisas do coração que o Orkut vale.

Saíram os concorrentes do Rogerio Steinberg 2004

Vinte e um criativos da publicidade carioca estarão disputando no próximo dia 9 de setembro os Prêmios Rogerio Steinberg para os redatores e diretores de arte com melhor pontuação no Prêmio Colunistas Rio.
O concurso contou com 430 inscrições, num total de 858 peças apresentadas. Nas fichas técnicas, 92 redatores foram relacionados, dos quais somente 65 tiveram peças premiadas. Entre os diretores de arte, 96 constavam das fichas técnicas dos trabalhos concorrentes, mas apenas 69 vão aparecer nos diplomas entregues na festa da premiação.
Destes premiados, a organização do Colunistas-Rio destaca na festa aqueles que alcançaram as 10 melhores pontuações, exibindo seus nomes e suas fotos. E entre eles, após a revelação dos resultados dos Grand Prix, os três melhores de cada área recebem o diploma do Prêmio Rogerio Steinberg.
Estes foram, por ordem alfabética, os mais premiados criativos da publicidade carioca no Colunistas 2004 (entre os diretores de arte foram divulgados 11 nomes, devido a um empate no número de pontos e de medalhas):
REDATORES: Adilson Xavier (Giovanni FCB), Álvaro Rodrigues (Agência3), André Lima (NBS), Daniel Japa (MG - atualmente na Contemporânea), Eduardo Almeida (Quê), Flávio Medeiros (Quê), Francisco Lucchini (Quê), Roberto Sá Filho (Praia), Rodrigo "Monte" Almeida (100% - atualmente na Script) e Rynaldo Gondim (NBS - atualmente na W/Brasil).
DIRETORES DE ARTE: Antonia Zobaran (100%), Cláudia Danelli (Rio Ka), Cristina Amorim (Giovanni FCB), Fernando Freitas (4X4), José Luis Vaz (NBS), Marcello Noronha (NBS), Marcelo Santos (Agência3), Marcos Hosken (Quê), Rafael Canguçú (Praia), Thiago Alves (Rio Ka) e Vicente Nolasco (Quê).
A festa do Prêmio Colunistas Rio está marcada para 9 de setembro, a partir das 19 horas, na Marina da Glória. As adesões já estão abertas na Dinâmica Promoções, pelo telefone (21) 2537-8180.

Hatchuel vende Festival de Cannes

Roger HatchuelA partir de 2005, os publicitários não vão mais encontrar o agitado e onipresente Roger Hatchuel (foto) nos corredores e no palco do Palais do Festival de Cannes.
O executivo, que comprou o festival da Sawa e o comandou por mais de 10 anos, acaba de passá-lo adiante, conforme já circulava em boatos pelo mercado internacional. Até 2 anos atrás Hatchuel vinha treinando seu filho Romain para ocupar o seu espaço. Um rompimento entre os dois levou Romain a se afastar da premiação, provavelmente desestimulando Roger a prosseguir no meio da fogueira de vaidades da publicidade mundial.
O novo dono do Festival de Cannes é o grupo Emap Communications, que comercializa as publicações (revista e vídeo) Shots, as ferramentas de compra de mídia Brad, Genesis e Alf, e edita a revista européia de publicidade Media & Marketing Europe. O comunicado oficial para a imprensa não registra o valor da venda, que é estimada pelas publicações internacionais em US$ 97 milhões.

Botafogo bebeu em fonte italiana?

Os leitores não perdoam. Parece até que procuram com lanterna para descobrir furos nos trabalhos dos outros.
Pois a lanterna de um leitor da Janela encontrou no "The Big Book of Design Ideas", editado por David Carter, uma marca do centenário da conhecida água mineral italiana S.Pellegrino bastante semelhante à que está sendo usada pelo time carioca Botafogo para festejar os seus 100 anos. Na marca italiana, em lugar da bola há uma estrela solitária.
A marca do Botafogo foi escolhida em janeiro deste ano em concurso aberto. A peça que saiu vencedora foi criada pelo diretor de arte de uma agência carioca, inscrito com o pseudônimo de Garrincha.
É nisso que dá essa mania publicitária de se ficar pesquisando em anuários internacionais. Fica tudo no inconsciente...

