Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/JUL/2004
Marcio Ehrlich

 

Cannes: liberar ou limitar as campanhas?

O jornalista Adonis Alonso escreveu à Janela acrescentando comentários à nota que reproduzimos da coluna dele

"Obrigado pela reprodução do meu artigo 'Vamos inscrever menos!'.
De um lado, acho que nossas agências realmente exageram e, como você escreveu, inscrevem todas as "boas" peças de uma campanha, inclusive e talvez principalmente aquelas que o cliente não aprovou e não foram veiculadas. Isso provocou uma reação européia no sentido de duvidar do "tamanho" de nossas campanhas.
Por outro lado, se também não pode inscrever nesse volume, que se limite o número de peças por campanha, evitando que as empresas nacionais gastem tanto em inscrição para depois ter que engolir o argumento acima, apresentado pela jurada austríaca (representante de um país que deve se julgar muito mais importante do que o Brasil em publicidade.
Um grande abraço,
Adonis"

Umbigo de Fora mostra publicitários DJs.

O evento Umbigo de Fora deste mês vai se tornar, na prática, um Umbigo de Bota-Fora do redator Fábio Seidl, seu criador, que se transfere para a publicidade portuguesa a partir de agosto.
Programado para a terça-feira 20 de julho, o Umbigo de Fora mais uma vez reúne "publicitários-fazendo-coisas-que-não-são-publicidade". Segundo Seidl, desta vez em versão light, o Umbigo vai dar preferência aos DJs.
As últimas edições foram mais focadas nas bandas, que desta vez serão representadas apenas pela Fantasma, formada por profissionais da 4x4 (Fabio Seidl, se despedindo), Artplan (Roberto Vilhena), CaradeCão, (Deko Schmidt), Chorus (Bibo Bassini), F/ Nazca (Rafael Genu), Giovanni (Charles Nobili) e NBS (Marcos Bassini).
Nas carrapetas, só diretores de arte: David Tabalipa, França, Javier Posada e Luizinho Cavalheiros. Além disso, publicitários interessados em exibir vídeos, fotos ou pinturas podem participar, bastando procurar a organização da Casa: [email protected].
Nesta próxima versão o encontro será na Casa da Matriz (Henrique Novais, 107 - Botafogo), que já é bastante frequentada por roqueiros e publicitários do Rio. Dia 20 ela estará aberta exclusivamente para o Umbigo Light.
Parte do ingresso, que custa R$ 10, sera destinada, apropriadamente, à Obra do Berço. Afinal, não era pelo umbigo que os bebês estavam ligados às mães?

Rapidinhas

* VARILUX DEFINE AGÊNCIA - Publicis Salles Norton venceu a concorrência para atender a conta da linha de lentes Varilux, da Essilor Brasil. Quatro agências do mercado carioca participaram da concorrência: V&S, Casa da Criação, Comunicação Carioca e Publicis Salles Norton.

* CARILLO TOMA CINTRA - Apesar de inicialmente ter pensado em entregar a conta a uma agência carioca -- na final chegaram agências como MG e V&S --, a Cervejaria Cintra se decidiu pela paulista Carillo Pastore Euro RSCG, dos publicitários Cláudio Carillo e Dalton Pastore. A agência já atende no Rio a Embratel e tem cariocas premiados na criação, como Marcelo Giannini e André Nassar. Pode ser uma boa oportunidade para ela ampliar no Rio, não é?

* SOM NO SITE FUNCIONA? - O pessoal de Web que lê a Janela sabe se existe alguma pesquisa para avaliar o que os usuários acham das musiquinhas repetitivas que ficam tocando quando se abrem certos sites? Será que quem entra em um site para conhecer os serviços de uma empresa -- que não é produtora de fonogramas -- quer mesmo ouvir uma música que não foi solicitada?

* HELLO - Bruno Israel, da WE, comunica que a agência tem um novo número de telefone. Agora, além do 2235-1843, ela também atende no 3286-8897.

* SUPER-CRIATIVOS - A Ronson criou a campanha para divulgar o lançamento do Espaço HQ, uma área no caderno JB Barra, do Jornal do Brasil, destinada exclusivamente às histórias em quadrinhos. Fábio Barreto, diretor de criação da agência, conta que dentro do conceito estabelecido por ele na Ronson, em que a criação mantém relação direta com o cliente, a campanha foi conduzida pelos criativos do briefing à aprovação final. Este colunista, em particular, dá as boas-vindas à coluna do JB. Na década de 70, junto com Moacy Cirne, assinei durante alguns anos uma página sobre Quadrinhos na Tribuna da Imprensa. E depois fiz dezenas de matérias sobre o tema para O Globo, onde fui editor do Globinho e da página de quadrinhos do Segundo Caderno.

* JB TROCA AGÊNCIA - A conta do Jornal do Brasil, que teve os jobs do Dia dos Namorados e do Fashion Rio assinados pela 100%, passou oficialmente para esta agência. Até recentemente as campanhas do JB eram assinadas pela Doctor.

* CINQUENTONA QUER REJUVENECER - A Tele-Rio colocou no ar, em televisão, a sua campanha de 50 anos, criada pela Espaço de Comunicação. Nela, a empresa apresenta seu novo garoto-propaganda, o ator Rodrigo Candelot, escolhido para tornar a marca mais jovem e descontraída e levar o público na faixa dos 20 a 30 anos a visitar as lojas. Ainda assim, a campanha continua varejão, divulgando ofertas de produtos com preços promocionais e a idéia de que só a Tele-Rio "tem compromisso de vender barato".

Reforços

Publicis Salles Norton (São Paulo - SP) - O diretor de arte Oscar Sacoman volta à agência, onde já trabalhou por dois anos. Ele estava fazendo free-lances, além de desenvolver seu projeto como fotógrafo. (19/07/2004)

SNBBnovagência (São Paulo - SP) - Contratou o diretor de arte Marcelo Lambert, ex-UPgrade, Taterka e Grottera. No currículo, ele contabiliza Prata no anuário do Festival de Nova York, com material de merchandising da Litocromia, e Grand Prix no Prêmio Colunistas, com Xenical. (16/07/2004)

Proview (Rio - RJ) - A produtora de comerciais de Sérgio Horowitz contratou Camila Cunha para seu atendimento. Ela é ex-McCann e Publicis Sales Norton. (15/07/2004)

Le Pera (São Paulo - SP) - Acaba de contratar Marcelo Fiuza Lima para atuar como diretor de arte on line da Divisão de Relacionamento. Formado em Publicidade pelo Mackenzie, Marcelo já trabalhou na Click e Full Jazz. Venceu o I Best design com o site da Full Techno 2002. (13/07/2004)

Datamidia,FCBi (São Paulo - SP) - A agência de marketing de relacionamento contratou Antônio Vitor da Silva para gerenciar o seu Departamento de Artes Gráficas. Toninho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado e já passou pelas seguintes agências: MM Propaganda, Rocha Azevedo e GreyZest Direct. Na Datamidia,FCBi, ele gerenciará as equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro. (12/07/2004)