Globo oficializa Florisbal na direção geral

Octávio Florisbal, que estava interinamente na direção geral da TV Globo desde outubro de 2002, quando Marluce Dias da Silva se licenciou para tratamento de saúde, foi oficializado no cargo pela direção da empresa. Com isso, Marluce passa a ser assessora da presidência executiva do grupo, coordenando projetos estratégicos.
A Superintendência Comercial da TV Globo -- que era ocupada por Octávio --, passa a se chamar Direção Geral de Comercialização, ficando sob o comando de Willy Haas. A coordenação geral da Globosat, da Globo.com, da Globo Filmes, da Editora Globo, da gráfica Globo Cochrane e da Som Livre, além das participações do grupo na Net Serviços e na Sky, continuará sob a responsabilidade de Jorge Nóbrega, que segue à frente da diretoria de planejamento e controle.
Florisbal é considerado hoje o grande pilar do mercado brasileiro de agências de publicidade. Dirigente do veículo que movimenta o maior volume de verba de todo o mercado brasileiro, ele não só apoia as decisões oficiais das entidades publicitárias -- como Cenp e Conar -- como as extra-oficiais, por exemplo, resistindo às pressões dos anunciantes de lhes transferir a bonificação de volume que hoje é concedida às agências. Não são poucos os líderes do setor que acreditam que o exemplo da Rede Globo é que desestimula os demais veículos brasileiros a agir diferente.
Na Rede Globo desde 1982, Octávio Florisbal vem da área de Mídia, tendo iniciado sua carreira neste departamento da Thompson em 1969. Depois passou pela Lintas, de onde foi para o marketing da Globo.

Reforços

O Dia (Rio - RJ) - O Grupo O Dia de Comunicação anuncia a contratação de Eduardo França como novo Gerente de Marketing. Ele vai trabalhar ao lado de Simone Botto, atual coordenadora do departamento, tendo como um dos principais objetivos melhorar as relações com o mercado, desenvolvendo novos projetos e estratégias de circulação. Formado em Propaganda e Publicidade (UniCeub), com pós-graduação em Marketing (ESPM), Eduardo é atualmente Mestrando em Administração de Empresas no IBMEC e professor de MBA da ESPM e do IBMEC. Antes de ingressar na equipe do DIA, estava atuando como consultor da Performance, empresa especializada em serviços e relacionamento com os mais diversos públicos. Traz na bagagem ainda uma boa experiência como executivo de marketing da Radiobrás, onde trabalhou durante 5 anos. (20/08/2004)

Staff (Rio - RJ) - Kátia Viola retorna à agência carioca depois de três anos, para ser Diretora de Conta. Durante esse tempo a profissional se dedicou ao terceiro setor como gerente de comunicação da ONG Associação Brasileira Terra dos Homens. A profissional inicia seus trabalhos no próximo dia primeiro de setembro. E na criação, Guilherme Avzaradel (ex-Contemporânea e W/Brasil) e Carlos Gusmão (ex-Propeg e Doctor), fazem parte da nova equipe comandada por Wilson Nóbrega. A dupla já está trabalhando para clientes como TVA e Multishow. (20/08/2004)

Recriação (Rio - RJ) - A agência tem novo Supervisor de Mídia: Diego Pullig Salgado (ex-assistente de mídia da Pecepttiva Publicidade). (19/08/2004)

Artplan (Rio - RJ) - A publicitária Ana Paula Satamini é a mais nova contratada da agência. Ana Paula, que atuou durante dois anos e meio no departamento de marketing da Bradesco Seguros, fará parte da equipe de atendimento. (17/08/2004)

Orbe (Rio - RJ) - Ricardo Indergand saiu da RS para integrar a equipe de Lina Pinheiro na Agencia Orbe, atuando com as campanhas do Laury (Zito - Caxias) e Fernando Gonçalves (Nova Iguaçu). (12/08/2004)